Log In

Reviews

‘Forever’, infelizmente, não durou para sempre

Pin it

E enquanto o Paulo lamenta a partida de três séries, neste ano os canais de TV americanas partiram meu coração com apenas um cancelamento: Forever.

Por mais esperado que ele fosse, e Forever nunca embalou na audiência para dar algum sossego a quem se apegava a seus personagens e suas histórias, a confirmação do cancelamento não foi mais fácil ou mais digerível.

A cada texto meu sobre a série em meu blog se repetiam os comentários dos fãs: “será que ela vai se salvar?”, “tem tanta coisa pior no ar”, “eles renovam séries com audiência tão pequena quanto!”.

Forever padeceu, mais do que a falta de audiência, da falta de identidade própria. Há muito tempo os procedurais não podem mais ser tão simples com apenas casos semanais – herança de Lost, que estourou junto ao público de uma forma sem precedentes com uma trama difícil, cheia de perguntas e que durou anos -, mas trazer uma trama que amarre vários episódios.

Nem mesmo CSI escapou disso, criando tramas de assassinos em série que por vezes levavam uma temporada inteira para serem solucionadas – algumas de sucesso como as do assassino das miniaturas, outras chatas para caramba como a recentes dos gêmeos psicopatas.

Em Forever duas tramas ligavam seus episódios: a primeira o drama do protagonista, um homem imortal que sofre a perda de pessoas queridas e é obrigado a viver em segredo; a segunda a descoberta de um igual, vivo há ainda mais tempo que ele e que deixou a “humanidade” para trás.

Talvez um dos problemas de Forever tenha sido justamente não conseguir convencer as pessoas de que essas duas tramas principais, ou pelo menos a primeira, conhecida até mesmo de quem não assistiu por ser a premissa da série, que isso era o bastante para fazê-las retornar. Não as deixou curiosas e em um mundo com tantas opções e tão pouco tempo a curiosidade muitas vezes é a única coisa que faz as pessoas insistirem em algo.

Só que ao simplesmente avaliar sua audiência ou o fato de sua trama principal não ser diferente o bastante, perde-se o que mais me fará falta com o cancelamento da série: a doçura.

Forever era um drama policial procedural que trazia doçura a cada semana para minha vida – e, mais uma vez, pelos comentários de outros fãs, para outras vidas – porque tinha um protagonista carregado de charme, cultura e bondade. Porque tinha Abe, um filho que acaba por se tornar o pai de seu filho, que sobreviveu aos campos de concentração, perdeu vários amores, mas toca piano e tem um sorriso que faz com que você esqueça qualquer problemas.

E tem a Jo, o Hanson, o Lucas (ah, o Lucas!) e a capitã. Um time que realmente quer fazer o bem.

Em meio a flashbacks do passado de Henry e a investigação do crime da vez – e aí talvez Henry fosse parecido demais com Sherlock para se tornar único – você era agraciado com imagens do tempo em que mulheres usavam salto alto e homens usavam terno para ir ao cinema e andar pelas ruas.

Forever - The Last Death of Henry Morgan
E é praticamente impossível não enxergar doçura em cenas em preto e branco de um casal apaixonado que salva um bebê dos campos de concentração, não é mesmo?

Talvez essa também teria sido sua maior fraqueza: soçura demais não agrada em um mundo em que corremos demais, damos curtidas e postamos vídeos de 15 segundos ou fotos que não ficarão disponíveis por mais de 24 horas.

Talvez Forever não tenha sido renovada porque não conseguiu audiência suficiente porque sua premissa não era boa o bastante. O problema era que suas maiores qualidades só seriam mesmo conhecidas por quem resolvesse pelo menos tentar.

E, apesar de não ser tão boa quanto no quesito roteiro, sua partida me lembrou muito quando eu perdi Studio 60: não verei mais amigos queridos por quem eu torcia tanto.

Uma pena Forever não durar para sempre.

Séries citadas:

11 Comments

  1. Magda Acquavite Gitter

    Adorei seu blog, nunca ninguém falou de forma tão correta o que senti pela série. Realmente Forever vai ficar para sempre como uma doce lembrança

  2. leleskt2

    nossa quase morri quando soube affs
    era uma das series que mais gostava
    estava muito ansioso agora que a jo iria saber

  3. Simone Miletic

    Obrigada, Magda!! Eu realmente senti o cancelamento de forma doída. Beijão

  4. Simone Miletic

    Nossa, acho que isso foi uma coisa que deixou todo mundo muito chateado, ele podia ter contado antes do episódio acabar…

  5. andrea diessler

    Eu sou argentina e também assisti. Ficaba olhando por tudo quanto é sítio para ver se acontecia um milagre e alguém salvava a série. Eu gostava de todas as personagens mas poucas vezes vi um relacionamento como o de Abe e Henry. Aliás, eu também acho o ator que fazia Henry super charmoso. Eu fiquei super chateada com o cancelamento e se alguma de vocês souber de algum sítio americano para juntar asssinaturas, eu peço que você, Simone, que eu sigo no seu site Só Seriados de Tv, nos avise.
    Andrea

  6. Simone Miletic

    Oi Andrea, infelizmente não vi nenhuma comoção lá pelos EUA pelo cancelamento. Alguns blogs falam sobre começar um abaixo assinado, mas não encontrei nenhum que tenha levado isso a frente.

    Um abraço pra ti!

  7. Eder

    Cancelada… isso está se tornando comum entre as séries estreantes. Dá vontade de não assistir mais nada até que se afirme na audiência… mas isso seria um contrassenso. Bom, pelo menos se dignificaram a dar algum “tipo” de fim às tramas principais… mas vou sentir falta do Abe e do Lucas que se engrandeciam a cada episódio.

  8. Breno Leal

    Desolado, e mais uma vez a palavra que vem é desolado, como pode uma série rica em detalhes e historicamente pode ser cancelada, enquanto tantas outras perpetuam por ae.

    Como pode….

  9. decio grizante filho

    A Série tem muitos momentos de pura inspiracao, leva o espectador ao delírio. Provavelmente se o outro personagem imortal fosse mais cruel com situacoes mais violentas a Série continuaria. As pessoas gostam quando o circo pega fogo. Éuma pena ter acabado.

  10. Nelson Fernando Assis

    Temos que fazer uma campanha para que tenha a segunda temporada. Forever é uma série cativante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account