Log In

Reviews

Falling Skies – Compass

Pin it
Série: Falling Skies
Episódio: Compass
Número do episódio: 2×03
Exibição nos EUA: 24/06/2012
90
4.5
1

O terceiro episódio da 2ª temporada de Falling Skies começa a dar mais atenção aos personagens. O nome do episódio Compass (Bússula, em Português) podia significar uma nova tomada de direção, o que realmente acontece quando Weaver desiste de levar a 2nd Mass para Catskills e decide viajar com o grupo até Charleston. No entanto, a bússula significa muito mais do que isso. Já no início da 2ª temporada a 2nd Mass perde um dos seus melhores lutadores e Falling Skies um dos seus bons personagens. Jimmy é morto pelos skitters em uma das patrulhas que foram longe demais. Seu melhor amigo Ben segue querendo matar o maior número de skitters possível e esse ódio misturado com irresponsabilidade e ansiedade acaba custando a vida de Jimmy. A preocupação de todos com o comportamento de Ben é evidente, o que faz sentido já que vimos como os alienígenas ainda têm controle sobre ele. Certamente essa situação tende a se desenrolar mais pelo resto da temporada.

Quem sofreu com a morte do garoto foi Weaver, que se aproximou muito de Jimmy na 1ª temporada e lhe deu a bússula que gostaria de ter dado para a sua filha. Jimmy começou a ver em Weaver uma figura de pai e protetor e Weaver a ter um carinho de família que lhe faltava e o tinha transformado no homem duro e sem escrúpulos que conhecemos em alguns momentos da 1ª temporada.

As dúvidas sobre Tom continuam e Weaver se mostra ainda fiel ao amigo, mesmo temendo com o que pode ter acontecido com ele na companhia dos alienígenas. Pope e o seu grupo de selvagens tentam obrigar Tom a deixar a 2nd Mass com medo de que ele possa ser uma bomba relógio. Pope inclusive promete tomar conta dos filhos de Tom, “até do espinhudo”. Mesmo assim Weaver mantém Tom no grupo e faz ele entrar na turma dos batedores para que Pope fique de olho nele e dessa forma não tente mais expulsá-lo. Impagável é a cara de Pope com a notícia, melhor ainda é o grupo dos selvagens obedecendo mais ao Tom que ao Pope.

No entanto, a bússula (de novo) acaba se tornando mais um motivo para uma briga entre Pope e Tom. Weaver chega no limite da tolerância e, como já era de se esperar, o temperamento de Pope faz ele se separar da 2nd Mass já no terceiro episódio. O resto do grupo dos selvagens decide ficar ao lado de Weaver e Tom, mas Anthony acredita que tem uma dívida com Pope por ele ter salvo sua vida e se sente na obrigação de seguir o ex-líder dos batedores. O resto do time dos selvagens fica com a 2nd Mass. Melhor para a turma de Weaver já que o trabalho dos batedores tem sido essencial para a segurança do comboio e principalmente tem sido responsável pelos momentos mais engraçados da série. Mesmo com o afastamento de Pope acredito que os selvagens vão seguir sendo o grupo mais divertido. Agora é esperar para ver em qual momento Pope volta, porque ele sempre volta.

Fugindo um pouco dos desdobramentos internos o grande acontecimento no episódio foi a chegada do avião ao acampamento da 2nd Mass com a piloto misteriosa Avery Churchill. Tom e companhia descobrem que há mais vida humana na terra, inclusive na Europa. Nos Estados Unidos, na cidade de Charleston (Carolina do Sul) foi montada uma nova capital e três mil civis elegeram um governo, formando o Congresso Continental. O objetivo é reunir as milícias que surgiram após a invasão e através de um comando central retomar o planeta.

Weaver inicialmente teme ter mais baixas no seu grupo, que de 300 pessoas já está em 176 sobreviventes. No entanto, a morte de Jimmy o faz mudar de idéia, se juntar às milícias de Charleston, continuar a luta contra os alienígenas e não mais abrigar o grupo em Catskills. A mudança de planos agrada a Tom que havia descordado de Weaver sobre ir para Catskills, segundo ele essa atitude seria o mesmo que mostrar aos alienígenas que a 2nd Mass desistiu.

Tom se mantém bem, nada mais de parasitas em seu corpo, convulsões e coisas do gênero. A saúde é tanta que ele já lascou um beijo na médica, entrou para os selvagens, já chegou mandando no grupo de Pope e conquistando o respeito de seus homens. A chegada de Churchill e seu interesse e conhecimento sobre Tom também intensificam essa visão de que ele é um dos principais líderes da luta contra a ocupação, mesmo Tom insistindo que ele é só um professor de história.

Esse episódio também deixou mais referências nas nossas cabeças. Pela primeira vez temos citações de outros países envolvidos na batalha contra os alienígenas. Além das bandeiras americanas bem evidentes e a escola que serviu de quartel general para a 2nd Mass na 1ª temporada (J. F. Kennedy High School) agora temos uma referência britânica no enredo de Falling Skies. O nome da personagem que aparece como possível salvadora da pátria é Avery Churchill. Sobrenome de peso e significado para os britânicos, Winston Churchill foi primeiro ministro do Reino Unido e ficou famoso por sua atuação durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, Churchill foi o primeiro Cidadão Honorário dos Estados Unidos.

Nem Kennedy, nem Churchill. A 2nd Mass está nas mãos de Weaver, Tom e Ben. São os personagens mais evidentes e que têm ligação direta com o futuro do grupo. Agora, eles seguem com o comboio para outro local, enfrentando o frio, a neve, as doenças, os skitters, mechs e beamers. Precisam curar as feridas da dor pelas pessoas que perderam e seguir em frente. Os alienígenas se mostraram mais recuados, mas quando vieram buscar o corpo de um skitter morto por Ben ficou sacramentado que eles devem revidar.

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

6 Comments

  1. biancavani

    É, o sobrenome Churchill, as palavras de Avery (Weaver é referido como “lider” pelos comandados), tudo leva a crer que essa história de Congresso Continental seja verdadeira, mas, eles (e nós), como gatos escaldados pela experiência da artimanha para levar as crianças e dá-las aos aliens, vamos ficar aflitos até ver com os próprios olhos essa tal nova capital.
    Legal, Aline, isso que você falou do Chruchill – primeiro cidadão honorário americano. Eu não sabia.
    Uau, a morte do Jimmy, as palavras de despedida do Weaver, a história da bússola…

    E Ben, sendo “acionado” pelo alien! Parece que isso é apagado da lembrança dele, pois seria esperado que contasse, pelo menos, ao pai. Bem legal, assim a gente fica sem saber o que vai dar.

    Eu estava pensando que os skitters fossem um espécime que os aliens-alfa escravizaram, pondo aqueles arreios, e já fossem “lindinhos” daquele jeito, e não que Ben estaria se transformando em um skitter. Será?

    Já disse isto, mas vou repetir, porque é realmente digno de nota: como Noah está perfeito!

    E, sim, Jimmy: VOCÊ SERÁ LEMBRADO!

  2. Pingback: Destaques da Semana – Brasil – 25/6 a 1/7

  3. Maurício Costa

    acho que esse novo governo é a tal zona neutra que os aliens criaram. uma farsa

  4. biancavani

    É mesmo, Maurício! Porque a 2nd Mass vai ter de enfrentar muitos perigos antes de derrotar os aliens, e se essa capital fosse verdade, a coisa toda ficaria muito fácil…

  5. Aline Ben

    Ótima observação de vocês pessoal! Será que esse agrupamento em Charleston é mesmo seguro? Me dá até medo. Aliás, aquele aviãozinho chegando numa calmaria danada é muito suspeito. Eu também achei que os skitters fossem uma espécie e não algo que o arreio transformou, mas vai saber… vamos ver o que acontece com Ben. Fico cada vez com mais medo dele e ele não fala nada pra ninguém, nem seus medos e dúvidas e agora seu melhor amigo morreu muito por causa dele. Noah tá muito bem mesmo Bianca! Brigando com o Pope então, melhor ainda… hehehe.

  6. Pingback: Falling Skies – Homecoming

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account