Log In

Especiais Opinião

Eu quero uma indicação ao Golden Globe para Josh Holloway

Pin it

Josh Holloway em Lost

Há alguns anos atrás, conversando com o editor do site, lembro de ter comentado sobre três personagens “fodões” que chamavam a minha atenção. Eram Logan Echolls (Veronica Mars), Dan Scott (One Tree Hill) e Sawyer (Lost). Eu falava também que esses pesonagens eram muito bons, mas não tinha certeza se os atores que os interpretavam também eram. A minha opinião, na época, era que Paul Johanson, de One Tree Hill era um bom ator também. Já os outros estavam mais para sortudos, por terem ótimos personagens.

Nada como um dia após o outro.

Reza a lenda que Josh Holloway era tão ruim, que nos primórdios de Lost gravavam inúmeras vezes suas cenas para tentar esconder sua canastrice. Não sei até onde isso é verdade, mas também, pouco importa se for ou não. Eu tenho visto na vida e escutado muito também as palavras “gerenciamento de carreira”, existem livros e mais livros falando exatamente disso e… ora bolas, “o que é que isso tem a ver com o Josh Holloway?”

Bom, nada e ao mesmo tempo tudo. Nada porque eu não sei nada da vida do ator e tudo porque se pararmos pra perceber é curioso que o principal galã de Lost é um dos que menos aparecem na mídia, envolvido em escândalos. Penso em gerenciamento de carreira porque é nitido o crescimento do seu personagem e da qualidade de sua interpretação ao longo da segunda e terceira temporada.

Na quarta temporada, por um motivo que talvez um dia o Damon e o Carlton nos explique, dois dos personagens mais interessantes da série, Sawyer e Juliet, foram apenas coadjuvantes de luxo – cheguei até a pensar que eles teriam o mesmo destino do inútil Paulo.

Mais veio a quinta temporada e, com minha imaginação fértil, eu visualizei a seguinte cena: o Damon Lindelof indo conversar com o Josh e dizendo “cara, me desculpe, pisamos na bola feio com você. A Mitchell já falou que na primeira oportunidade sai, mas nós precisamos de você, essa temporada será sua”. Ao que Josh simplesmente respondeu “deixa comigo”.

Em 2009 tivemos uma temporada inesquecível para LaFleur (o novo codinome adotado por James Ford na série) e não, não estou falando do personagem, estou falando do ator. Sabe aquela velha máxima que nossas mães sempre nos dizem quando criança “trabalhem que seu dia chegará”? O dia chegou para o Josh Holloway. Seu personagem se tornou um lider, e não foi apenas porque Jack e Locke não estavam na ilha, mas sim que no decorrer das cinco temporadas, ele foi ganhando a confiança dos outros. Como o Pablo Villaça, do Cinema em Cena, disse uma vez em seu blog, é notável assistir a interpretação do Josh e percebemos o quanto ele amadureceu quando ele reencontra um dos “perdidos” ou quando algo não muito bom acontece com alguém do seu bando. Sua expressão variava da alegria para a tristeza em questão de segundos.

Imagino que trabalhar em um elenco que tem nomes como o Mathew Fox (vocês podem não gostar do seu personagem, mas é um dos melhores atores da série), Terry O’Quinn, Michael Emerson, e Elizabeth Mitchell, entre outros, facilita a vida de qualquer um. Mas os meritos são todos do ator. O que me faz pensar, se nestes anos de Lost tivemos um crescimento considerável do personagem e ator, o que podemos esperar dele nesta sexta temporada? Não sei quanto a vocês, mas eu estou contando os dias para saber.

Séries citadas:

17 Comments

  1. Pingback: Tweets that mention Eu quero uma indicação ao Golden Globe para Josh Holloway » TeleSéries -- Topsy.com

  2. Claudemir A. Zamproni

    Concordo com tudo, mesmo, e não tem mais nada para falar. Que crescimento na interpretação, que garra!!!

  3. vlad

    Nossa, pra mim o Josh (sawyer) eh o personagem mais interessante da série… O mais completo: Engraçado, vilão, mocinho, sarcastico, etc… e acimda de tudo HOT AS HELL!

  4. Fernando dos Santos

    Concordo plenamente com o que foi dito.No início o Sawyer parecia ser apenas um personagem clichê interpretado por um canastrão mas com o passar dos anos ator e personagem conseguiram evoluir.

    E acho que a Elizabeth Mitchell também merece indicação por seu trabalho em Lost.Dizem que ela está igualmente brilhante em V mas essa eu ainda não assisti.

  5. Pedro Paulo

    Elizabeth realmente está dando um show em “V”, e gostaria que fizessem uma torcida (eu quero uma indicação…) para ela, Morena Baccarin e Brooke Elliot. Josh Holloway está ótimo no papel.

  6. Thiago

    Aqui vão umas sugestões para o “Eu quero um Globo de Ouro para…”:
    – Eva Longoria (ela domina os momentos cômicos de DH, e tbm pq a série foi abandonada pelos prêmios, né?)
    – Sara Ramirez (Grey’s Anatomy sempre teve coadjuvantes fortes, a Dra. Callie responde muito bem ao roteiro dramático que lhe foi dado, com a morte do ex-marido e os conflitos com o pai e namorada)
    – Chyler Leigh (tbm de Grey’s, a Lexie soube conquistar a todos com sua persona doce, irresistível)
    – Kyra Sedgwick (pq ela é indicada todos os anos, e só ganhou uma – daqui a pouco a série acaba e nada de repetir a dose, mais do que merecida por sua Brenda Leigh, a policial mais durona da TV. Eu adoraria vê-la dizendo: Thank you, thank you so much…)
    – Jane Krakowski (se os números musicais dela não falarem por si só eu não sei o que o fará)
    – Patricia Wettig (tá certo que Brothers & Sisters é muito ignorado, mas Holly é a pseudo-vilã mais legal de todas. Não só é a personagem mais coerente da série com por vezes ofusca o resto do elenco)
    – Wanda Sykes (ela é bem experiente em comédias e em Old Christine ela tem as frases mais engraçadas).

  7. robfarah

    “Há alguns anos atrás” a conversa com o editor poderia ter sido sobre a regra gramatical de que ou tem “há” ou tem “atrás”.

    De resto, concordo com a defesa do Sawyer.

    Outra esquecida é irmã do Dexter.

  8. Lu

    Eu acho o Josh Holloway convincente. Não sei se seria o caso de receber uma indicação. Sem dúvida, ele cresceu bastante na série.

    É difícil imaginar aquele cara discreto e até mesmo sisudo que trabalha na Darhma matando o próprio pai.Pra mim, aquela foi a melhor cena de Holloway no seriado até agora. E o personagem dele é muito mais interessante que o do Matthew Fox.

  9. lu

    Ele é tudo de bom e sempre foi bom ator! Pelo menos sempre curti o personagem, nunca achei a canastrice forçada não. Fiquei todos esses anos comemorando cada fim de temporada e ele lá, vivo! Mas ao mesmo tempo, morro de medo de pensar no que vão reservar pra ele nesses últimos episódios…

    Elizabeth Mitchell é boa atriz e esteve bem no começo, mas sempre me irritou aquelas caras ‘de nada’ dela. Aff. Sei lá, nem sei como explicar a cara que ela faz. Mas a personagem foi mt bem feita, ou é, sei lá o que aconteceu depois daquela explosão! rs

  10. Bianca Cavani

    Não sei se porque fiquei inebriada com a beleza do Josh e também deslumbrada com o personagem Sawyer, mas nunca o julguei um mau ator. Verdade que ele nunca teve grandes cenas, só pequenas participações, sempre como o cético, sarcástico e egoista sobrevivente, que não fazia muita questão de ajudar ninguém nem fazer amigos. Com o tempo ficamos sabendo que Sawyer teve uma infância profundamente traumática, e que no fundo tinha um coração enorme: um personagem, embora pequeno, irresistível e cativante.
    Um filme ou uma série não são feitos só de protagonistas, tem de ter os coadjuvantes. Mas o personagem coadjuvante Sawyer acabou se tornando um dos mais populares de Lost. Penso que em grande parte por causa disso, na quinta temporada Josh recebeu mais cenas, muitas delas que exigiam bastante do ator, e então ele brilhou!
    De fato, o currículo de Josh como ator é incipiente, e ele soube aproveitar a experiência de Lost, se empenhou e está se aperfeiçoando, contudo penso que ele sempre teve o talento, porém, antes da quinta temporada, nunca lhe surgiram cenas e situações em que pudesse expressá-lo.
    Há muitos outros atores extraordinários (como o que faz o Don, de Mad Men, o Gabriel Byrne, de In Treatment, o próprio Michael Emerson…), e escolher o melhor acredito que seja uma tarefa impossível. Parece mais que essa escolha se orienta por outros critérios, como, por exemplo, a popularidade de uma série (só assim posso entender porque Grey’s Anatomy ganhou o melhor drama em várias dessas premiações), o prestígio de um canal, preferências pessoais dos votantes, etc. Desse modo, Josh merece tanto quanto um desses que citei, não só pelo desenvolvimento que teve como também pelo talento que tem. E, se é assim, então que o prêmio fique com ele.

  11. Pedro Paulo

    Sobre as sugestões do Thiago, realmente a Cyler achava ela bobinha, hoje eu a amo de paixão (como ela fica divina de cabelo solto!!!), a Sara está em seu melhor momento na série, com a Arizona, a Eva eu caio de rir dela (o que foi ela comentando outro dia como fez pra conquistar o Carlos? Rio até agora – “Sabe quantos desfiles ele viu antes de eu olhar para ele?” – rsrsrs)

    Mas… Patricia Wettig. Achava a presidenta Reynolds de Prison sensacional, um dos momentos mais marcantes pra mim na série foi a sua renúncia, e ela ainda tem uns três Emmys como LEAD ACTRESS no início da década de 1990!! Fora que em B&S ela também está ótima. Engraçado Candice Bergan mal aparecer em alguma série e já colocam ela em premiações e esquecem da Patrícia.

  12. Aline

    Muito bom o texto. Concordo em gênero, número e grau. Mas infelizmente quando se é bonito, ninguém te leva a sério.

  13. Ssndrita

    Josh Holloway é fantástico! e como esteve brilhante nessa 5ª temporada, ele como Sawyer conseguia expressar tristeza, alegria ou saudades num só olhar…o cara é bonito e talentoso!!
    Que a estrela dele nunca se apague!
    Matthew Fox 0 x Josh Holloway 10!!!

  14. Cristiane Martins

    Amo o personagem e concordo com o texto, mas não foi só nessa temporada que tivemos bons momentos de Josh, na 3. temporada quando Ben engana ele,dizendo que pôs um marco passo pois seu coração estava com problemas, foi um ótimo episódio.
    Principalmente quando ele volta para a jaula e beija Kate, e o relógio dispara, muito bom.
    Mas quem merece uma indicação é Sean Robert Leonard(House), seu Dr. Wilson é brilhante……….

  15. anderson

    Eu sou fanzasso de Lost, todos sabem, e nao acredito q Sawyer foi “esnobado” na quarta temporada, só acho q não tem como todos terem sempre destaque todos os episódios em todas temporadas.
    Algo natural que com o rumo da história personagens apareçam mais em certos momentos e fiquem em segundo plano em outros.
    O grande personagem principal de lost é a própria história e alguns atores conseguem um destaque nisso. Entre eles Michael Emerson, Terry O´Quinn ja devidamente premiados pelo EMMY.
    Nessa quinta temporada, Michael e Terry continuaram dando seus shows e o que aconteceu foi q Josh e Elizabeth se destacaram com sua história, eles foram os destaque da história na ilha, sendo que o proprio jack foi ofuscado por Sawyer quando retornou.
    As cenas finais do ultimo episódio da quinta temporada de entre Josh e Elizabeth merecem indicações em qualquer premiação.
    A grande mérito do ator foi dar várias dimensões e profundidades a um personagem que poderia ter pego o caminho da canastrice, mas se tornou um dos melhores personagens da série.

  16. Bianca Cavani

    Ah, Paulo Fiaes, não foi desta vez que Josh foi indicado. Que pena. Mas com a repercussão de Lost, a popularidade de Sawyer e o talento que Josh provou muitas oportunidades surgirão para ele. E muitos prêmios também. Tudo bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account