Log In

Especiais Opinião

Eu quero uma indicação ao Emmy para The Wire

Pin it

Cena de The Wire

É pouco provável que muitos conheçam ou tenham visto The Wire pela nossa HBO. Estamos na quarta temporada, e, até agora, o canal nunca fez uma publicidade digna da série, nunca aquele negócio gigantesco que Roma ganhou. Tampouco vimos um DVD chegar às lojas do país – nossos vizinhos latinos têm. Ou seja, é muito pequeno o leque de chances de se assistir a uma série como essa, e quando há o caso do boca-a-boca, é tardio; o telespectador vai ver, e não entende direito. Acho um absurdo. The Wire é, na opinião deste que vos escreve, a melhor série da atualidade. E se eu quero que The Wire seja indicada ao Emmy, além da questão da justiça, e também para propagar essa qualidade que parece não ter limites. Quem sabe com esse empurrão, a HBO acorda e faz um propaganda decente, além de providenciar um box de DVDs para cada temporada?

Veja só: o episódio do último domingo, Misgivings, é um dos melhores que eu já vi de uma série de televisão. Há uma cena, pelo final, digna de entrar para o hall de adoração do Cinema Extremo, se fosse em um filme. Também, uma complexidade quando fala de política, das entranhas da vida no gueto, da convivência em complexos educacionais (profissionais e estudantes) e do comportamento da polícia quanto a tudo. Costuma-se chamar The Wire de “série policial”, mas isso é apenas uma parte do conteúdo. O que é incrível em The Wire será sempre a forma como trata Baltimore, como nos dá um panorama amplo de tudo aquilo que jamais conheceremos da cidade, mesmo visitando-a bem. O resto todo fica para o turismo. Obviamente (porque ninguém pensa tão pequeno), fala-se de Baltimore, mas fala-se, simultaneamente, de várias outras cidades ao redor do mundo. E – precisa dizer? – é tudo verdade.

Essa quarta temporada, a três episódios de acabar na HBO brasileira, é provavelmente a melhor de todas, um primor de texto, direção e elenco (ainda que não dê para indicar um ator ou atriz como grande destaque, porque todos estão tão na mesma linha). É o momento certo para receber uma indicação ao Emmy de melhor série de drama. No passado, apenas uma citação na categoria de roteiro foi recebida. É inacreditável.

Mas se o Emmy nunca amou The Wire, dando-lhe muitas indicações, há uma razão para isso, e eu posso até arriscar qual é. Diferentemente de 24 Horas, Lost ou Família Soprano, vencedores anteriores, assim como de qualquer outra série de sucesso (The Wire não é sucesso nem nos Estados Unidos), como Dexter ou Friday Night Lights, não há uma trama acolhedora, uma trama ousada (Lost) ou tensa (Sopranos) que ainda assim nos dê algum conforto ou carinho ao telespectador (e/ou votante). É quase impossível amar The Wire, porque aqui não há romance ou drama que instigue o telespectador a pensar sobre o final, sobre o desenrolar do novelo – como também não há na rotina da polícia, das esquinas ou dos políticos. Tudo aqui é (perdão pelo clichê) cru e nu, num nível talvez ímpar na televisão atual. Resultado: é muito mais fácil admirar The Wire do que amar. Mas admiração não ganha voto.

Séries citadas:

12 Comments

  1. Paulo Antunes

    Que prazer ler sobre The Wire no TeleSéries.

    Já pensou se todas as séries que ao longo da semana recomentamos fossem indicadas ao Emmy? Melhor drama: The Wire, The Tudors, Battlestar Galactica, CSI e mais uma? No dia seguinte a manchete seria: o Emmy enlouqueceu!

  2. Carla

    The Wire não passa tão despercebido assim nos EUA. Na crítica americana, praticamente em toda a lista de nomeações para melhor série, The Wire marca presença. No TCA, por exemplo. Mesmo com a HBO não fazendo o seu papel em promover a série. Não acho tão improvável assim ser indicado ao Emmy.

  3. Cristiano (Highlander_Master)

    Ele melhorou tanto assim? Eu assisti o primeiro episódio da série, e não quis acompanhar por que tinha achado razoavel, mas do jeito que vcs falam to me arrependendo, tomara que um dia a Hbo reprise desde o inicio. Tem várias séries da Hbo que eu acabei perdendo, como a própria The Wire, The Sopranos e Epitafios, entre outras, que eu adoraria se a Hbo reprisasse desde o inicio…

  4. Thiago Dieguez

    Também fico feliz ver comentários sobre The Wirw aqui no TeleSéries. Acompanho a série desde o primeiro episódio e como já comentado anteriormente, nunca vi uma série que conseguiu retratar com tanto vigor a complexidade das inter-relações de um complexo urbanp. Do luxo ao lixo, se é possível dizer. Impressionante esta série e ficaria satisfeito com um prêmio para ela. Pode não ser tão divulgada na mídia americana mas posse um público bastante fiel (principalmente astros da NBA e NFL que tiveram suas origens no gueto). Se tivesse reviews dessa temporada (apesar de estar quase no fim) seria bacana até mesmo para divulgar a série. Abraços

  5. Lucas Barreto Gomes Leal

    nunca vi a série mas o texto me cativou a conferir, vou ver se quando tiver tempo se eu lembrar eu vejo o primeiro episódio!!!
    mas algumas coisas do texto me lembraram mto BSG, tipo todo mundo fala que é ‘sci-fi’ mas a série é mto mais que isso…
    é uma série que não tem mta audiencia, tem baixa publicidade e etc…enfim um pecado!
    mas parabens pelo texto Gustavo ;)

  6. Roosevelt Barros

    Realmente a série THE WIRE nunca fui muito divulgada pela HBO, até pq só vim saber que passava aqui no Brasil na sua 4ª temporada (pois o nome como foi divulgada por aqui em português foi como”A ESCUTA”). É uma pena perdemos seriados tão bons assim por falta de divulgação e ainda por estar espalhados em tantos canais que não tem como programação séries de tv (casos como o GNT com WEEDS e a A&E com as extintas HUFF e STRONG MEDICINE).

  7. Gustavo

    Comprei as duas primeiras temporadas de The Wire, de um site inglês, chamado Sendit.com. Este site vende pela net as temporadas com legendas em português de Portugal que, apesar de citar algumas palavras “diferentes”, como por ex. “informante = bufo”… permite entender perfeitamente para quem não entende inglês.
    A série é realmente fantástica. TEnho as 5 temporadas de The Shield e, com sinceridade, prefiro The Wire.
    As interpretações, a forma como os episódios são reais, a ligação com a porção “social” da coisa e a atuação da polícia são perfeitas.
    Infelizmente poucos podem ter acesso a The Wire, mas os que se dispuserem a correr atrás, como eu fiz, serão recompensados!

  8. Jr

    Eu gostaria que alguem publicasse o nome ou artista que compôs o tema de abertura/fechamento, não sei bem. Aquela música somente com violinos drums/bass. Aquilo é uma obra-prima que ninguem comenta. Wire !!

  9. Régis

    Achava que só eu assistia A Escuta no Brasil. Ninguém que conheço vê a serie. Falava sobre celulares descartáveis e acham que estou delirando. Perguntam: “Quem compraria um celular e depois o jogaria fora após acabar os créditos?!” O incrível que nem para ‘baixar’ na net tem a serie. Isso é um dos maiores indícios de como A Escuta é desconhecida.

  10. Luciano

    Tem pra baixar sim, é só procurar direito. Espero que lancem DVDs pra essa série, pois eu quero que meus amigos assistam a série mas nem todos conseguem acompanhar sem legendas em português. The Wire é, com certeza, a melhor série já produzida.

  11. Pingback: The Wire – Comentários iniciais e aberturas | Pergunte ao Cavalca

  12. Pingback: The Wire – Comentários iniciais e aberturas | Pergunte ao Cavalca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account