Log In

Especiais

Especial Semana da Amizade – Feliz Séries de Amigos!

Pin it
Para o Dia Mundial do Amigo, 10 séries que celebram a amizade!

Há séries sobre médicos, detetives, legistas, agentes especiais, advogados… Séries que exploram um universo particular e dividem aqui e ali, nas entrelinhas, histórias de amor, amizade, aprendizado. Há séries que são assim, e há aquelas nas quais a amizade é o tema principal, e todo o resto é como um pitada de tempero, necessário para dar aos episódios um gostinho melhor.

Quando você ouve Joe Cocker cantando With a Little Help From My Friends na abertura da série Anos Incríveis, instintivamente, você pensa em Kevin Arnold e seus amigos. O mesmo acontece com os temas de Dawson’s Creek, Melrose, The O.C., entre outros mais.  Já a abertura de Veronica Mars, dá para cantarolar enquanto você supera a perda de alguém, aliás, essa série é um ícone de superação de amizades perdidas.

E como já falamos de Friends, e demos exemplos de melhores amigos do mundo dos seriados, para comemorar esse dia especial, fizemos uma lista de séries que celebram a amizade como tema principal de suas histórias!

Glee – Amizade além dos esteriótipos

Ontem mesmo começava uma história de uma asiática gaga, um cadeirante nerd, um homossexual, uma negra acima do peso e uma aspirante a diva com o nariz grande. Ontem mesmo os perdedores do New Directions tinham uma paixão que apenas os unia: cantar! Eis que três amigas líderes de torcida entram para dar um tempero no coral, junto com quatro jogadores de futebol. Um engravida a namorada do melhor amigo, outro começa a namorar uma amiga, duas amigas mantém um relacionamento lésbico aberto, uma se apaixona pelo amigo gay e no meio dessa bagunça, Rachel, Finn, Kurt, Quinn, Mercedes, Santana, Artie, Brittany, Tina, Mike, Sam e Lauren tornam-se mais que amigos. Dentro e fora do Glee Club, eles se tornaram uma família, e como diz a “sábia” Brittany: “Família é um lugar onde todo mundo ama você, não importa como, e eles aceitam você do seu jeito.” Se hoje Will Schuester é um pai de verdade, mesmo depois do golpe da barriga de Terri, é porque eles têm muito mais que a música os mantendo juntos. Algo muito além da amizade. (Arthur Ferreira)

Roswell – Amigos de outro mundo

Poucos devem lembrar de Roswell. A série adolescente sobre extraterrestres durou 3 temporadas e foi ao ar na extinta Warner americana. Mas o que há de tão especial sobre Roswell? Ah, quem viu lembra, pois a série dá uma verdadeira lição de amizade – interplanetária! Max, Isabel e Mike são do planeta Antar, e antes de se darem conta de seus legados, eles tentam viver normamente na Terra, e com a ajuda de seus amigos Liz, Maria, Alex e Kyle, eles aprendem o valor da amizade – e do amor. O mais engraçado de tudo é que essa série me deu amigos que eu carrego no coração até hoje, 10 anos depois de ter sido cancelada, ainda lembramos com carinho das aventuras do Quarteto Real – não esqueci da Tess- e sua turma. Claro que esse tipo de relação não ia ser muito fácil, afinal não é todos os dias que achamos um ‘alien’ no quintal. Depois de muita confusão, a confiança superou o medo, e todos eles passaram a ser grandes aliados contra os inimigos do nosso planeta e do deles. A história teve uma trajetória curta, mas uma coisa não restou dúvidas, Roswell me ensinou que “lar” é aonde o nosso coração está. (Maria Clara Lima)

That’s 70 show – Uma amizade atráves dos tempos

Quando alguém fala sobre amizade em séries de TV, vêm à cabeça de muitas pessoas Friends. Porém a primeira série que penso é That’s 70 Show. Um grupo de amigos que passa a juventude dos anos 70 brigando, namorando e jogando conversa fora no porão de Eric Forman. A série conseguia equilibrar o perfil de cada personagem com um toque de humor e inteligência, seja com o azar de Eric, atitude de Donna, rebeldia de Hyde, inocência de Fez, superficialidade de Jackie ou falta de inteligência de Kelso. Mesmo com todas as diferenças dos personagens, a amizade sempre teve um peso maior: Donna ouvia Jackie, Hyde defendia Eric, Kelso sempre fazia as pazes com todo mundo depois de algum desentendimento e todos aconselhavam Fez para que ele conseguisse conquistar um amor. Os cinco jovens ouviam os sermões de Red e abusavam da bondade de Kitty e durante pelo menos uma década conseguiram representar muito bem o que é amizade. (Juliana Baptista)

How I Met Your Mother – E como eu conheci meus amigos

A série mostra uma narrativa em ‘flashback’, onde Ted Mosby narra para seus filhos, no ano de 2030, toda a sucessão de eventos que o levariam a conhecer a mãe deles. No entanto, o que realmente vimos até o momento foi a importância que os amigos de Ted tinham em sua vida e como foram parte integrante de sua jornada. Foi o casamento iminente de seu casal de amigos, Marshall e Lily, que motivou Ted a buscar o seu grande amor, o que colocou Robin em sua vida, que tornou-se namorada por um tempo, mas acima disso, entrou para a turma de amigos. E como grandes amigos que são, esse quinteto está junto nas alegrias e tristezas, como no momento em que Marshall perde seu pai, no declínio profissional de Robin, durante a tentativa de engravidar de Lily e quando Ted é abandonado no altar, todos sempre se apoiando e ajudando, sem nunca perder o humor. Mas espere, eu disse quinteto? Ah sim, temos Barney, o amigo ‘awesome’ que quase todo turma tem, mas que não se limita apenas ao estilo, já que ele também dá apoio, como fez ao tentar reconciliar Marshall e Lily quando o casal rompeu, e recebe igualmente, principalmente quando reencontra com seu pai. Uma pessoa em busca do amor poderia ser solitária, mas a série mostra que uma pessoa com amigos nunca estará sozinha. (Eddie Tertuliano)

Sex and the City – Tudo pode acontecer entre quatro amigas

Em Sex and the City, durante seis temporadas, foi celebrada umas das mais duradouras e divertidas amizades dos seriados. Carrie, Miranda, Charlotte e Samantha nos provaram, durante todo esse tempo, que a verdadeira amizade resiste ao ritmo frenético de uma cidade grande, às diferenças de personalidade, às tensões do trabalho e, principalmente, aos muitos relacionamentos amorosos. As garotas de Sex and the City nos ensinaram que, não importa qual seja o rumo que tomarmos na nossa vida, sempre haverá espaço para os verdadeiros amigos – e para suas loucuras, instabilidade e inseguranças – nem que seja entre um ‘Manolo Blahnik’ e um ‘Cosmopolitan’. (Mariela Assmann)

Beverly Hills 90210 – O lugar certo para amigos (e inimigos)

Durante 10 temporadas, nós acompanhamos os dramas e confusões dos amigos de Beverly Hills 90210. O seriado retratou de forma inovadora, e até mesmo um pouco rebelde, a vida de jovens americanos de classe média alta, que se envolvem em todo tipo de problema relacionados com sua idade e condição social. Como esses problemas eram comuns à amigos de vários códigos postais, a série marcou a vida de adolescentes e jovens adultos dos anos 90. E, além de abordar assuntos polêmicos e relevantes, Beverly Hills 90210 deixou como legado a certeza de que amizades verdadeiras sobrevivem a qualquer confusão ou desentendimento – desde que não exista interesses românticos no meio. Enfim, a série retratou de forma bastante fiel os dramas e situações enfrentadas pela juventude de sua época, provando que a amizade pode até não impedir que os problemas aconteçam, mas certamente ajuda a superá-los. (Mariela Assmann)

Cheers – Onde todo mundo lembra do seus amigos

Se um dia você for a Boston, Massachussets, não deixe de ir ao ‘Cheers’ e celebrar. O lugar onde “todo mundo sabe o seu nome” ainda existe, e continua igualzinho ao cenário dos 11 anos da série (de 1982 a 1993) que tornou a comédia de situação uns dos gêneros nos Estados Unidos. A palavra “cheers” é usada para brindar em alguns países de língua inglesa, e não poderia haver nome melhor para o bar, onde muitos amigos comemoraram, choraram, brigaram, se reconciliaram e beberam muito. A série durou 11 temporadas, revelou astros como Kirstie Alley, Woody Harrelson, Ted Danson e gerou o aclamado ‘spin off’, Frasier. As histórias do bar eram tão reais que fazia com que o público se sentisse lá, com eles, compartilhando cada umas das situações, tomando uma jarra de cerveja, ou até mesmo um copo de água, e fazendo parte daquele grupo que mais parecia um grupo de terapia. É um clássico sobre a amizade, e a prova disse que todos que viveram aquela época nunca esquecerão os nomes dos personagens. (Maria Clara Lima)

Dawsons Creek – Crescendo com seus amigos

Você pode até não gostar muito do Dawson, e não simpatizar muito com a série, mas não há como negar que Dawson’s Creek revolucionou a geração dos anos de 1990, com histórias de todos os tipos onde o foco principal era o grupo de amigos que tentavam sobreviver a adolescencia em uma pequena cidade do interior americano. Bom, na verdade, poderia ser em qualquer lugar do mundo, já que os problemas e sonhos eram bem parecidos com a maioria dos que enfrentamos nessa fase da vida. A série que mostrava meninos e meninas em torno dos seus 15 anos, tentando lidar com o primeiro beijo, separação dos pais, drogas, sexo, não é muito diferente do que vemos hoje em dia, tirando o fato de que vimos primeiro. Além de tornar os ‘teens’ protagonistas de um seriado, Dawson’s Creek mostrou que pessoas dessa faixa etária não são apenas rebeldes ‘sem-causa’, mas pessoas tentando lidar com situações reais e, ainda, com o amadurecimento dessa fase. E como fazer para sobreviver a isso tudo? Ter amigos. Dawson, Pacey, Joey, Jen, e companhia podem te dar a certeza de que mesmo sendo difícil, não é impossível manter a amizade para sempre.  (Maria Clara Lima)

Buffy, A Caça-Vampiros – Amigos na vida e na morte

Para que muitos outros seriados sobre adolescentes pudessem ser criados, primeiro foi necessário existir Buffy. Graças a Joss Whedon, ter um grupo de amigos nunca foi tão perigosamente divertido. Lealdade era o tema principal da ‘Scooby Gang’, que durante anos teve que superar incontáveis “fins do mundo” e lutas difíceis contra demônios, bruxas, seres medonhos, além dos vampiros. Antes da turma de Dawson’s Creek indagar sobre o verdadeiro sentido da vida, ou da turma de Veronica Mars se juntar para investigar mistérios, antes mesmo do lance de ‘amigos com benefícios’ de One Tree Hill e da luta contra os esteriótipos de Glee, existiu uma turma em Sunnydale, que valorizava a amizade acima de qualquer outra coisa. Afinal, uma líder de torcida, uma garota popular, uma nerd e um esquisito podem sim ser amigos leais, e se envolverem em bastantes confusões. (Luciana Sawyer)

Confissões de Adolescente – Nada melhor do que amigos para contar o seus segredos

Os 40 episódios de Confissões de Adolescente foram o guia espiritual, sexual e psicológico de muita gente aqui no Brasil. As histórias das irmãs – e amigas – Diana, Bárbara, Natália e a ‘pequena’ Carol. A série de Maria Mariana contemplou todas as fases da vida e da amizade também, recheando a série de situações interessantes.  O jeito diferente de cada uma das meninas rendia muito ‘pano para manga’, já que elas estavam sempre enroladas em problemas distintos, porém bem familiares do público. O legal de Confissões de Adolescentes é que mostra que família também faz parte do nosso ciclo de amizade, não é? Dizem que amigo é alguém que escolhemos para fazer parte da nossa família, nesse caso, é possível também aplicar o conceito às avessas, já que mesmo vivendo debaixo do mesmo teto, elas precisaram escolher ser amigas e fugir do caos completo. (Sarah Lima)

Comemore o Dia do Amigo acompanhando na nossa série de postagens na Semana Especial da Amizade. Aproveite e indique o TeleSéries para um amigo no Twitter e no Facebook. Deixe também uma mensagem para o seu melhor amigo no Twitter, usando a ‘hashtag’ #amigoteleseries. As mensagens mais criativas aparecerão em um ‘post’ especial no final da semana.

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

13 Comments

  1. Mario Madureira

    Além de Friends (por motivos óbvios), Glee também é um série que demonstra que a diferença é a união. Comparando as relações de amizades da primeira temporada com a segunda temporada, as crianças do New Directions criaram um laço de dependencia incrivel. É bacana ver que pessoas com diferentes gostos e opiniões possam se dar tão bem! Nada melhor do que comemorar o dia do amigo em grande estilo musical! ^^

  2. Karin C Klinczak

    Algumas dessas séries moldaram a minha adolescencia e me ensiram sobre amizade e companheirismo, Saudades imensas dessa época e agradeço pelos amigos que fiz, em especial você Srta.Maria Clara, minha querida Lois Lane brasileira :P

  3. Luciana Santos

    Muito legal o texto. Pra mim a abordagem de amizade é sempre o que atrai numa série, seja ela sobre o que for, se o núcleo não é entrosado e mexe com a gente, o resto é sessão da tarde. No final a gente acompanha e mantém fidelidade às que conseguem passar essa união de forma consistente. Algumas outras séries que me deixam saudade e tb abordavam muito bem amizade são Gilmore Girls, Blossom, Firefly, Will & Grace, Joan of Arcadia, My Boys [suuuuper underated], My So Called Life, Popular… ;)

  4. Ana Paula

    rory&lorelay, rachel&monica, ryan&seth, house&wilson, anapaula&mariaclara

  5. MicaRM

    Fico feliz que você não esqueceu da Tess….ela era minha personagem preferida em Roswell ^_^.
    Eu sinto muita falta desta série. Comprei a 1ª temporada, mas infelizmente a 2ª e a 3ª só baixando :(

    Verônica Mars é outra que foi embora cedo demais. Muito, muito, muito boa. Queria muito colocar minhas mãos nos DVDs.

    A verdade é que toda a lista é perfeita para o Dia do Amigo. Muito bem escolhidas e lembradas.

  6. Aline C.

    Eu, simplesmente, adorei a lista. Boa parte destas séries acompanhei direto. Mas Roswell é especial. Foi com ela que descobri o verdadeiro sentido da amizade e que a distância não é uma barreira para se ter um amigo. Roswell será sempre a minha favorita por tudo o que me deu e continua dando. Só quem viveu a época sabe o quanto esta série foi importante para muitos adultos de hoje. Carrego comigo a melhor frase de Max Evans: “O que há de especial em ser normal?”.

  7. Maria Clara Lima

    Tess era diva. Até hoje não perdoo o povo por terem a ‘feito’ matar o Lelê!

    Feliz Dia, Mica!

  8. Thais Carreira Afonso

    Apesar de todos os (muitos) defeitos de Glee, os momentos em que as amizades se mostram prominentes sempre me deixam super alegre/emocionada. Tanto que uma das minas coisas preferidas nessa ultima temporada foi Kurt/Rachel/Mercedes. Adorei ver as tres divas se tornando super cumplices e ateh fazendo festinha do pijama. Se a serie tivesse mais momentos assim, e menos dramas romanticos, acho que eu seria mais feliz com ela, rs.

  9. Juninho

    Glee é sobre amizade e sobre aceitar as diferenças,e verdadeiros amigos são assim,estão do seu lado não importando com sua aparencia ou seus bens,gostei de ver a série logo no inicio,infelizmente as pessoas tomam muito tempo fazendo criticas negativas a série e esquecem de comentar as partes positivas que também são muitas.

    Nessa temporada teve muitos exemplos de amizade mas o mais bonito ficou por conta de Rachel e Kurt que esqueceram a rivalidade e poderam enxergar as semelhanças que tinham,além de Will e Beast,e Brittany e Santana que acabaram se apaixonando.

  10. Mônica Almeida

    Adorei a lista. Amo Sex and the City e That’s 70’s show. Eu fiz muitos amigos por causa de Arquivo X. Nenhum vive na minha cidade, mas sempre que vou à São Paulo encontro um monte deles. Encontrei inclusive a Mica (que é uma fofa) lá em Sampa, embora nenhuma de nós more lá.
    Apesar de ser uma série sobre mãe e filha, eu incluiria na lista Gilmore Girls. Além da amizade entre as duas garotas Gilmore, também adorava Lorelai e Sooki e Rory e Lane.
    Feliz Dia do Amigo pra todos do Teleséries, mesmo atradao.

  11. rafa

    Gostei muito de ver That’s 70 show na lista! Acompanhei essa série do início ao fim.
     Realmente; me faz lembrar de amizade até mais do que “Friends”. Virei fã do Fez, simplesmente o mais cômico de todos, e também do Kelso…ah burn! kkkk
     Ela mostra que amizade é amizade não importando o ano ou a década. 
    Posso arriscar até mesmo em falar que  as chances de você encontrar uma amigo verdadeiro em épocas atrás eram bem maiores as de hoje!

  12. Paty

    desperate housewives e Cougar Town, simplesme AMO esta segunda, pois fala de amizade entre adultos, de forma leve e alegre, muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account