Log In

Especiais Opinião

Especial Mid-Season: séries de ficção científica

Pin it

Eureka, Kyle XY e Farscape

Não sei quando ou como iniciou o meu caso com a ficção científica, só sei que eu a amo, e isso é tudo. Confesso que a cada texto que escrevo eu tenho um certo receio de ficar conhecida como ‘aquela louca viciada em sci-fi’, porque as pessoas em geral tendem a ser um pouco preconceituosas com o gênero, como se fosse impossível haver ficção científica de qualidade, ou como se um fã fosse incapaz de reconhecer quando algo é bom ou não.

Admito que sou tendenciosa. Embora seja fascinada por praticamente todo gênero de série, filme ou livro, a ficção científica é e sempre será o meu primeiro e maior amor. E é bom explicar que, embora eu siga o meu gosto pessoal (o que significa que nem sempre eu assisto o que é considerado ‘bom’ pela maioria, porque gosto fala de nossas experiências e não de lógica), não sou cega ao que é bem feito ou não.

Assim, dá para entender um pouco melhor o motivo de eu ter ficado tão encantada com a vinda do Sci Fi Channel para a Net, principalmente porque o sinal foi aberto em um momento bem particular: a entressafra. Quando nada mais há para se assistir de novo na televisão, surge a oportunidade de expandir os horizontes. E eu não perdi tempo.

Essa mid-season está reservada para a ficção científica (mas nem todas do canal Sci Fi brasileiro): Contratempos, Eureka, Kyle XY, Farscape, Primeval e as primeiras temporadas de Stargate SG-1.

Contratempos (Quantum Leap no original) é uma série de 96 episódios (no momento o Sci Fi está passando diariamente a terceira temporada) que, embora tenha em sua premissa a ficção científica (um cientista em meio a um experimento acabou ‘escorregando’ para o passado, onde vivencia outras experiências literalmente na ‘pele’ de outra pessoa, enquanto busca uma forma de voltar ao seu próprio tempo e corpo), está muito mais ligada ao dia-dia do ser humano. Eu diria que é a típica série sci fi que usa o conceito para explorar a natureza humana. Algo parecido com o que Battlestar Galactica tem feito.

Eureka é uma série que eu descobri apenas na sua segunda temporada (que é a que está passando atualmente no Sci Fi) e nem por isso deixei de me apaixonar. Embora a terceira temporada tenha estreado agora no dia 29 nos EUA, eu ainda terei um longo trajeto até chegar a ela.

Pelo que eu pude entender até agora dos poucos episódios que assisti, a série conta a história do xerife Jack Carter em uma cidadezinha do interior dos EUA (Eureka), que é conhecida por seus estranhos fenômenos. Eu me identifiquei de imediato com os personagens da série e talvez por isso tenha me apaixonado por ela tão rapidamente.

E já que toquei no assunto identificação, eu sou o tipo de pessoa que começa a assistir algo porque gosta do ator/atriz e, se o enredo me cativar, eu continuo. Foi por esse motivo que eu comecei a assistir Kyle XY e Farscape.

Kyle XY, porque eu sou fã inveterada do Nicholas Lea e assim que soube que ele participava, eu precisei achar um jeito de assistir.

A série tem duas temporadas até agora e eu consegui terminar de assistir apenas a primeira, mas posso dizer sem dor na consciência que é bastante interessante. Um rapaz acorda completamente desmemoriado e sem qualquer pista que indique quem é ele ou mesmo de onde veio (alguém já ouviu falar de O Enigma de Kaspar Hauser? Ele me lembra dessa história), ou ainda porque não tem umbigo. Ele passa a morar com a terapeuta e sua família e lá começa a aprender as pequenas peculiaridades de ser humano e acaba descobrindo que tem uma inteligência acima (bem acima) da média. Quem é Kyle, de onde ele veio e por que ele tem sido espionado pelo Sr. Foss são algumas das perguntas que permeiam a primeira temporada.

A série é fascinante, mas já aviso que ela também é recheada de dramas adolescentes (do que seria difícil escapar, já que seus personagens principais estão em sua maioria nessa faixa etária), o que você não deve deixar que sirva de empecilho para conferi-la.

Farscape é uma série que eu vergonhosamente só ouvi falar depois de assistir a oitava temporada de Stargate SG-1, quando conheci a atriz Claudia Black (que interpretava Vala Mal Doran na série). Fiquei encantada com a atriz e decidi que tinha que assistir o seu trabalho anterior. Mas só fui me movimentar depois que SG-1 acabou e eu fiquei me sentindo órfã. Então lembrei que o Ben Browder (Cam Mitchell em Stargate) também estava em Farscape e dei um jeito de conseguir a primeira temporada.

Eu teria dado uma chance à série de qualquer maneira, mas as inúmeras opiniões positivas que eu tive acerca dela me motivaram um pouquinho mais. E me sinto feliz em dizer que não me decepcionei. Farscape é uma série tão genuinamente sci fi e ao mesmo tempo tão diferente e gostosa de assistir que eu me pergunto como posso ter demorado tanto para descobrí-la.

A história é simples: O astronauta John Crichton (vivido por Ben Browder) acidentalmente viaja através de um wormhole para uma galáxia totalmente desconhecida e acaba em uma nave viva junto com alguns fugitivos e uma Peacekeeper (a raça mais próxima de um humano na série) que é considerada traidora justamente por defender o humano Crichton (que é acusado de matar o irmão do capitão Peacekeeper Bialar Crais). Mas embora a história seja simples, os episódios são bem estruturados, os personagens incrivelmente carismáticos, o ritmo das histórias é diferente a cada episódio e, se tudo já não fosse atrativo suficiente, ainda tem a Claudia Black e o Ben Browder, que por si só já valeriam a pena.

As outras duas séries que fecham o meu mid-season eu comecei a assistir por motivos diferentes.

Primeval eu já tinha ouvido falar, mas só fui assistir a série depois que alguém recomendou no início da mid-season. É uma série britânica e, portanto, diferente das séries americanas usuais. Tem temporadas curtas (a primeira com seis episódios, a segunda com sete e a terceira ainda não estreou), e seus ‘defeitos especiais’ são um atrativo à parte. E a história também tem seu charme. Basicamente, um professor universitário cuja esposa desapareceu há oito anos, se vê envolvido (juntamente com um aluno e alguns cientistas) em vários casos de anomalias temporais, onde fendas que ligam a nossa era ao passado e ao futuro, começam a aparecer. O mais importante, porém, não são as fendas, mas sim as criaturas bizarras que as atravessam, colocando em risco a população e que são a delícia dos estudiosos.

A vantagem das séries inglesas é que são curtas, e, portanto, sem muito espaço para episódios que não dizem a quê vieram. A série passa a sua mensagem e acaba. Rápida, eficiente e instigante.

Por fim, minha lista se completa com as primeiras temporadas de Stargate SG-1. Para os que não tiveram a oportunidade de assistir os primeiros episódios, já que a Fox iniciou a série a partir da sexta temporada, esta é uma chance de ouro. Atualmente o Sci Fi está passando a terceira temporada (diariamente às 20h) e, sinceramente, vale a pena ver uma época onde o grupo ainda não estava tão acostumado a lidar com os vilões do espaço. Uma época onde eles ainda demonstravam certa reverência ao poderio Goa’uld, embora não temessem desmascará-los diante de seus súditos. Esta é para mim a fase de ouro de Stargate. Embora eu tenha amado a série durante as dez temporadas e os dois filmes recém lançados, as cinco primeiras temporadas tinham um tempero a mais, e valem a pena serem assistidas novamente.

E o canal Sci Fi tem uma peculiaridade que eu achei bem vinda: passa a programação dublada durante o dia e legendada à noite. Para ser perfeito, teria que começar as legendas às 18h e não às 20h, mas exigir a perfeição é querer o inatingível, então eu me contento com o que eu tenho, pelo menos por ora.

Nota do Editor, corrigida às 15h: As séries Contratempos, Eureka, Kyle XY e Stargate SG-1 são exibidas no Brasil pelo Sci Fi Channel – todas, tirando Kyle XY, também podem ser compradas em DVD. Farscape e Primeval não estão no ar atualmente. De acordo com os leitores do TeleSéries, o primeiro ano de Primeval foi ao ar na HBO Family com o nome Invasores Primitivos.

Séries citadas:

Michele Reis Martins, a Mica, é advogada e mantém o blog Esperando o Esperado. Fã de Arquivo X, Highlander, Buffy, Doctor Who e sci fi em geral.

29 Comments

  1. Thiago

    … O TÍTULO DA SÉRIE PRIMEVAL EM PORTUGUES É INVASORES PRIMITIVOS. E ESTÁ SENDO EXIBIDA A SEGUNDA TEMPORADA.

  2. Lucas "Gandalf" Leal

    vou comentar as q eu assisto…

    Contratempos eu sou fanático, a série passava na antigo canal USA, todos os dias as 18h, eu assistia sempre e virei fã…mas era pequeno e não lembro tudo…além do q por mais q vc assista ‘sempre’ com uma exibição diária vc sempre acaba perdendo alguns…
    então acabei puxando as 3 primeiras temporadas (e já vi 2, só não comecei a 3 ainda por falta de legenda) e posso dizer sem duvida q é uma série fantastica…a interação entre Al e Sam é algo maravilhoso, a quimica dos atores é mto boa e o Dean Stockwell da show em quase todos os episódios
    e realmente não é sci-fiiiii, apenas a sua premissa q é…vc citou bem BSG, QL assim como BSG é apenas uma abordagem difente pra discutir dramas sociais…

    Eureka eu vi o piloto e achei demais…essa é totalmente sci-fi, com sua trama biruta de uma cidade aonde tudo acontece…a série é mto engraçada e tem uma trama bem interessante, vi apenas a primeira temporada e ‘larguei’ um tempo…puxei a segunda mas até hj não vi, apenas vi o primeiro episódio…é a tipica série q eu gosto mto mas acabo não vendo sei lá o pq…acho q falta de tempo

    por fim Kyle XY, essa sim eu vi todos os episódios, e outra q tem o sci-fi como mote, mas o forte da série não é o sci-fi, por sinal pra mim é o ponto fraco…
    mas as tramas ‘teen’ abordadas com um enfoque diferente, já q Kyle é um adulto e uma criança ao mesmo tempo…
    mas pra mim o forte da série é o personagem do Josh…uma espécie de Juno versão masculina o mlk me faz rir sempre q aparece na tela!e outro ponto forte é o Foss…afinal sempre é bom ver o ‘Alex Krycek’ aparecendo em algum lugar hehehe

    ótimo texto mica!!!

  3. Mica

    Tinha que ser exibida bem em um dos canais HBO que eu não tenho!?
    Se está passando no HBO Family está passando dublada?

    Quanto as séries ter em DVD, nem me fale nisso, Antunes! Só de ver o preço do DVD eu quase tive um enfarto…como podem disponibilizarem uma série por um valor tão caro? Será que tem em locadoras? (nas que eu vou nunca vi, por isso pergunto).

  4. Fernando dos Santos

    Eu assisti a primeira temporada de Primeval na HBO Family.
    Em que dia e horário o canal está exibindo o segundo ano?

  5. Webmaster

    Thiago e Fernando, obrigado pelo aviso, fizemos uma correção no texto.

  6. Raruiz

    Scifi tô tentando assistir a primeira temporada de BSG. Mas com a falta de tempo tá dificil!

  7. Luiza

    Também tô assistindo as 1ªs temporada de SG1 ,que filmes são esse recem lançados,não fiquei sabendo de nada.

  8. Vicente

    Segundo tenho lido na internet, a primeira temporada da série “Kyle XY” será lançada no Brasil ainda neste mês.

  9. Mica

    Stargate SG1 lançou dois filmes após o término da série, para amarrar as pontas soltas. O primeiro filme, The Ark of Truth lida com a Adria, e o segundo filme, Stargate Continnum (ou sei lá como se escreve, esqueci) trata do extermínio de Ba’al. Ambos foram lançados agora em 2008.

  10. marília

    e qnd a pessoa não consegue gostar de sci-fi de jeito nenhum? tipo simplesmente não consegue sentar na cadeira e ver um episódo de Battlestar (num sábado, logo após a exibição de verônica mars nada pra fazer e tal…)???

    ou cansa de ver as propagandas no fx e mesmo assim não se interessa por nada?

    eu queira ver essa eureka, mas na sky o canal sci-fi é fechado…e seu eu não assisto na tv, quem dirá baixar…

    bom, minha angustia é pq todo mundo fala tão bem de uma coisa (batlestar) e vc fica pensando “pô, eu não assisto por puro preconceito ou sei lá”

    com veronica mars foi assim, eu não conseguia entender com uma série adolescente de detetive ia funcionar. nem precisa dizer o tempo que eu perdi.

    eu vejo lost. conta como sci-fi?

  11. Mica

    Acho que conta…um pouquinho, hehehe.

    Agora, Marília, você assistiu um pouquinho de BSG e não gostou, ou realmente não parou para assistir? Porque se nao parou para assistir, deveria sim fazer um esforcinho. Ela é bem diferente do gênero sci-fi tradicional e é mais fácil de arrebanhar adeptos de outros gêneros de seriados ^_^.

    Eureka me fisgou logo no primeiro episódio que eu assisti. Não abriu no Sky na mesma época que tinha aberto na NET? Pensei que tivesse sido disponibilizado também. É uma pena. É um gênero sci-fi pé na Terra, sem viagens espaciais e afins.

  12. leonardo

    mica
    de todas essas só posso falar de kyle xy e adoro.. a temporada 1 é primorosa, excelente… adoro o casal declan.. eu achava ele um idiota mas a serie com o tempo faz a gente se cativar com ele..

    a temporada 2 é menos interessante q a primeira, acho q por ser muito longa faltou assunto, mas nem por isso é ruim.. só nao prende tanto, ate o ep 13 ou 14 a serie segue um roteiro, um ponto a ser desvendado e é ótima, do ep 15 em diante isso é resolvido e começa uma nova narrativa, q tem seu foco mais no lado humano dos personagens, seu cresciment e se torna meio chato mas mesmo assim vale a pena conferir.

  13. Regina

    oi pessoal!!!

    Realmente, nao eh facil ser fa de sci-fi, mas ainda bem que temos esses espacos para conversar trocar ideias e informacoes sobre programas.
    Quem aqui nunca foi discriminado por assistir esse tipo de programas, onde aparece uns alienigenas muito estranhos, e as pessoas ja vao dizendo que idiota. Aconteceu comigo um dia quando estava olhando Doctor Who. Mas nao me emporto mais, digo para todo mundo que simplismente adoro scifi/fantasia, eh meu genero predileto

  14. Marcos Almeida

    Eu adoro sci-fi. Desde criança assistindo as reprises de Jornada nas Estrelas na Manchete ou vendo aquela minissérie V no Sbt. Junto com suspense/terror e as comédias dos anos 80 são os meus gêneros prediletos.

    Como não tenho o Sci-fi, não conheço algumas da séries, exceto Eureka (que vi os primeiros episódios antes da Sky cortar o sinal de cortesia do canal) e Stargate: SG1. Eureka eu adorei logo de inicio e assim que saiu o dvd, comprei. Leve, despretenciosa e divertida. Queria que a 2ª temporada chegasse logo em dvd…quanto a SG1, putz, a série é o máximo…e as primeiras temporadas são excepcionais. Acompanhava quando passava no MGM…nossa, eu batia ponto em frente a tv pra ver as aventuras do quarteto.

    Queria comprar logo as outra temporadas, mas até agora só comprei a 1ª temporada por causa do preço dos dvd’s…sem falar da falta de sorte. Quando eles abaixam de preço e estão em promoção, não tenho dinheiro…quando tenho, eles voltam ao preço normal absurdo…huahuaha.

  15. Nelson Brazão

    A série Farscape teve o seu final em um filme em dvd chamado Exército de Mercenários no Brasil. Quem assistiu a série toda como eu não pode perder o final da saga.

  16. Lucía

    Adoro Kyle XY!!!!!

    Finalmente chegou ao Brasil!!!

    Eu já assisti as duas temporadas na net e estava indignada por ela ainda não ter aparecido na tv por aqui… principalmente com as porcarias que tem hj em dia aqui… Isso é outra coisa que me irrita, todo mundo reclama dos downloads mas então porque eles não compram mais séries alguem sabe me responder?? É claro que se ficam repetindo episódios ou comprando séries canceladas eu vou baixar!!! Tendo a excelente ARMY WIVES, que lá já esta na segunda temporada, THE SECRET LIFE OF THE AMERICAN TEENAGER, entre muitas outras, porque vou ficar assistindo a novela das 8???

    Bom gente, só precisava desabafar…

  17. marília

    é… Mica, eu assisti acho que vinte segundos, aí ouvi um diálogo que não fez o menor sentido pra mim e abandonei… acho que é preconceito mesmo…

    pq na verdade nunca tive gosto pra essas coisas. mas eu adoro ação e suspense e dizem que tem bastante em battlestar tbm.

    acho que se surgir a oportunidade, darei uma chance.

    qnto eureka e kyle xy quero ver sim!

  18. Mica

    Pois é, Marília, o foco de BSG é o ser humano, a sobrevivência da sociedade em um momento de quase extinção. O sci-fi é só o pano de fundo.

    Carlos, que eu saiba Farscape não está passando por aqui (infelizmente). É uma pena, pq dá o maior trabalho baixar esse negócio e é muito caro para comprar :-(
    Estou no finalzinho da primeira temporada e morrendo de vontade de ver a segunda, mas sabe Deus quando terminará de vir :-(

  19. Ricardo Pedron

    Farscape foi e continua sendo maravilhosa.
    A HBO passou e reprisou a série inteira e, quando foi cancelada, fizeram uma minisérie em 3 episódios, que passou no Hallmark,para concluírem a história.
    Os fãs no mundo inteiro pressionaram a HBO para que concluíssem a série em uma nova temporada, mas não surtiu efeito, então fizeram esta minisérie.
    Pelo menos os fãs não ficaram sem um final.
    Quem não assistiu, não sabe o que está perdendo.
    Sci-Fi puro.

  20. Renatoed

    farscape é uma aventura realmente de outra galaxia, gostei muito eu fiquei intrigado como a Claudia Black se parece com a protagonista de fringe. É John Crichton e companhia deixaram saudades,’que freel’. Alguém percebeu a ‘Tiana’ fazendo uma aparição -the flash- na nova temporada de heroes?.
    Gostei muito de primeval, estou curioso para ver como a série continua depois de um final intrigante na segunda temporada.
    Eureka eu comecei a assistir agora, enquanto espero o que acontece com a epopeia GALÁCTICA.
    Big abraço.

  21. Paulo R. M. Ribeiro, Araraquara SP

    Olá.
    Estou interessado nas séries Invasores Primitivos (Primeval) e Farscape, em DVD, mas parece-me que ainda não foram produzidas em DVD no Brasil. Gostaria de saber se já alguma notícia sobre essa possibilidade. Encontrei em Portugal o Box/DVD da 1ª temporada de Primeval, mas me disseram que os DVDs de lá não são compatíveis com os nossos aparelhos. Há algum programa que possa ser usado de forma para bloqueas essa incompatibilidade?
    Agradeço antecipadamente pelas informações.

  22. Cláudia

    Assisti todas as temporadas de Primeval (são três) e adorei!! Primeiramente, tinham cancelado a série na 3ª temporada, mas depois de alguns meses e produtores a mais, ela voltará com mais duas, isso mesmo, duas temporadas, não é bom isso?! A 4ª será em 2011 e a 5ª ainda não sabem se em 2011 mesmo ou depois…vai demorar.
    Aliás, vi isso em vários sites, mas se alguém puder confirmar, por favor, nos avisem.

  23. Thiago Matos

    Primeiramente, gostaria de dizer que temos algo em comum: também sou apaixonado por séries de ficção científica. Gostaria de receber (se possível)alguma sugestão, algo novo, sabe?
    Neste momento, estou assistindo Fringe, Fast forward, Jerico e é claro lost. Se você tiver alguma sugestão manda pra mim, tá?

  24. cida

    se vc nao viu babylon 5 e stargate atlantis, corra e assista e maravilhosa, estou louca p/baixar 3-4-5 de babylon por favor quem souber me diga ta?

  25. roberto cason

    eu tenho todas as temporadas de Kyle xy, stargate sg 1,Eureka, Fairscape, Star Trek classica, Primeval, Doctor Who, Stargate Universo…

  26. Noilton

    MIchele, não se constranja por gostar de sci fi. Todos nós, que temos imaginação e um feeling nato de que viemos do espaço, sabemos que tudo isto (é) será possível aqui no nosso mundo um dia. Eu comecei vendo a TV Tupi (Perdidos no Espaço) em São Paulo nos idos dos anos 60 e, mais no final dele na Excelsior assistia Jornada nas Estrelas. Claro que é preto e branco, enquanto o americano assistia em cores (naquele tempo as coisas demoravam muito mais a chegar aqui, pq nós não tínhamos uma classe média realmente consolidada). Minha contribuição para vc é que vc se interesse por uma série do History Channel, Ancient Aliens. O melhor meio de baixar é via youtube, passando antes pela wikipedia para pegar os nomes dos epísódios e baixá-los na ordem certa. A legenda vc baixa depois e, se nenhum player teu conseguir administrar filme/legenda, vc pode baixar o Opensubtitles Player que ele carrega filme e legenda em separado e toca qualquer coisa.
    Abraços.
    Noilton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account