Log In

Opinião Reviews

Especial Mid-Season: Os Simuladores

Pin it

Especial Mid-Season: Os Simuladores

Pra minha tristeza, depois de boas semanas de diversão, a série mexicana Os Simuladores está terminando sua temporada este sábado (26/7). Felizmente ainda me restam alguns episódios para assistir armazenados no DVR (poupados para serem assistidos em ocasiões especiais). Semana que vem a série começa a reprisar na Sony e o meu conselho para todos que procuram um seriado divertido para ver na TV e ainda não conhecem o programa é: assistam!

Os Simuladores é o programa que mais me faz vibrar na frente da TV atualmente. É engraçado, sofisticado, incrivelmente bem produzido e revolucionário de muitas formas – nos mostra que não é sonho não, é possível fazer seriados na América Latina com qualidade de seriado americano ou inglês, mas com temática latino-americana. Os Simuladores está se tornando divisor de águas na TV mexicana (quem diria, reciclando uma idéia da Argentina), coisa que Mandrake e 9mm:São Paulo ainda não conseguiram fazer por nós.

A série mostra um grupo de quatro pessoas que vivem de dar golpes, mas não é qualquer golpe não, eles resolvem problemas de pessoas comuns criando sofisticadas simulações. Lendo a sinopse é comum imaginarmos que a série é uma espécie de versão latina da inglesa O Golpe, que andou passando no People+Arts. Mas é melhor. O tom é de comédia e alguns episódios conseguem girar sobre temas absolutamente banais – por exemplo recuperar a virilidade do CEO de uma empresa, ou ajudar um garoto com problemas na escola a passar de ano. E, quanto mais banal o tema, mais divertido fica o episódio.

O motivo do seriado não ter pegado ainda no Brasil é culpa da própria Sony. O canal promove mal a série no Brasil. A começar no horário. Por algum motivo a Sony tem pudor de exibir programas que não sejam americanos no seu horário nobre. Nos países de língua espanhola a série vai ao ar durante semana, às 20h. No Brasil, a Sony prefere reprisar pela milionésima vez The Best Years. O curioso é que diferente do Latin American Idol, que pode parecer esteticamente brega pro telespectador brasileiro, Os Simuladores tem produção, direção e fotografia muito cuidadosa. A série não faria feio sendo exibida logo após Medium, ou pouco antes de Ugly Betty, porque não destoa do que se faz de melhor na TV mundial.

A Sony também promoveu mal o seriado ao longo das últimas semanas – se existe alguma coisa desagradável em Os Simuladores, que eu não consigo gosta ou entender, são aquelas vinhetas com o quarteto López, Medina, Vargas e Santos andando na chuva, coladinhos, como se estivessem abraçados. Aquilo é realmente brega e não diz o que é o seriado. Acredito que muita gente preferiu passar longe do seriado após ver as propagandas que promovem a série.

Mas vale lembrar que os Os Simuladores tem alguma coisas curiosas – é uma série que segue uma fórmula, com acontecimentos que se repetem em todos episódios, mais ou menos como os bordões de um personagem de Zorra Total ou, para pegar um exemplo mexicano, como Chaves. Mas isto acontece numa outra esfera e é divertido ver como os roteiros se desdobram repetir determinados acontecimentos sem cansar – um exemplo clássico é Santos, o personagem do ator Tony Dalton, que insiste em após aplicar um golpe pedir para que a vítima acenda seu charuto.

Para quem for assistir ao primeiro episódio (vai ao ar no sábado, dia 2 de agosto, às 16h), meu conselho é: mesmo que não tenha achado muito divertido, experimente assistir por mais uma semana. O primeiro episódio é um episódio normal, não é como se fosse um piloto, e por isto não mostra exatamente tudo o que o seriado tem para oferecer.

O mais divertido de Os Simuladores é que, com o passar das semanas, a série vai ficando mais absurda. E a gente não se incomoda com isto. De tão confiantes, os golpistas começa a ficar mais abusados. E aí é que começa a diversão: convencer um homem e uma mulher sonhadores de que eles são agentes secretos ou um delegado corrupto que ele irá trabalhar ao lado da Nasa em um caso de UFOs. Isto não se vê nunca na TV americana. E é justamente por isto que faz Os Simuladores ser tão original e divertida.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

28 Comments

  1. Túlio

    Vale dizer que Os Simuladores é uma refilmagem de uma série argentina de mesmo nome que fez muito sucesso no país. Quem estiver de bobeira em Buenos Aires pode comprar os dvd’s das 2 temporadas da série.

  2. Luciano Cavalcante

    Não sabia disso. Obrigado,
    Mas devo dizer que a série é boa demais e, sempre que me lembro de séries nacionasi, como”Avassaladora” ou “9MM”, penso no que do com a sa produção. E eu mesmo digo: nos levamos a sério demais! Incrível! Tem uma música do Titãs, cujo título não me lembro, que casa direitinho com esse medo nosso, o de não parecer ridículo.

  3. Hanna

    A série é MARAVILHOSA!!
    Não tem nem comparação com outras séries mexicanas como por exemplo a própria Capadócia que eu não consegui assistir nem 3 episódios e esperava coisa melhor por ser “qualidade HBO” e ter aquelas vinhetas maravilhosas em tudo que era canal… Coisa boa como Simuladores já não tem essa divulgação!!

    Agora resta saber… será que vão algum dia vender os DVD’s aqui no Brasil?

  4. Thiago FLS

    Só não vi até hoje por causa do horário. Vou tentar assistir ao piloto no próximo sábado.

  5. marta

    Descobri também os Simuladores sem querer, trabalhando um sábado à tarde com a TV ligada. Quase morri de rir – acho que o primeiro que assisti foi o episódio do UFO, mas o da semana passada do careca empresário golpista que se ferrou sozinho na selva – olha, fazia séculos que não ria tanto… foi demais… Hoje o da prisão também foi hilários – transplante de rosto, e o pior é que as simulções são de fato convincentes… muito bem feito… Ainda bem que não assisti desde o começo, agora nas reprises foi rir mais. Muito legal e divertida… vamos ver se a sony lança os dvds – com extras – pra gente se divertir mais…

  6. Hanna

    Aaaah, uma coisa: será que vão mesmo fazer a versão americana?? Não ouvi mais notícias…

  7. pedro luiz

    Paulo, voce tem razão em dizer que a serie é boa, o episódio do roubo a banco foi o melhor deles e o engraçado é que nos finais todos tem um isqueiro para acender o tal charutão.
    mesmo sendo uma opção, a maioria dos episodios foi fraca, voce mesmo diz que o primeiro não colou, cito tambem o da fã do cantor (chatissimo).
    Mandrake ,me perdoe, dá de dez nos mexicanos
    Peca somente em dizer que o horario é inadequado, para mim está perfeito porque as 16hs de sabado teriamos que aguentar jogos da serie B do campeonato brasileiro, com timinhos de segunda.
    Bjss , Hanna ( capadocia acho que nem a Barbie aguentaria)

  8. Raruiz

    Assisti hoje a reprise da 1ª temporada e adorei! Já tá anotada!
    Realmente a Sony não tá colaborando com a divulgação da série! Dava para por no primetime tranquilo!

  9. FritadorDePastel

    Das estréias de 2008, é a única série que realmente me divertiu. É triste que a Sony não valorize o programa. Já não suporto mais reality shows!!!

    Torço para que Os Simuladores tenha uma longa carreira televisiva – em temporadas futuras, com certeza essa cara de pau toda da equipe vai custar caro…

  10. Andréa

    Amo a série! Assisti quando passou e a reprise também. Só fiquei preocupada porque perdi neste sábado e não vi na grade de domingo. Parou de passar? Vai ter 2ª temporada?
    Acho que o horário deveria ser melhor, mas não ouso criticar a Sony que, pelo menos, não dubla as séries como fez a Fox, que parei de assistir por causa disso. Então, enquanto o som estiver original, engulo alegremente qualquer horário…

  11. Louise

    Oi Pessoal, a serie saiu da grade da sony no mes de novembro,alguem sabe onde posso encontrar para baixar? Obrigada

  12. Prof. José Alfredo

    É uma série fora de série… Literalmente.
    Como conseguir mais episódios? Ou comprar em DVD?? Alguém tem essa alternativa? Pois parece que a Sony prefere incentivar programas inferiores ao invés de qualidade…

  13. Marcylle

    2ª temporada ja ta sendo gravada ;)
    vai ter 18 epis!!… 80% do roteiro sera original… pra mim ela ja deixa de ser uma copia!!
    e vai começar la pra maio desse ano…so q vai ser exubida na sony do mx em maio..aki ja nao sei.
    ah…pelo q sei eles gravaram o 4° capitulo esses dias!

  14. Humberto

    Vi alguns da 1a. temporada, gostei, e lamentei quando sairam do ar, mas ontem, pra surpresa minha, ja estava passando um episódio da 2a. tm., já de 2009. Vale a pena, os caras são hilários !

  15. Gab

    Galera, a serie é show de bola…alguem sabe como conseguir a musica tema pra baixar no celular?

  16. Solange

    Alguém sabe se a série tem terceira temporada prevista? Fiquei triste quando terminou ontem a segunda temporada (aliás, um final ótimo, digno dos simuladores…)Por enquanto vou curtindo os episódios disponíveis no you tube pois não acompanhei a primeira temporada…

    Resposta do Editor: Solange, ainda não foi definido, mas é provável que a série retorne. Assim que sair uma informação oficial na imprensa mexicana a gente divulga no site.

  17. Sabrina

    Encontrei este site exatamente porque assisti a série por acaso e gostei. E queria me inteirar mais….achei ótima !

  18. Marylia Dias

    Me preocupa um pouco a série ter versão americana. Se por um lado, isto pode ser entendido como um “reconhecimento” – parabéns! mas por outro, perde muito. Os Simuladores mostram que no cotidiano há histórias – que também podem ser retratadas. Eles não são vigaristas, nem golpistas. São apenas simuladores – um tipo de “heróis” que gostaríamos de ter. Resolvem problemas, ora simples, ora complexos,muitos dos problemas aqui no Brasil chamamos de “políticos”. Adorei a série porque não há muita violência e mas há bastante inteligência. Me preocupa o fato do olhar americano. Basta ver o que aconteceu com o Eleventh Hour – baseado na série inglesa que, apesar de interessante (a versão americana), perde muito para a versão inglesa.Me preocupa também se vão manter os atores. Todos são gatérrimos. Não deveriam mudar a equipe. São ótimos. Simples, inteligentes, humanos,compreensíveis, todos são galãs, todos são heróis. Parabéns à equipe mexicana. Estou sentindo muita falta. Se “ameriacanizar”, talvez não seja a mesma coisa, é possível que fique sem graça.

  19. Solange

    E vai ter a terceira temporada!!!! Eles começam a gravar em fevereiro de 2011 com 22 episódios. Já estão até fazendo a seleção de elenco!!!! Vai ser legal!!!!!

  20. Edneia_r

    Esta série é maravilhosa!!!Pena que não consegui achar para baixar, alguém tem alguma dica? Edneia Pena – SP

  21. Sarah

    A série é, de fato, ótima!
    Pena que a Sony só a exibe nos finais de semana, e ainda assim nos horários mais inapropriados…realmente, é uma pena.

  22. Supermandoca

    Tem para baixar no pirate bay!

    Amo a série tbm…gostaria de saber quantas temporadas existem.. pq qdo eu descobri a série estava no fim..

  23. Juliana dias

    eu adoro essa série e como sou do brasil não podemos vadoro os simuladores: ela toda mais mesmo assim até a temporada que passou eu amei :juliana dias Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account