Log In

Especiais

ESPECIAL – Game of Thrones: os bastidores da 2ª temporada

Pin it

Menos de um mês. Esse é o tempo que ainda esperaremos para assistir The North Remembers, a tão aguardada season premiere de Game of Thrones. Pouco, se compararmos os 8 meses que se passaram desde Fire and Blood, a season finale da aclamada e premiada temporada de estréia de GoT. Mas muito, se levarmos em consideração a ansiedade pela chegada do dia 1° de abril.

E, junto com a ansiedade, vem a expectativa. É sabido que a 2ª temporada tem missões difíceis: superar a qualidade e a genialidade da 1ª, e manter o máximo possível de fidelidade em relação aos livros – os produtores já avisaram que alguns acontecimentos do 3° livro serão antecipados, e que mais ajustes serão necessários. Os fãs buscam qualquer tipo de informação – de bastidores, elenco e material promocional – para saber se suas expectativas serão atendidas. E a HBO foi uma boa companheira durante esses meses de espera. A emissora não deixou os fãs totalmente órfãos do seriado, já que estava sempre anunciando a contratação de novos atores – o que dava pistas sobre os rumos da história, para os leitores dos livros -, divulgando imagens e vídeos promocionais e de bastidores, e dando novas informações sobre a estréia da segunda temporada. Outro aliado dos fãs foi o autor George R.R. Martin, que sempre dava informações sobre os sets e as contratações.

A produção divulgou na Comic Con de 2011 que os desafios para essa 2ª temporada excederam suas expectativas, mas que todos estão bastante excitados com isso. E justificou a manutenção de apenas 10 episódios na 2ª temporada como forma de evitar a diluição da qualidade e o desenvolvimento lento da história. Mas, para quem pensa que 10 episódios por temporada é muito pouco, uma boa notícia: a HBO espera exibir 7 ou 8 temporadas do seriado. Mas ainda não há certeza do ponto que haverá distanciamento entre os livros e a produção televisiva, nem mesmo se o final das sagas coincidirá.

E tão logo começaram as gravações da 2ª temporada, cerca de um mês após a season finale da temporada de estréia – em 25 de julho de 2011 -, os fãs de GoT começaram a ser bombardeados por informações sobre adições ao já qualificadíssimo elenco do drama. E foram muitas as contratações, embora alguns personagens – alguns até importantes nos livros – tenham sido deixados de lado.

Tom Wlaschiha, ator alemão, irá interpretar Jaqen H’gar, um assassino “companheiro” na jornada de Arrya de volta para o norte. Robb Stark, o novo Senhor de Winterfell, terá seus aliados. O ator irlandês Michael McElhatton vai interpretar Roose Bolton, um perigoso personagem que vai desempenhar um papel importante nos acontecimentos da série. E John Stahl será Lord Karstark, também leal ao rei do Norte.  E até Sansa terá um aliado. O comediante inglês Tony Way dará vida ao bobo da corte em Porto Real, Sor Hollard. Nos livros, a relação entre ele e Sansa ganha bastante importância.

Balon Greyjoy

Ainda no núcleo “ligado” aos Starks, foi anunciado que Gemma Whelan irá interpretar Yara Greyjoy , irmã do já conhecido Theon Greyjoy. No livro, a personagem chama-se Asha, mas a produção, a fim de evitar confusões com o nome de outro personagem (Osha), resolveu efetuar a troca. E não esperem que a moça faça o estilo princesa. A valente jovem lidera guerreiros em batalha e toma conta do próprio navio. E por falar em Greyjoy, Patrick Malahide foi escolhido como Balon Greyjoy, Protetor das Ilhas de Ferro e pai de Yara e Theon. Os personagens prometem ter destaque nessa segunda temporada. E os Greyjoy também terão um “serviçal”. O britânico Ralph Ineson foi escalado para interpretar Dagmer Cleftjaw, o mestre de armas das Ilhas de Ferro.

Melisandre e Stannis

Mudando de casa, e chegando mais ao sul, o conhecido (e premiado) ator irlandês Liam Cunningham, fã confesso da obra de Martin, irá se juntar ao elenco como Davos Seaworth, responsável pelo abastecimento do castelo de Stannis Baratheon durante a guerra. Davos deverá ser aliado de Stannis na briga pelo trono de ferro. A propósito, Stephen Dillane interpretará Stannis, irmão do rei morto, que faz parte do pequeno conselho; e foi muito referido na 1ª temporada – o que explica a curiosidade dos fãs para conhecê-lo, enfim. Stannis voltará de Pedra do Dragão para participar da briga pelo trono.  E Melisandre, a conselheira de Stannis, será interpretada por Carice van Houten. A personagem tem poderes proféticos e espera espalhar sua religião pelos Sete Reinos.

Brienne, a “Bela”

Mas Stannis não é o único Baratheon que terá seus ajudantes. Gwendoline Christi se juntou ao elenco de GoT como Brienne, conhecida nos livros como Brienne, a Bela, jovem que serve Renly e sonha em ser cavaleiro do reino. Promete ser famosa entre os fãs pela destreza na luta com espadas. Também para o núcleo de Renly foi anunciada a contratação da “Anna Bolena” (The Tudors) Natalie Dormer. Ela interpretará Margaery Tyrell, noiva de Renly.

Bem ao norte veremos o patrulheiro Qhoryn, interpretado por Simon Armstrong. O personagem tem papel importante nos livros. Também no núcleo da Muralha,  a britânica Rose Leslie, que irá interpretar Ygritte, companheira de Jon Snow em suas aventuras além da muralha. No 2ª livro de Martin, a personagem desenvolve importante papel. Resta saber se a importância será conferida também no seriado. E mais atores britânicos juntaram-se ao elenco. Lucian Msamati interpretará o pirata mercenário Salladhor Saan, relacionado com Stannis Baratheon. Robert Pugh, veterano ator, irá interpretar Craster, um ser de caráter questionável, ligado à da Patrulha da Noite. O personagem é pai da “rebelde” Gilly, que será interpretada por Hannah Murray.

Para além do Mar estreito, Nonso Anozie foi interpretado para dar vida ao príncipe de Qarth Xaro Xoan Daxos, que terá uma interessante trama relacionada à Daenerys. Outro que fará parte do núcleo de Daenerys é Ian Hanmore, que dará vida à Pyat Pree, um feiticeiro que cruzara com a platinada durante sua viagem.

Jeyne e Robb Stark – foto disponibilizada pelos atores

Outra adição ao elenco foi Oona Chaplin (neta de Chaplin), que interpretará Jeyne. Mas não são muitas as informações dadas pela produção sobre o personagem. contudo, aparentemente, haverá uma forte ligação entre ela e Robb. E uma curiosidade: Roy Dotrice, que é a voz do audiolivro de A Song of Ice and Fire, irá interpretar Pyromancer Hallyne, um famoso alquimista.

Além de informações sobre elenco, a HBO liberou vários vídeos de bastidores, com mais informações sobre personagens e locações. Através deles foi possível saber um pouco mais sobre os cenários escolhidos para as cenas da segunda temporada. Na verdade, a HBO convidou os fãs à “visitarem” os sets, como você pode conferir aqui.

A Islândia foi um deles, e ela foi escolhida especialmente para as cenas que se passarão ao norte da Muralha, encabeçadas por Jon Snow. A produção da série acreditou que, apesar das dificuldades encontradas para se gravar na neve, as cenas ficariam mais reais que as gravadas na neve artificial, muito utilizada nas gravações da 1ª temporada. Vale lembrar que as cenas ao norte da Muralha serão mais abundantes a partir de agora. Se quiser dar uma conferidinha no cenário da Islândia – geleira Vatnajökull -, é só assistir ao vídeo da produção.

Outra locação foi a Croácia. O país europeu foi escolhido pelas características arquitetônicas medievais que conserva, e pela presença do mar no cenário. As cenas de Porto Real – a Capital do Reino -, e de Qarth – núcleo de Daenerys – foram rodadas na Croácia. E, com certeza, os atores que rodaram cenas na Croácia – entre eles o premiado Peter Dinklage e Emilia Clark – ficaram mais confortáveis do que os colegas que enfrentaram a neve do norte. Saiba aqui o que o elenco e a produção acharam da locação.

A Irlanda do Norte também foi palco das gravações da 2ª temporada. As cenas das Ilhas de Ferro foram gravadas no país, assim como o desenrolar do embate entre Starks e Lannisters e as cenas do acampamento de Renly Baratheon. Os cenários, com bastante verde, planícies e lagos, favoreceram à tomada de cenas.  Confira aqui a opinião da produção e dos atores sobre a locação. Curiosidade: o furacão Katia atingiu as locações na Irlanda do Norte, causando alguns estragos e ferimentos.

E se os cenários já são lindos, imaginem após a produção digital. A Pixomondo será responsável pelos efeitos visuais da 2ª temporada. A empresa é responsável pelas séries Hawaii Five-0 e Terra Nova, e pelos filmes Snow White and the Huntsman e Hugo, entre várias outras produções. Vale lembrar que os efeitos visuais da primeira temporada – que estavam à cargo da Blue Bolt – foram muito elogiados por sua qualidade, e concorreram à varios prêmios. Quer conferir a “mágica” que bons profissionais podem fazer? Então, assista a esse vídeo.

E, se não bastasse todo o alvoroço em torno das contratações, fotos promocionais e informações vindas das locações, a HBO ainda liberou teasers e trailers de tirar o fôlego. Daqueles de deixar os fãs contando os minutos. Ou melhor, os segundos. Então, se você ainda não assistiu, e quiser embarcar na histeria coletiva, divirta-se.

Shadow

Cold Winds

Power and Grace

São muitas as informações, então é impossível esgotá-las todas em um post. Por isso, recomendamos uma visita à página oficial da série. Lá você poderá conferir mais informações, fotos e vídeos sobre tudo que rolou nos bastidores dessa segunda temporada. Mas, apresse-se. O inverno está para chegar.

Lembrando que a HBO Brasil irá estrear a série na mesma data que a HBO. Então, em 1° de abril de 2012, as telinhas brasileiras também acompanharão The North Remembers. São muitos os motivos para comemorar.

Séries citadas:

Editora Chefe do TeleSéries, gasta boa parte da sua semana com séries. Sua estréia foi com ER, e atualmente assiste - entre várias outras - Grey's Anatomy, Game of Thrones, Suits, Castle e Rookie Blue. Ainda assim, arrumou um tempinho para maratonar Friends, The X Files e Chuck - pela qual se apaixonou, recente e irremediavelmente. Está saindo da crise de abstinência de Fringe graças à Orphan Black.

8 Comments

  1. WinterIsComing

    O texto está bem escrito e tal, mas infelizmente está cheio de informações erradas. Por exemplo, Maergery não é uma serva de Renly, e sim sua noiva (e pouco depois, esposa). Craster não faz parte da Patrulha, ele é só um aliado pra lá de questionável, e é um selvagem, morando acima da Muralha. E já se sabe há tempos que Oona Chaplin vai interpretar Jeyne Westerling. A única outra Heyne que me lembro, a Poole, amiga de Sansa, é muito mais nova que essa atriz e já apareceu na primeira temporada. Sem contar que no segundo livre ela não aparece.

  2. Juliana Baptista

     Quem não leu os livros não sabe de todas essas informações sobre os personagens. E muitos que acompanham a série, não gostam de spoilers!

  3. WinterIsComing

     Verdade. Mas quem escreve reportagens como essa tem a obrigação de checar as informações que escreve. Isso é jornalismo básico. E onde que soltei spoilers, apenas descrevi os personagens como a autora do texto o fez, só que corrigindo as suas descrições! Você tá confundindo descrição com spoiler, spoiler seria se eu revelasse mortes e resultados de batalhas futuros, por exemplo.

  4. Lu

     Acho que não é uma questão de spoiler e sim, de dar informações corretas. A matéria se propõe a apresentar os novos personagens em seus respectivos núcleos.

    Nada mais certo que o “cargo” ocupado pelo personagem seja escrito direito, oras. Há uma certa diferença entre serva e noiva. Seria o mesmo que dizer que Ned Stark era mestre de armas do Rei Robert.

    E são informações que dá pra achar na Wikipédia.

  5. Mariela Assmann

    Obrigada por apontarem os erros. As informações erradas serão corrigidas. Eu li muita notícias, compilei várias informações, chequei fontes. Mas algumas coisas passaram. Não escreveria um post baseada na Wikipédia, ela própria cheia de equivocos. E alguns erros foram baseados na tradução – equivocada – que eu fiz.

  6. Mariela Assmann

    As questões apontadas, foram corrigidas. Sinta-se a vontade para citar outros equívocos, eles serão prontamente corrigidos, também, com prazer. Muitas questões, como o fato de Margery ser noiva/esposa de Renly, são spoilers, por isso usei “serva” – o que, de fato, não corresponde à realidade. Descrevi os personagens, mas tentei ser cuidadosa para não entregar muito da história para quem não leu as obras.

  7. WinterIsComing

    Mas não sei pq vc considera spoiler chamar Maergery de noiva sendo que vc revelou que J’aqen se torna um “companheiro” de Arya. Isso pra mim é spoiler, pois quando o personagem for apresentado na segunda temporada, os leitores já vão saber que ele não é tão mau quanto parece… O melhor a fazer, ao meu ver, na redação dessa reportagem, é colocar um disclaimer no começo avisando que haverá descrição de personagens que nao apareceram, mas nenhum spoiiler muito drástico.

  8. Anônimo

    Mariela, que boas (e “substanciosas”) notícias!
    Eu não conheço quase nenhum dos atores que entrarão na segunda, mas ser britânico já conta muitos pontos comigo. Não consegui, ainda, aceitar a morte do Lord Stark (doi ainda, rs), mas tem tanta gente boa na série, que acho que eu não vou sentir tanto a falta dele.
    Eu era tão bobinha: achava que tudo aquilo era verdade – a neve, os castelos… Bem legal o video que você indicou, com a aplicação dos efeitos especiais.
    Nossa, filmagens na Islândia, Croácia, Irlanda! Vai ser deslumbrante. Bem, mas não precisava gastar tanto. Rome acabou na 2a. temp. por causa do custo: na época, foi a mais cara de todos os tempos. Não sei se mudou alguma coisa.
    Legal fazerem só 10 epis por temp. O esquemão de 22 epis. empobrece mesmo.

    Bom, eu estou igual àqueles cachorros de língua de fora, esperando os donos o levarem para passear na rua. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account