Log In

Colunas e Seções Gastronomia

Especial da Consciência Negra: tradição culinária com ‘The Fresh Prince of Bel-Air’

Pin it

A famosa série The Fresh Prince of Bel-Air (O Novo Príncipe de Bel-Air, adaptado como Um Maluco no Pedaço por aqui) foi um grande sucesso nos EUA e, até hoje, é acompanhada por muita gente no Brasil. Com elenco principal formado apenas por personagens negros, a série marca a coluna de Gastronomia deste mês, que faz homenagem ao recente Dia da Consciência Negra. A data é um símbolo extremamente significativo para o nosso país, pois é um marco da importância da luta e resistência da cultura negra frente à histórica opressão herdada desde os tempos coloniais. Nos Estados Unidos, o líder mundial na produção de séries de televisão, resguardadas as características específicas (tanto históricas quanto locais), a população negra também sofreu (e ainda sofre) muito com ataques à sua cultura.

A produção televisiva norte-americana, assim como no Brasil, em muito negligenciou a etnia negra, causando um efeito de branquização da mídia e, portanto, distanciando-se da realidade da população. No entanto, os EUA desenvolvem, desde a década de 1950, um nicho de black sitcoms – séries que exploram a cultura negra por meio da comédia. Amos ‘n’ Andy (1951-1953), uma das primeiras deste meio, nasceu no rádio, na década de 1920, e teve 78 episódios adaptados para a televisão. Desde então, várias foram as produções, sendo que, na década de 1990, The Fresh Prince despontou como um grande sucesso e revelou Will Smith, um dos atores negros mais populares da indústria cinematográfica.

 

A conhecida abertura da série mostra Will (Will Smith) cantando a sua própria história. O show, que durou de 1990 a 1996 e colecionou muitas indicações a prêmios, narra a vida de um garoto negro e pobre que teve sua vida radicalmente transformada com a mudança da periferia da Filadélfia para a riquíssima região de Bel-Air, em Los Angeles. A chegada de Will ao novo lar, a abastada mansão da família Banks, é marcada por um choque cultural nada fácil tanto para Will quanto para os tios e primos que acabavam de conhecê-lo.

Mesmo ambientada no conforto de um ambiente economicamente próspero, The Fresh Prince se tornou um grande sucesso devido a não negligenciar as desigualdades e o preconceito sofrido pelas famílias negras. Com roteiro basicamente voltado para humor, a série também conseguiu combinar uma variedade de situações dramáticas, aproveitando para, em rede nacional, discutir uma grande gama de valores sob a visão nuclear de uma família negra.

FreshPrince3

Além do próprio Will, a série deu conta de desenvolver personagens muito característicos e bem construídos. Dentre eles, está o motivador da nossa coluna de hoje, o Tio Phil (o saudoso James Avery). Aos poucos, ao longo da série, as barreiras entre ele e o sobrinho foram quebradas, com Phil assumindo o papel de um pai que Will nunca teve. Além das grandes lições, outra coisa enorme no Tio Phil era o apetite (hehe). Gordinho assumido, são dele algumas das cenas mais cômicas e deliciosas. Um exemplo de como a comida é central na vida de Phil é o episódio Home is Where the Heart Attack is (s04e10), no qual, após anos de uma alimentação nada suave, um ataque cardíaco o leva direto para hospital. Apesar da notícia ruim, o episódio mostra uma das comidas favoritas do Tio Phil com uma descrição super gulosa feita por ele quando estava privado de comer à vontade.

FreshPrince4

“Eu não posso fazer isso. Eu não posso abrir mão da minha comida favorita chamada peru. Oh, meu Deus, peru…com macios montes de purê de batatas…encharcado de manteiga…cebolas pequeninhas… nadando em um mar de molho cremoso” – Tio Phil (s04e10).

A combinação descritra pelo Tio Phil – peru e purê de batatas – é um dos grandes ícones do Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças, realizado, anualmente, na última quinta-feira de novembro (o mais recente foi agora, no dia 27). A cozinha desta data tem uma grande influência da culinária de origem afro, principalmente devido à forte presença de escravos negros na cozinha colonial norte-americana. E já que, no ano passado, o Teleséries já ensinou a você como preparar a carne especial da data, agora, em 2014, é a vez de encararmos o acompanhamento. A boa notícia é que o pior já passou: depois de demorar um pouquinho com o preparo do peru, o purê de batatas é rapidíssimo. Ou seja, além de gostoso, é uma ótima saída para qualquer aperto no dia a dia.

Purê de batatas de ‘The Fresh Prince of Bel-Air’

purêIngredientes:

3 batatas pequenas

2 colheres (sopa) de creme de leite sem soro

Fio de azeite de oliva (ou manteiga)

Sal e temperos a gosto

Modo de fazer:

1. Cozinhe as batatas até ficarem macias.

2. Amasse as batatas ainda quentes (com um amassador ou um garfo mesmo) e adicione o restante dos ingredientes.

3. Misture bem e leve ao fogo por alguns minutinhos, sempre mexendo, para apurar o ponto e deixar o purê quente.

E é só servir! Depois das batatas cozidas, você demora, no máximo, 10 minutos para que tudo esteja pronto. O creme de leite, também muito apreciado pelo Tio Phil, é o ingrediente que dá a suavidade para este purê, que fica bem cremoso e aerado. Se você preferir dar um sabor a mais, pode colocar um pouco de queijo (fica muito gostoso!), ou, ainda, experimentar as cebolinhas do Tio Phil (e se tiver manteiga, então, fica perfeito!). A receita de hoje é uma medida bem prática para o dia a dia, servindo de uma a duas pessoas. Se você quiser fazer em maior quantidade, basta usar o mesmos ingredientes com a dose necessária para o número de pessoas que você irá servir.

Fácil, não é mesmo?

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

1 Comment

  1. Pingback: Até logo, Teleséries! Foi uma delícia cozinhar com você! » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account