Log In

Colunas e Seções Entreatos

Entreatos: Cultura Pop levada a sério – Spoiler Alert

Pin it

Havia uma época em que se você perdesse uma episódio de sua série a maior consequência seria saber depois de todo mundo que a Felicity cortou o cabelo ou que o Chandler pediu a Monica em casamento. Bastava evitar o assunto com seus amigos, e não assistir as chamadas dos próximos capítulos que tudo estava bem até que você se atualizasse. Agora não mais.

Agora se você tem qualquer desejo de assistir os capítulos no seu ritmo, guarda-los para mais tarde, reservar uma ocasião especial junto a um pote de Ben&Jerry´s, ou mesmo não conseguir assistir a tempo porque (surpresa) você tem uma vida e amigos que não seguem um script, é preciso fazer malabarismos. Imagina então o que foi preciso fazer para não saber “antes da hora” o desfecho do episódio 9 da terceira temporada de Game of Thrones, The Red Wedding?  Um completo shutdown.

Tudo começou porque eu quis guardar a temporada inteira para um fim de semana de binge watching. Pois bem, que inocência a minha. Não bastou ter previamente deletado os amigos fofoqueiros e estraga prazeres no Facebook, foi preciso deletar todas as fanpages referentes a séries, inclusive a página oficial da HBO, mostrando como o código de cavalheiros do “spoiler alert” não é mais honrado por ninguém. Mas isso não foi o suficiente, porque mesmo os amigos que nunca postaram sobre a série precisavam então dizer como eles estavam CHOCADOS com a tal perda. E mesmo que eles não tenham revelado qual perda foi essa, em uma série em que a “personagem principal” morre antes do fim da primeira temporada, essa reação já diz muitas coisa: havia apenas alguns personagens capazes de causar tal comoção e eu comecei a rezar para que os meus preferidos tivessem sido salvos.

Agora, a partir do momento que você tem qualquer pista sobre o acontecido e sua cabeça involuntariamente passa a avaliar todas as hipóteses de resolução, toda informação passa a ser um campo minado. Era preciso fugir de novos memes e piadas, o que acarreta em um completo afastamento de mídias sociais – todo e qualquer post era uma potencial ameaça. Mas mesmo no mundo real as pessoas não conseguiam parar de comentar o tal episódio, a ponto de que eu me vi tampando os ouvidos e fugindo para o banheiro em um restaurante quando a mesa do lado simplesmente não conseguia falar de outra coisa.

Não é um problema só das novas mídias ou um rompimento com o contrato social do “spoiler alert”, o fato é que a transmissão do episódio de certas séries virou um evento. É como tentar não saber o resultado do Superbowl – mais do que isso, é como tentar não saber como foi o show o intervalo do Superbowl. E isto é algo aterrorizante, porque, por mais que desejemos que nossas séries favoritas tenham uma ótima audiência, com 6 temporadas e um filme, o que no fundo, bem no fundinho, a gente quer é ficar em casa assistindo aos episódios comendo Ben&Jerry´s. E ninguém deveria interferir no momento sagrado que é assistir pela primeira vez um episódio completamente inédito.

Séries citadas:

2 Comments

  1. Roosevelt Barros

    Eu normalmente vejo as séries no fins de semana, mas nunca consigo escapar dos spoilers. Exemplo disso é MARVEL AGENTS OF S.H.I.E.L.D. a série tem um ritmo lento na 1ª temporada (sim, eu sei que estou muito atrasado), mas soube que dá uma melhorada lá para o 17º episódio e com essa reviravolta já soube quem trai quem antes mesmo de chegar lá (ainda preciso terminar o 13º episódio). Parece que não dá mais para se fazer maratonas deitados no sofá de casa, esperando ser surpreendido .

  2. Rubens

    Eu nao vejo qual é o problema de saber o que vai acontecer antes de assistir (o legal é assistir COMO a cena foi feita). Mas se vocês veem problema (e, pior, assistem atrasado, depois de todo mundo), a pergunta obvia é: por que raios acessam sites e blogs que falam de series, entao?… Nao vejo a menor logica acessar um blog que fala de uma serie, e depois reclamar que ficou sabendo do que nao devia… Non-sense puro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account