Log In

Audiência

Audiência da Summer Season despenca (audiência na TV americana 30 de junho a 12 de julho)

Pin it

Este texto refere-se à audiência das duas últimas semanas, pois os dados da  semana do feriado de 4 de julho foram divulgadas com atraso.

Estréias

Siberia, o drama da rede ABC que retrata um reality show ambientado em uma região inóspita e cercada de mistério, estreou na semana do feriado de quatro de julho. Com uma média de audiência de 1 ponto na demo 18-49 anos e 2.830 milhões de telespectadores totais, nestas duas semanas, a série ainda não conquistou o público. O formato deste novo drama da rede ABC pode ter deixado os telespectadores confusos sobre a veracidade dos fatos e por isso pode ter afastado a audiência, mas outro fator a ser considerado é que seu horário de exibição coincide com  Under the Dome que tem arrebatado a audiência.

As outras estréias nestas duas primeiras semanas de julho são da rede NBC: três realities shows e um drama.

O drama Camp, acompanha a vida de Mackenzie Granger (Rachel Griffiths), mãe solteira, diretora de um acampamento de férias  e suas dificuldades para fazer o negócio funcionar. O drama promete histórias para todas as idades, desde adolescentes até pessoas mais maduras. Em seu primeiro episódio, Camp ficou na média de audiência desta Summer Season na demo 18-49 anos, com 1.5 pontos, mas obteve um bom número de telespectadores totais (cinco milhões de pessoas).  Vejamos se nas próximas semanas Camp consegue uma fatia maior da audiência junto ao público qualificado, que é o alvo das emissoras de televisão.

American Ninja Warrior, um reality show onde atletas amadores (geralmente pessoas comuns como professores, policiais ou bombeiros) competem para levar um prêmio de U$ 500.000, estreou no dia primeiro de julho pela rede ABC. Em sua quarta temporada, a série manteve bons índices de audiência para a Summer Season: 1.6 pontos na demo 18-49 anos e 5,12 milhões de telespectadores totais.

Hollywood Game Night, é um game show apresentado por Jane Lynch. Para este primeiro episódio a NBC reuniu um time de peso: os atores Matthew Perry, Lisa Kudrow, Martin Short, Kristen Bell, Allyson Hanigan e Daniel Dae Kim. Mas nem assim o reality conseguiu impressionar no quesito audiência, obtendo 1.4 pontos na demo 18-49 anos e 4,29 milhões de telespectadores totais. Rookie Blue, da rede ABC e a re-exibição de Elementary, pela rede CBS, no mesmo horário do game show da NBC, conseguiram mais audiência junto ao público total. Vejamos o que a NBC fará nas próximas semanas a respeito do seu novo show.

Pode-se dizer que Get Out Alive With Bear Grylls é uma junção de Survivor e À Prova de Tudo, programa estrelado por Bear Grylls e exibido pela Discovery. A rede NBC fez uma boa aposta trazendo Grylls como apresentador deste reality. Mais conhecido pelo programa À Prova de Tudo, este irlandês de 39 anos, tem fãs espalhados pelo mundo todo, principalmente junto ao público alvo das redes de televisão. O primeiro episódio, exibido dia 8 de julho, marcou 1.5 pontos na demo 18-49 anos. Junto ao público total, no entanto, conseguiu 4,23 milhões de pessoas, um número menor do que a re-exibição, no mesm o horário da programação, do episódio 2 Broke Girls (4,78 milhões de pessoas) pela rede CBS. Vejamos como será o desempenho do programa junto à audiência nas próximas semanas.

Under the Dome, terceira semana

Mais uma série baseada em uma obra de Stephen King, Under the Dome estreou com números estratosféricos: 3.3 pontos na demo 18-49 anos e 13,53 milhões de telespectadores totais. Um feito incrível para uma série da Summer Season. Em sua segunda semana de exibição, a série perdeu 13% do público qualificado (o que é comum acontecer com a maioria das estréias) e os alarmistas de plantão apertaram o botão vermelho. A verdade é que ainda é cedo para qualquer previsão.  Stephen King já teve várias obras adaptadas para a televisão (séries, mini-séries e filmes). Das suas obras que viraram séries,  Golden Years e Kingdom Hospital duraram apenas uma temporada, mas The Dead Zone teve cinco temporadas e Haven caminha para a quarta. Por outro lado, os produtores da série devem estar torcendo para que o efeito Touch não atinja Under the Dome. A série estrelada por Kiefer Southerland, na temporada passada,  também atingiu a marca de 3.3 pontos na demo em seu primeiro episódio exibido na Summer Season e viu a audiência paulatinamente despencar ao longo da sua primeira temporada: o último episódio da primeira temporada da série obteve 1.3 pontos na demo 18-49 anos, 60% a menos que o público inicial. Assim, sobre Under the Dome, a única coisa que podemos afirmar até agora, é que o desempenho da série junto à audiência ainda é uma incógnita, embora até o momento seus números estejam acima dos alcançados pela maioria das séries nesta Summer Season: 2.8 pontos na demo 18-49 anos e 11,26 milhões de telespectadores totais para os episódios inéditos.

Audiência: melhores desempenhos

Nestas duas primeiras semanas de julho alguns programas conseguiram manter uma audiência elevada junto ao público total, mas o público qualificado  (18-49 anos) que permaneceu em frente aos televisores diminuiu ainda mais em relação aos meses anteriores.

Considerando-se os dados do horário nobre (20:00 às 22:00 horas), apenas cinco programas obtiveram mais que seis milhões de telespectadores totais em média, nestas duas semanas:

  • Under the Dome: 9,20 milhões de pessoas.
  • NCIS: 8,52 milhões de pessoas.
  • America´s Got Talent: 8,28 milhões de pessoas.
  • The Bachelorette: 6,61 milhões de pessoas
  • The Big Bang Theory: 6,38 milhões de pessoas

Junto ao público qualificado apenas dois programas conseguiram obter números relevantes:

  • Under the Dome: 2.8 pontos.
  • America´s Got Talent: 2 pontos.

E o desempenho das redes, na média de audiência diária desta última semana, ficou assim:

  • A FOX liderou a noite de domingo na demo 18-49 anos, com 1.47 pontos e a CBS em número de telespectadores totais (4,70 milhões de pessoas).
  • A CBS dividiu a liderança da segunda-feira com a ABC. As duas emissoras ficaram com 1.5 pontos na demo, mas a CBS obteve um maior número de telespectadores totais, atingindo 5,70 milhões de pessoas.
  • Já, na terça-feira, foi a vez da FOX dividir a liderança com a CBS: 1.5 pontos na demo para a FOX e 6.760 milhões de telespectadores totais para a CBS.
  • A quarta-feira foi inteiramente da FOX: 2.25 pontos na demo e 5,45 milhões de telespectadores totais.
  • Na quinta-feira a CBS obteve a liderança tanto junto ao público qualificado quanto em telespectadores totais: 1.62 pontos na demo e 6,41 milhões de telespectadores totais, respectivamente.
  • A sexta-feira foi dividida entre a NBC e a CBS. A rede NBC atingiu 1.1 pontos na demo (18-49 anos) e a CBS 4,70 milhões de telespectadores totais.
  • O conjunto da programação da semana deu a liderança, na média de audiência na demo 18-49 à FOX com 1.31 pontos e à CBS junto ao público total, com 5,55 milhões de pessoasoas. Os mesmos números obtidos pelas duas emissoras há duas semanas atrás.
Séries citadas:

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

4 Comments

  1. Brunella

    Olá! por favor, alguém sabe como posso baixar/ assistir Hollywood Game Night? Tentei no youtube, mas não tinha e eu não sei onde achar… Gostaria muito de ver!

  2. Paulo Serpa Antunes

    Alguém já viu Siberia? Fiquei curioso.

    Sobre Under the Dome, não abandonei ainda. Mas a série não é boa. Só que eu acho que ela combina com o verão, acho que pode dar certo.

    Não acho que dê pra comparar muito ela com Touch, porque Touch estreou em março, ficou meio tapa buraco. Under the Dome já teve um lançamento mais planejado, por isto está se mantendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account