Log In

Reviews

Elementary – The Grand Experiment

Pin it
Série: Elementary
Episódio: The Grand Experiment
Número do Episódio: 2X24
Exibição nos EUA: 15/05/2014
96
4.8
1

A season finale de Elementary não teve cara de season finale. Depois de uma temporada com episódios dramáticos, inteligentes e eletrizantes, o último capítulo do segundo ano da série foi apenas… mediano. O episódio dava continuidade à história iniciada uma semana antes, quando Mycroft revelou que era agente da MI6 e caiu em uma armadilha feita por um de seus colegas na agência de inteligência britânica.

Ao contrário do que eu pensei na semana passada, Sherlock não acreditou que Mycroft era mesmo um espião e fez tudo o que pôde para provar a inocência do irmão. Com a ajuda da Watson, eles iniciaram uma investigação um tanto entediante, complexa e confusa, e provaram que Mycroft é mesmo um bom rapaz. O problema é que o irmão de Sherlock agiu precipitadamente (ou não, nunca se sabe…) e acabou fazendo um acordo com a NSA para salvar a própria pele e a pele de Watson e Sherlock, que estavam ameaçados por um grupo criminoso. Para isso, os agentes americanos decidiram forjar a morte de Mycroft, que, agora, vai precisar “sumir” do mapa.

E isso é muito triste. Primeiro porque o Mycroft é um personagem cativante, a presença dele na série é bem-vinda e dá uma dinâmica interessante ao enredo, já que a relação dele com Sherlock é de amor e ódio, uma típica relação de irmãos. Não bastasse isso, ele ainda se envolveu com a Watson e, aí, inúmeros conflitos deliciosos nos são propiciados. O primeiro é o caso amoroso por si só. Shippar dois personagens é uma das coisas mais divertidas que um telespectador pode fazer. A segunda diz respeito ao fato de dois irmãos se apaixonarem pela mesma mulher – tema que sempre atraiu interesse das civilizações, desde os primórdios… É verdade que a gente não sabe se Sherlock é realmente apaixonado pela Watson ou apenas nutre um amor incondicional por ela como amigo. Fato é que a dúvida nos foi colocada, especialmente nessa temporada, e o triângulo amoroso entre eles foi, definitivamente, considerado.

Elementary 2X24 2

Só que, agora, com Mycroft se afastando, a gente pode esperar que a terceira temporada seja totalmente diferente. Afinal, esse segundo ano se tratou, basicamente, de explorar a relação de Sherlock e Mycroft, uma relação extremamente ruim na primeira temporada, mas que, nessa segunda, conseguiu evoluir bastante, ao ponto de chegarmos a essa season finale e vermos Mycroft dizer um emocionado “Eu te amo” ao irmão. Não foi dessa vez que Sherlock retribuiu as palavras, mas foi, sim, importante para a relação dos dois.

Mycroft vai mesmo sumir na terceira temporada ou é apenas um conflito típico de todo final de temporada e que, com certeza, será resolvido no início da próxima? Para ser sincera, não acredito que essa relação dos irmãos será, ainda, tema principal da série. Acho mesmo que Mycroft terá a participação reduzida. Ao que tudo indica, o terceiro ano de Elementary irá se focar na relação de Sherlock com Joan (teremos nossas perguntas finalmente respondidas?). Tanto que, em uma das cenas finais desse último episódio, vimos Sherlock pegar um pacote de heroína que estava escondido na sala de sua residência. Caso ele use mesmo a droga, existem duas possibilidades: ou a saída de Watson de casa realmente mexeu com ele e ele está depressivo… ou é uma maneira de ele obrigar que ela fique na casa que os dois dividem, pura manipulação. Talvez, ambas as coisas. Mas ainda não sabemos se ele terá coragem de usar a substância…

Apesar de a possível recaída de Sherlock ser um conflito instigante, a gente espera que o cliffhanger de uma season finale seja mais bombástico do que isso. De disparar o coração. Não foi o caso, achei fraco. Elementary veio de uma temporada inteira de episódios incríveis e parece ter perdido o fôlego no final. Bom, os roteiristas têm até o segundo semestre para o recuperar, quando o seriado retorna para o terceiro ano. Assim espero – e acredito.

Séries citadas:

É jornalista formada pela Unesp e pós-graduanda em Gestão Cultural. No TeleSéries, escreve mensalmente a coluna Estilo. Aficionada pelas histórias de terror, sobrenaturais e de mistério, também não dispensa aquela comediazinha romântica... Pushing Daisies, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Riget, Lost in Austen, Wonderfalls, Samantha Who?, Copper, Harper's Island e Hannibal estão entre suas séries preferidas de todos os tempos! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account