Log In

Notícias Novos Pilotos e Séries

‘Elementary’ mantém “o espírito” de Sherlock Holmes

Pin it

A primeira vez que Sherlock Holmes deu apareceu foi em 1887, no romance policial Um Estudo em Vermelho (A Study In The Scarlet), de Sir Arthur Conan Doyle, publicado na revista Beeton’s Christmas Annual.

Na obra, Holmes é descrito como um detetive alto e exageradamente magro, com profunda sabedoria em química e literatura Vitoriana, conhecimentos estreitos e precisos em geologia e botânica e que ainda entende alguma coisa de filosofia, astronomia e política.

Desde aquela época, incontáveis histórias sobre o detetive surgiram e a figura de Holmes variou um pouco. Recentemente, a franquia cinematográfica de Sherlock Holmes, estrelada por Robert Downey Jr., tem feito considerável sucesso, mas foi a série Sherlock, da BBC One, que ganhou grande aclamação de público e crítica.

O ator Benedict Cumberbatch (The Last Enemy, Desejo e Reparação) – que, diga-se de passagem, lembra o irlandês Jonathan Rhys Meyers – tem sido considerado “perfeito” no papel.

Só que, em setembro, outra produção – dessa vez, americana – chega para explorar a história do detetive e apresenta um novo Sherlock Holmes ao público.

Em Elementary – óbvia menção à frase “Elementar, meu caro Watson” -, do canal NBC, o britânico Johnny Lee Miller (Eli Stone) interpretará a figura conhecida por sua ironia e inteligência. A história, trazida para os dias de hoje, também obrigada o detetive a mudar de endereço: da famosa Baker Street 221B, em Londres, ele se instalará em algum endereço nova iorquino. É que Sherlock Holmes será expulso da Scotland Yard, polícia inglesa onde prestava consultorias, e será enviado a um centro de reabilitação em Nova York.

As mudanças não param por aí. O fiel companheiro Dr. John Watson, agora, será Dra. Joan Watson, interpretada por Lucy Liu (As Panteras). Ela será uma ex-cirurgiã afastada do cargo depois que um paciente morreu em suas mãos. Muitos fãs de Sherlock Holmes, inclusive, já se demonstraram insatisfeitos com a troca de gênero do personagem.

Se a versão americana vai se sustentar – sem a característica ironia inglesa e o Big Ben ao fundo – ainda é cedo para dizer. Mas o ator Johnny Lee Miller não parece preocupado com as comparações à série da BBC. Ele se disse espectador da atração britânica e praticamente um “groupie” do trabalho de Cumberbatch (quem, segundo ele, tem dado apoio à nova série).

O produtor-executivo da atração, Robert Doherty (Medium), também assegura que o espírito do detetive criado por Conan Doyle será mantido. “Eu quis dar minha própria impressão sobre a história, mas o uso de drogas e os amores desastrosos de Sherlock (elementos-chave do material original) irão aparecer nessa versão.”

Segundo Doherty, na história original, Sherlock se envolveu com drogas pesadas, como cocaína, e isso se manterá agora. A diferença é que, em Elementary, o detetive irá enfrentar muitos problemas e o mundo não será tão simples como ele imaginava. “Algo terrível aconteceu a ele em Londres e o fez sair do controle”, antecipa.

O professor Moriarty, gênio do crime e grande inimigo do detetive, também terá lugar na história americana.

Elementary estreia no dia 27 de setembro na CBS dos Estados Unidos. Além de produzir a série, Robert Doherty divide o roteiro com Sarah Timberman e Carl Beverley, de Justified. Aidan Quinn (White Collar, Weeds) também está no elenco, como um policial americano.

Aos curiosos, algumas prévias da série já foram divulgadas, como você vê abaixo:

Com informações do TV Guide.

Séries citadas:

É jornalista formada pela Unesp e pós-graduanda em Gestão Cultural. No TeleSéries, escreve mensalmente a coluna Estilo. Aficionada pelas histórias de terror, sobrenaturais e de mistério, também não dispensa aquela comediazinha romântica... Pushing Daisies, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Riget, Lost in Austen, Wonderfalls, Samantha Who?, Copper, Harper's Island e Hannibal estão entre suas séries preferidas de todos os tempos! :)

4 Comments

  1. Pingback: ‘Beauty and the Beast’: produtora “justifica” a beleza da Fera

  2. Pingback: TeleSéries Magazine | A revista eletrônica de quem é viciado em seriados de TV.

  3. Pingback: “Elementary”: Sherlock Holmes, é você? | romanceteria

  4. Pingback: Elementary – The Woman e Heroine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account