Log In

Notícias

E o Oscar vai para… As antigas estrelas da TV? Confira essa história!

Pin it

Se existe uma verdade, no mundo da televisão, que ator nenhum nega é que, muitos deles, começam a trabalhar nas séries de TV com um único objetivo: chegar ao aclamado mundo do cinema, a cultuada “sétima arte”, passar da small screen para a BIG screen.

Durante muito tempo, no entanto, essa tarefa não era das mais fáceis e havia uma grande separação entre atores que faziam cinema e atores que faziam TV. Hoje em dia, as coisas mudaram e não só os rostos conhecidos da televisão estrelam filmes de sucesso, como, também, atores premiados nos longa-metragens, vira e mexe, aparecem em algum produto para a TV (o exemplo mais recente é Kevin Bacon na aguardada The Following, do canal FOX).

NOTÍCIAS | Confira a lista de vencedores do People’s Choice Awards 2013

Por isso mesmo, quando a lista de indicados os Oscar é divulgada, a gente corre passar o olhos pelos nomes dos concorrentes, para ver se reconhece algum deles dos programas preferidos – na infância ou atualmente. E, na edição 2013, existem velhos conhecidos…

Bradley Cooper, “Melhor Ator”

Bradley Cooper, que ganhou notoriedade ao estrelar o filme de comédia Se Beber Não Case (The Hangover), concorre em um das principais categorias, a de Melhor Ator, pelo filme O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook). Mas quem não se lembra dele na série Alias (2001-2006) como Will Tipim, o repórter investigativo que acabou até na lista de proteção do governo americano? Cooper também esteve em algumas temporadas de Nip/Tuck, Kitchen Confidential, Touching Evil, entre outras.

Denzel Washington, “Melhor Ator”

Os mais jovens podem até não saber, mas Denzel Washington, um dos nomes mais conhecidos dos filmes policiais – entre eles, O Gângster e o Plano Perfeito – estrelou uma série de TV na década de 1980.  St. Elsewhere foi exibida pela NBC e era bastante popular na época, sendo, por vezes, apontada como um dos melhores programas de todos os tempos. A série girava em torno de um hospital sem muitos recursos que tratava pacientes expulsos de clínicas renomadas. Denzel era o Dr. Philip Chandler e, vinte anos depois, concorre ao troféu de Melhor Ator, na Academia, pelo filme Voo.

Joaquin Phoenix, “Melhor Ator”

O ator Joaquin Phoenix ( mais conhecido pelos filmes Johnny & June e Sinais) também disputa o título de Melhor Ator no Oscar – mas não é pelo falso documentário I’m Still Here. Phoenix convenceu os membros da Academia com seu trabalho em O Mestre, mas, há muitos anos atrás, o então jovem galã conquistou os espectadores da televisão. O ator, na verdade, começou sua carreira na “telinha”, em 1982, em uma participação na série Seven Brides for Seven Brothers. Anos mais tarde, ele ganhou um papel recorrente na mesma emissora em Morningstar/Eveningstar (1986). Depois disso, Phoenix se dedicou ao cinema.

Naomi Watts, “Melhor Atriz”

Antes de conquistar o enorme coração do King Kong ou ter de lidar com a Samara, em O Chamado, Naomi Watts apareceu em séries televisivas. Ela estrelou Sleepwalkers, da NBC, na década de 1980, e apareceu em diversos episódios de Home and Away, Hey Dad…! e Brides of Christ. Ao Oscar, ela concorre pelo filme O Impossível.

Jessica Chastain, “Melhor Atriz”

Jessica Chastain conquistou o lugar ao sol justamente com o filme A Hora Mais Escura, filme pelo qual foi indicada ao prêmio mais importante do cinema. Antes disso, ela era como uma rainha das participações especiais nas séries televisivas. Foram inúmeras… The Evidence, Em Nome da Justiça,  Law & Order: Trial by Jury, Veronica Mars e ER.

Jennifer Lawrence, “Melhor Atriz”

Jennifer Lawrence é a nova queridinha de Hollywood e conquistou a segunda indicação ao Oscar – com apenas 22 anos. A primeira delas foi em 2010, pelo filme Inverno da Alma, e, agora, em 2012, por O Lado Bom da Vida. Mas, com certeza, os meninos não se esqueceram dela nas temporadas em que participou de The Bill Evgall Show, além das participações em Monk, Medium e Cold Case.

Robert De Niro, “Melhor Ator Coadjuvante”

Até o veterano Robert De Niro, indicado por O Lado Bom da Vida, já deu o ar da graça – literalmente – na televisão, na telenovela The Godfather – A Novel for Television, em 1977. Gostaram do bigodón?

Tommy Lee Jones, “Melhor Ator Coadjuvante”

Tommy Lee Jones é outro que coleciona participações televisivas. O último trabalho na TV foi no telefilme The Sunset Limited (2011), em que contracena com Samuel L. Jackson em uma história sobre suicídio. Ele já emprestou seu talento, também, para as séries Os Pistoleiros do Oeste (1989), One Life to Live (1971) e até As Panteras (1976). Ao Oscar, ele concorre por Lincoln, sobre o lendário presidente americano.

Alan Arkin, “Melhor Ator Coadjuvante”

Alan Arkin concorre por Argo, filme dirigido por Ben Affleck e que tem um número surpreendente de indicações. Kirman já trabalhou na TV por diversas vezes, como em Sesame Street, na década de 1970, Harry, em 1987, e 100 Centre Street, em 2002.

Sally Field, “Melhor Atriz Coadjuvante”

Muita gente vai se lembrar dela como a Nora Walker, de Brothers & Sisters, ou a Maggie Wyczenski, de Plantão Médico. Os mais velhos ou com memória mais aguçada, ainda se recordarão dela pelo papel central em A Noviça Voadora (The Flying Nun), entre 1967 e 1970. Mas Sally Field pode levar a estatueta mais cobiçada do cinema pela participação no filme Lincoln. Boa sorte para ela!

Anne Hathaway, “Melhor Atriz Coadjuvante”

Antes de dividir a tela com a veterana Meryl Streep, em O Diabo Veste Prada, Anne Hathaway esteve na série de comédia familiar da FOX Cai na Real (Get Real). Alguém se lembra disso? Pois é. De lá para cá, ela até já apresentou a cerimônia do Oscar, em 2011, ao lado de James Franco – e foi super criticada pelo desempenho efusivo em contraste com a falta de ânimo do ator. Esse ano, ela concorre ao troféu da Academia por Os Miseráveis. Tomara que ela se saia melhor, dessa vez.

Jacki Weaver, “Melhor Atriz Coadjuvante”

A atriz Jacki Weaver é outra que disputa o Oscar pelo filme O Lado Bom da Vida. É na televisão, no entanto, que se concentra o mair número de trabalhos da atriz. Destaque para Homicide, na década e 1960, Matlock Police, em 1975, e Water Under Bridge, nos anos 1980.

Helen Hunt, “Melhor Atriz Coadjuvante”

Helen Hunt e Denzel Washington tem mais em comum dos que as indicações ao Oscar 2013. Assim como o ator, Hunt também esteve na série médica St. Elsewhere. Ela ainda participou de um episódio da saudosa Friends, My Life and Times e Mad About You.

Amy Adams, “Melhor Atriz Coadjuvante”

A futura Lois Lane, Amy Adams – que vai estrelar Superman – O Homem de Aço, ao lado de Henry Cavill, ainda esse ano – conquistou uma indicação ao Oscar pelo filme O Mestre. Antes disso, Adams encantou na telinha com participações nas séries The Office, Dr. Vegas, Smallville, Charmed, entre outras. Essa já é a quarta vez que a jovem atriz concorre à estatueta. Poderosa, não?

Steven Spielberg, “Melhor Diretor”

Steven Spielberg, provavelmente, tem uma das listas mais extensas em filmes famosos no cinema. Jurassic Parker, A. I. – Inteligência Artificial, O Resgate do Soldado Ryan, Prenda-me Se For Capaz. Agora, Lincoln, outra produção que concorre a incontáveis estatuetas, lhe rendeu a nomeação de melhor diretor. Mas bom espectador sabe que o cineasta é, também, um ativo idealizador de produtos televisivos. Terra Nova – atualmente em exibição na Globo -, Falling Skies, o musical Smash e The Pacific são apenas alguns exemplos de séries realizadas com a criatividade dele. Multitalentoso, não?

Para conferir a lista completa dos indicados ao Oscar 2013, clique aqui. Quais são suas apostas?

Séries citadas:

É jornalista formada pela Unesp e pós-graduanda em Gestão Cultural. No TeleSéries, escreve mensalmente a coluna Estilo. Aficionada pelas histórias de terror, sobrenaturais e de mistério, também não dispensa aquela comediazinha romântica... Pushing Daisies, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Riget, Lost in Austen, Wonderfalls, Samantha Who?, Copper, Harper's Island e Hannibal estão entre suas séries preferidas de todos os tempos! :)

15 Comments

  1. Paullo Kidmann

    Show de bola teleséries, muito bom mesmo essa matéria…Atores que eu nem sonhava que começaram na TV, mas vamos combinar, pode até ainda rolar um preconceito com a chamada telinha mas convenhamos que atualmente a TV (em muitos casos) não fica devendo nada em questão de qualidade para o cinema…tanto é que muito atores consagrados estão apostando na telinha como citado à cima.

  2. Gabriela Pagano

    sim, é verdade! e o melhor de tudo: quem sai ganhando é a gente! :D
    ficar em casa e ver TV, hoje em dia, é excelente programa, em todos os sentidos. não precisa, necessariamente, ir ao cinema pra assistir algo bom.

  3. Luciene

    Sally Field ficou famosa pela série a Noviça Rebelde, ainda bem jovem. Esqueceram de mencionar…

  4. Tati Leite

    Spielberg produziu ER. E foi ele quem decidiu que a Carol, apesar de morrer no piloto, deveria voltar para série porque adorou a atuação da Julianna Margulies.

  5. Fernando dos Santos

    Faltou mencionar que o Spielberg começou a carreira de diretor trabalhando na televisão americana no final dos anos 60, inicio dos 70. Nesse periodo ele dirigiu episodios de séries como Columbo e Night Gallery entre outras.

    O longa que alavancou sua carreira foi Encurralado, telefilme produzido pela ABC em 1971. Mesmo tendo emplacado carreira no cinema, ele nunca se afastou da televisão.

  6. Fernando dos Santos

    Jacki Weaver participou também da série australiana Satisfaction.

  7. Emerson Gutierre

    Vale mencionar George Clooney, que participou das 5 primeiras temporadas de ER.

  8. Pingback: ‘Star Wars’ pode ganhar série na ABC

  9. Pingback: [OSCAR] Atores do cinema que já participaram de séries de TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account