Log In

Reviews

Dracula – The Devil’s Waltz

Pin it
84.125
4.2
8
Série: Dracula
Episódio: The Devil's Waltz
Número do Episódio: 1x05
Exibição nos EUA: 26/11/2013

O quinto episódio de Dracula veio com o título de The Devil’s Waltz (A Valsa do Diabo, na tradução) e então eu conclui que, se o diabo dança, essa valsa deve ser bastante entediante de se assistir. Porque… que episódio arrastado!

Basicamente, o capítulo se resumiu em acompanhar Renfield ser torturado pela Ordem – o que foi torturante, de verdade -, os arranjamentos para a festa de noivado da Mina – o que, convenhamos, era muito chato – e as experiências de Van Helsing para que Drácula possa sair ao Sol – o que é mais ou menos cansativo.

Mas vamos falar primeiro do Renfield. A situação em si, de vê-lo torturado, foi difícil de assistir, mas não porque era ruim. Na verdade, foi bonito ver o quanto ele é fiel a Drácula, algo que todos nós já imaginávamos. Mas, ali, tivemos a certeza de que, sim, ele morreria pelo vampiro. Ao mesmo tempo em que, pudemos perceber, em nenhum momento ele desacreditou que Drácula apareceria para salvá-lo; ele tinha certeza disso e sabia que deveria resistir apenas até o vampiro chegar. Drácula, por sua vez, também se mostrou bastante afetuoso com o amigo e quase perdeu a festa de noivado de Mina e Harker para resgatá-lo. Ainda pudemos saber como os dois se conheceram, em um trem. A história foi meio mal contada, superficial e clichê, mas assim é a relação do vilão rico/obscuro e seu fiel escudeiro negro, no século 19. Drácula é muito mais um anti-herói do que um vilão, propriamente dito. Mas não vou discutir mais isso. Eu não gosto, sei que é mais uma questão de gosto pessoal. A maioria dos espectadores da série se agrada com isso.

Dracula 1X5 02

Já a Mina teve um sonho “ousado” com Alexander Grayson, vulgo Drácula, e, na minha interpretação, ele invadiu os sonhos dela, tal como o vampiro fazia nos livros (inclusive com Lucy). A festa de noivado de Harker e Mina foi um tédio só. Vou resumir o “acontecimento”: alguém chamava Drácula para uma rodinha, ele apertava a mão, dizia “licença” (ou o nome da pessoa a quem fora apresentado, por exemplo, “Van Helsing”) e saía. E assim ele ia, de rodinha em rodinha. Dormi.

O ponto alto, no entanto, foi quando o TROUXA do Harker – ai, como esse homem me irrita – concedeu o que ele tinha de mais valioso ao Drácula, como agradecimento por ele disponibilizar sua casa para dar a festa. E, aí, fomos surpreendidos com o bobo do Harker oferecendo a primeira valsa com Mina ao Drácula. A burrice do Harker chega a ser forçada, porque é tão óbvio que Mina e o vampiro se querem. Mas, se o jornalista não tinha percebido tal fato até agora, na festa ele percebeu isso… E na frente de todo mundo! Não esperava que Mina e Drácula fossem ser tão indiscretos em frente à sociedade, mas, pelo menos, serviu para dar uma agitada na história (e na festa). Harker ficou bravo, mas não brigou. Lady Jayne e Lucy estavam arrasadas – ainda não consigo gostar da Lucy apaixonada por Mina, não acrescenta ao enredo. O mais legal da cena mesmo foi ver Drácula rasgando a garganta de Harker, quando ele interrompeu a valsa do protagonista com a namorada – infelizmente, não era verdade! Era apenas a consciência do vampiro (e a minha vontade).

Os testes de Van Helsing para fazer com que Drácula saia no sol estão progredindo e espero que, no próximo capítulo, finalmente vejamos o vampiro caminhando por aí à luz do dia. O vídeo promocional do próximo episódio sugeriu que ele irá, mas não dá para confiar nisso, já que esses comerciais costumam nos iludir bastante. Gostaria de mencionar uma cena em específico, em que Drácula informa ao Van Helsing que Renfield havia sido capturado, provavelmente pela Ordem, e, uma vez que Drácula afirma que o criado jamais o trairia, Van Helsing diz que está tudo bem, “deixa para lá” – enquanto Drácula está, visivelmente, abatido. Uma inversão de valores aí. Van Helsing é o grande badass de Dracula. Drácula é apenas um homem sofrido e cheios de mágoas. Vou ali chorar, “licença”.

Séries citadas:

É jornalista formada pela Unesp e pós-graduanda em Gestão Cultural. No TeleSéries, escreve mensalmente a coluna Estilo. Aficionada pelas histórias de terror, sobrenaturais e de mistério, também não dispensa aquela comediazinha romântica... Pushing Daisies, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Riget, Lost in Austen, Wonderfalls, Samantha Who?, Copper, Harper's Island e Hannibal estão entre suas séries preferidas de todos os tempos! :)

6 Comments

  1. biancavani

    Ponha ousadia naquele sonho!
    Não olhei direito a tortura, nossa que agonia! Pior que esta, só aquela de Game of Thrones, executada no Theon. Pelamor!
    Pelo que pareceu, Drácula vai poder passear durante o dia. Tomara.

  2. Arthur de Melo

    Oi gaby! Como eu já te disse, eu gostei muito do episódio, apesar de todo o arrastamento. Fiquei com muita dó das cenas de tortura com o Rosenfield, pois ele não merecia isso, mas pelo menos mostrou um pouco de sua história com Dracula, enfatizando ainda mais a lealdade entre os dois, correndo o risco de vida.

    A Mina é uma bobona viu. Porque ele não desiste logo deste espantalho que esta com ela? Meu Deus do Céu, o cara é um idiota em deixar o Drácula dançar com ela, pois todos já desconfiavam que rolava um clima, menos ele porque é um paspalhão.

    Esses experimentos para tentar fazer o nosso vampiro andar durante o dia está cada vez mais cansativo, mas espero que isso aconteça. Não vou correr o risco vendo cenas dos próximos episódios, pois elas são pura ilusão dos produtores. Espero que a série melhore, pois é uma tremenda sacanagem estragar uma história tão bela. Beijos!

  3. Gabriela Pagano

    HUAHAUAHAUHAUAHAUHA Ele parece um espantalho mesmo! A Mina devia se jogar nos braços do Drácula de uma vez e dar uma agitada na história. Está um lenga lenga sem fim. Quem sabe, assim, o Harker acorda!

    beeijos!

  4. Gabriela Pagano

    Tomara mesmo! Só espero que ele não comece a queimar em frente a Lady Jayne (ou espero, sei lá uahauaha)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account