Log In

Audiência Colunas e Seções

‘Drácula’ estréia com boa audiência; ‘Once Upon a Time in Wonderland’ caminha para o cancelamento (audiência na TV americana 20 a 25 de outubro)

Pin it

Estréias

A NBC acertou nas suas noites de sexta-feira ao apostar no gênero fantástico e colocar, na seqüência, em sua grade de programação, Grimm e Dracula.

Dracula conseguiu a façanha de marcar 1.8 pontos na demo 18-49 anos, no último horário da grade de programação deste dia que, em relação aos índices de audiência, é o mais difícil da semana. Os números obtidos pela estréia da nova série foram também 0.5 pontos superiores (junto ao público qualificado) que a média de audiência obtida por Dateline, exibido no mesmo horário na temporada passada. Além disso, segurou o público herdado de Grimm (que também obteve 1.8 pontos entre o público qualificado), exibido no horário anterior na programação da rede.

Se Jonathan Rhys Meyer e seu Drácula continuarem a atrair esse mesmo público durante o restante desta temporada pode-se dar como certa a renovação da série.

Grimm, como foi informado, também conseguiu a marca de 1.8 pontos junto ao público qualificado. Esse número embora seja 0,2 pontos menor que a estréia de sua segunda temporada, é, também, 0,2 pontos maior que a média de audiência da temporada passada. Portanto o desempenho da série também agradou.

The Carrie Diaries que sobreviveu a uma fraca primeira temporada em termos de audiência (e que eu apostava que ia ser cancelada na temporada passada), confirmou a tendência de queda na audiência junto ao público qualificado. A série da CW perdeu 50% do público entre 18-49 anos em relação à estréia de sua primeira temporada e 40% em relação à média de audiência desta mesma primeira temporada. Vejamos se este ano a série será cancelada pela rede CW, caso o seu desempenho junto ao público qualificado continue o mesmo.

Melhores desempenhos junto à audiência, na semana de 20 a 25 de outubro

A primeira tabela mostra os programas que, na demo 18-49 anos, conseguiram obter índices de audiência que ainda os torna interessantes para as redes de TV que os veiculam. Este índice situa-se em torno de 2 pontos para esta faixa etária e é cotizado com a média de audiência obtida pela rede.

Audiência na demo 18-49 anos

tabela demoAlgumas series e realities shows não conseguiram exatamente a marca de 2 pontos na demo 18-49 anos e ficaram naquela faixa de audiência em que o cancelamento ou a renovação ficam a cargo de como as redes, analisando outros ingredientes, não somente a audiência televisiva em si, autorizam ou não uma nova temporada. É o caso de Castle (1.9), New Girl (1.8) e The Amazing Race (1.9). 

Outras séries, apesar de aparecerem na tabela acima, perderam um público significativo, em relação à semana anterior. É o caso de Scandal que, na semana passada, obteve um índice de 3.3 pontos na demo 18-49 anos e nesta semana viu sua audiência ser reduzida em 0,4 pontos junto ao público qualificado (2.9 pontos na demo) e  Once upon a Time e The Biggest Loser que, entre a semana anterior e esta, perderam 0,3 pontos na demo 18-49 anos.

Once Upon a Time in Wonderland continua a perder audiência entre o publico qualificado. Desde a sua estréia, a série da ABC já conta com um índice 35% menor que seu episódio de estréia (1.7 pontos na estréia para 1.1 pontos em seu terceiro episódio).

Mas vale ressaltar que Mom fez o caminho inverso às séries citadas acima: ganhou 0.3 pontos junto ao público qualificado.

Audiência em milhões de telespectadores

tabela total 2Audiência das séries da rede CW

tabela cwNa CW, destaque, novamente, para The Vampires Diaries (1.3 pontos na demo 18-49 anos) que conseguiu ficar à frente de Once Upon a Time in Wonderland (1.1 pontos na demo 18-49 anos), no seu horário de exibição.

Desempenho das redes junto à audiência (média semanal)

grafico audiencia das redes

As médias computadas no gráfico acima referem-se apenas à audiência obtida pelas redes de televisão com as séries ou realities shows na sua programação. As transmissões esportivas não foram computadas.

No caso da rede FOX, com as médias de audiência das transmissões esportivas, os índices seriam 2.1 pontos na demo 18-49 anos e 7 milhões de telespectadores totais.

Para a NBC, caso fossem computados os dados das transmissões esportivas, teríamos 3.03 pontos na demo 18-49 anos e uma média de 9,51 milhões de pessoas junto ao público total.

Séries citadas:

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

10 Comments

  1. Felipe Ameno

    Regina, como anda a audiência de Nashville? Quase não vejo ela mais nos rankings (o que deve ser um péssimo sinal)…

  2. Bianca

    Menina por favor não fale que Castle está em risco de ser cancelada que eu PIRO HEIN! Vai melhoraaaaaaaaar nossa audiencia em milhões é TÃO superior ¬¬ DEMO MALDITA!

  3. Paulo Serpa Antunes

    Assisti ontem ao piloto de Once Upon a Time in Wonderland. Nossa, que série tenebrosa, um dos pilotos mais previsíveis e toscos da história da TV americana. E olha que o elenco é bom. A Sophie Lowe é uma graça, o John Lithgow tem a voz perfeita e o Naveen Andrews ainda mora no nosso coração pós-Lost. Foi uma aposta ruim do canal.

    NCIS retomou rapidinho a liderança depois do susto na premiere de Agents of Shield. Mas a série perdeu pelo menos 0.5 ponto na qualificada depois da saída da ZIva, Os produtores estão se puxando, mas o vazio naquela cadeira é significativo.

    Parabéns pela coluna Regina!

  4. Regina Monteiro

    Felipe os últimos três episódios de Nashville marcaram 1.6 pontos entre o público qualificado (18-49 anos). Realmente esses números não são lá grande coisa. E a ABC é temperamental.

  5. Regina Monteiro

    “DEMO MALDITA”, ahahahahah!. Bianca acho que Castle, se continuar com essa demo não corre risco de ser cancelada.

  6. biancavani

    Rê, está certo , em Audiência em milhões de telespectadores” Hawaii 5-0 estar no 19o. e no 40o. lugares?
    (Pergunto porque não entendo mesmo esses índices.)

  7. Regina Monteiro

    Menina que lê com atenção! Preciso repensar o jeito como faço as tabelas. Já é a segunda vez que sai com problemas. Vou corrigir. Obrigado Bianca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account