Log In

Audiência Colunas e Seções

Drácula: audiência cai 28% na demo 18-49 anos (Audiência na TV americana 27 de outubro a 01 de novembro)

Pin it

Em uma semana em que não houveram novas estréias, os programas esportivos conseguiram os melhores índices de audiência e as redes optaram por várias reprises, vamos aproveitar para fazer uma brincadeira e observar algumas particularidades da audiência que, geralmente, não são muito comentadas.

Balanço da Fall Season

Independentemente do índice de audiência que as séries mantêm ao longo das semanas da Fall Season, há alguns números que nos contam um pouco da sua história, e, através dela, um pouco das tendências (ou, melhor dizendo, do gosto) da audiência americana, da fidelidade do público a determinada série, do desempenho de equipes criativas e showrunners etc. Eu listei sete itens, você pode pensar em outros.

Os números indicados para cada item são relativos às seis semanas da Fall Season, exceto quando se trata de um índice único (por exemplo, índices da season premiere).

– Melhor índice de audiência, junto ao público qualificado, na season premiere:

Estréia: Marvel´s Agents of S.H.I.E.L.D.S: 4.7 pontos na demo 18-49 anos.

A badalada Marvel´s Agents of S.H.I.E.L.D.S., foi a estréia que atraiu o maior público qualificado desta temporada com 4.7 pontos na demo, ou 5,59 milhões de telespectadores entre 18-49 anos, quase metade do público total que sintonizaram na ABC para ver a série, naquela noite.

Série com mais de uma temporada: The Big Bang Theory: 5.5 pontos na demo 18-49 anos.

Na sua sétima temporada os nerds da CBS continuam provando que tem uma longa vida pela frente. Foram 6,97 milhões de pessoas entre 18 e 49 anos que sintonizaram a volta da série.

– Melhor índice de audiência, junto ao público total, na season premiere:

Estréia: The Crazy Ones: com 15,52 milhões de pessoas

Série com mais de uma temporada: NCIS: 20,02 milhões de pessoas

Melhor índice, na média de audiência, após seis semanas do início da Fall Season:

Estréia: The Blacklist: 3.21 pontos junto ao público qualificado.

Embora Marvel´s Agents of S.H.I.E.L.D.S., na média de audiência na demo empate com The Blacklist,  há que se considerar que a série da ABC, em seus últimos quatro episódios, obteve uma audiência inferior a três pontos na demo, enquanto que The Blacklist mantém-se acima deste patamar.

Série com mais de uma temporada: The Big Bang Theory: 5.3 pontos na demo 18-49 anos.

Maior queda, em termos de média de audiência, após seis semanas do início da Fall Season:

Estréia: The Crazy Ones: 30% junto ao público qualificado.

Série com mais de uma temporada: The Goldbergs: 35% junto ao público qualificado.

Nestes números estão incluídos os índices de audiência obtidos na season premiere, o que às vezes eleva um pouco as médias de audiência já que, para algumas séries, há uma queda significativa a partir do segundo episódio. Se não considerarmos a season premiere de The Crazy Ones, por exemplo, sua queda de audiência seria de 40%, em relação ao público qualificado.

Maior surpresa em termos de audiência, junto ao público qualificado:

Estréia: The Millers: 3.3 pontos de audiência ( ou 4,18 milhões de pessoas entre 18 e 49 anos).

A série da CBS, chegou como quem não queria nada e conquistou um público sólido, que se mantém após a sexta semana da Fall Season.

– Maior decepção, em termos de audiência, junto ao público qualificado:

Estréia:  Once Upon a Time in Wonderland: 1.7 pontos de audiência (ou 2,15 milhões de pessoas entre 18 e 49 anos).

Depois de tantos comentários a respeito da série, os números da season premiere foram decepcionantes, mas não tão decepcionantes quanto a audiência que vem conseguindo ao longo da temporada!

– Melhor relação entre público qualificado/público total:

Estréia: The Originals: 57% de seu público total é composto por pessoas entre 18-49 anos (1.229 milhões de pessoas entre 18-49 anos para 2.130 milhões de telespectadores totais)

Série com mais de uma temporada: New Girl com aproximadamente 65% de sua audiência total composta por pessoas entre 18 e 49 anos.

Estes são apenas alguns dados que podemos levantar, além dos números que mostram a audiência média ou semanal de uma determinada série. Ainda existem outros. E todos eles nos ajudam a perceber tendências de público ou sobre cancelamento e renovação dos programas pelas redes de televisão.

Melhores desempenhos junto à audiência, na semana de 27 de outubro a 01 novembro

A primeira tabela mostra os programas que, na demo 18-49 anos, conseguiram obter índices de audiência que ainda os tornam interessantes para as redes de TV que os veiculam. Este índice situa-se em torno de 2 pontos para esta faixa etária e é cotizado com a média de audiência obtida pela rede.

Várias reprises e as transmissões esportivas diluíram a audiência esta semana razão pela qual há menos séries compondo as duas tabelas de audiência.

Audiência na demo 18-49 anos

tabela audiencia demo

Nesta semana as transmissões esportivas e o dia das bruxas alteraram a programação e influenciaram alguns índices de audiência. Portanto, não se deve estranhar a ausência de algumas séries na tabela, ou que algumas apareçam com índices muito aquém do que é o seu normal.

The Big Bang Theory (2.6 pontos na demo) e Modern Family (2.2 pontos), tiveram episódios reprisados. Marvel´s Agents of S.H.I.E.L.D.S também teve episódio reprisado, mas como seu índice de audiência na demo 18-49 anos foi de 1.2 pontos, na aparece na tabela.

As transmissão do sexto jogo da World Série pode ter influenciado os índices de CSI (1,7 pontos na demo) e Super Fun Night (1,7 pontos).

Two and a Half Men, Chicago Fire e Bones não foram exibidas esta semana.

Person of Interest (1,9 pontos), The Crazy Ones (1,9 pontos), Elementary (1,8 pontos), Shark tank (1,9), The Biggest Loser (1.8 pontos) e The Amazing Race (1,8 pontos) ficaram no limite de audiência e não conseguiram um lugar na tabela acima.

Drácula, por sua vez, com um índice de 1,3 pontos junto ao público qualificado, caiu 28% em relação à sua season premiere.

Audiência em milhões de telespectadores

tabela totalAudiência das séries da rede CW

tabela cwDesempenho das redes junto à audiência (média semanal)

grafico audiencia redes 2

As médias computadas no gráfico acima referem-se apenas à audiência obtida pelas redes de televisão com as séries ou realities shows na sua programação. As transmissões esportivas não foram computadas.

No caso da rede FOX, com as médias de audiência das transmissões esportivas, os índices seriam 2.91 pontos na demo 18-49 anos e 9,98 milhões de telespectadores totais.

Para a NBC, caso fossem computados os dados das transmissões esportivas, teríamos 2.91 pontos na demo 18-49 anos e uma média de 7,73 milhões de pessoas junto ao público total.

E pela primeira vez, nesta Fall Season, a rede CBS deixou de ocupar o primeiro lugar no gráfico relativo à média de audiência obtida na semana.

Séries citadas:

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account