Log In

Gastronomia

Dia dos Namorados caliente com ‘Once Upon a Time’

Pin it

Escrever sobre comida é quase tão gostoso como prová-la: cada linha descrita com detalhes traz na lembrança a memória daquele sabor especial, que nos enche de alegria e satisfação. Pensando nisso, a equipe do Teleséries volta às panelas com a coluna Gastronomia. Nossa missão é remontar receitas da telinha para proporcionar a você momentos deliciosos e de inspiração para o seu dia a dia.

Como nosso trabalho começa com menos de uma semana para o Dia dos Namorados, não poderíamos deixar de homenagear um amor que ilustra o cenário romântico perfeito que uma boa ficção exige: Snow White e Prince Charming, os queridinhos de Once Upon a Time (OUAT).

O casal, que engloba o núcleo principal da série, passou praticamente toda a primeira temporada em desavenças, desencontros, idas e vindas. A frase “I’ll always find you” (Eu sempre vou te encontrar) virou a máxima do casal, que, seja em Storybrook ou na Floresta Encantada, sempre teve que lutar para viver seu amor. Com o surpreendente season finale, quando a maldição foi desfeita e os personagens descobriram suas reais identidades, tudo parecia lindo e perfeito. O beijo de amor verdadeiro de Emma salvou a todos, em especial os meros humanos David Nohlan e Mary Margaret, que se tornaram o casal mais famoso do mundo encantado [e, não por acaso, os pais da moça]. Mas, então, quando achavam que viveriam felizes para sempre, os pombinhos foram novamente separados pelo destino cruel, quando Mary Margaret e Emma foram enviadas para outra dimensão, da qual só conseguiram retornar quase na metade da segunda temporada – haja coração para matar essa saudade, hein Charming?

Mas, como toda a história precisa de momentos de felicidade e calmaria, surge o episódio The Cricket Game (10×22), o primeiro de 2013, após um mês de hiato, quando OUAT celebra o retorno de Snow para os braços de seu belo príncipe e, ao menos por um tempo, tudo fica tranquilo. Nossa aventura na cozinha começa aí, quando Emma e Henry resolvem fazer tacos para o jantar de comemoração da cidade no restaurante da Granny. O que eles não esperavam era chegar das compras e ver Snow e Charming em um momento muy caliente. 

Snow:

“Nós achamos que vocês iriam voltar tarde”

Emma:

“Sim, bem, nós não voltamos, então da próxima vez vocês poderiam colocar uma gravata na porta ou enviar uma mensagem…sabem de uma coisa? Eu…vou fazer alguns tacos”

Charming:

 “É impressionante que nós ainda podemos dar a ela algumas lembranças traumáticas de infância nessa altura da vida”

Taco é um prato tradicional da cozinha mexicana. Sua base é feita de tortilla, uma massa de formato arredondado, semelhante a uma panqueca, geralmente feita de milho ou trigo. Para acompanhar a massa, são servidos recheios que podem levar carnes variadas, legumes, queijos, molhos – cada tipo depende da região de origem. Feito para comer na mão, o taco é comparado, inclusive, ao sanduíche de outros países. Nos Estados Unidos, o taco é um prato muito difundido e apreciado, em especial na região de fronteira entre o estado do Texas e o México, onde há um histórico de imigrações e trocas culturais. Inclusive, é originária dessa região a cozinha chamada de Tex-Mex, famosa pela fusão de costumes culinários das duas localidades. Um prato bastante apreciado nessa cozinha é o Chili, também chamado de Chili con Carne ou, ainda, Chili Beans. Como essa é uma iguaria bastante difundida entre a galera brasuca, o Chili vai ser o recheio do nosso taco de hoje. A receita que trouxe para vocês é resultado de muitas pesquisas, especialmente porque há bastante controvérsia sobre a real origem do prato e seus ingredientes.

Receita do Dia – Tacos de Once Upon a Time

 

Ingredientes:

500g de carne moída (patinho, fraldinha ou alcatra)

2 folhas de louro

2 dentes de alho picados

1 cebola média picada

4 tomates tomates (liquidificados) ou molho de tomate

2 pimentas dedo-de-moça

1 colher (sopa) de páprica picante

1 colher (sopa) de cominho em pó

1 colher (sopa) de pimenta preta moída

250g de feijão preto cozido ou 1 lata de feijões em conserva

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e Salsa a gosto

Massa para pastel (se você encontrar a massa pronta de tacos ou preferir fazer a massa fresca, beleza!)

 

Modo de fazer:

1. Com a panela bem quente, refogue a cebola e o alho. Na sequência, adicione o louro e o cominho e misture.

2. Adicione a carne e deixe fritar bem. Acerte o sal e coloque os tomates, a pimenta preta e a páprica.

3. Coloque os feijões, misture e cubra com um pouco de água quente. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo, adicionando mais água se necessário e mexendo de vez em quando. No final, adicione as pimentas dedo-de-moça picadas e reserve.

4. Em uma frigideira antiaderente, asse os dois lados de cada massa de pastel – lembre-se não deixar muito tempo de cada lado, pois a massa ficará quebradiça. O ideal é tirá-la do fogo quando estiver levemente dourada e sequinha, mas com a textura ainda macia.

5. Por fim, é só montar. Cada massa deve ser dobrada no formato de “u”. No meio, vai uma boa porção de recheio. Dá para colocar ainda algumas folhas verdes, como alface picada e temperos como a salsa e algum queijo, especialmente o cheddar (tradicional da cultura Tex-Mex).

Ai, ai, ai aii Muchachos! O taco está pronto para ser deliciado! Na série, não há nada de mexicano ou texano no enredo, mas achei muito legal a ideia de utilizar algo da cultura popular do país em uma trama essencialmente ficcional, o que mostra uma ligação simpática com o público. Além disso, o taco representa muito o estilo de comida caseira, de coisa de rotina, marcando o retorno a casa e a normalidade. Inclusive, em uma entrevista no final da primeira temporada, a atriz Ginnifer Goodwin (Snow White), brincou que gostaria de ver os personagens fazendo coisas simples, como tacos.

Por fim, sem esquecer o Dia dos Namorados, mesmo que não pareça, esse prato simples e saboroso pode ser ideal para você celebrar o seu amor à la OUAT nesse ano. Basta você organizar o espaço de forma agradável e um pouco mais romântica, com toalhas ou guardanapos de mesa diferentes e algumas velas para dar aquele toque fantasioso, além de fazer uma decoração bonita e delicada no prato, com ingredientes que chamam atenção na receita (como as pimentas, por exemplo). É também uma receita super rápida e barata de fazer, deixando bastante tempo para você curtir o seu amor e, de quebra, salvar uma graninha no final do mês. Além disso, cozinhar para as pessoas que você ama é uma bela oportunidade de mostrar o carinho que sente por elas, assim como fizeram a Emma e o Henry. E se você quiser fazer algo mais produzido, com toda a pompa mexicana, indico esse link.

Bom apetite!

 

Fotos (comidas): Guilherme Moreira

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

5 Comments

  1. Gabi Assmann

    Adorei, Mari!

    E parabéns ao TeleSéries por reativar a coluna mais gostosa de todas! :D

  2. Mariana

    Gabi, sua querida :) Obrigadão, espero que tu continue gostando da coluna!

  3. Carol Cadinelli Mauler

    Ei, Mari! Se bobear dá pra fazer com aqueles “Rap 10” =) Haha, vou tentar fazer aqui, mas as minhas habilidades culinárias podem contribuir pra dar errado, LOL.

  4. Mariana

    Oi Carol! Baah, deve dar com Rap 10 sim! Vai firme e depois compartilha com a gente :D

  5. Pingback: Turnover, o sabor especial da ‘Evil Queen’ para o seu Dia das Bruxas » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account