Log In

Especiais

Dia do Órfão – Como a perda dos pais afetou personagens da TV?

Pin it

O dicionário diz que órfão é o “menor que perdeu os pais ou um deles”. Com certeza, vocês já assistiram alguma série que virou de cabeça para baixo quando um personagem ficou órfão, não é?

Por isso, a equipe do Teleséries não podia deixar o Dia do Órfão, celebrado no dia 23 de dezembro, passar em branco, e fez uma lista de personagens que perderam o pai e a mãe para falar como suas histórias marcaram as séries.

Punky Brewster — Punk Brewster

Punky foi abandonada pelo pai quando tinha apenas 2 anos de idade, e anos mais tarde, sua mãe a deixou em um supermercado em Chicago. Logo ela descobre um apartamento vago na cidade, e começa a viver lá com seu cãozinho, Brandon. O dono do prédio descobre Punky escondida, e ao saber da história da garota, adota-a como sua filha. O seriado Punky Brewster foi transmitido originalmente entre os anos de 1984 a 1988, e aqui no Brasil o SBT colocou no ar a série nos anos 1990, com o nome de Punky, A Levada da Breca. Anos depois a Band colocou a série no ar, mas o horário qual a série era transmitida não agradou, e o show acabou saindo da programação. Apesar da história difícil a personagem Punky era sempre muito divertida, ainda que em alguns momentos o seriado tratasse de assuntos sérios como por exemplo o abuso infantil. A série fez tanto sucesso, que foi criado um spin-off em forma de animação, onde Punky e seus amigos se aventurava de um jeito um pouco mais “fantástico” do que faziam na série original. (Júlia Berringer)

Sookie e Jason Stackhouse — True Blood

Os pais de Sookie e Jason Stackhouse morreram quando os irmãos tinham sete e onze anos, respectivamente. Após ficarem órfãos, foram morar com a avó Adele – com quem Sookie ficou até a morte da mesma enquanto Jason se mudou para a antiga casa dos pais ao atingir a maioridade – que cuidou dos dois e os protegeu como uma verdadeira mãe. Ambos eram muito apegados à Adele e a reconheciam mesmo como figura materna, principalmente Sookie, que ainda sofre pela morte da mulher. Durante toda a infância e parte da vida adulta, os irmãos acreditaram que perderam os pais devido a uma enchente, mas recentemente descobriram que a real causa da morte do casal é ambos terem sido drenados por um vampiro cuja identidade ainda é um mistério. (Mônica Castilho)

Família Salinger — Party of Five

Os cinco irmãos da família Salinger perderam os pais após um acidente automobilistico, onde o motorista dirigia embriagado. Foi assim que Charlie, o filho mais velho, ficou responsável por tomar conta dos 4 irmãos mais novos: Bailey, um adolescente rebelde de 16 anos; Julia, uma sensível adolescente de 15; Claudia, uma talentosa garotinha prodígio de apenas 11 e Owen que era apenas um bebê na primeira temporada da série. Os irmãos passam a tomar conta do restaurante da família, Charlie começou atuando como chefe, mas depois Bailey assumiu a posição. O seriado tratou de vários assuntos sérios durante sua história, câncer, alcoolismo, gravidez indesejada e estupro foram apenas alguns dos temas tratados. A série foi ao ar originalmente pela Fox americana, em 1994, com 6 temporadas. No Brasil a série foi ao ar com o nome O Quinteto e foi exibida pelo canal pago Sony e também pela Rede Record. (Júlia Berringer)

Elena e Jeremy Gilbert – The Vampire Diaries

O acidente que matou os pais de Elena e Jeremy Gilbert em The Vampire Diaries pode ser classificado como o ponto de partida da série. O carro com Miranda, Grayson e Elena Gilbert caiu num lago quando passada pela Ponte Wickery, e o misterioso vampiro Stefan Salvatore salvou a vida da adolescente a pedido do pai dela. Ele tentou resgatar os pais dela, mas já era tarde demais. Ali ele teve o primeiro contato com a mulher por quem ele e seu irmão, Damon, viriam a se apaixonar, e que por sinal, é cópia/descendente mágica de Katherine Pierce, a vampira que transformou os irmãos Salvatore. Mais tarde, Elena descobriu ter sido adotada por Miranda e Grayson. Seus pais biológicos são o irmão de Grayson, John, e sua namorada de colégio, Isobel. Mesmo assim, a sorte dela não mudou e os dois morreram na segunda temporada da série. John, inclusive, morreu para salvar Elena da transformação em vampira. Depois do acidente, Jeremy, antes um garoto de boa índole, começou a se envolver com drogas e bebidas, o que serviu de “prefácio” para sua entrada no mundo das criaturas sobrenaturais de Mystic Falls. The Vampire Diaries está na quarta temporada e é exibida pela CW nos EUA. No Brasil, a série é transmitida no Warner Channel, na TV fechada e no SBT na TV aberta. (Ariel Cristina Borges)

Arnold e Willis Jackson — Diff’rent Strokes

Os irmãos Jackson são duas crianças pobres da região do Harlem cuja mãe recém-falecida trabalhava para um viúvo rico e simpático chamado Phillip Drummond, que os adota como seus filhos. Assim, Arnold, um garoto levado e seu irmão Willis (interpretado por Todd Bridges, que também participou da série Everybody Hates Chris) vão morar com a Phillip, sua filha e uma empregada. Apesar de uma série focada na comédia, Diff’rent Strokes tratou de assuntos importantes como preconceito, drogas, xenofobia, anorexia e adoção. A série foi ao ar pelos canais NBC e ABC durante os anos de 1978 a 1986. Aqui no Brasil, a série vai ao pelo SBT com o nome de Arnold, e também pelo canal a cabo Nickelodeon como Minha Família é uma Bagunça. (Júlia Berringer)

Amanda Clarke/Emily Thorne — Revenge

Não podemos falar sobre personagens órfãos sem citar Amanda Clarke. Amanda ainda era pequena quando teve o primeiro contato com os pais e o futuro escuro que a esperava. A mãe era doida e o pai havia se apaixonado pela vizinha. Após a separação, David Clarke acabou caindo numa grande armadilha preparada pela sua amada Victoria que o sentenciou em sua morte na prisão. Para provar a sua inocência, David havia escrito alguns diários para Amanda, que na época estava saindo da prisão de menores. Victoria havia sumido com sua mãe, fazendo Amanda acreditar que era órfã. Após ter contato com a verdadeira causa de seu pai ser preso, Amanda resolveu fazer justiça com as próprias mãos! Abandonando a sua origem e criando uma nova personagem, Emily Thorne, o seu novo nome de vingança, elaborou um grande esquema para derrubar os Grayson da mesma forma que eles derrubaram a sua vida. E esperamos que a vingança seja feita! (Mario Madureira)

Clark Kent/Kal-El – Smallville

Não há melhor exemplo de pais adotivos do que os do Clark Kent, assim com não há melhor exemplo de órfão na ficção. O bebê Kal-El, filho de Jor e Lara, foi mandado para a Terra para se tornar um grande herói. Antes de morrer, os verdadeiros pais de Clark Kent fizeram o maior gesto de amor que eles podiam. Entregaram os filho para outras pessoas, para que ele tivesse a chance de crescer e se tornar um verdadeiro kryptoniano. Quando o moço descobriu que não era desse planeta, e que óbvio, não era filho dos Kents, ele entrou em uma total crise de identidade, que em Smallville durou até a última temporada. Na série, a história do Super-Homem aproveitou a pouca idade do herói para mostrar como ele passou de um adolescente em conflito para ser o homem mais respeitado do planeta. Várias vezes a série tocou nesse ponto, e o fato de Kal-El ser órfão rendeu boas histórias. Até uma visita de Lara e Jor em ciscumstâncias que só uma boa ficção pode oferecer. De qualquer modo, no final, todos sabem que Kal teve muita sorte. Martha e Jonanthan moldaram o que ele tinha de melhor para oferecer ao mundo. (Maria Clara Lima)

 

Esses são apenas alguns dos exemplos que mais marcaram a TV. Lembra de mais algum órfão, seja de pai e mãe ou não, compartilha aqui com a gente!

*Produção de Júlia Berringer e Ariel Cristina

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

6 Comments

  1. MicaRM

    Tem certeza que Punky passou pela primeira vez no ano 2000? Não lembro de já ser adulta quando assisti pela primeira vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account