Log In

Colunas e Seções Gastronomia

Dia das Crianças: é dia de sorvete com a galera de ‘Full House’!

Há 26 anos, a ABC estreava Full House, um grande fenômeno de audiência e clássico no mundo das sitcoms. Mais conhecida no Brasil como Três é Demais, a série fez sucesso através da TV aberta, narrando a divertida história de Danny Tanner (Bob Saget), um jovem viúvo que encara a missão de ser pai solteiro de nada mais nada menos que um trio de meninas – D. J. (Candace Cameron), Stephanie (Jodie Sweetin) e Michelle (Mary Kate e Ashley Olsen). No ar durante oito temporadas, entre 1987 e 1995, a série foi marcada também pelos queridos tios Jessie Katsopolis (John Stamos, o colírio dos anos 1990) e Joey Gladstone (Dave Coulier), que, junto com Danny, dividiram as alegrias e as preocupações da paternidade. E, como hoje é Dia das Crianças, nada como comemorar essa data especial com uma gostosa pitada de Full House na cozinha do Teleséries.

 

Como já diria a marchinha de carnaval, “recordar é viver”. Se há uma série que faz despertar a criança eterna desta colunista que vos fala, é Full House. Só de ouvir a trilha de abertura – everywhere you look, there’s a heart, a hand to hold on to… – lembro-me da ansiedade em frente à televisão, esperando pelas aventuras diárias dos Tanner, e da tristeza quando descobria que a série estava fora do ar ou tinha mudado de horário. Também me vem à lembrança alguns anos mais tarde, quando a TV paga começou a transmitir o programa na madrugada, e o desafio era não perder a briga para o sono – tudo para saber qual seria a lição que as garotas aprenderiam naquele episódio. Hoje, graças à maravilha da internet, Full House está a um click de distância, e aí a tecnologia vai ajudando a matar a saudade das belas lembranças de infância.

FullHouse2

Com uma atuação impecável e afinada do elenco e um roteiro bastante dinâmico, Full House foi uma série, sem dúvidas, diferenciada. Produzida por Jesse Frederick – responsável por Family Matters e Step By Step, outros dois sucessos familiares da ABC –, de forma inteligente e divertida, a série tinha como foco narrar as peripécias do crescimento das filhas de Danny, cada uma em um estágio diferente de crescimento – adolescência (D. J.), infância (Stephanie) e primeiros anos (Michelle). Entre conversas, desentendimentos, lições e conselhos, os três papais enfrentaram as mais variadas situações, desde um simples escovar de dentes ou da roupa colocada ao contrário, até os grandes desafios do amadurecimento e dos valores pessoais. Tudo isso, é claro, embalado por boas doses de confusão e risadas ao lado de Comet (Buddy), o querido golden retriever da família, Kimmy Gibler (Andrea Barber), a louca e divertida melhor amiga de D.J., e também da tia Becky (Lori Loughlin), esposa do tio Jesse e mãe dos gêmeos Nicky e Alex (Blake e Dylan Tuomy-Wilhoit), os mais novos desafios que aterrissaram na grande família de São Francisco nas últimas três temporadas.

FullHouse3 Dentre tantos elementos para o sucesso de Full House, um grande destaque dessa querida família é Michelle, a adorável filha mais nova de Danny. Interpretada pelas gêmeas Mary Kate e Ashley Olsen, que entraram no elenco com apenas nove meses de idade [alavancando uma carreira sólida depois da série], a personagem é motivo de muitas cenas engraçadas e emocionantes ao longo dos anos, sempre espevitada, esperta e amorosa. As expressões “You Got It Dude!” (Você entendeu, cara!), “Oh Baby!” e “You’re in trouble, mister! (Você está em problemas, senhor!)” são apenas algumas das marcas registradas da personagem, que sempre tinha respostas prontas para todas as situações. Outra característica marcante de Michelle, e o motivo para eu estar falando tanto dela por aqui, é a sua fama de bom garfo. Desde os primeiros anos de vida, várias são as cenas de Michelle provando e, literalmente, devorando alguma coisa deliciosa.

FullHouse4

Especialmente entre a terceira e a quinta temporada, são incontáveis as cenas hilárias dos momentos de Michelle na cozinha. A personagem é tão famosa por sua ligação com o papá que, inclusive, há um site (em inglês) que lista oito lições que devemos aprender com a Michelle, cheio de gifs da pequena. Quanto às preferências à mesa, Michelle, assim como muitas crianças, adora o mundo dos doces. Ela é uma sugar freak (maníaca por doces), como diz Jesse. Bolos e cookies não têm escapatória quando aparece a formiguinha da família Tanner!  Mas se é para a gente falar bem a verdade, o que ela não vivia mesmo era sem o ice cream (sorvete) – ou, como Michelle dizia, ouce cream. Inclusive, várias são as vezes que sorvetes são utilizados para pequenas chantagens e confissões, como no episódio Gotta Dance (s05e07), em que Jesse usa uma taça de sundae para convencer Michelle a contar o segredo da festa de Becky.

Jessie:

Michelle, minha querida, eu tenho uma surpresa para você!

Michelle:

Oh Baby!

Jessie:

Não tão rápido, sua pequena maníaca por doces!

Então, Michelle, enquanto eu faço esse sundae triplo, com cobertura dobrada, chantilly e uma cereja no topo, eu tenho uma curiosidade. Tem algum tipo…eu não sei, um segredo sobre essa festa que Becky vai dar?

Michelle:

Eu não posso te dizer. Você esqueceu um pedaço.

Jessie:

Bem, Michelle, eu com certeza adoraria dividir sundae com você…

Michelle:

Eu com certeza adoraria também.

Jessie:

Hum, quem sabe falamos sobre aquele segredo, então?

Michelle:

O que eu faço? O que eu faço?

Jessie:

Bem, você poderia começar segurando a colher enquanto eu coloco essas gotinhas de chocolate…

Michelle:

Gotinhas de chocolate?!

Jessie:

Aham! E a sua favorita: a cereja!

Michelle:

A festa é um chá de bebê! Agora largue essa cereja!

Jessie:

Aha!! Chá de bebê, é pior do que eu pensava! Obrigado Michelle!

Michelle:

De nada…

Jessie:

Huuum, não tem nada mais que eu queira saber. Odiaria atrapalhar o seu jantar!

 

Para alegria geral da galera, resolvemos homenagear a nossa querida garotinha de Full House com um gostoso sorvete. Como hoje é Dia das Crianças, nada melhor do que levar a molecada para a cozinha junto com o “pessoal grande” e fazer uma sobremesa maravilhosa. Então, para que isso seja possível, o Teleséries correu atrás de uma receita de sorvete fácil de sorvete, com ingredientes baratos e simples e com aquele toque de comida caseira. E sabe o melhor de tudo? O tempo. Em apenas 15 minutos o seu sorvete estará pronto para ser devorado. Duvidou? Então curte aí a nossa dica para hoje!

Sorvete de 15 minutos de Full House

FullHouse5

Ingredientes:

Cubos de gelo

6 colheres de sopa de sal grosso

½ xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de açúcar

¼ colher (sopa) de extrato de baunilha

Outros itens:

Dois sacos plásticos sem furos – um grande (3L) e um pequeno (1L)

Pano de cozinha

Modo de fazer:

1. No saco plástico maior, coloque os gelos e o sal e reserve.

2. No saco menor, coloque o leite, o açúcar e a baunilha, feche bem e misture.

3. Coloque o saco menor dentro do maior. Por fora, envolva o saco maior em um pano de cozinha.

4. Comece a sacudir o saco e faça essa tarefa por cerca de 10 minutos.

5. E está pronto o sorvete! Basta servir com a sua cobertura favorita.

No início, pode até parecer que não vai dar certo, mas dá! Depois de sacudir bem, quando você abrir o saquinho menor verá que dentro dele estará um sorvetinho bem cremoso. Quanto mais tempo você sacudir, mais cremoso vai ficar. Essa tarefa é ótima para você delegar ao seu filho [ou primo, sobrinho, irmão], pois é uma atividade super fácil e vai fazer a criança se sentir parte da cozinha! Depois de pronto, basta escolher a cobertura favorita e decorar com as guloseimas que você mais gosta (quanto mais misturinhas, melhor!). Já que a ocasião é Dia das Crianças, nada como colorir bem e servir com uma decoração alegre e divertida! Como esse sorvete não leva conservantes nem emulsificantes e é bem leve, ele deve ser consumido na hora, pois estará no ponto. Quando começa a derreter, a textura fica um pouco mais aguada, semelhante a uma raspadinha ou ao sacolé (picolé de saquinho). Essa receita dá bem certinho para uma porção como a da foto. Imagina chegar em casa louco por um sorvete e poder fazer um em poucos minutos, sem gastar muito e, ainda por cima, sabendo que vai ficar uma delícia?

E, se você achar que vai ter dor no braço balançando o saquinho ou está querendo um brinquedo novo, já existe por aí uma bola de fazer sorvete, que usa o mesmo sistema da nossa receita de hoje. Bem criativa e lúdica, em clima de Dia das Crianças.

Agora, deixa eu ir lá, antes que alguma Michelle coma todo o sorvete sozinha!

Feliz Dia das Crianças!

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

3 Comments

  1. Mariana

    É verdade! Obrigada pela correção, passou despercebido. Já vamos arrumar! :)

  2. Pingback: Até logo, Teleséries! Foi uma delícia cozinhar com você! » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account