Log In

TV Brasil

Destaques na TV – Domingo, 21/7

Pin it

Bom dia! Prepare-se para um domingo cheio, com três estreias e uma season finale nos canais de TV por assinatura.

Tem série nova (e promissora) chegando ao FX. Às 22h30, o canal estreia o drama The Bridge. O drama policial é um remake da série dinamarquesa Bron/Broen (já exibida no Brasil pelo canal +Globosat). O show, que estreou há duas semanas nos EUA, mostra detetives de duas diferentes cidades se unindo nas investigações de um assassinato. No elenco estão Diane Kruger (de Bastardos Inglórios, em seu primeiro trabalho como protagonista), Demián Bichir (Weeds) e Annabeth Gish (Arquivo X). Para saber mais sobre o episódio, leia o nosso preview. O canal exibe ainda Magic City (10h,1×03), Spartacus (23h20, reprise do episódio 2×10) e The Cleveland Show (1h40 da madrugada da segunda-feira, 4×22).

Na Fox também tem estreia. A segunda temporada de Don’t Trust the B—- in Apartment 23 estreia às 13h, assumindo o lugar de The New Normal com a exibição de dois episódios em sequência. O canal ainda exibe 1600 Penn (10h30, 1×10), How I Met Your Mother (12h30, 8×21) e Os Simpsons (20h25, episódio 24×17).

No canal Studio Universal, às 21h, estreia a segunda temporada de Smash, agora reforçado com a presença da atriz e cantora Jennifer Hudson. Serão exibidos dois episódios em sequência, a partir das 21h.

No canal Investigação Discovery, chega ao fim a terceira temporada de Blue Bloods – com a exibição dos dois último episódios em sequência, a partir das 19h.

Na HBO, 21h, vai ao ar o 10º episódio de Sr. Ávila, e às 22h03, o 6×06 de True Blood.

No A&E, 21h, episódio 4×07 de NCIS: Los Angeles. Às 22h, vai ao ar o sexto episódio de Longmire.

Na Sony tem Switched at Birth (11h, 2×05) e Top Chef (19h, 9×08).

Na Warner, 13h, tem The Mentalist (5×07).

No +Globosat, 22h, sétimo episódio de Sinbad.

E agora é a hora do adeus.

* * *

O TeleSéries nas próximas semanas completará 11 anos. Deste período eu já nem lembrava exatamente há quanto tempo que escrevo esta coluna com os destaques da programação dos canais da TV por assinatura. Sei que faz tempo. E que a coluna teve vários formatos – num deles, que deixou saudades, eu atualizava o mesmo post ao longo de uma semana, gerando bons e divertidos debates que, certa vez, gerou 327 comentários em poucos dias. Uma honra.

Interrupções, grandes, tivemos duas ou três. A maior delas foi em 2010, em que, mesmo com o site sem atualizações, os leitores mantinham o espírito da coluna viva, trocando informações do que passaria na TV naquela noite.

Eu então fui buscas este histórico, do que está disponível em banco de dados para consulta pelos leitores. A coluna mais antiga aqui é de 6 de abril de 2006. Mas a verdade é que a coluna é ainda mais antiga do que isto. Antes de aderirmos ao WordPress para publicar nossas notícias, o TeleSéries era atualizado em longos arquivos HTML, que eram renomeados e arquivados manualmente. Fui buscar este arquivo: encontrei uma coluna com data de 10 de abril de 2005 – era um domingo, em que a HBO exibia inéditos de Curb Your Enthusiasm e Six Feet Under e a Fox exibia um episódios inéditos de Os Simpsons (viu algumas coisas não mudam!) e Malcolm in the Middle.

São, portanto, oito anos. Oito anos fuçando em guias de programação, revistas, sites de canais diariamnete e especialmente incomodando as assessorias dos canais de TV por assinatura, tudo pra ajudar os telespectadores a montar a sua grade.

Nisto, o TeleSéries mudou. Mesmo com a evolução de alguns canais (como HBO e Fox, que buscaram exibir séries simultaneamente ou quase simultaneamente com a transmissão nos EUA), passamos a escrever reviews pelo calendário americano, escrevendo para os downloaders. A coluna de Destaques virou um objeto de resistência, um velho hábito. E acredito que seja ainda o ponto de encontro de um telespectador bem específico – que mantém o hábito de deixar o canal decidir o que ele vai ver, quando vai ver, nesta era de gravadores digitais, e de internet de alta velocidades, com seus sites de streaming, torrents e rmvbs com legendas embutidas.

A coluna nasceu de uma necessidade minha. Eu escrevia pra me organizar. Me ajudava a decidir, no início do dia, se eu veria a série da Fox ou do USA e se deixaria a TV ligada na Sony ou na Warner pra gravar de madrugada um outro programa no videocassete. (E não raras vezes eu acordava de madrugada só pra trocar de canal!). De lá parti para um DVR com HD da Philips (que quebrou o meu coração no dia que estragou e assistência disse que não dava mais suporte ao produto) e por fim ao HD Max da NET. Mas o hábito foi mudando. A necessidade de me comunicar com os colaboradores do TeleSéries me fez, ao longo das temporadas, a deixar a TV de lado e começar a baixar as séries que eu mais gostava. E o descaso dos canais com os assinantes, temas de muitas reclamações aqui ao longo dos anos, foi aos poucos minando minha paciência.

(Hoje são apenas três séries estrangeiras que assisto pela TV paga: The Newsroom, exibida com um dia de diferença em relação aos EUA; Downton Abbey, porque optei por aguardar a exibição do GNT, por gostar do canal; e Suburgatory, na Warner, pelo simples fato de não gostar o suficiente da série, porque do contrário teria assistido meses atrás).

Obviamente eu não faço a coluna só por mim. Sou grato aos leitores (muitos que hoje considero meus amigos) que este espaço reuniu ao longo dos anos. Nas muitas vezes que pensei em largar a coluna, foi por eles que mantive o compromisso. Foi uma honra atender e ajudar os telespectadores, por tanto tempo.

No entanto, com pesar, venho anunciar que chegou a hora de parar. Outros compromissos me impedem de seguir fazendo os Destaques do Dia. Peço desculpas a todos e agradeço por terem me seguido até aqui. Foram 8 anos inesquecíveis, de boas séries, bons debates e muita aprendizagem. Obrigado pela companhia.

Ainda sigo por aqui no TeleSéries, mas desta vez me despeço sem aquele tradicional “até segunda!”. Até a próxima.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

165 Comments

  1. Patrícia Barz

    Oi, Tadeu, obrigada por continuar com os destaques, hoje tem Parenthood às 22:30 no GNT e também estou torcendo para Hart of Dixie ser legendada, mas acho que vai ser porque Gossip Girl era e a primeira temporada de Hart of Dixie foi legendada.

  2. Patrícia Barz

    Infelizmente Hart of Dixie foi dublada, que saco! E aí Tadeu e Cleide hoje não tem nossos destaques do dia?

  3. Tadeu Mascarenhas

    destaques do dia 28/08/13- quarta

    sony
    21.00 nashville

    warner
    22.00 the middle
    22.25 suburgatory
    22.50 mike & molly

    + globosat
    22.00 linha de fogo
    00.00 museu do edem (estréia, série diária, de segunda a segunda)

    max
    22.00 utopia

    sony spin
    21.00 jane by design

    gnt
    23.00 beleza s.a.

    sbt
    03.00 memphis beat

  4. Tadeu Mascarenhas

    destaques do dia 29/08/2013 – quinta

    fox
    22.30 bones

    universal
    22.00 bates motel

    tbs
    21.30 unger manegement

    gnt
    22.30 downton abbey

    + globosat
    00.00 museu do éden

  5. Patrícia Barz

    Obrigada Tadeu. E conseguiu assistir Hart of Dixie dublada? Eu assisti, mas confesso que sofri.

  6. Jose nascimento kiechaloski

    A temporada de Save me acabou ? Só sete episódios ?

  7. Cleidepp

    pelo site da Fernanda Furquim tem essa informação:

    “durante o TCA, coletiva de imprensa organizada pela Television Critics Association, Bob Greenblatt, diretor do canal, disse que não há planos para exibir os seis episódios inéditos de Save Me.”

    ou seja, dos 13 episódios só exibiram 7 episódios e só

  8. Thiago FLS

    Programei meu aparelho para gravar a reprise de Broadchurch de hoje (que deve estar passando neste exato momento) porque justo quando resolvi assistir à série na segunda de noite e deixar para ver Scandal na reprise de madrugada, a GNT exibiu o episódio sem legendas. É assim toda segunda-feira ou foi mancada do canal?

  9. Thiago FLS

    Conferi minha gravação, e nada de legendas mais uma vez. E assim, Broadchurch se junta ao rol de séries que sou obrigado a baixar graça à incompetência da nossa TV paga.

  10. Patrícia Barz

    Qual a sua operadora Thiago? Porque na Sky passou com legendas.

  11. Thiago FLS

    Foi na Sky, mas a minha não é HD. A versão “normal” do GNT passou o quarto episódio dublado com opção de áudio original, mas sem legendas. Eu até tentei me virar com meu inglês, mas decifrar o sotaque escocês de David Tennant é tarefa para especialistas. Em todo caso, já baixei e vi o episódio devidamente legendado.

  12. Tadeu Mascarenhas

    destaques do dia 30/08/2013 – sexta

    axn
    22.00 red widow

    warner
    20.00 maratona mike & molly
    22.50 golden boy

    +globosat
    22.00 lowdown

    hbo family
    19.30 the haunting hour

  13. Tadeu Mascarenhas

    destaques do dia 31/08/13 – sábado

    + globosat
    22.00 the last cop
    00.00 museu do éden

    fx
    23.00 a vida de rafinhas bastos

    _____________________________

    destaques do dia 01/09/13 – domingo

    studio universal
    20.00 psych
    21.00 smash
    22.00 nursie jackie

    sony
    11.00 switched at birth

    fox
    10.30 modern family
    12.30 apartament 23
    20.30 the simpsons

    a&e
    21.00 ncis la

    hbo
    21.00 o negócio

    fx
    23.00 the bridge

    + globosat
    00.00 museu do éden

    sbt
    02.00 the mentalist

    comedy
    22.00 the exes

  14. Patrícia Barz

    Realmente com o sotaque dessa série é muito difícil de entender em inglês. E no HD passou com legenda, como pode mudar de um canal SD para um HD? Ridículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account