Log In

Colunas e Seções Gastronomia

Delícia de inverno: uma explosão de chocolate a la ‘Castle’

Pin it

Para muitas pessoas, junho é uma das épocas mais aguardadas do ano. Além do romântico Dia dos Namorados, o mês é reconhecido por uma anual renovação de ciclo, com a chegada do inverno. Embora a estação não seja tão perceptível em um país de ares tropicais e de proporção continental como o Brasil, há regiões que sentem as bruscas mudanças – seja nas temperaturas mais baixas, no vento, nas chuvas ou na menor intensidade do sol. É nesse clima que aproveitamos para comer um pouco a mais, testar receitas diferentes e convidar os amigos para um lanche gostoso. E que tal se der para fazer tudo isso com o sabor de um dos shows mais queridos pelo público do TeleSéries (e uma maiores audiências da Fall Season)? Para abrir o seu apetite, vamos esquentar o primeiro dia de inverno com uma deliciosa (e fácil!) sobremesa assinada pela cozinha de Castle.

Com renovação garantida de uma sétima temporada, que começa as filmagens já em julho deste ano, Castle é o tipo de série que, aos poucos, conquista o público com um enredo que eu chamaria de “ansioso”. Ou seja, é daqueles shows que nos deixam esperando, angustiados, por cada novo episódio, quase como a reta final de uma novela. Partindo do sucesso do escritor de romances criminais, Richard Castle (Nathan Fillion), e do chocante uso de suas ideias por um assassino real, inicialmente, dá para pensar que a série é só mais um show de investigação. No entanto, Castle, ao longo de seis temporadas – sendo que, na última (Fall Season), garantiu o seu recorde de audiência –, mostrou mais do que o passo a passo do crime e grandes sacadas de uma equipe policial. Recheada por toques de humor e muito sentimento, a série traça uma linha de identificação e apelo com o público, focando, especialmente, no desenvolvimento pessoal dos personagens. Boa parte disso está na estratégia da intensa relação entre Castle e a detetive Kate Beckett (Stana Katic). Ambos do tipo heroico, com personalidade e atitude fortes, aparentemente, eles jogam em times opostos. No entanto, ao desenrolar da série, o público conhece as suas fragilidades, as quais, juntos, enfrentam, inicialmente, com uma conturbada amizade que, como quase sempre, na ficção, caminha para um grande romance.

Castle2

Castle e Beckett: da parceria da investigação para o companheirismo do dia a dia.

Mas, como diz a expressão, “os opostos se atraem” – ou, vai ver, nem eram opostos de verdade (!). Enfim, para satisfação de boa parte do público, um dos pontos cruciais da relação entre Castle e Beckett aconteceu na terceira temporada, com o primeiro beijo do casal, quando se passavam por namorados em uma investigação. Foi a partir daí que, aos poucos, a série mostrou, ainda mais, que o sentimento entre os dois não era só de amizade e, culminando, inclusive, com o planejamento de um casório na sexta temporada. É claro que Castle não trata apenas da paixão dos colegas de trabalho e que, além disso, há vários outros elementos que garantem o sucesso da série. No entanto, ainda com um pouco do clima romântico de junho, o foco da coluna de hoje está, sim, entre o escritor e a sua musa detetive, porque é devido a eles que o inverno vai começar mais gostoso aqui no TeleSéries.

Castle 3

O beijo “profissional”, em Knockdown (s03e13), despertou muitos sentimentos.

O motivo para a homenagem de hoje vem da quinta temporada, época do auge da paixão de Castle e Beckett, quando aconteceu uma daquelas ocasiões que exigem uma receita infalível: um jantar com os pais, no episódio After Hours (s05e08). Todo novo casal sabe como esse momento, tão planejado, pode ser difícil – ainda mais se os pais forem tal qual Martha (Susan Sullivan), a mãe de Castle, e Jim (Scott Paulin), o pai de Beckett, que não fizeram cerimônia para se alfinetarem, mesmo que a noite fosse de festejar a família. Para aliviar a tensão, somente com uma rica sobremesa. A cozinheira da vez foi Martha que, apesar dos poucos dotes culinários, arriscou-se a fazer um “Death By Chocolate”, ou, literalmente, a “Morte pelo Chocolate”. A tragicômica cena mostra os constrangidos Castle e Beckett procurando transferir a atenção da rixa dos pais para o bonito – e aparentemente saboroso – bolinho. Só que, como não poderia deixar de ser em Castle, uma urgência da delegacia acabou fazendo com que o doce restasse intacto à mesa. Mas, para mostrar que nem tudo está perdido, a cozinha do TeleSéries vai dar um jeito nisso e garantir que você, aí de casa, prove que a receita da Martha é mesmo de matar (só se for de sabor, né?).  

Castle 4

O telefone na mão de Beckett é o sinal: a sobremesa ficará para a próxima!

Morte pelo Chocolate? 

Não, a sobremesa não tem veneno. Não, os ingredientes não estão estragados. Não, você não vai passar mal por provar a receita (ou, quem sabe sim, se comer demais hehe). Na verdade, a piadinha de Martha é uma referência comum entre várias experiências culinárias com chocolate. A expressão “Death by Chocolate” é uma forma utilizada para nomear sobremesas que possuem o chocolate como ingrediente principal (e em grandes porções!!), especialmente se for do tipo dark ou puro cacau. Inclusive, nos Estados Unidos e em países europeus, a expressão é marca registrada de restaurantes e empresas. No entanto, no dia a dia, a frase está na boca da galera, e é largamente usada em doces maravilhosos de puro chocolate, especialmente bolos e tortas. Para você ter uma ideia, experimente digitar a expressão no Google – é de comer com os olhos!

Bem, mesmo babando por várias receitas fantásticas de chocolate nesta semana, a inspiração para a coluna de hoje não é coisa nova, mas, sim, um amor antigo. Ela veio de um programa da Nigella, a diva britânica da cozinha que dá as melhores dicas de comidas caseiras – e dona do jeito guloso mais simpático da televisão! Há alguns anos, ela mostrou como fazer os Choco Hot Pots (literalmente, Potes Quentes de Chocolate), e eu fiquei simplesmente encantada pela receita. E o mais legal é que ela é muito parecida com o tipo da sobremesa servida em Castle, tanto que, quando assisti ao episódio, tive a sensação de já ter visto aquilo em algum lugar. Em síntese, a receita é a de um bolinho quente e cremoso, para comer de colher, com massa a base de muito chocolate. Nooooossa, só de ler já parece bom, não é mesmo? Então, quem sabe a gente não segue o caminho da cozinha?!

RECEITA DO DIA: Death by Chocolate de Castle (com releitura da Nigella)

Castle5

Ingredientes:
170g de chocolate meio amargo
2 ovos inteiros
70g de manteiga ou margarina sem sal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo branca
¾ de xícara (chá) de açúcar

+ Ramequins (ou outro tipo de potinho que possa ir ao forno)

Modo de fazer:
1. Unte os ramequins com margarina ou manteiga e reserve.
2. Em banho maria, derreta o chocolate com a manteiga (ou margarina). Quando pronto, retire do fogo para esfriar e reserve.
3. Com um garfo ou fouet bata os ovos e o açúcar. Aos poucos, adicione a farinha, mexendo sempre.
4. Por último, adicione o chocolate e misture até que fique homogêneo.
5. Divida a massa entre os ramequins, enchendo-os até pouquinho mais que a metade.

Castle6

6. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos.
7. Sirva quente.

Castle7

E, sem segredo nenhum, fazendo tudo à mão (!), você vai, realmente, morrer por esse chocolate! Você pode fazer os bolinhos do tamanho que quiser. Apenas lembre-se de que, quanto maiores os potes, maior o tempo de cozimento, para que o bolo não fique cru. De modo geral, os 20 minutos são suficientes, pois deixam a massa cremosa no ponto, mas é sempre bom ir cuidando. A receita de hoje rende cerca de 6 ramequins pequenos (diâmetro de 7,5cm) bem fartos, porém eu dividi a massa entre potes de tamanhos diversos para testar o crescimento da massa. Se você quiser dar mais algum toque ao seu bolinho, caldas são uma ótima opção, especialmente se forem de chocolate, para ficar bem no clima da coluna de hoje.

Bem, depois dessa dica tentadora e mega fácil, se eu fosse você, correria para a cozinha. É a sua vez de preparar esse doce cremoso e quentinho que vai, com certeza, esquentar a sua cozinha para começar a temporada mais gulosa do ano!

Bom apetite!

 

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

1 Comment

  1. Pingback: Até logo, Teleséries! Foi uma delícia cozinhar com você! » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account