Log In

Notícias

De fã à super fã – criador do Kryptonsite fala sobre Smallville

Pin it

Logomarca do Kryptonsite

Smallville parece não ter encontrado ainda um vilão a sua altura. O tempo e as baixas no elenco e na produção parecem não afetar o desempenho da série em seu oitavo ano de jornada. Perto de ganhar mais uma temporada, os fãs são uma ferramenta sólida na construção da história desenvolvida pela série.

O exemplo disso é Craig Byrne, 31 anos, dono do site mais conhecido sobre Smallville, o Kryptonsite. Em entrevista exclusiva ao TeleSéries, ele contou como tem sido sua relação com a série, as expectativas dos fãs, e as novas aquisições do show que se sustenta ao longo de nove anos.

Quando você decidiu criar o site?

Craig Byrne – Eu sempre fui fã do Superman. Aos 17, depois que terminei o colegial decidi fazer uma newsletter sobre Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman, que era chamada “Krypton Club Newsletter” e durou por muitos anos. Em setembro de 2000, anunciaram que faria uma série sobre Clark Kent quando era adolescente, então criei uma pequena página sobre isso. Logo consegui minha primeira entrevista com os criadores do show – Al Gough e Miles Millar – e foi aí que eu estabeleci o Kryptonsite. Uma idéia simples que deu certo.

O que você esperava dessa série naquela época? Suas expectativas foram preenchidas?

C. B. – Eu acho que a primeira coisa que pensei foi em uma série que haveria uma fantasia e alguns vôos, mas isso definitivamente foi diferente. Eu não esperava ver o Lex Luthor que eu gostaria, ou ótimos personagens originais como o Lionel ou a Chloe, e eu não esperava ter tanto heróis “convidados”. Ah, eu também não esperava que a série durasse por oito ou nove temporadas! Mas eu estou satisfeito que tenha conseguido. A série me surpreendeu muito.

Você reporta em seu site algumas visitas ao set de Smallville. Como são em geral essas visitas?

C.B. – Ano passado eu estava em Vancouver (onde a série é filmada) para fazer algumas entrevistas para o “Guia Oficial da Sétima Temporada de Smallville”. A equipe da série é um grupo incrível e uns dos mais receptivos que eu já conheci, então eu diria que essas visitas são excelentes. Todos mundo foi ajudou bastante para ter certeza de que eu teria um bom material para o meu livro.

Craig Byrne visita o set de Smallville acompanhado da diretora Mairzee Almas
Craig Byrne visita o set de Smallville acompanhado da diretora Mairzee Almas

Quando lidamos com Superman, temos que falar em milhões de fãs. Como eles reagem a série?

C. B. – Isso depende muito. Há alguns fãs que são muito apegados aos quadrinhos, e esses dispensam qualquer referência a Smallville. Mas são esses fãs que estão na primeira fila quando alguma coisa como a Legião dos Super-Heróis aparece na série. Há também aqueles que nunca leram uma revistinha antes, e que se interessam apenas pela mitologia do show. Claramente, Smallville tem feito algo bom, senão não duraria tanto.

E o que é exatamente essa nova mitologia?

C. B. – Os produtores da série querem que ela possa convergir com Superman que nós conhecemos nos quadrinhos. Mas certamente Smallville já conseguiu criar elementos que já fazem parte da mitologia usada pela DC, como por exemplo, a chuva de meteoros. Alguns artistas vêm usando a imagem do John Schneider para desenhar o Jonathan Kent, acho isso um tributo.

E para não interferir muito na mitologia original, a DC Comics junto à Warner colocaram muitas restrições ao uso de alguns elementos da história do Homem-de-Aço na série…

C.B. – Eu acho que o desenvolvimento do filme Superman – O Retorno foi o causador de tantas restrições, que estão sendo suspensas agora. Eu realmente não acho justo, porque os filmes deveriam seguir seu próprio curso – porque eles deveriam interferir um ao outro? Eu ainda espero que eles possam usar o Bruce Wayne algum dia, essa restrição desaponta a muita gente.

Mas algumas restrições caíram há tempos, não?

C.B. – Sim. Eu acho que tivemos sorte em poder usar a Lois Lane, Jimmy Olsen, Ajax, Bart Allen, O Arqueiro Verde, e todos os outros personagens da DC que eles já usaram. Apesar que as vezes eles exageram, como em Plastique…

Geoff Johns, escritor da DC Comics, fez o roteiro do episódio Legion, que marca a volta da série depois do hiatus. O que podemos esperar dessa parceria com os quadrinhos?

C. B. – Geoff Johns foi uma ótima aquisição e eu espero que possamos tê-lo de volta no futuro. Ele é muito talentoso e eu acho que os fãs podem esperar muitas homenagens aos quadrinhos. Acho mesmo que os fãs vão ficar muito satisfeitos com Legion.

Foto do Kryptonsite mostra a Legião, formada pelos atores Alexz Johnson, Calum Worthy e Ryan Kennedy, ao lado do roteirista Geoff Johns
Foto do Kryptonsite mostra a Legião, formada pelos atores Alexz Johnson,
Calum Worthy e Ryan Kennedy, ao lado do roteirista Geoff Johns

Smallville volta à TV americana na próxima quinta-feira , dia 15. E Legion tem sido esperado por grande ansiedade por todos. Nesse episódio, heróis do futuro voltam no tempo para ajudar ao jovem Superman a enfrentar seus inimigos e a salvar Chloe Sullivan.

No Brasil, a Warner Channel retomará a exibição de novos episódios da série em fevereiro.

Os livros de Smallville de Craig Byrne podem ser importados pela Amazon.
O Submarino possui um dos livros de Craig Byrne em seu catálogo. Clique aqui para adquirir.

Séries citadas:

30 anos, é formada em jornalismo pela Unesp e em Letras Inglês e Literaturas pela UFRN. No "TeleSéries", já foi colaboradora e editora de Notícias, agora é Editora de Conteúdo e escreve a coluna mensal "Sintonia". Já passou pelo Vírgula e pela Rede BomDia, do DIário de S. Paulo. No tempo livre, vê Bones, Hot in Cleveland, It's Always Sunny in Philadelphia, entre muitas outras séries. Fã do Clark Kent e música country.

Website: http://naliteral.blogspot.com.br/

17 Comments

  1. Victor Hugo

    Excelente matéria…. e aguardo ansioso por Legion… GO SV!!!!!!!!!!!!

  2. Eudes Junior

    Adorei a Matéria!Realmente gostaria que Bruce Wayne participasse de Smallville! Afinal ambos são da Warner e DC comics não é?

  3. Fernando dos Santos

    Eu acho que a restrição ao uso do Bruce Wayne na série ainda vai continuar por causa dos filmes do Batman.Depois do sucesso do segundo, o terceiro já está confirmadíssimo, é claro.
    Mas também lamento que esta barreira exista.O Wayne certamente seria uma contribuição interessante para Smallville.

  4. João da Silva

    As restrições são absurdas. Será que eles acreditam que o público é tão tolo que vai misturar a série com os filmes?

    Engraçado é que estas restrições não existem nos desenhos animados.

  5. Paulo Antunes

    Parabéns Clara pela iniciativa da entrevista. Mais um texto que entra na lista dos grandes posts que o TeleSéries já publicou.

    Eu particularmente acho o Kryptonsite chato de navegar, mas inegavelmente é uma referência da web, não só entre os fãs da série, mas entre todas as séries.

  6. Clara Lima

    Paulo, muito obrigada pela paciência e pela oportunidade. Espero poder fazer algumas matérias exclusivas pro TeleSéries.

    E sim, eu acho as restrições ao seriado uma perda de oportunidades. Bruce em Smallville? Hum… Acho que não rola. Mas estou muito animada para Legion amanhã.

  7. Ana C.

    Clarinha! Tá de parabéns, bonita! Entrevista exclusiva!!!!! :)
    Já tive meus momentos de surto no kryptonsite. Mas agora estou um tanto afastada…

    beijo!

  8. alex

    bela materia,go sv.

    ouvi dizer que bruce wayne,apareçera em sv,e ele sera interpretado por jason behr,que fez o max evans em roswell.

  9. Caio

    Acho totalmente incabível uma participação de Bruce Wayne em Smallville; o sucesso da recente leva de filmes do Morcego impede que esta utopia se torne verdade, porque Nolan inventou um mundo onde é possível que exista um Batman, e neste mundo não há pessoas com superpoderes, e muito menos em qualquer esquina, como sempre foi mostrado em Smallville inúmeras pessoas com dons especiais.

  10. João da Silva

    O universo de Smallville é diferente do universo dos novoss filmes de Batman. Se conseguiram colocar o Green Arrow em Smallville, não vejo como não seria possível colocar o Batman.

  11. Caio

    Tudo é possível; o problema é que com a atual conjuntura do Batman nos meios televisivos/cinematográficos, a crítica e os fãs COM CERTEZA cairiam de pau pra cima dos roteiristas e de quem mais que permitiu isso no seriado, entende?

  12. João da Silva

    Provavelmente por causa das razões que você mencionou, Caio, é que este “bat-embargo” existe.

  13. Clara Lima

    Obrigada Paulinho. Espero não ir muito longe do TeleSéries uauauauha… ;p

  14. samir luiz M. Zoqh Santos

    PQP!!!!!!!!! vc conseguiu entrevistar o Craig Byrne do kryptonsite?? ME CONTA o segredo! Sou fan da série a longa data e não esperava q o Craig se pronunciasse para um site brazuca! puta moral vc tem maninha!

    Excelente matéria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account