Log In

Especiais

Da telinha para os palcos do Rock in Rio 2013

Pin it

Música e televisão sempre fazem um belo par, tanto no cinema quanto na telinha. Já imaginou sua série favorita sem trilha sonora? Já percebeu que os episódios, especialmente os de drama, costumam acabar como um videoclipe (uma canção ao fundo com cada personagem resolvendo suas questões da vez)? A música é essencial para nossos tão queridos seriados.

Alguns músicos, entretanto, vão ainda mais longe, fazendo participações especiais em seriados. Alguns dão a famosa “canjinha”, aparecendo nas atrações interpretando a si próprios. Outros, no entanto, são mais ousados, e se jogam de cabeça em outro personagem.

O TeleSéries aproveitou a vibe #RockInRio que se instalou no Brasil e descobriu/relembrou várias estrelas que passaram – ou ainda passarão – pelos palcos do festival carioca que já deram as caras na telinha. Com certeza você lembra de alguma das participações, que você confere abaixo.

Steven Van Zandt

Participou de: Família Soprano (The Sopranos)
Personagem: Silvio Dante
No Rock in Rio 2013: guitarrista da E Street Band, que toca com Bruce Springsteen
Estilo: folk, rock

Steven Van Zandt subirá no palco mundo neste sábado (21), à 0h05min, ao lado de Bruce Springsteen. O guitarrista acompanha o “Boss” na E Street Band desde 1975 – durante as gravações do clássico álbum Born to Run – e é facilmente identificável pelas bandanas que usa nos shows. Zandt – também conhecido pelo apelido Little Steven – tem uma carreira solo paralela, com cinco álbuns. No final dos anos 90, o guitarrista surpreendeu como bom ator, escalado naquela que é uma das maiores séries da história: Família Soprano (The Sopranos). Descendente de italianos, ele coube como uma luva no papel de Silvio Dante, o mafioso aliado de Tony Soprano que é dono da casa de strip club Bada Bing!. O sucesso da série e sua boa performance abriram novas perspectivas profissionais: em 2011 foi o protagonista e o produtor executivo da série norueguesa Lilyhammer, distribuída pela Netflix, que se encaminha para sua segunda temporada.

Jared Leto

Participou de: Minha vida de cão (My So-called Life)
Personagem: Jordan Catalano
No Rock in Rio 2013: vocalista da banda 30 Seconds to Mars
Estilo: rock, eletrônico, pop

Jared Leto fez o caminho inverso de Zandt. Depois de iniciar a carreira como ator, já conhecido pelo grande público, formou a banda 30 Seconds to Mars, ao lado do irmão Shannon e de Tomo Milicevic, em 1998. O show do 30 Seconds, ocorrido no último sábado (14) no palco mundo agradou,  e a banda certamente ganhou ainda mais fãs, graças ao repertório musical e ao carisma de Jared – que fez até tirolesa no meio de sua performance. Como ator, Leto se destacou por seu papel em Minha vida de cão (My so-called Life), em que vivia Jordan Catalano, amor platônico da adolescente Angela Chase (Claire Danes, hoje multipremiada atriz por Homeland). A série teve apenas uma temporada, entre 1994 e 1995, porém acumulou diversos admiradores, inclusive no Brasil, já que era exibida por aqui pelo Multishow.

Sebastian Bach

Participou de: Tal mãe, tal filha (Gilmore Girls)
Personagem: Gil
No Rock in Rio 2013: cantor
Estilo: rock, metal

Quem gosta de rock e viveu sua juventude nos anos 90 do século passado (!) deve ter, em algum momento, cantado as músicas do Skid Row. Nessa época o vocalista da banda – que pegou o sobrenome emprestado do compositor barroco para associar ao Sebastian que já lhe pertencia – fazia bastante sucesso, e emplacou os hits 18 and Life e Wasted Time. Na última quinta-feira (19), o roqueiro começou sua apresentação no palco sunset com Slave to the Grind, música do álbum de mesmo nome, lançado em 91. Foi de lá, ouvindo um heavy metal básico, que a nossa colaboradora Karina Mochetti lembrou da participação do roqueiro em… Gilmore Girls. Sim, Gilmore Girls, a série que conquistou fãs fieis ao redor do mundo. Ele participou de 13 episódios da atração, entre 2003 e 2007, interpretando um guitarrista – Gil – que tocava na banda de Lane Kim, a melhor amiga de Rory.

 

Rob Thomas

Participou de: It’s Always Sunny in Philadelphia
Personagem: louco anônimo
No Rock in Rio 2013: vocalista da banda Matchbox Twenty
Estilo: pop rock

A banda Matchbox Twenty, que veio pela primeira vez ao Brasil este ano, está em atividade há 16 anos, e tem entre seus sucessos Push e 3am. Em território brazuca, contudo, a voz de Rob Thomas é mais conhecida pela música Smooth, que combinou perfeitamente com a melodiosa e inconfundível guitarra de Santana. Mas, para os fãs de comédia, Thomas será sempre lembrado pela – rápida – participação em It’s always sunny in Philadelphia. No 9° episódio da 4ª temporada de IASIP, o personagem Dennis é internado em uma cínica de reabilitação porque mentiu em seu livro de memórias sobre já ter passado por isso. A série, que raramente tinha participações especiais, contou com Simbad como um sociopata que, junto com seu inseparável e inquieto companheiro (Rob Thomas), tornou este um dos episódios preferidos entre aqueles que acompanharam a série.

Jon Bon Jovi

Participou de: Sex and the City
Personagem: Seth Robinson
No Rock in Rio 2013: vocalista da banda Bon Jovi
Estilo: rock

Quando o assunto é Jon Bon Jovi, não faltam participações especiais nas mais variadas séries. Isso porque além de rock star, o moço também é ator nas horas vagas. E quem aí não lembra da participação dele no episódio Games People Play, na segunda temporada (2×13) de Sex and the City? Jon interpretou Seth Robinson, um bonitão que Carrie conhece na sala de espera do consultório de seu psicólogo, apenas para descobrir – após um breve romance – que o seu problema era justamente perder o interesse pelas mulheres com quem saía após o sexo. Jon também foi um regular na quinta e derradeira temporada de Ally McBeal, participando de um arco de nada menos que dez episódios. No seriado, ele interpretou Victor Morrison, um encanador sexy (quem diria!), e interesse amoroso da própria Ally. Além disso, menção honrosa para a participação do roqueiro no episódio Anna Howard Shaw Day, especial do Dia dos Namorados da quarta temporada de 30 Rock (4×13), no qual interpretou a si mesmo. O cantor é figurinha tão carimbada nos seriados que até em Malhação ele já apareceu, como ele próprio. Foi em 1997.

Ivete Sangalo

Participou de: As Brasileiras
Personagem: Raquel
No Rock in Rio 2013: cantora
Estilo: Axé, MPB

Não são só as estrelas gringas que participam de seriados. Brazucas também dão as caras nas telinhas. Veveta – como é carinhosamente chamada por muitos brasileiros – já é bem conhecida do público por sua carreira musical, iniciada na Banda Eva e hoje em dia em próspera carreira solo. A maioria de nós sabe pelo menos uma música da cantora, ainda que não seja admirador de seu repertório. No Rock in Rio 2013, Ivete Sangalo atingiu a marca de oitoapresentações, incluindo as edições de Lisboa e Madrid. A cantora já fez várias pontas em novelas e, no ano passado, interpretou a cafetina Maria Machadão na minissérie Gabriela. Outro personagem de destaque foi em um dos episódios da série As brasileiras, na qual mulheres de várias cidades do Brasil são retratadas de forma bem-humorada. Sangalo foi Raquel, a desastrada de Salvador, que como entrega o título é tão desorganizada e atrapalhada que mal consegue ir a um casamento sem causar nenhum problema.

 

Justin Timberlake

Participou de: Saturday Night Live
Personagem: vários
No Rock in Rio 2013: cantor
Estilo: pop

Justin Timberlake, muito antes de estar no topo de muitas listas, fazia parte do N’Sync, boyband com a qual ele se apresentou na edição de 2001 do Rock in Rio. E em um tempo ainda mais distante, o garoto fez parte do Clube do Mickey, berçário de muitos  atros pop, como Britney Spears, Christina Aguilera e até do ator Ryan Gosling. Em 2002 Justin começou a sua bem-sucedida carreira solo. Conhecido como o artista que dança, canta e atua, e com um repertório recheado de sucessos, Justin apresentou-se no palco mundo no último domingo (15). Na TV, suas participações mais famosas são as que ele fez no programa de humor Saturday Night Live. Fizeram até uma brincadeira com ele em seu monólogo de abertura, sobre ele participar do Clube dos Cinco, de convidados que já participaram de cinco episódios do programa. Sua performance mais lembrada é de um clipe feito com Andy Samberg sobre um presente para lá de sugestivo e indecente, dentro de uma caixa.

John Mayer

Participou de: CSI
Personagem: nenhum, ele mesmo
No Rock in Rio 2013: cantor
Estilo: pop, blues

Conhecido inicialmente por suas músicas românticas, John Mayer alcançou reconhecimento internacional ao receber o Grammy de 2003 como melhor performance vocal masculina com a música Your Body is Wonderland – dedicada à atriz de Ghost Whisperer Jennifer Love Hewitt, sua namorada na época. Após este período, juntou-se a Kayne West e optou por mudar seu estilo para o blues e hip-hop, já que, segundo ele, melhor representavam o momento atual, ao contrário do rock, que estaria ultrapassado (irônico, não?). Sua apresentação no Rock in Rio vai ser no sábado (21/09), no palco mundo. John Mayer entrou na lista por ser um bom exemplo de participação do tipo vamos-achar-um-jeito-deste-músico-famoso-dar-uma-canjinha-ainda-que-não-tenha-contexto-algum e CSI é mestre em plantar apresentações musicais na cena do crime no episódio.As músicas tocadas foram: Waiting on the World to Change e Slow Dancing in a Burning Room.

Jessie J

Participou de: The Voice UK, The X Factor
No Rock in Rio 213: cantora
Estilo: pop

Jessie J, a inglesa que o mundo inteiro conheceu com a música Price Tag, do seu álbum de estreia Who You Are, de 2011, é uma veterana na indústria musical. Jessie colaborou com outras estrelas pop, compondo canções para Miley Cyrus, Rihanna e Justin Timberlake. Sua apresentação no festival ocorreu no último domingo (15), no palco mundo da Cidade do Rock e, de acordo com a própria artista, foi a melhor experiência de sua vida. Na TV Jessie J participou de muitos programas de competição musical. Ela já foi jurada e mentora do programa The Voice, que no Brasil em breve estreia sua segunda temporada. Segundo Jessie, entretanto, a função de jurada a deixa “desconfortável” e considera melhor participar de realities deste tipo como mentora ou convidada musical. Após sair de The Voice UK, Jessie apareceu em The X Factor e The X Factor (UK).

 

Florence and the Machine

Participou de: A garota do blog (Gossip Girl)
Personagem: Florence Welch, ela mesma
No Rock in Rio 2013: cantora, líder da banda Florence and the Machine
Estilo: indie rock, experimental

Florence and the Machine é uma das bandas mais celebradas da atualidade. O repertório de qualidade, aliado à voz e ao jeito peculiares de Florence Welch – vocalista da banda – foram comprovados pelo público brasileiro quando a inglesa subiu ao palco mundo no último sábado (14). E lá se instalou uma atmosfera quase mística. Entre os maiores sucessos da banda estão The Dog Days Are Over e Cosmic Love. Uma curiosa “aparição” de Florence and the Machine aconteceu na quarta temporada de Gossip Girl, justamente envolvendo Cosmic Love. Serena e Chuck brigavam durante uma festa e perderam a performance de Florence, que cantava lindamente ao fundo. A banda, por outro lado, ganhou mais admiradores entre o grande público com sua apresentação na série.

Textos produzidos por Paulo Serpa Antunes, Karina Mochetti, Gabi Guimarães e Carla Heitgen – que também produziu o especial.

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

1 Comment

  1. Pingback: [RETROSPECTIVA 2013] Os especiais mais especiais do Teleséries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account