Log In

Opinião

Criminal Intent volta bem. E lembra que os cop shows estão em alta

Pin it
Cena de Criminal Intent

Particularmente acho que as pessoas falam demais dos dramas médicos e de 24 Horas e de Lost e destas séries decadentes da CW. Na sombra destas, os fãs de séries policiais curtem em silêncio uma nova fase de ouro de cop shows.

A fase é tão boa que eu já risquei do meu vocabulário o elogio “melhor série policial da atualidade”. Eu me sinto incapaz de julgar qual a melhor série da atualidade. The Shield, atualmente fora do ar, a esta altura é hour concours. The Closer, até por ter as liberdades de um show de TV paga, faz uma carreira impecável. Entre os shows de TV aberta, CSI faz uma temporada arrepiante, pressionado pela guerra de audiência a ousar semana após semana. Mesmo desfalcado de Mariska Hargitay, Law & Order: Special Victims Unit, faz uma temporada incrível. A pouco comentada Without a Trace vem fazendo até aqui sua melhor temporada. E Criminal Minds, que estreou esta semana no Brasil com um ótimo episódio, já mostra potencial para ser a nova CSI. E olha que ainda temos pela frente nesta sexta-feira o atrasado terceiro ano de NCIS, que deu audiências incríveis para a CBS na temporada passada.

A este time de séries se junta agora Law & Order: Criminal Intent. Taí um show pelo qual eu não tenho muito carinho e do qual não sou nada fiel. Mas é possível que isto mude agora. Esta season premiere, Blind Spot, foi absolutamente impecável.

Pra começar o seriado começou fugindo da fórmula tradicional – um crime por semana, vários suspeitos, um interrogatório final tenso. Aqui temos um serial killer, não temos os clássicos interrogatórios de Goren e a revelação chega suave e sutil. O novo capitão, no pé do Goren, pode dar uma dinâmica nova e interessante na série – se no ano passado era o estilo Logan que provocava suspeita, agora será interessante ver o veterano Goren sendo questionado de seu estilo cadenciado de trabalhar.

Foi ótimo ver também Eames sujando as mãos, correndo risco, em perigo. Convenhamos, a Kathryn Erbe tem um dos trabalhos mais fáceis do mundo, só precisa servir de escada pro Vincent D’Onofrio 11 semanas por ano. Foi legal vê-la atuando em uma situação limite, mostrando seu potencial dramático. Foi também muito bom ver D’Onofrio levar o seu Goren a uma situação inédita em seis anos da série – a perda total de seu controle emocional.

E, claro, é sempre um prazer ver a Martha Plimpton na tela e especialmente ver o John Glover atuando com um bom roteiro e não aquelas imbecilidades que escrevem para ele em Smallville.

Quem diria: Law & Order: Criminal Intent acabou sendo um dos pontos altos da semana. Assistam e falem mais de seriados policiais, por favor.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

24 Comments

  1. Eric Fernandes

    Também queria ver The Wire.

    Séries policiais só vejo CSI: NY. Acho o melhor da franquia. Nos intervalos de American Idol dei uma espiada no episódio de ontem e parecia estar interessante.

  2. Osório Coelho

    Já falei por aqui várias vezes sobre The Wire. Roteiros impecáveis, atores fantásticos e tramas de arrepiar. Isso tudo sem um pingo de ação.

  3. Cristiano (Highlander_Master)

    Eu acompanho as 3 C.S.Is, apesar que não vi a segunda temporada de N.Y., e acompanho The Shield. Pra mim The Shield é a melhor policial da atualidade, e uma das melhores séries da atualidade. E vou além… É uma das melhores séries policiais de todos os tempos!!

    LAw & Order nunca vi um episodio sequer, vcs acreditam?

    The Closer idem… Os horários da TNT são tenebrosos, não dá nem pra lembrar que existe uma série ali…

    NCIS, achei razoavel, vi uns 4 episodios, não achei tãooo boa assim. Sou mas C.S.I…

  4. Rô Floripa

    Eu adoro cop shows! É o estilo que eu sou mais fiel, acompanho Without a Trace, CSI, Criminal Minds, NCIS, Law & Order e The Closer (qdo dá, horário horrível). Mas minha preferida é SVU, é a melhor em todos os aspectos, só tenho um senão, pq não dão o devido reconhecimento ao Meloni e só falam da Mariska. O cara é ótimo sempre.

  5. Li

    Minha série favorito é Law & Order SVU, é a melhor série policial na atualidade, é claro que tem The Shield, The Closer, entre os muitos outros citados pelo Paulo que também assisto. ADORO séries policiais, só não assisto muito o CSI e a franquia toda, essas sérieas podem ser chamadas de dramáticas, já que em nenhum momento você tem tempo para dar uma risadinha, só de vez em quando…ao contrário o que acontece com Grey’s Anatomy e outras séries que são consideradas dramáticas!Achei ótimo vamos falar mais de séries policiais!!!!

  6. Simone Miletic

    Eu queria destacar um seriado nada nada comentado, e que eu amo muito, apesar da HBO passar nos horários mais esdruxulos e sem o mínimo cuidado com os fãs: Rastros da Maldade.

    O seriado, que já passou 4 temporadas por aqui, é mais uma ótima produção da BBC, com atuações magistrais e roteiros muito bem amarrados.

    Para quem gosta de Criminal Minds e Law&Order Criminal Intent é um prato cheio.

    Conta a histório de um psiquiatra que auxilia a polícia a elucidar os mais estranhos casos.

    Vale a visita.

  7. Rafa Bauer

    Nem li o texto todo, só fiquei rindo com o começo dele. Eu nunca tinha pensado, mas provavelmente existem duas categorias de fãs de seriados. Os que gostam dos dramas médicos, 24 horas, Lost e as “séries decadentes da CW” (como eu), e os que gostam de séries policiais.

    Eu detesto séries policiais, justamente pela independência dos episódios, pelo não aprofundamento dos dramas pessoais dos personagens e ter sempre o mesmo mote: a investigação de um crime (geralmente homicídio).

    Nada contra quem goste, cada um, cada um.

  8. Vanessa

    Acho que deve ser muito difícil fazer uma série policial, já que na maioria das vezes a qualidade do episódio depende do caso e não dos personagens. Se o caso não for interessante, o episódio cai de qualidade.

    Gosto de séries policiais, e acho que CSI faz a melhor temporada desde que estreou. Só acho que eles deveriam quebrar um pouco a fórmula, arriscar mais. Claro que não estou falando de The Shield, que para mim é uma das melhores de todos os tempos, quebrou o conceito de série policial.

  9. Patricia E.

    “Eu detesto séries policiais, justamente pela independência dos episódios”

    O fato de os episódios serem independentes tornam essas séries mais atraentes pros espectadores eventuais, aqueles que pegam um ou outro episódio, acham bom e passam a acompanhar a série. Isso já é mais complicado com séries como 24 Horas ou Lost, que trazem histórias mais interligadas. Mas como você colocou, cada um é cada um.

    “…pelo não aprofundamento dos dramas pessoais dos personagens…”

    Quanto ao não aprofundamento nos dramas dos personagens, discordo. Muitas dessas séries conseguem equilibrar bem o desenvolvimento da trama e dos personagens. Quem acompanhou NY Contra o Crime deve se lembrar do detetive Sipowicz e sua luta contra o alcoolismo, além das grandes perdas pessoais que ele sofreu.

    “…e ter sempre o mesmo mote: a investigação de um crime (geralmente homicídio)”

    Bom, o mote das séries policiais é a investigação, seja de um homicídio ou de um desaparecimento. Não dá pra fugir muito disso ou não haveria razão de ser “uma série policial”. Teríamos um drama como outro qualquer, não é mesmo? ;)

    Das séries policiais, tenho muita vontade de ver The Wire e Homicide. Enquanto isso, estou no aguardo do início da nova temporada de The Shield — *a* série policial.

  10. Leonardo

    Essa season premiere foi mesmo genial. John Glover fez um papel impecável também. Fazia tempo que eu não admirasse tanto um episódio de Criminal Intent. SVU e Criminal Intent ultrapassaram de lavada a sua série mãe.

  11. Leonidas

    “Eu detesto séries policiais, justamente pela independência dos episódios”

    A independência não é tanta assim como nosso amigo diz, vale dizer que na franquia CSI, alguns problemas pessoais sutis se desenrolam durante a temporada toda e se resolvem no final (vide o caso Horatio, Delko e Marisol no CSI Miami, por exemplo). E não são tão cansativas de acompanhar como LOST (2a. temporada, a 3a. temporada está melhor) e 24 HORAS (4a. temporada, na 5a. melhorou bem) ou Prison Break (parece que perdeu o rumo na 2a. temporada)

    “…pelo não aprofundamento dos dramas pessoais dos personagens…”

    Ai é uma piada não é??? Será que esse cara assistiu algum episódio de The Shield, Criminal Minds, Csi Miami, Law & Order SVU??? The Shield é simplesmente exemplar, fantástica!!! Se não assistiu ainda, assista e depois comente, ok???

    Nem vou comentar o resto, porque não vale a pena. Acompanho a maioria das séries “policiais” e destaco uma evolução fantástica. Hoje não é só a investigação que interessa, mas o desenvolvimento psicológico dos personagens durante a trama. Por isso as minhas séries preferidas (The Shield é hour concours) são “Criminal Minds” e depois “NCIS” (o Tony e o Mcgee são impagáveis). Quanto a The Wire e Rastos da Maldade, vi alguns episódios quando assinava o pacote HBO, e realmente são excelentes…

  12. HELCIO JOSE FIGUEIRA

    Acho the shield uma porcaria, não sei com ainda esta no ar produção e roteiros idioitas atores fracos, ncis e legal, csi todos na minha opinião estão com os dias contados, lost devera acabar daqui a 2 anos, foi um ano de fracassos retumbantes como the nine, windfall, vanishead e smith que na minha opinião não era tão ruim.

  13. Ana Valéria

    Adoro séries policiais;Minhas preferidas são Law and order SVU(não sei porque nunca ganhou nenhum prêmio e tão devendo um pro Chris Meloni com certeza,além da Marishka sempre fantástica)Criminal Minds é show,Cold Case sempre me emociona,Without a Trace é consistente a beça.
    Pena que não lancem os dvds de SVU por aqui.

  14. Adriana

    NCIS é maravilhoso..é um policial bem humorado.Adoro o Tony e cia..me divirto.

  15. Djalma Fernandes

    Prezado Paulo, até concordo que o espisódio de estréia de Criminal Intent foi interessante, acima da média. Mas foi bom justamente por fugir dessas malditas fórmulas que infestam a TV americana… São os tais procedurals, que eu sempre considerei um desperdício do talento de certos atores. Fico até triste em ver um ator do calibre do Vincent D´Onofrio confinado a seguir a mesma fórmula eternamente. Quem assistiu filmes como Nascido para Matar sabe do que eu estou falando. Essas séries, os três CSIs, os três LAW & Order, etc são o que a gente pode chamar dos verdadeiros “enlatados” americanos.

    É por isso que se fala tanto do 24 horas, Prison Break, House, etc… E olhe que House é quase um procedural, mas ainda consegue fugir um pouco da regra… Aliás, será que é coincidência que SVU, o único desses seriados que investe um pouco nos personagens, é o único procedural que não é solenemente ignorado em todas as premiações?

    E the Wire é mesmo espetacular…

  16. Jordan

    assisto L&O:CI desde o começo e esse foi o melhor episodio….e THE WIRE vai ser a grande série da HBO depois que SOPRANOS se forem…..

  17. Thais Afonso

    Os cop shows são realmente muito ignorados e isso é um pecado porque eles ficam cada vez melhores. Algumas vezes passam mensagem tão boas que chegam a arrepiar, e se você quiser apenas um entreterimento de uma hora, elas são perfeitas também, você nem precisa ter a disponibilidade semanal. É uma pena que deem tão pouca atenção, eu assisto quase todos. Também quero assistir The Wire em breve.

  18. Rafaelly

    Eu vejo 24 (porém não vejo Lost, séire q eu odeio!!!), vejo séries da CW como Gilmore Girls e tb vejo séries policiais…O importante é ser boa e não o gênero dela.
    The Closer…sem comentários…Há muito tempo não via uma estréia tão fantástica.Kira é Brenda Lee Jonhson.Ninguém seria melhor no papel!E ainda bem q foi reconhecida com o prêmio( foi o SAG né?Agora confundi).
    Criminal Minds é outro show!!!
    Tb vejo CSI,Without a Trace, Cold Case( q aliás, comecei a ver nessa temporada, devido á espetacular season premiere).
    Realmente pessoal…vamos falar das séries policiais. The Closer e Criminal Minds principalemente.Elas merecem!

    Falando em The Closer, quando estréia a nova temporada?

  19. Daniela

    eu adoro c.s.i miami c.s.i las vegas monk dr house ny contra o crime mcgiver miami vice desaparecidos em nome da justiça

  20. demigaucha1

    vincent d’onofrio é incrivel-
    – seu melhor papel = em toda a sua naum tao longa carreira. brilhante como o detetive goren, em criminal intent. ja a sua parceira, inutil, velha , baixinha, feia, naum faz nada, inexpressiva, nem sei o nome da tipa.nao precisava ta na serie.

  21. Vah

    Olha, eu vou discordar totalmente. Vocês não sabem a tamanha falta que a Eames faz ao Goren.
    Teve uma época em que a Eames ficou grávida, que o Goren ficou com uma nova parceira, a det. Bishop. Não era a mesma coisa, reparava-se. A Eames consegue captar o raciocínio rápido do Bobby, coisa que a Bishop não conseguia. Enfim, eu acho que Goren & Eames dependem um do outro, porque já estão juntos a 7 anos, já virou um hábito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account