Log In

Colunas e Seções Gastronomia

Cozinha de Dia dos Pais ao estilo ‘Arrested Development’

Pin it

A família (independente de sua conformação) é o primeiro núcleo social do ser humano. É nessa primeira comunidade que desenvolvemos noções de sobrevivência e na qual constituímos laços que nos ligam a outras pessoas por toda a vida. O convívio diário traz à tona diferenças e conflitos – os quais mostram como construir relacionamentos bons e duradouros, certamente, não é uma tarefa fácil. Se há alguém que tem noção disso desde cedo é Michael Bluth (Jason Bateman), o filho certinho de George (Jefrrey Tambor) e Lucille (Jessica Walter) – a pessoa mais madura da rica e disfuncional família de Arrested Development que, após sete anos, voltou para uma 4ª temporada em 2013.

Family First

“A família primeiro!” – essa é a máxima de Michael, mesmo com todos os problemas de sua louca e nada normal linhagem. Ao lado dos pais e dos irmãos, nem parece que todos foram criados sob o mesmo teto. A extrema noção de comprometimento faz do bom moço quase um pássaro fora do ninho, não fosse a presença de George Michael (Michael Cera), seu filho adolescente – e melhor amigo –, o único que parece ter herdado algum gene responsável no seio dos Bluth. Juntos, eles são os Bluth Boys (Garotos Bluth), os homenageados da cozinha do Teleséries nesse final de semana de Dia dos Pais.

Na primeira temporada, em 2003, conhecemos Michael, seus pais, irmãos e agregados. Na tentativa de resolver a pindaíba financeira causada na família pela prisão de George (o patriarca trambiqueiro e criador da construtora de mini-mansões, Bluth Company), o compenetrado Bluth não vê outra saída, senão deixar sua individualidade de lado para unir, novamente, seus entes [nem sempre] queridos.

É assim que ele e o filho passam a dividir o mesmo teto com os parentes e George Michael começa a entender os dilemas do pai. Buscando ao mesmo tempo se integrar à família e não desapontar os ensinamentos de Michael, o garoto não compreende bem seus próprios sentimentos – especialmente com sua paixonite pela espevitada prima Maeby (Alia Shawkat), que sempre o coloca em confusões. Juntos, os dois aprontam tanto que, até quando acreditam estar brincando, o tiro sai pela culatra: no episódio Fakin’ It (10×13), na 3ª temporada, a dupla casa legalmente sem querer, pensando que estão apenas fazendo parte de um teatro voluntário em um hospital.

A relação engraçada dos primos tem tudo a ver com a culinária festiva de domingo – especialmente pela ligação com daddy Michael. Seguindo os passos do pai, George Michael encara a sua primeira experiência de trabalho no The Bluth Original Frozen Banana (A Banana Congelada Original dos Bluth), um negócio inaugurado há décadas pelo avô, George, antes mesmo da Bluth Company.

A pequena empresa consiste em uma banquinha temática, no Oceanside Wharf (Ilha de Balboa – Praia de Newport), onde são vendidas bananas congeladas com cobertura de chocolate e nozes. Por mais simples que pareça a iniciativa, os vários anos de trabalho resultaram em lucros e tradição. There’s always Money on the banana stand! (Sempre tem dinheiro na banca de banana!) – máxima de George no episódio Top Banana (02×22), quando um incêndio, provocado por Michael, consumiu, além da banca, os U$250,000 muito bem escondidos nas paredes do estabelecimento.

Muito antes do incêndio, Michael tocou o negócio de George – e, não raro, o vemos dando uma mão em várias temporadas da série. No entanto, o novo Mr. Manager (senhor administrador) da tarefa é George Michael que vê, na banca, uma oportunidade para fugir, inicialmente, da prima Maeby. A alegria dura pouco, uma vez que o pai, chateado com o relaxamento dos irmãos – especialmente de Lindasy (Portia de Rossi), mãe de Maeby –, manda a sobrinha vender os quitutes junto com o filho, como forma de dar a ela alguma responsabilidade. De primeira, a coisa não dá muito certo, e George Michael vive com a prima o mesmo embate que o seu pai com o resto da família. Além de fazer sujeira com o chocolate, Maeby coage o garoto a pegar alguns dólares e, ainda, trabalha pouco. Mas, como a esperança é a última que morre, o negócio segue adiante – não que os problemas diminuam por completo: Arrested Development faz da banca das nanas motivo de muitas risadas com brigas de família, novas destruições e promoções muito loucas ao longo de suas temporadas.

As frozen bananas são um ícone tão interessante do seriado que, para marcar a estreia da 4ª temporada (2013), elas estrelaram uma ação promocional de Arrested Development. O portal Netflix, que produziu os 15 novos episódios lançados em maio, organizou uma turnê da banca de bananas na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde os fãs tiveram a oportunidade de conhecer o banana stand, inclusive com a visita de algumas estrelas do seriado e a degustação do doce da família Bluth (de acordo com o vídeo, uma pessoa voltou 6 vezes para comer em Nova Iorque!).

 

Que o negócio da família Bluth é algo que mexe seriamente com os relacionamentos familiares – especialmente os de pai e filho – a gente já percebeu. O engraçado mesmo é reparar como o público é ligado nas peculiaridades do seriado. Com a missão de incluir o famoso prato de Arrested Development na comemoração de Dia dos Pais do Teleséries,  saímos em busca de receitas para as bananas congeladas. O resultado de materiais encontrados – a maioria em inglês – foi imenso, com fotos extremamente bem produzidas e vídeos e textos cheios de referências ao show. E para a galera do Brasil não ficar de fora, você confere em primeira mão, uma receita bem simples para fechar o almoço de domingo à la Arrested Development.

Bananas Congeladas com Chocolate – Arrested Development

Ingredientes:

4 bananas prata

250g de chocolate ao leite (derretido)

60g de nozes picadas (cerca de 20 unidades)

Palitos de churrasco ou picolé

Preparo:

1. Tire a casca das bananas e crave o palito de baixo para cima, mais ou menos até metade da banana.

2. Deite as bananas em um prato, preferencialmente enroladas com papel manteiga (para não criar gelo em volta). Deixe congelar por cerca de 2 horas (se for mais, melhor).

3. Derreta o chocolate conforme a embalagem (banho-maria ou microondas).

4. Passe cada banana no chocolate ainda quente, usando uma espátula para ajudar a espalhar, e salpique as nozes por cima. Nessa hora, o único cuidado é fazer com agilidade, pois o contraste de temperaturas vai fazer o chocolate endurecer rapidinho.

5. Sirva na sequência!

Com apenas 3 ingredientes rotineiros – com tanta banana, aqui no Brasil seria muito mais fácil que nos Estados Unidos para ter uma banquinha dessas – e 5 passos rápidos você terá uma bela sobremesa para acompanhar o seu almoço festivo. A textura é quase como daqueles picolés especiais, que tem uma camada crocante por fora e uma massinha consistente no meio. O sabor é surpreendentemente incrível e a apresentação do prato tem um toque diferenciado, mesmo com uma concepção bastante simples. Fica como sugestão ainda fazer alguns toppings (coberturas) diferentes, como com castanhas, amêndoas, flocos de arroz e, até mesmo, um chocolate granulado para dar uma chance para as crianças.

Se você tiver alguma dúvida e quiser ver alguém fazendo esse passo a passo, aconselho esse vídeo.

Bom Apetite!

 

Fotos (da comida): Guilherme Moreira

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

6 Comments

  1. Carol Cadinelli Mauler

    AMEI, Mari! Se der, faço hoje ainda =) Depois digo se deu certo =)

  2. Mariana

    Tomara que tenha dado certo, @carolcadinellimauler:disqus :D É muito bom!

  3. Mariana

    É ótimo @JuliaBerringer:disqus! E o melhor é que é super fácil :)

  4. Pingback: Até logo, Teleséries! Foi uma delícia cozinhar com você! » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account