Log In

Conexão

Conheça a São Paulo de ‘Alice’

Pin it

Alice foi uma série brasileira da HBO que teve sua primeira temporada transmitida em 2008. Dois anos depois, a segunda temporada, com somente dois episódios terminaria a curta, mas maravilhosa, história da série. Apesar de estrelada pela incrível Andréia Horta, a protagonista de Alice é, no final das contas, a cidade de São Paulo, com seu tumulto, mistérios e sua beleza. Então, assim como Alice, o Conexão se joga em São Paulo para descobrir tudo que esse monstro de cimento tem a oferecer.

01. Edifício Copan, 02. Avenida Paulista, 03. Praça da Sé, 04. Ibirapuera, 05. Ponte Estaiada, 06. Praça Roosevelt, 07. Liberdade.

Alice chega em São Paulo e vai morar com sua tia Luli no coração de São Paulo, na rua Avanhandava, uma travessa da rua Augusta. Foi por aqui que Célia se perdeu passando próximo ao Viaduto do Chá e pela praça Roosevelt, um dos pontos mais movimentados de São Paulo. Por ali também começa o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, uma via expressa elevada que permanece fechada aos domingos, para a felicidade de ciclistas e corredores.

Além de morar no coração da cidade, a tia de Alice tem um brechó em um dos edifícios mais emblemáticos da cidade: o Copan. Projetado por Oscar Niemeyer, o edifício possui uma geometria sinuosa, bem diferente da linhas retas que normalmente encontramos em edifícios. O prédio de 35 andares é residencial, mas os três primeiros são comerciais. Ele fica em uma das regiões mais movimentadas da cidade, próximo a Consolação e a praça Roosevelt. E você também pode fazer como a Alice e se sentir como um gigante visitando o terraço do Copan, que oferece uma linda vista da cidade. Mas é preciso ligar para a administração do edifício e agendar o dia e o horário com antecedência.

No terceiro episódio, Alice aparece se divertindo com sua meio-irmã Célia em um dos parques mais famosos da cidade, o Playcenter, que infelizmente fechou suas portas no dia 29 de julho de 2012. Mas para quem realmente gosta desse tipo de passeio, há o Hopi Hari, parque no mesmo estilo, que fica em Vinhedo, há menos de uma hora de carro de São Paulo. Assim como o Playcenter, ele possui atrações para todas as idades, desde montanhas russas radicais até a calma e romântica roda gigante.

Uma experiência em São Paulo não é completa sem um passeio pelo metrô de São Paulo. Totalmente baseado no metro de Paris, ele possui atualmente 6 linhas, e mais de 75 km. A estação da Sé é uma das mais movimentadas, e se você quiser vivenciar a diversidade de São Paulo e a agitação dessa cidade que não para nunca, uma passada por lá pode ser uma boa pedida. Aproveite e faça uma visita a Praça da Sé e a sua Catedral, palco de vários eventos históricos importantes.

Se agitação não lhe agradar, talvez o parque do Ibirapuera seja uma melhor opção. São quase 2 quilômetros quadrados de muita natureza e arte. Os edifícios do parque, como a Oca ou o Auditório – no qual Alice trabalha na mostra de cinema no segundo episódio – são de Oscar Niemeyer. A entrada é gratuita, e vale também uma visita até o Monumento às Bandeiras, grande escultura do ítalo-brasileiro Victor Brecheret. Essa obra mostra portugueses, negros, mamelucos e índios puxando uma canoa de monções o que levou ao apelido popular “Deixa-Que-Eu-Empurro”.

Mas uma viagem até São Paulo merce uma parada na grande Avenida Paulista, palco principal do dia a dia de São Paulo e cenário para várias cenas de Alice. Foi andando pela Paulista, junto ao DJ Wolf, que Alice explode e grita a plenos pulmões. Mas ao invés de gritar na rua aproveite seu passeio e visite o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e passeie pelo lindo parque Trianon. Vale a pena!

No nono episódio da série Dani, amiga de Alice, resolve ir embora do Brasil. E para sua despedia, ela, Téo e Marcela resolvem virar a noite com uma linda vista da cidade. Eles sobem a ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada, que na época estava ainda em construção. Essa gigantesca ponte cruza o rio Pinheiro e é a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Apesar de nova, ela já é um dos cartões postais da cidade aparecendo no filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, e sendo cenário para os jornais Bom Dia São Paulo e SPTV, da Rede Globo. Mas já que não é possível subir a ponte e ter aquela vista da cidade, talvez você queira conhecer o Terraço Itália, restaurante de comida italiana que fica no topo do edifício Itália e oferece uma vista do 41o. andar. Esse edifício também foi cenário da série Alice e fica muito próximo ao edifício Copan.

No quinto episódio da série, Alice deve ir buscar um bordado na casa da dona Sumiko. Ela, como grande parte dos japoneses de São Paulo, mora na Liberdade, um dos bairros turísticos da cidade e a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão. O bairro possui decoração oriental com lanternas suzurantõ e diversos comércios e restaurantes típicos. A Liberdade também é o palco de festas e eventos japoneses como campeonatos de Sumo ou o Festival das Estrelas (Tanabata Matsuri).

Vale a pena conferir!

Um dos lugares históricos mais bonitos de São Paulo é, com certeza, o Parque da Independência. Construído no local onde D. Pedro I declarou o país independente de Portugal, ele abriga, além de um belo jardim, o Monumento à Independência, a Casa do Grito e o Museu do Ipiranga. É nesse museu que está uma das obras brasileiras mais famosas, o quadro Independência ou Morte, de 1888, pintado pelo artista Pedro Américo.

Além do Museu do Ipiranga, São Paulo conta com diversos outros museus e espaços culturais como o MASP na Avenida Paulista, a Pinacoteca do Estado de São Paulo (perto da Estação da Luz) e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no Parque Ibirapuera. Mas um dos espaços culturais que merece atenção, mesmo que seja uma visita guiada, é o Teatro Municipal, que possui uma programação variada com óperas, balés e concertos.

Um outro lugar histórico da cidade é o Pátio do Colégio, hoje um complexo religioso que abriga um museu, uma igreja e uma biblioteca. Essa foi a primeira construção da atual cidade de São Paulo e é o marco inicial no nascimento da cidade. Muito próximo ao Pátio do Colégio fica a praça da Sé e a Catedral Metropolitana de São Paulo. A cripta da catedral pode ser visitada e nela estão sepultados bispos e arcebispos de São Paulo e vários personagens importantes da história do Brasil.

São Paulo também é palco de diversos eventos durante o ano. O principal deles é a Parada Gay, que acontece na Avenida Paulista e é uma das maiores manifestações sociais em apoio à população LGBT do mundo. Outro evento imperdível é a Virada Cultural, em que durante 24 horas eventos culturais dos mais variados tipos acontecem pela cidade que nunca dorme.

Para terminar sua viagem com chave de ouro não deixe de dar uma passadinha pelo Mercado Municipal e comer o famoso e delicioso sanduíche de mortadela.

Informações

País: Brasil
Capital: Brasília
Língua: Português
Moeda: Real
Visto: Não é necessário visto, aproveitem e conheçam nosso país!
Outras séries: Confissões de Adolescente?, 9mm, Os Normais, Sessão de Terapia

Montagens: Cristina Mochetti

Séries citadas:

Formada em Engenharia de Computação, mestre em Ciência da Computação e tentando virar doutora. Assiste séries demais para citar (mas odeia novelas), ama rock'n'roll (mas também é muito fã das Spice Girls), torce fervorosamente para o Miami Dolphins, time de futebol americano, (mas odeia o futebol "normal") e ama viajar (sem exceções aqui).

Website: http://unfolding-europe.blogspot.fr

2 Comments

  1. Sheron Vitorino

    Karina sou fã de Alice HBO e de São Paulo. Ao contrario de muitos que acham essa cidade uma loucura, eu acho essa cidade fantástica. Posso ter esse olhar ainda turístico mas no fundo sei apreciar o que São Paulo tem a oferecer sem os passeios tradicionais. Como fã de Alice eu sou um louco por cair de cabeça na vida e encontrar nossos lugares e SP é esse lugar. Das vezes que visito a cidade sempre fica uma novidade, um novo olhar, uma nova experiência… Mergulhar de cabeça na vida é a melhor forma de viver…. como diz a trilha sonora … “eu aprendi ser muito melhor, eu aprendi ser pior mas sem mentiras…”Grande beijo e parabéns pela matéria! Viva Alice HBO, viva SP, viva a VIDA.

  2. pedroluiz02

    Quanta saudade de Alice; serie insuperavel, texto impecavel. Aqueles 2 episodios extras não foram suficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account