Log In

Conexão

Conheça a New York de ‘Friends’

Pin it

Hoje uma das séries mais queridas de todos os tempos completa 10 anos de seu adeus. No dia 6 de maio de 2004 mais de 50 milhões de pessoas se despediram dos queridos amigos Chandler, Ross, Joey, Monica, Rachel e Phoebe. E para matar a saudades do sexteto, o TeleSéries te leva a uma viagem a New York. Apertem os cintos, chequem as falanges e boa viagem!

01. Apartamento de Rachel e Monica, 02. Central Park, 03. Apartamento do “Ugly Naked Guy”, 04. Museu Americano de História Natural, 05. Biblioteca da Universidade de New York, 06. Lucille Lortel Theatre, 07. Saks Fifth Avenue.

O ponto mais visitado – e a principal parada de uma viagem a New York – para um fã de Friends é o prédio onde em que ficam os famosos apartamentos de Joey e Chandler e de Monica e Rachel. A fachada do prédio de Friends fica na esquina das ruas Bedford e Grove, em Manhattan. O prédio possui um café no primeiro andar, o The Owl Cafe, então você pode aproveitar e entrar no prédio, se quiser. Apesar desse café não ser o Central Perk, que é fictício, muitos fãs de Friends frequentam o local, que costuma ficar lotado. O ideal é tentar reservar uma mesa antes aqui.

Bem próximo a esse apartamento, do outro lado da rua, no número 12 da Grove Street está o apartamento do famoso “Ugly Naked Guy”, que mais tarde seria o apartamento do Ross. Na série, um prédio está de frente para o outro, mas na verdade eles estão em diagonal, e até mesmo um pouco distantes. Não me parece possível alcançar a janela do outro prédio usando somente chopsticks…

Outro ponto muito procurado é a fonte usada na abertura da série. Existem muitos guias em New York especializados em filmes e séries, e a maioria diz que a fonte da abertura é a Cherry Hill Fountain, que fica no Central Park. Mas na verdade a fonte utilizada foi construída nos estúdios da Warner em Los Angeles. Mas como aparentemente ela foi, de fato, baseada na Cherry Hill Fountain, talvez você queira dar um passeio até lá. Você pode aproveitar e correr pelo Central Park livremente como Phoebe, ou jogar futebol americano e tentar ganhar a Geller Cup.

Um dos maiores mistérios de Friends sempre foi o trabalho de Chandler. Ninguém nunca sabia o que ele fazia exatamente, mas era algo relacionado com números, certo? Chandler ganhava bem, e dois indícios disso eram o fato de que ele tinha que sustentar Joey e a localização de sua empresa: no Solow Building, em 9 West 57th Street. Esse prédio causou muita controvérsia por ser acusado de arruinar a paisagem histórica dessa parte da cidade. É um dos grandes arranha-céus de New York, com 50 andares, e possui uma vista perfeita do Central Park.

Uma outra parada muito legal é o Museu Americano de História Natural. Além de ser um passeio muito interessante, foi aqui que por algumas temporadas Ross trabalhou e onde ele e Rachel tiveram alguns de seus momentos mais românticos. Mais tarde na série, Ross consegue um emprego como professor da universidade e descobre que alguém leu sua dissertação de doutorado, que está na biblioteca da NYU. Mas quem vai até a sessão de paleontologia da biblioteca? Bom, você pode descobrir dando uma passada na 70 Washington Square S…

Já Rachel trabalhou para grandes empresas da moda, e isso é o que não falta em New York. Além do Central Perk, claro, Rachel trabalhou na Bloomingdale’s (1000 3rd Ave) e na Ralph Lauren (979 3rd Ave). Ela também tentou uma entrevista para a Saks Fifth Avenue (611 5th Ave) na primeira temporada. Aproveite essa parte da tour para fazer suas compras e volte mais elegante para casa!

Além de fashion, New York é uma cidade que nunca para, e uma coisa que não falta nessa cidade é teatros. De todos os tipos, para todos os gostos. Mas se você quiser procurar por Joey Tribbiani, pode tentar o Lucille Lortel Theatre, teatro alternativo onde Joey participou da peça “Boxing Day”, na terceira temporada.

So, could New York BE any more loveable?

Vale a Pena Conferir!

Não há como visitar New York e não conhecer a Estátua da Liberdade, um dos maiores símbolos da cidade. A estátua, que foi um presente francês para o povo americano, fica na Ilha da Liberdade (oi, fãs de Fringe) em Manhattan e apesar de ser uma visita obrigatória você deve se preparar para filas e mais filas. É preciso pegar uma balsa até a ilha e mais algumas filas por lá, até finalmente chegar à coroa da estátua. Se você é daqueles que está sempre planejando e preparando a viagem com antecedência, é possível comprar ingressos que evitam as tais filas pelo site oficial.

New York possui diversos museus, além do Museu Americano de História Natural, onde Ross trabalhava. Um dos mais famosos é o Museu Metropolitano de Arte, ou Met (que os fãs de Gossip Girl com certeza conhecem), que fica próximo ao Central Park e possui uma vasta coleção de artigos egípcios, romanos e gregos, de pinturas e esculturas de diversas épocas, além de armas e instrumentos musicais. Apesar de várias placas recomendando que você pague 25 dólares para entrar no Met, fique atento e saiba que a entrada é gratuita. Você só deve pagar se quiser!

Outra marca registrada de New York é o Empire State Building. Com 103 andares, ele é o mais alto prédio da cidade desde os ataques em 11 de Setembro de 2001. O prédio foi construído em 1931 e é possível visitar seu deck por 29 dólares para ter uma visão mais que privilegiada de New York.

Se depois de todos esses passeios você ainda tiver fôlego a noite, uma ida à Times Square e à Broadway para assistir a um dos famosos musicais com certeza vale a pena. Há desde os clássicos como O Fantasma da Ópera e Os Miseráveis, até os mais recentes como Mamma Mia e Chicago (e quem sabe você esbarra na trupe de Glee por lá). E se a virada do ano estiver próxima e multidões não forem um problema para você, é aqui, na Times Square, que todo ano uma enorme bola de ferro cai, simbolizando a chegada no ano novo.

Informações

Cidade: New York
País: Estados Unidos
Língua: Inglês
Moeda: Dólar
Visto: É necessário um visto do tipo B2 (consulte o consulado americano para saber mais).
Outras séries: How I Met Your Mother, Seinfeld, Gossip Girl, Mad About You, Will & Grace, Glee.

Montagens: Cristina Mochetti

Séries citadas:

Formada em Engenharia de Computação, mestre em Ciência da Computação e tentando virar doutora. Assiste séries demais para citar (mas odeia novelas), ama rock'n'roll (mas também é muito fã das Spice Girls), torce fervorosamente para o Miami Dolphins, time de futebol americano, (mas odeia o futebol "normal") e ama viajar (sem exceções aqui).

Website: http://unfolding-europe.blogspot.fr

3 Comments

  1. Danilo Fernandes

    Pô! Tem um furo aí. Como pode este ser o prédio do Friends se não tem sacada? E a famosa sacada do apartamento da Mônica? Esse prédio não tem sacada nenhuma. E pior que ele é mesmo o prédio que aparece na série. Eu acho que o furo foi dos produtores mesmo. Além do mais a 90 Bedford St. é muito longe do Central Park. Não faz sentido ter um café chamado Central Perk se não for pelo menos em Uptown

  2. Marcio

    Olá Karina, como vai?
    Estou tentando te localizar, e também localizar a minha dúvida aqui no seu site.
    Adorei as informações das locações de Friends. Mas preciso saber agora do prédio da Karen Walker ou da Grace Adler Designs, de Will and Grace.
    Você tem alguma informação?
    Bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account