Log In

Conexão

Conheça a França de ‘Les Revenants’

Pin it

Voilà! Croissant, baguette e mortos-vivos! A França, além de ter um grande prestígio no mundo da culinária, também é a origem de umas das melhores séries da última temporada: Les Revenants. Les Revenants conta a história de mortos-vivos (não, não são zumbis, são pessoas que estavam mortas e agora estão vivas) e conseguiu merecidamente um espaço no difícil mercado americano, levano o Emmy de melhor série internacional. Se você, como eu, já foi fisgado por Camille, Simon e Victor vai adorar dar um passeio pela França e conhecer melhor o país onde “O passado decidiu ressurgir”.

01. A barragem (Haute-Savoie), 02. A passagem subterrânea (Seynod), 03. The Lake Pub (Sevrier), 04. O acampamento (Alex), 05. O abrigo (Epagny), 06. Casa da Adele (Annecy-le-Vieux), 07. Casa da família de Camille (Menthon Saint Bernard).

Les Revenants é gravado em várias cidades de Haute-Savoie, um estado à leste da França. O mais marcante cenário da série, a grande barragem, fica na cidade Val-d’Isère e chama-se Tignes. Ele fica muito próximo do limite da França com a Itália e foi construído no final da década de 40, depois de muito protesto. Seu principal objetivo é a produção de energia elétrica a partir das águas do rio Isère e o Lac du Chevril, lago formado pelo seu reservatório, realmente inundou uma cidade, como na série. A cidade de Tignes foi realocada e a cada 10 anos, quando o lago é drenado para manutenção, é possível ver as ruínas da antiga cidade de Tignes.

Outro cenário marcante, mas um pouco mais sombrio, é a passagem subterrânea onde Serge fazia suas vítimas. Essa passagem fica na cidade Seynod, próximo a URSSAF de Seynod. Ela passa por baixo da Rue Arthur Rimbaud e fãs de Les Revenants já deixaram seus recados pelas paredes. É um passeio que vale a pena, mas eu não faria de noite se fosse você…

Ainda em Seynod estão a biblioteca onde Adele trabalha e o apartamento de Julie, que antigamente era alugado por Adele. A biblioteca fica entre a Avenue du Champ Fleuri e a Rue du Champ de la Taillée e é na realidade o auditório da prefeitura da cidade, que possui uma ampla programação cultural com cinema, teatro, dança e exposições. Já o apartamento de Julie fica na Rue de la Donzière, muito próximo ao auditório, assim como na série ele é somente um prédio residencial, sem nenhum atrativo especial.

Sete quilómetros a norte de Seynod fica a cidade de Annecy-le-Vieux. Esta cidade, com uma paisagem maravilhosa próxima às montanhas e banhada pelo Lago Annecy, possui mais dois locais utilizados em Les Revenants. Na Avenue Mont Fleury fica o Collège les Barattes que serviu de cenário pra o colégio de Camille e Lena na série. Um detalhe é que as cenas foram na verdade filmadas na Rue du Capitaine Baud que fica atrás do colégio. Já na Route de Thônes, próximo ao número 55 ficam um conjunto de lindas casas, com uma vista maravilhosa para montanhas. Nesse pequeno paraíso vivem Adele e sua filha, Chloé e a policial Laure.

Na cidade de Sevrier você pode aproveitar uma noite como os personagens de Les Revenants estão acostumados: ir ao The Lake Pub. Esse bar fica próximo ao Lago Annecy, numa travessa da Chemin de la Scierie. Ele é realmente um bar com o mesmo nome que o bar da série. Além de bebidas e drinks, você pode aproveitar as mesas de sinuca e escutar música ao vivo.

Próximo à pequena cidade de Alex fica a incrível paisagem do hospital de campanha, onde tudo parece ter começado. Foi aqui que os feridos da ruptura da barragem foram atendidos 35 anos atrás. As cenas foram gravadas ao lado da Voie Communale N°2 de Dingy-Saint-Clair à Menthon-Saint-Bernard, uma pequena rodovia próxima à Route de Thônes, a 2 km de Alex.

A casa de Claire, onde vivem as irmãs Camille e Lena, fica em Menthon Saint Bernard, uma cidade antiga onde fica o castelo medieval Menthon Castle. É possível ficar hospedado nesse castelo e, além da vista e da arquitetura maravilhosas, também é possível aproveitar os mais de 12.000 livros da sua biblioteca.

Já Pierre, o namorado de Claire, possui um abrigo na cidade, onde todos se refugiam no final da primeira temporada. Chamado na série de “La main tendue”, ou “A mão amiga”, o abrigo de Pierre ajuda quem precisa e é cenário das cenas mais tensas até agora. Na realidade, ele fica em Epagny, na Route des Ferrières, a parte mais alta da cidade. Ele é um centro de lazer ao ar livre para crianças que costuma abrir principalmente durante as férias de verão. Ainda sim, é possível achar a casa com o símbolo de “La main tendue” desenhado na parede, onde o casal Koretzky decidiu tirar a própria vida para tentar reencontrar seu filho.

Vale a pena conferir!

Uma viagem até a França não está completa sem uma parada na cidade da luz, Paris! A quantidade de passeios e opções nessa linda cidade é gigante e ela merece pelo menos uma semana de visita. Alguns passeios são extremamente populares, mas ainda sim obrigatórios, como subir a Torre Eiffel, fazer comprar na Champs Élysées ou conhecer o Arco do Triunfo. Mas um passeio diferente, e que com certeza deve atrair os fans de Les Revenants são as Catacumbas de Paris. Elas foram construídas no século XVIII e estão embaixo de toda a cidade. Elas ainda não estão totalmente mapeadas, mas uma parte delas está conservada e aberta ao público. Se você tiver estômago é um passeio diferente que vale a pena.

Paris, como uma cidade de maioria católica, possui algumas das igrejas mais bonitas e famosas do mundo. A Notre Dame dispensa comentários e merece uma visita até a torre, onde você pode conferir o sino e a casa do Quasímodo; a Sacré Coeur além de linda oferece uma vista maravilhosa de Paris em Butte Montmartre, o ponto mais alto da cidade; a Saint Chapelle fica escondida dentro do Palais de Justice, mas ainda sim impressiona muito com suas paredes cobertas de vitrais. Uma coisa que pouca gente lembra, mas que vale a pena conferir é a Euro Disney. Ela não é tão legal quanto a famosa Disney em Orlando, nos EUA, mas ainda sim é um passeio bem legal e para os amantes de rock e aventuras, a montanha russa do Aerosmith é imperdível!

Paris, além de ser a cidade da luz poderia ser chamada de a cidade dos museus. Além do gigantesco Museu do Louvre – que precisa de pelo menos dois dias de visitas para que você veja todos os 35.000 objetos e obras expostos – Paris possui inúmeros outros museus. O Museu d’Orsay com certeza merece uma visita, especialmente sua sala dedicada a Van Gogh; o Centre Georges Pompidou é um centro cultural que vai muito além de um museu com várias opções iterativas; o Invalides é uma para obrigatória para quem gosta de história, principalmente da época das Grandes Guerras Mundiais. Além desses mais conhecidos, há aquele dedicados a somente um artista como Picasso, Dali ou Rodin. Há também alguns museus mais inusitados como o museu dos Óculos, dos Chocolates, do Fumo, do Perfume e até do Esgoto. E se você estiver em dúvidas vocacionais, aproveite e visite o Museu da Medicina, o Museu da Publicidade, o Museu da Mineralogia e o Museu do Correio!

Informações

País: França
Capital: Paris
Língua: Francês
Moeda: Euro
Visto: Não é necessário para turistas com permanência inferior a 3 meses.
Outras séries: Bref, Engrenages, Plus belle la vie

Montagens: Cristina Mochetti

Séries citadas:

Formada em Engenharia de Computação, mestre em Ciência da Computação e tentando virar doutora. Assiste séries demais para citar (mas odeia novelas), ama rock'n'roll (mas também é muito fã das Spice Girls), torce fervorosamente para o Miami Dolphins, time de futebol americano, (mas odeia o futebol "normal") e ama viajar (sem exceções aqui).

Website: http://unfolding-europe.blogspot.fr

2 Comments

  1. biancavani

    Amei-adorei este artigo! Foi muito legal mesmo conhecer estes “extras” da série.. Grand merci, Karina!

  2. Raquel Perez

    Gostei muito dessas particularidades que você menciona, Karina. Interessante saber que a série utiliza de várias locações fazendo parecer que é uma cidade só. A França realmente é linda!! Merci bien.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account