Log In

Conexão

Conheça a Boston de ‘Fringe’

Pin it

Você é fã de Fringe? Amou o final? Se decepcionou com ele? Se for o caso, vamos acrescentar mais uma decepção na conta do seriado: apesar de se passar em Boston, nenhuma cena de Fringe foi gravada em… BOSTON! Inclusive, moradores e conhecedores da cidade afirmam que a cidade retratada em Fringe nada lembra Boston. Por causa dos impostos mais baratos (dinheiro, sempre o dinheiro) Fringe foi filmada parte em Vancouver, no Canadá, e parte em New York. Bom, mesmo assim vamos dar um passeio na verdadeira Boston e quem sabe não encontramos um careca de terno nos observando por lá?

01. Prédio do FBI, 02. John Hancock Tower, 03. Universidade de Harvard (Longwood Campus), 04. Boston College, 05. Back Bay, 06. Beacon Hill, 07. Boston Medical Center.

Além de se passar em Boston sem ser filmada em Boston, o prédio que sempre aparece como o Federal Building, prédio do FBI, na verdade não é o prédio do FBI de Boston. O grande e espelhado prédio que aparece na série é na verdade a Hancock Tower, um dos maiores prédios do mundo, com 60 andares. O verdadeiro prédio do FBI de Boston é o One Center Plaza, que fica há menos de um quilômetro ao norte. Não é um prédio tão bonito e alto, e talvez por isso não tenha sido usado na série.

Em Fringe, assim como em qualquer série de ação, os hospitais são cenários essenciais e recorrentes. No final da quarta temporada a querida Asterisk Astrid acaba no Boston General Hospital depois de levar um tiro. Assim como tudo referente a Boston não é real em Fringe, esse hospital também não é. Não existe nenhum Boston General Hospital e a probabilidade é de que Asgard teria sido levada ao Boston Medical Center, um dos maiores hospitais da cidade, e afiliado a Boston University.

E quem não se lembra do piloto de Fringe? Talvez seja melhor não lembrar, caso você esteja chegando em Boston de avião, já que você deve aterrissar em Logan Airport, o mesmo aeroporto em que Olivia investiga o emblemático caso do avião. Aquele em que todos os passageiros morrem e o avião aterrissa com o piloto automático, sabe? É, talvez seja melhor chegar em Boston de trem ou carro…

Boston também é conhecida pelas suas diversas faculdades, entre elas Harvard. É no Campus Longwood que fica o laboratório de Walter. Esse campus é a área médica da universidade, mas acho bem difícil que você encontre algum laboratório com uma vaca morando. Se você achar, não esqueça de tirar uma foto e perguntar por Walter! Além de Harvard, Boston também possui a Boston College. É nessa universidade que o Dr. Miles Kinberg morre enquanto dava uma aula e uma lesma gigante sai da boca dele, no décimo primeiro episódio da primeira temporada. Além dessa cena um pouco nojenta, foi ali que Leonard Nimoy, mais conhecido como Dr. William Bell em Fringe, estudou artes cênicas, apesar de nunca ter se formado.

Dois bairros de Boston aparecem algumas vezes em Fringe. Beacon Hill, o bairro mais histórico e bonito da cidade, tem sua aparição no final da quarta temporada de Fringe. É lá que aparece uma coluna de luz que cria um buraco em chamas em um dos prédios do bairro. Outro bairro residencial que recebeu certo destaque é o vitoriano Back Bay, e foi lá que Richard Steig escondeu seu laboratório num depósito. Logo no piloto, Olivia e John acham o local e, ao investigarem o depósito, Steig detona explosivos, que acabam sendo fatais para John. Back Bay também é cenário de alguns episódios na quarta temporada da série.

Boston é uma cidade incrível. É uma pena os produtores de Fringe não tenrem usado as belezas reais da cidade durante os 5 anos que a série esteve no ar. Mas eles não a esqueceram! Em novembro de 2009, num viral para promover a série, vários atores carecas vestidos como os famosos Observers de Fringe passaram a manhã na South Station em Boston. Imagino o susto que não passou o pessoal que não conhece Fringe

Vale a pena conferir! Fringe e Boston, se é que vocês me entendem.

Não há como falar de turismo em Boston sem falar da Freedom Trail, um caminho de tijolos vermelhos de 4 km que leva a 16 pontos históricos da cidade como a estátua de Benjamin Franklin, a Old State House e a Massachusetts State House. A maioria das paradas é gratuita e uma viagem a Boston não é completa sem que você siga os tijolos amarelos, quer dizer, vermelhos pela cidade.

Além dos diversos pontos históricos, Boston ainda oferece dois tipos de passeio: o intelectual, pela universidades de Harvard e pelo MIT, e o mais esportivo, já que Boston é a cidade do time de futebol americano New England Patriots de Tom Brady, marido da Gisele Bündchen, e do time de baseball Red Sox (que fã de Lost não se lembra de Jack duvidando de Ben quando esse lhe mostra o Red Sox vencendo o campeonato de 2004?).

Um dos eventos mais famosos de Boston é sua maratona anual, que infelizmente dominou as machetes ano passado, após ser palco de um atentado terrorista. Mesmo assim, ainda é um evento imperdível que atrai milhares de pessoas todo ano. Outro passeio obrigatório é pela Boston Harbor Island, um conjunto de ilhas que você pode visitar, andar de barco, acampar, entrar em torres de farol, fazer caminhadas, pescar e conhecer outros lugares históricos. Com certeza vale a pena e você vai sair de Boston imaginando como Fringe seria ainda mais sensacional se tivesse utilizado tudo o que Boston tem a oferecer.

 

Informações

Cidade: Boston
País: Estados Unidos
Língua: Inglês
Moeda: Dólar
Visto: É necessário um visto do tipo B2 (consulte o consulado americano para saber mais).
Outras séries: Tru Calling, Boston Public, Cheers, Rizzoli & Isles, Sabrina, the Teenage Witch

Montagens: Cristina Mochetti

Séries citadas:

Formada em Engenharia de Computação, mestre em Ciência da Computação e tentando virar doutora. Assiste séries demais para citar (mas odeia novelas), ama rock'n'roll (mas também é muito fã das Spice Girls), torce fervorosamente para o Miami Dolphins, time de futebol americano, (mas odeia o futebol "normal") e ama viajar (sem exceções aqui).

Website: http://unfolding-europe.blogspot.fr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account