Log In

Audiência

Como andam as estreias da Summer Season? Análise da rede ABC

Pin it

Encontrei a seguinte frase em um blog americano: “Olha, a programação de verão na televisão não é muito divertida, mas, de qualquer maneira, ela vem aí.”

Parece que o preconceito de que nas férias, a séries são feitas apenas para preencher a televisão mexe, de fato, com a audiência dos programas. Afinal de contas, o “chato” mesmo é ficar em casa. Não sei se os programas deixaram de ser divertidos, mas o comportamento da audiência mostra uma certa falta de interesse dos americanos em sua programação de TV. Nesta summer season,  o que salta aos olhos  é o fraco desempenho das novidades disponibilizadas pelas rk6edes e a força de algumas séries veteranas em sobreviver.

Hoje, fixo o foco na rede ABC, uma das mais populares da TV aberta dos Estados Unidos.

Estréias da Rede ABC nesta Summer Season

Até agora as novidades da rede ABC são Motive, Whodnunnit? e  Mistresses.

Whodnunnit? é um reality show onde 13 competidores, utilizando técnicas de investigação da cena do crime, tem que desvendar quem, entre eles, cometeu diversos assassinatos. Durante a competição eles podem ou não fazer alianças entre si para revelar o assassino e levar o premio de U$ 250.000,00. Para quem é fã de Agatha Christie, é fácil lembrar-se  de O Caso dos dez Negrinhos. Exibido aos domingos, o reality conseguiu, em sua estreia, 1.3 pontos da demo 18-49 anos e 4.0 milhões de telespectadores totais, ficando atrás apenas de Family Guy, animação exibida pela FOX.

Já  Motive é um drama de investigação criminal, recheado de flashbacks,  focado na resolução do crime abordando-se os motivos pelos quais foi cometido. O drama não parece ter correspondido às expectativas da rede ABC, conseguindo apenas 1.3 na demo 18-49 anos e 6.520 milhões de telespectadores totais em sua estréia.  Também não ajudou muito o hiato de quase um mês pelo qual a série passou devido às transmissões dos jogos da NBA pela rede ABC. Na volta do hiato a série perdeu aproximadamente 30% da sua audiência inicial na demo 18-49 anos e 20% em telespectadores totais.

Mistresses, drama derivado de uma série de TV inglesa, segue a vida sexual e cheia de escândalos de quatro amigas: Savannah, Jossliyn, April e Karen.  O desempenho das quatro amigas junto à audiência, não foi melhor que o obtido por Whodnunnit? ou Motive, mas é necessário que se diga que na sua estréia, a série passou por uma prova de fogo, enfrentando a  season finale de Revolution, o que lhe rendeu apenas 1.2 pontos na demo 18-49 anos e 4.4 milhões de pessoas em público total. Mas tem-se que dizer de Mistresses que é a única estréia da temporada, até agora, a manter níveis de audiência estáveis, mesmo após a exibição de cinco dos treze episódios previstos para irem ao ar nesta temporada.

Family Tools e How to Live with Your Parents (For the Rest of Your Life), foram canceladas pela ABC.

Veteranas da Rede ABC nesta Summer Season

Rookie Blue, na sua quarta temporada, mantêm-se estável, reproduzindo os índices de audiência da temporada passada: 1.2 pontos na demo 18-49 anos e 5.6 milhões de telespectadores totais na média de audiência dos três episódios exibidos até agora. Ponto para Rookie Blue que, como Motive, teve que enfrentar o hiato provocado pelas transmissões da NBA, mas conseguiu manter um público cativo.

O reality show The Bachelorette, perdeu aproximadamente 24% de audiência na demo e  21% em público total, em relação à temporada passada. Sua estréia, nesta temporada, rendeu à rede ABC, 1.9 pontos na demo 18-49 anos e um público total de 5.9 milhões de pessoas. Mas é necessário dizer que o reality compete com o gigante The Voice às segundas-feiras. Portanto vejamos qual será o desempenho de The Bachelorette agora que The Voice chegou ao fim.

Extreme Weight Loss acompanha, em um único episódio, a vida de pessoas obesas ( 200 quilos acima do peso desejado) durante um ano e seus esforços para emagrecer . Em sua terceira temporada, o reality mantém níveis estáveis de audiência em relação à temporada passada:  1.1 pontos em média na demo e 3.8 milhões de telespectadores totais.

Celebrity Wife Swap, acompanha a troca de duas mães de famílias de celebridades, entre si, por um determinado período e como elas lidam com o cotidiano nas famílias onde são alocadas. O longo hiato a que a rede ABC submeteu o reality e a exibição irregular de seus episódios, afetou sua audiência que, no seu quinto episódio, é 59% menor que a audiência inicial desta temporada.

Esportes: a força da rede ABC nesta Summer Season

Mas os programas que marcaram a rede ABC nesta Summer Season foram as transmissões dos jogos da NBA que atingiram uma média de 7 pontos de audiência na demo 18-49 anos e  17.470 milhões de telespectadores totais, dando à rede ABC a liderança na audiência, nos dias de transmissão dos jogos.

Séries citadas:

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account