Log In

Notícias

Cobrança do ponto adicional de TV paga continua

Pin it

Deverá acabar em pizza a norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que prevê a gratuidade dos pontos extras de TV por assinatura. A norma, que entra em vigor nesta segunda-feira, dia 2 de junho, não deverá ser cumprida pela Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA). A informação foi publicada nesta quarta-feira (28/5) no jornal Estado de São Paulo (leia aqui).

O texto do repórter Renato Cruz reproduz a seguinte declaração de Alexandre Annenberg, presidente-executivo da ABTA:

O ponto extra continua a ser cobrado. A redação das regras é que não ficou clara.

No entendimento da ABTA, as operadora de TV por assinatura não podem cobrar pelo conteúdo que o telespectador assiste no ponto extra, mas podem continuar cobrando normalmente pela infra-estrutura fornecida.

Cruz entrevistou ainda Daniela Trettel, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que criticou a ABTA:

O regulamento é bastante claro quanto à impossibilidade cobrança. O que a gente vê é má-fé.

O Idec enviou carta ao a Anatel sobre questionando estes ponto da norma. A agência tem prazo de 15 dias para se posicionar sobre o tema.

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

25 Comments

  1. Marcus

    Eu não sei o porque desta celeuma. Não quer pagar o ponto adicional, basta comprar cabo coaxial, um aparelhinho que custa R$ 5,00 que serve para dividir o sinal (você liga o sinal da Antena na saída principal e coloca o cabo coaxial nas outras saídas, existem com até 5 saidas,e liga na TV ou no vídeo). Pronto, fez uma extensão sem precisar ligar para a Sky, ou Net.

    Agora se o objetivo for ter dois pontos independentes aí acho justo sim que se cobre,. pois é a mesma cois que ter duas antenas diferentes

  2. Lúcio

    Aqui em São Luís a operadora de Tv a cabo (TVN)mudou a nomenclatura de ponto adicional para manutenção de ponto adicional. O preço é o mesmo e é cobrado mensalmente. A mesma coisa com nome trocado.

  3. Fernando

    Marcus, discordo completamente de vc. O assinante já está pagando para receber o conteúdo, então, de forma alguma, deveria ser cobrado duas (ou mais vezes) pelo ponto excedente. E o que a advogada falou é muito certo. Nessas regras que ela diz, se fala que as operadoras podem cobrar pela manutenção do ponto. Ela se refere a má fé no sentido que, ao ponto de vista das operadoras, manutenção se refere á manutenção mensal do serviço (ou seja, a mensalidade). Claramente a intenção foi que se cobrasse a manutenção se houvesse algum problema, e não no sentido que as operadoras falaram.

    Acho interessante que, hoje em que se fala cada vez mais em tv pela internet e essa discussão sobre download de seriados, as operadoras continuam com atitudes tão retrógradas e não-comerciais.

  4. Paulo Antunes

    Kjr, corrigimos o erro no parágrafo final da nota. Obrigado pelo aviso.

  5. Fernando Carvalho

    Eu acho errada a cobrança de pontos extras.

    Acho que o consumidor paga para ter o sinal da TV por assinatura e seu conteúdo entrando em sua casa, quantas TVs ele liga nesse sinal não diz respeito as operadoras.

    A empresa não tem nada a ver se a pessoa assiste TV no quarto, na sala, na cozinha ou no banheiro. Inclusive é uma exploração cobrar sabendo que, normalmente, são famílias que assinam e cada um pode querer ver um tipo de programação.

    O pai ver um jogo ou telejornal enquanto o filho vê uma série e a esposa vê a Oprah.

    Repito: Nós consumidores pagamos para ter o sinal em nossa casa. Ponto.

  6. João Manoel

    A notícia da continuidade da cobrança não me espanta. Eu iria estranhar se as operadoras de tv por assinatura aceitassem incondicionalmente as normas da Anatel, que convenhamos foram propositadamente muito mal redigidas, gerando dupla interpretação em muitos aspectos. Além disso, as operadoras estão avisando que não deixarão de cobrar os pontos adicionais de maneira nenhuma. Por que as operadoraS não criam pacotes com por exemplo 1 ponto principal e 1 adicional pelo preço atual (sei que em muitos locais elas oferecem essa opção, mas a título promocional)? Por que não se facilita o acesso de mais pessoas ao serviço, barateando seus preços? A Net lançou em SP um pacote com TV básica (todos os canais abertos) telefone e acesso a Internet por 39,90 e está vendendo muito. A partir daí fica a pergunta: qual a razão de se cobrar uma mensalidade abusiva, por um serviço e conteúdo porcos, sabendo-se que o barateamento desses preços atraíram uma quantidade muito maior de interessados? Eu respondo: vale a máxima de grande parte do empresariado brasileiro – que criou o ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” – prefiro vender 1 por 5,00, do que vender 5 por 2,50. As operadoras irão levar esta luta até as últimas conseqüências, e como estamos no Brasil, sabemos que no final de tudo o consumidor acabará pagando a conta que eles quiserem cobrar. Para nossa tristeza, e para alegria dos investidores.

  7. Renan

    Acho um absurdo a cobrança por ponto adicional!! Sou assinante SKY e pago caro todo mês pra ter um unico ponto com um pacote q. pega a maioria dos canais há muito tempo.É um absurdo quem paga quase R$200,00 por mês ter q. pagar uma tx extra pra poder ter outro ponto!!!

  8. leonarda da silva almeida

    infelizmente hoje ja existe o gato net,sei que é irregular,eu não tenho,mas muita gente tem em varios municipios diferentes, eu ja tive sky,mas abondonei devido a falta de respeito com o consumidor em vários aspectos,hoje eu so tenho a antena parabolica.a sky esta perdendo muito dinheiro ,pois se o preço dos pacotes fossem melhor e esses pontos adicionais fossem liberados sem taxas extra,com certeza o mercado do gato net ia acabar,pois as pessoas procuram sempre o melhor preço , mesmo que seja na irregularidade.coisa irregular esta que a sky também faz descomsiderando a anatel que prevê a gratuidade dos pontos extras de tv por assinatura que entra em vigor apatir de 02-06-08.desta forma eu acho que a sky se torna irregular,pois não respeita as regras da anatel,por isso não podemos dizer que so o gato net e desrespeitador de regras!

  9. Sérgio

    Marcus partindo desta tua idéia, então as telefônicas também poderão cobrar por extensão de telefone? Ridículo, o sinal enviado é apenas um, no máximo a empresa poderá cobrar a instalação e o aparelho, sem mensalidade.

  10. Varanda

    Isso tem que funcionar igual a internet, acham justo um provedor cobrar mensalidade por cada computador que voce tem em casa? Com tv por assinatura é a mesma coisa, teria que haver um aparelho decodificador só n entrada e poder ligar quntos televisores quiser em canis diferentes.

  11. Sir indignado

    Esse tal de markus deve ser algum sócio ou filho de um deles pra fazer um comentário tão ridículo como esse. Já é um absurdo o valor pago pela assinatura e ele diz que tem que ser pago o ponto adicional. Cai na real doutor Markus, é por isso que o Brasil é o campeão de exploração, pois tem gente como você que apoia esse tipo de conduta.

  12. STRJ.

    Opoiado sir indignado, gente como esse markus deviam ter a taxa do imposto de renda e outros impostos taxados em 50% pois pelo jeito tá cagando dinheiro. E tem outra, o ponto adicional no qual é referido e para uma programação independente para cada tv, se ele faz extenção vai pegar tudo a mesma coisa na mesma tv.
    Aí fica beleza, o doutor markus assistindo
    FOR MEN no quarto e os outros tem que aguentar isso na outra tv. Vai achar um serviço pesado pra você markus magnata.

  13. gustavo de souza

    pow a gato net é melhor mais se chegasse o canal boomerang e disney channel seria demais pq vc já observou tem vários canais de filmes de desenhos só 2?????????

  14. vitor

    Nao acho justo;porem prefiro q continue a ser cobrado,pois tenho certeza de q as operadoras nao sairam perdendo.
    Resultado: haveriam reajustes e quem nao faz questao de um ponto extra seria obrigado a pagar(como a sky fez nos combos 2009;sao os mesmos de 2008 com um ponto de graça;porem a diferença no preço e exatamente a mensalidade de um ponte extra).

  15. ninho

    ninguem comenta o absurdo da sky ter comprado o campeonato espanhol(grande atraççao dos finais de semana da tv aberta?poxa eles querem ganhar dinheiro com tudo!ate quando essa lei da antel vai demorar a entrar em vigor?a globo quer monopolizar mesmo hein.

  16. Mario

    Brincadeira hein Sr. Vitor? Me dsculpe pela critica.
    Mas quer dizer que vc prefere que eles cobrem a taxa para que não se aumente o valor??
    Enão vc é a favor daquels que somentem assaltam mas não matam, pois é melhor eles continuarem assaltando em vez de matar, não é mesmo?

    E depois querem falar mal do governo. brincadeira.

    Vamos nos unir povo. Vamos parar de pensar no que nos é favoravel e bnficia para pensar naquilo que benficia o povo como um todo.
    Não dá pra ganharmos sempre, então façamos pelo menos que todos ganhem um pouco.

  17. Pedro Henrique

    Bom,me interessei pelo tópico pelo fato da Sky estar anunciando pacotes com até 3 pontos gratis…Na minha residencia temos apenas 1 ponto e gostaria de saber,no final das contas,o ponto é inteiramente gratis ou é pago a taxa de manutençao? E até quantos pontos posso ter? Grato.

  18. Jivan Leela

    Só falta as empresas de energia elétrica começarem a cobrar por lâmpada e por aparelho elétrico existente na casa. Meu jesuis!!

  19. Baltazar D. Monteiro

    Minha opinião:
    Fazer gato é roubo, a cobrança do ponto adcional tambem é. Preços absurdos cobrados pelas operadoras não satisfazem sua ganancia e cobram o ponto extra, A Anatel deve estar levando muito dinheiro por baixo do pano para fazer vistas grossas, isto é Brasil…Tanto é verdade que a Anatel deixou brechas e normas fracas e confusas para as operadoras continuarem a fazer o que bem entendem.
    Se liga ANATEL .

  20. Marcio

    Bom, se todo fizessem agual eu fiz, deliguei a TV da NET, fico assistindo as mesmas porcarias na TV aberta, se os montes de babacas que ficam reclamando e não fazem nada também desligassem ou eles abriam as pernas ou barateavam o serviço, se continuar assim TV por assinatura nunca mais!

  21. adriano

    Isso é um absurdo pagar ponto extra…Se for correto ai teria que também ser cobrado quando uma pessoa possui mais de um telefone em casa ,,e isso não ocorre com telefones quando temos extensões em casa.Então tem que ser do mesmo jeito em meu ponto de vista isto é um roubo.Mais infelizmente a lei ou a corda so estoura para os mais fracos..Eles que tem dinheiro compra tudo advogados ,,juizes e a propia lei então nos continuaremos pagando..

  22. mi

    ta loco,no meu quintal tem a casa da frente,da minha mae,e no fundo meu quarto(no quinta).
    nao qerem puxar extensao,pq falaram que la é outra casa(imagina um quarto sem banheiro e sem cozinha).
    disseram pra mim fazer outro plano,ai eles puxam o cabo(pagar mais uma mensalidade,imagina,)
    tanto pra net quanto pra tv.
    a net é muito safada.

  23. Francisco Chagas da Silva

    Minha opinião é divergente de quase todas aqui.
    Em primeiro lugar não concordo com a forma de pagamento onde se pague pela disponibilidade de opções. N a TV paga não se paga pelo que se assiste mas pelo que se tem disponível. O ideal é que se pagasse pelo que efetivamente se assistiu, como é tarifado na maioria dos produtos modernos (energia, telefone, etc.) Conjecturando:Já pensou aumentar a tarifa do telefone apenas por ter aumentado o número de usuarios para quem possamos ligar? Ou então pagar mais num restaurante self-service apenas pela variedade de comida disponível e não pela quantidade consumida? Quando eu. morava em apartamento tinha apenas uma TV e assinava Sky. Pagava mais de R$ 130 para assistir, uma ou duas vezes por semana, Discorvery, um filme aqui outro ali. Sairia muito mais barato comprar DVD (original).
    Pois bem. Partindo desse pressuposto, então também não seria cobrado por ponto adicional, que aliás, nesse caso seria interesse da operadora: Quanto mais pontos maior o consumo. Mas ainda que fosse cobrada taxa extra, seria aceitável.
    Resumindo: Colocar medidor de tempo de acesso e se a operadora achar que deve cobrar por ponto extra(taxa de instalação) Assim todas iriam colocar o maior numero de canais e ainda fazer ´propaganda para que assistíssimos, como ocorre no mercado convencional

  24. cela

    tambem acho um roubo as tvs cobrarem por ponto adcional, mas gostaria de saber se alguem saber com fazer esse ponto adcional sem que seja preciso pagar? se alguem souber por favor me fale pos que colocar na televisão do meu quarto mas acho um absurdi ter que pagarmas por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account