Log In

Opinião

Cinco opiniões positivas a respeito de 90210

Pin it

Quase todo mundo deve concordar comigo: 90210 foi uma das estreias mais frustrantes, decepcionantes e irritantes não só da temporada, mas da década. Quem chegou até o final da primeira temporada, precisa admitir: ou tem um baixo nível de exigência, ou é masoquista, ou é brasileiro, e não desiste nunca! E eu tenho telhado de vidro, porque assisti a quase todos os 24 episódios da temporada, aos trancos e barrancos (felizmente, sempre tenho a desculpa de que sou crítico e assistir série ruim é o meu trabalho).

Tá, mas falar mal de 90210 é fácil, difícil é encontrar as virtudes da série. Então eu fui a fundo e listo para vocês cinco coisas boas que vi na primeira temporada de 90210. Mas afinal, estou sendo duro ou estou sendo bonzinho?

Cena de 90210

1. Adrianna Tate-Duncan

Há algo de curioso no gênero dos dramas teen, que é o fato de que neles parece o controle dos produtores sobre a obra é mais frouxo, mais sujeito as mudanças provocadas pelos capricho dos jovens telespectadores. Pouca gente lembra que na primeira temporada de Barrados no Baile havia um personagem fixo chamado Scott Scanlon (ou lembra?) e Donna sequer tinha uma fala no piloto. Ou que a divertida Summer era apenas uma regular na primeira temporada de The O.C. Nas séries teen, parece mais comum vermos que o que estava nos planos acaba dando errado e o que não estava acaba acontecendo.

O fenômeno se repetiu em 90210, com a Adrianna de Jessica Lowndes. Eis que a atriz regular, pelas beiradas, foi roubando a cena e se tornando de longe a personagem jovem mais popular da série.

Era para ela ser só a atriz mimada com problemas de drogas, que faria contraponto à virginal Annie. Mas eis que acabou ganhando espaço com seu drama, sua recuperação, ficou grávida e ao lado de Navid formou o canal mais fofo da série. Claro, é de se perguntar: Ade ganhou peso na história porque sua personagem era a mais carismática ou foram as outras que não conseguiram emplacar suas histórias e falharam em não cair no gosto do público?

Cena de 90210

2. A bipolaridade de Silver

Sejamos sinceros, 90210 demorou demais pra emplacar uma storyline decente. E a única realmente satisfatória foi o arco da segunda metade da temporada, em torno relacionamento de Dixon e Silver e a saúde mental da garota – a declaração de Dixon em Love Me or Leave Me, a crise em By Accident e o ciúmes e a reaproximação em Help Me, Rhonda, que por fim gerou a transformação radical de Silver, em Of Heartbreaks and Hotels e Life’s a Drag e o auge da crise maníaco-depressiva de Off the Rails. O desenvolvimento gradual da trama e em especial a forma como ela afeta Dixon, que revela ter passado pela mesma situação com a mãe, gerou belos momentos, digno das grandes séries do gênero.

A trama da garota perturbada não é original – gerou um bom arco em Barrados no Baile (com Emily Valentine, a namorada de Brandon) e também foi tema de Dawson’s Creek (o que chateou aos fãs de Andie McPhee). Mas em 90210, a surpresa é que o acontecimento envolvia uma das protagonistas da série, a passagem foi feita gradualmente e com estilo. De brinde ainda tivemos como consequência a Silver se matriculando em uma escola católica (e é muito divertido ver como os americanos imaginam uma instituição católica). Ponto para 90210.

Cena de 90210

3. Donna Martin

O chamariz inicial de 90210 foi a promessa de revermos ao menos parte do elenco da série original. Convenhamos, na teoria a ideia era boa, mas a execução foi frustrante. Todo o drama envolvendo a relação de amor-ódio entre Kelly Taylor e Brenda Walsh e aquele misteriozinho sobre quem era o filho de Kelly acabou sendo uma experiência desagradável. A coisa melhorou um pouco no segundo arco de episódios com a Shannen Doherty e só foi se tornar interessante mesmo na terceria tentativa, em Okaeri, Donna! e Between a Sign and a Hard Place, com as participações de Donna Martin.

Veja bem, Tori Spelling é uma atriz fraca, mas vestiu o papel de Donna como quem tira uma roupa velha do armário e descobre que ela ainda serve. Ela presa ao vestido de Diablo Cody ou tendo visões de como deveria ser sua loja, são atitudes cômicas, típicas da velha Donna (alguém lembra da festa a fantasia em que ela se vestiu de sereia e não conseguia se mover? Ou no restaurante em Paris comendo fígado, lesmas ou coisa parecida?). É engraçado que no elenco jovem de 90210 nenhum personagem tem esta veia cômica. Faz falta.

Cena de 90210

4. Jessica Walter

Verdade seja dita, no elenco original de 90210 só tinha um ator de verdade. E eles ainda tiveram a cara de pau de dispensá-lo. Era Jessica Walter, a vovó atriz e chegada num trago Tabitha Wilson.

E eu entendo que os produtores tenham tido que dispensá-la, já que 90210 era um trem desgovernado na sua primeira metade da temporada, atirava para todos os lados e não acertava nada. A série precisava de foco. Mas Tabitha tinha uma função importante da série, dava um alívio cômico ao seriado, que se perdeu. Mais do que isto, ela contribuia para a criação um núcleo familiar ao programa, ainda que distorcido, mas que se perdeu.

A grande falha de 90210 em relação a Barrados no Baile não está no elenco teen, como muita gente imagina. O seriado falhou em não conseguiu criar uma estrutura familiar sólida em torno dos Wilson, como a série original fazia brilhantemente com os Walsh. Jessica Walter contribuia nesta área – e depois que saiu ficou ainda mais difícil gostar da família, já que não há nada de paternal nas atuações de Lori Loughlin e do Rob Estes.

Cena de 90210

5. Jessica Stroup

A verdade é que a série é um saco, mas mesmo que eu não fosse crítico, eu ainda daria uma espiadinha semanal em 90210 só pra ver a Jessica Stroup na tela. Ela é linda.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

38 Comments

  1. Josias

    Ou eu sou masoquista ou forças subliminares se apoderam de mim pois eu falo mal da série e tudo, mais toda quarta tá lá eu vendo o episódio na Sony e ainda hoje esperançoso com o Season Finale de 2 horas.Será que o problema é comigo?

  2. Cristiano

    Eu já tentei acompanhar 90210, mas quando vi que a personagem da Adrianna já estava grávida, e que o seu problema com as drogas já estavam superados, decidi deixar de lado.

  3. pericles

    eu acho que a serie ainda vai dar o que falar,quando houver uma simbiose entre boas historias e a beleza das atrizes novatas.

  4. Maria Eduarda

    Eu lembro do Scott (que morreu na 2ª temporada), da Emily Valentine, da Donna com a fantasia de sereia e ainda de uma outra vez que ela foi a um baile com um vestido vermelho e não conseguia se sentar. Por esses e outros motivos, assisto (de novo!) todos os dias os episódios de Barrados no Baile no Sony. Bom, falando de 90210 agora…
    Eu assisti apenas alguns episódios da primeira parte da temporada e realmente odiei. Mas eu acabei assistindo alguns da segunda parte e me interessei pelas histórias da Adrianna e da Silver. Uma das principais razões para eu não ter assistido a temporada inteira foi a Annie, que é uma chata. E mesmo assim, hoje vou assistir os dois episódios, só que não sei bem o porquê. Acho que eu sou brasileira e não desisto nunca.

  5. Thais Afonso

    Desisti cedo e não volto atrás. Mesmo com todos os elogios, não tenho saco pra tantas séries teen. Já vejo o suficiente.

  6. saavick

    cara, eu adooooro 90210 justamente por ser trash.
    dá vergonha alheia em vários momentos, mas sabe? vale.

  7. Jefferson

    Eu não sou muito exigente e adoro series teen =]
    No começo eu achava 90210 beem /-, melhorou lá pelo episódio 10. Eu adoro a Adrianna e a Silver, a Annie me irrita um pouco, mas ok.
    Achei os episódios finais muito bons.

  8. Tina

    Eu colocaria a Naomi na lista. Acho engraçado aquele ar superior dela, e fica ainda mais engraçado pelo fato da AnnaLynne McCord parecer ter 30 anos, cheia de maquiagem, agindo como uma adolescente.

  9. Dan Artimos

    a série não é boa, mas também não é ruim… tem algo nela que nos prende, mesmo rindo das situações, acabamos gostando dela…

    Todos os pontos foram muito bem ressaltados e concordo com todos eles… O que mais me frustra é a saída da Jessica, Tabitha era a melhor…

  10. Lucía

    Acho que sou masoquista porque acho uma porcaria e continuo assistindo… Excelente Paulo Antunes!!

  11. Giselle

    Eu acho que sou masoquista ahahaha !!!
    Vi todos os episódios e hoje não vou perder a season finale.
    90210 é muito trash mas eu gosto.
    Tirando a Donna concordo com tudo que vc escreveu. Sempre achei a Donna um pé no saco.
    A minha preferida era a Brenda.
    E gente a Annie é chatinha mas a Naomi é pior.
    Estas atrizes são péssimas.
    Dos veteranos eu gosto da Lori Loughlin . Curtia ela em Full House e adorava Summerland.
    Este Scott era o amigo do David Silver ? Aquele que morreu no dia do aniversário ?

  12. anderson

    Acharam cinco coisas positivas nessa serie??
    nossa, q esforço ehhee.

  13. Tiago

    Ah, eu gosto da série… adorei Kelly, Brena e Donna.

    Do elenco novo eu gosto de Annie e Silver.

    No início não gostava de Naomi, mas agora é minha favorita. O personagem e a atriz cresceram ao longo da temporada.

  14. Claire

    Eu desisti dessa há muito tempo,acho que já passei da idade não tenho mais tanta paciência.Talvez se eu me esforçasse mais.. já que pelos comments aqui a série é ruim mas consegue “pegar” alguns.Do pouco que vi eu destaco a Donna.Tori S. e sua Donna Martin estavam no ponto.

  15. Ademir

    Eu já tentei ver a série 3 vezes e sempre empaco no quarto episódio. É adolescente demais, com temas que a gente já tá cansado de ver, como a filha descobrindo a traição dos pais, o namoro que não pode dar vcerto porque o cara já tinha uma namorada que se torna amiga da outra…confesso que achei que teria mais de Barrados, mas acho que é mais um seriado pra quem ainda está na quinta série.

  16. Márcia Lopes Saab

    Acho que sou masoquista porque acho uma porcaria e continuo assistindo…(2)

  17. Lourdes Mota

    Olha Paulo, vc descreveu muito bem o lado positivo da série! e descreveu TUDO de positivo da série… sei quem era Scott e um monte de outros personagens bons, nesta versão assisto qdo lembro, não sou fã mas é um bom passatempo, não mais que isso.
    Os 5 motivos descritos é que me fazem parar para assistir e gosto muito da Adriana e da Silver, elas roubam a cena das outras!
    Parabéns,gostei do post!

  18. Ale Rocha

    A série começou mal, mas melhorou. O season finale é excelente. De deixar angustiado pela próxima temporada.

  19. Juninho

    Cara essa série é viciante,pode até ser uma droga,mas eu gosto,como disseram n comentario acima a série é Trash,por isso é boa rsrsrs.

    Gostei do Texto,e concordo com Tudo,Adrianna é minha protagonista,ela e o Navid são disparado o melhor casal da série,e a Silver além de ser uma gata é junto com a Adrianna a melhor da série,a bipolaridade da personagem foi muito bem construída na série,não aconteceu derepente,primeiro o terreno foi preparado.

    A Familia Wilson poderia ser atingida por um tornado e voar pra longe da série (embora Annie começou a dar sinal de vida nos últimos episodios e sem o mala do namorado tah até melhorzinha),e realmente Tabitha faz muita falta,a Vovó era o lado cômico da série,poderiam trazer ela de volta para a segunda temporada.

    É Talvez eu seja masoquista também,rsrsrs

  20. Camila

    Concordo em número, gênero e grau

    Eu consegui, a duras penas e por muito tempo só pela Silver mesmo, mas vi a primeira temporada. e como a segunda metade da temporada foi boa, mudaram a direção da serie e o ator-mala que fazia o Ethan saiu

    eu tenho fé ( sou brasileira e não desisto nunca) de que a segunda temporada vai ser algo melhor, até por que pior não dá pra ser

  21. Gabriel Alberto

    Eu acho que sou brasileiro e não desisto nunca!
    Das coisas que vc listou, eu demorei um pouco pra aceitar a storyline da Silver….e sem dúvida Adrianna foi a melhor da temporada!

  22. Emily

    AnnaLynne McCord tem 21 anos!
    merece destaque. será q agora estaria apaixonada por Liam??
    5 destaques ótimos.
    Qual será a revelação de “irritantAnne”?? pq ela continua na mesma.
    Ethan vai passar o rodo?rs
    Dixon precisa ser mais explorado.O personagem eh otimo,bonzinho.
    Jen, é a típica, bitch.. Afff..
    Adrianna RAINHA!
    rs…

  23. vinicius

    A verdades é que a Naomi roubou a cena. A Anny seria a protagonista, mas a série passou a orbitar
    a personagem Naomi. Pode perceber; 50% do capítulo gira em torno desta personagem. É também a atriz que mais sucesso fez nos EUA.
    Só assito por ela. Além de ser muito gata, tem aquele jeito fútil de garota sacana.
    Qto a personagem principal, a Anny, se perdeu porque a atriz que interprete é muito ruim. Só sabe fazer careta. Qualque emoçao ela faz aquelas caretas horríveis.

  24. Juliana

    Concordo com quase tudo na crítica; a Silver e a Adrianna foram as melhores disparadas na temporada inteira, a Annie e a Naomi não conseguiram “segurar” a série(principalmente a Annie). E, por comparação, realmente a estrutura familiar dos Walsh é mto melhor ( e mto melhor interpretada do que a do casal-pais do Dixon/Annie). Agora,gostei da atuação do Dixon,seu relacionamento c/ a Silver,etc). Ainda assim,prefiro 90210 do q/ a Gossip Girl.

  25. katia

    Existe atriz pior que a Annie? Não, duvido que exista. Ninguém é capaz de atuar fazendo tanta careta. É simplesmente irritante, insuportável. Eta seriezinha ruim!!

  26. Matheus

    O grande erro de 90210, além do roteiro, claro, foi a escolha da protagonistas. Ela faz muitas caretas na hora de falar e é muuuuito caricata. Pelamordedeus!

  27. Daiane Quicine

    Simplesmente n consegui sair do ep 4. Talvez se eo tivesse mais tempo e SACO…voltaria a assistir! o q n eh o caso.

  28. cristoane

    Eu gostei muito da série, acho que precisaria mudar o rumo, não queria que o Etahn saisse, acho que ele deveria ficar com a Annie, mas que a volta deles fosse cehia de amor e que tudo o que aconeteceu não passasse de confusão face os rolos que aconteceram, o Navid e a Adriana poderiam passar por cima do rlos que haverão, por que na realidade na vida real nada disso acontece e as pessoas gostam de água com a cúcar, vou sentir muito a saida do Ethan

  29. Daphne

    A vrdd é qe nunca tinha me interessado mto qndo vi alguns pedaços de alguns episódios, mas aí tava passando pelos canais da tv a cabo e parei na sony qe tava passando o 1º episódio da 2ª temp de 90210 e me prendeu até o final!
    aí resolvi baixar tudo e viciei!

    eu não gostava do Ethan, muito mongo, akela da Adriana se recuperar das drogas assim num passe de mágica tbm foi ridículo e a passagem da 1ª temp pra 2ª foi mto mal esclarecida, deixou uns buracos..sei la HEIUHE
    é, a Annie tbm me irrita um pouco as vezes, e eu gosto da relação da Silver com o Dixon :)

  30. Fernanda

    Na primeira temporada eu me irritava muito com o jeito da Adriana falar e se expressar, simplesmente odiava, agora ta melhorzinha.. :P

  31. Giovanna

    Eu adoro a série. Só odeio a Annie (ainda mais na 2ª temporada, ela se superou e conseguiu ficar ainda pior) e o Teddy (ele parece um boneco de massinha de 40 anos se passando por um adolescente)… acho que não tem nada a ver o Teddy ficar com a Silver, pois ela é do Dixon, assim como a Ade é do Navid, são os casais clássicos da série… Agora, Annie e Naomi que saiam no tapa pelos novos caras que aparecem… rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account