Log In

Notícias

Chili Peppers processa autores de Californication por plágio

Pin it

David Duchovny em CalifornicationA banda Red Hot Chili Peppers entrou com processo contra os autores e o canal pago americano Showtime que veicula Californication, em virtude dos lucros obtidos com a série em cima do sucesso da banda. Os integrantes alegam que a utilização do nome da atração é inapropriada, já que foi plagiada do nome do álbum lançado pela banda em 1999.

O vocalista Anthony Kiedis afirmou, em entrevista a uma agência Associated Press, que Californication é a marca do CD e da música da carreira da banda. A série também é acusada de causar confusão e má orientação a seu público, por presumir que a banda faz parte do elenco. Além disso, a atração contém um personagem chamado Dani California, mais uma “inspiração” bebida na fonte de outro single dos Chili Peppers. O representante do programa não quis comentar sobre o assunto.

No Brasil, a comédia adulta é transmitida pela Warner Channel, todas às terças, às 22h.

Texto publicado originalmente no weblog Prime Time

Séries citadas:

37 Comments

  1. Leon Marques

    O estranho foi isso só vir a acontecer agora…

    Desde o começo estranhei que a banda não tivesse pelo menos se pronunciado diante do assunto, sendo para processar ou dizer que estava tudo bem.

  2. Paulo Fiaes

    acho ridiculo

    ok, pode ser q a banda tenha criado o nome e os produtores da série tinham que ter pedido autorização, mas a série não é baseada neles e faz inumeras referências pops, ja citaram guns, ozzy, senao me engano, sex pistols, ridiculo a atitude de red hot, e eu achando q algumas bandas n se tornam tao mesquinhas, pelo visto me enganei, mais uma vez.

  3. Thiago FLS

    Sempre presumi que os produtores tivessem feito algum acordo com a banda, pois usar o título de um álbum sem autorização, se não é ilegal, é cara de pau.

  4. leoff

    Títulos normalmente são protegidos por direitos autorais. A Globo tem um novo projeto (novela?) que vai se chamar “Guerra e Paz” e só levou o nome adiante porque o famoso romance caiu em domínio público. Se o RHCP tem “Californication” devidamente registrado está em seu direito ao entrar na justiça. Era dever do Tom Kapinos e Showtime terem averiguado a questão dos direitos autorais e tomarem as providências cabíveis, se não o fizeram azar deles.

    Californication é uma marca associada à banda e de um jeito ou de outro a série da Showtime se beneficia dela sem ter autorização. Eu posso montar uma banda chamada Arquivo X ou criar a marca de bomboms “Rolling Stones”, nenhuma delas tendo a ver com os originais, e mesmo assim estaria legalmente cometendo uma infração.

  5. Osorio Coelho

    Só que o plágio do Tom Petty com “Dani California” não é citado…pimenta nos olhos dos outros…

  6. Marco

    A banda devia agradecer, o seriado é infinitamente melhor que a música e a própria bandinha de playboy de quinta.

  7. Thomas

    Isso é ridículo.

    Qualquer um podia ter inventado a palavra “Californication”.

    Vou dar uma de professor Pasquale, a única diferença é que ao invés do cérebro eu vou usar a Wikipedia:

    É como “americanization” ou “urbanization” ou “italianization”, por exemplo. É o que os [metidos a] franceses chamam de portmanteau, ou, palavra-valise. “Californication” é um neologismo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Palavra-valise

  8. Fernanda C.

    O termo Californication é usado pelos americanos muito antes de RHCP. Muita pretensão deles acharem que o termo os pertence. E estranho só resolverem abrir processo agora, qdo a série é sucesso.

  9. Darth Cesar

    O Jota Quest teve mudar o nome da banda por causa do desenho…

  10. Cristiano (Highlander_Master)

    Darth Cesar, teve mais também achei errado. Eu acho que tá tendo um exagero nesse negócio de direitos, vai chegar uma hora que ninguém vai conseguir mais colocar nome de nada, pq tudo já vai tá registrado, tinha que tá pelo menos um pouquinho mais flexível.

    Acho que o Charlie Brown também teve que colocar o “Jr” no final por causa do desenho também.

    Pra ver como isso é um absurdo, imagina se tem uma banda lá longe, no Uzbequistão com o nome do primeiro album de “Lost” e aí vem ela processar os produtores nos Eua, longe pra caramba pq tá copiando o nome do album, isso é sem sentido nenhum, o Red Hot deveria ter agido com mais calma.

  11. Bianca

    Eu acho que o RHCP ta certo, pq o termo “californication” está associado a eles e o àlbum e a música q levam esse novo foram o marco da carreira deles… mta gente q conhece a banda vai achar q eles tem algo a ver com a série!
    E outra, não é mta conhecidência tbem ter uma personagem chamada Dani Claifornia?..
    Ou o criador da série é fan de Red Hot ou é mta cara de pau mesmo..
    E tem mais uma coisa , o caso sobre o plágiode Dani California, o propio Tom Petty disse q não foi plágio , então quem somos nós pra falar!!!
    Pra mim foi mta sacanadgem dos produtores colocarem esse título na série, q falta de imaginação!!!

  12. Carla

    “Pra mim foi mta sacanadgem dos produtores colocarem esse título na série, q falta de imaginação!!!”

    Nossa, Bianca, que exagero…

    Eu acho que esse nome tem tudo a ver com a série. Deixe adivinhar, vc é uma die-hard fan da banda, certo?

  13. Gilberto

    Eu acho que os autores da série são muito burros ou queriam caçar confusão desde o início. Processar é o que os americanos mais sabem fazer, Heroes e a Marvel já foram, só pra citar duas, fora outras dezenas ou centenas. A palavra Californication pode existir ha muito tempo mas só ganhou fama devido a banda.

    Eu mesmo quando vi o nome da série pela 1º vez logo pensei que a RHCP estaria envolvida.

  14. Gilberto

    Olha que informação interessante que achei em outro site “Nos anos 90, um caso parecido: o Living Colour processou a Fox pelo programa In Living Color. Perdeu a causa.” To falando, se tem uma brecha os americanos processam.

  15. Osório Coelho

    No texto do segundo episódio de Californication escrevo algo sobre essas citações pop. A Bianca está enganada, não existe uma personagem “Dani California”. Foi apenas um chiste.

    E o refrão da música do Red Hot é tão parecido com a do Tom Petty, “Mary Jane’s last dance”, que chega a ser constrangedor. Ele foi apenas elegante nessa declaração.

  16. Paulo Fiaes

    pelo amor de Deus, alguns aqui estão comentando sem ter assistido a série, nao existe uma pesonagem chamada Dani California, sim, Hank coloca um apelido nela e algumas vezes(poucas vezes) se refere a ela assim, mas sinceramente, acho q quem ta achando que o RHCP esta certo, então não percebe que a série derruba em série inumeras referências. e sinceramente, alguém disse ai que qndo soube da série californication pensou em RHCP, ahh, na boa. eu nao sei se essa palvra foi o RHCP que criou ou não, mas por causa de uma palavra, querer relacionar a série com a banda é demais. Por exemplo, se fosse o nome da banda, RHCP, ou entao de qualquer outra banda, metallica, guns n roses, ai eu entenderia, mas faça-me um favor, é apenas uma palavra. e repito, a série faz inumeras referências pop’s. tpo, RHCP pode está no direito deles, mas isso pra mim é atitude mesquinha pra ganhar dinheiro, assim como o metallica tinha rios de dinheiro e mesmo assim processou o napster, e olha q sou o fã, pelo menos daqui da cidade, mais leal ao metallica. eu realmente espero q RHCP nao ganhe essa causa. e outra, o efeito das referências de californication são o contrário pra mim. eles citaram ozzy e sex pistols, eu fiquei com curiosidade de conhecer um pouco mais o trabalho dessas duas bandas. acho q pode ter acontecido com outras pessoas, eu mesmo quis ler a tradução da musica dani california pra ver do q se tratava, ahh, deixa pra la, atitude ridicula de RHCP, e deles nao esperava isso, pq eles pareciam ser bem na deles, mas como disse antes, dinheiro

  17. manuel sabino

    A série é na Califórnia. E tem muita fornicação. O termo, popular na região dos EUA, caiu como uma luva.
    Palhaçada do RHCP.

  18. Cesar

    Todo mundo que se acha prejudicado tem o direito de ir à Justiça.
    Quem está certo, pouco me importa. Até porque não há como julgar a questão. O mais importante da notícia é a curiosidade da questão. E só.

  19. joão

    hj em dia qualquer seriezinha vagabunda tenta plagiar onde puder mais.

  20. Goncalves

    Fiquei impressionado com tanta gente defendendo a posição anti-consumidor nesta história que reflete uma discussão em moda nos EUA.

    Cada vez mais se amplia o que é direito autoral. Por exemplo, hoje muitas empresas se declaram donas de formatos de programas. Mas imagina então o que ganhariam os criadores dos formatos telenovela, noticiarios, mesas redondas, etc. Eles não ganham nada porque não se considerava formato de programa protegido por direito autoral.

    Outro problema é que o congresso americano tem deixado claro tem deixado claro que não vai deixar direitos autorais expirarem mais pois estão aumentando cada vez mais o prazo, a pedido de multinacionais como a Disney. E os EUA tem forçado os outros países, inclusive o Brasil, a seguir sua legislação.

    Tudo isso tem levado a enormes discussões, inclusive judiciais no mundo inteiro. É uma discussão longa demais para explicar aqui. Mas um ponto parece pacífico: este processo opõe a liberdade de criação ao lucro das empresas.

    Então me espanta ver tantos usuários comuns defendendo a posição que os prejudica.

    Quanto ao caso específico, acho ridículo o RHCP sequer tentar algo, eles sabem que não tem chance, nem os EUA enlouqueceram a este ponto. Eles só querem espaço na mídia.

  21. Paulinha

    A minha questão é: o título da série só poderia ser esse?

    Pura preguiça e ingenuidade achar que a banda deixaria por isso mesmo. Como alguém disse acima, ANTES da estréia os produtores deveriam ter pensado num acordo.

    Quem tem uma marca que segure a sua. Afinal não é qualquer vinho que é champagne.

  22. Cesar

    Gonçalves, concordo com quase tudo. Menos na questão do RHCP querer espaço na mídia. Não precism disso, até porque Californication, a série, é de canal fechado, não chega a a ter uma audiência arrasa-quarteirão que justifique tamanha celeuma.

  23. Silvia_05

    É simples. Só trocar para CALIFUKINGFORNIA e tá tudo bem. O estranho é que a série faz menção a outras tantas bandas, filmes, poemas e até arquitetura. É um reflexo da nossa cultura nos dias de hoje. Se a moda pega, todas essas referências irão reclamar também? Acho que os Red Hots tão sem grana. E a briga deles deve ser contra a pirataria, e não com a série que, ao contrário, pode até alavancar as vendas do CD. Já imaginou se os Rolling Stones reclamarem cada vez que toca ” you can’t always have what you want” ou “satisfaction”. Minha nossa!!!

  24. Goncalves

    Cesar,

    Procurei no News Google, a maioria absoluta das notícias sobre o RHCP no ultimo mês inclue a palavra californication, então suponho que a maioria seja sobre a briga com a série. Então eles mais do que dobraram a mídia do mês em poucos dias de discussão sobre o título da série. Não interessa tanto a audiência da série, isso gera mídia que é lida por gente que não vê a série, assim como a turma que não vê a série lê e comenta essa nota aqui.

    Como foi mostrado aqui, eles nem inventaram a palavra e com certeza sabem disso, mas suponha que eles tivessem inventado.

    Qualquer advogado de porta de cadeia sabe que não se pode ter direitos autorais sobre uma palavra, os direitos no máximo se restrigem a uso no mesmo campo e/ou com a intensão de causar confusão e lucrar com isso. Se ela fosse usada como título de um álbum musical ainda haveria chance, mas de uma série de TV que não tem relação com o grupo não há a menor chance. Não se pode alegar que os produtores queriam que o público confundisse as coisas, já que isso não traria vantagens a eles, pois tal público só se decepcionaria.

    Além do mais citar um nome de música ou de uma banda ou qualquer coisa similar numa série de TV é livre, mesmo que haja direitos autorais. É um troço chamado “fair use”, que é complexo e mais conhecido pelo uso no jornalismo, mas basicamente diz que é legal usar de forma restrita uma marca ou mesmo trecho de obra protegida para retratar a realidade (mesmo que na ficção) desde que sem usar isso para lucro direto e sem prejudicar a marca. No caso, as pessoas citam mesmo nomes de bandas e músicas e isso não afeta a marca nem prejudica seus lucros que vem da execuções das suas músicas e venda de discos e shows, nunca da mera citação.

    Essa questão do “fair use” virou notícia quando a Globo ameaçou processar outras emissoras por uso excessivo de imagens do “Big Brother Brasil”. A Globo alega que uso era frequentemente e longo demais para se enquadrar em “fair use” e que isso prejudicava sua audiência. Veja a enorme diferença, até a Globo admite que citar seu programa e usar rápidas imagens é legal. Mesmo sendo “Big Brother Brasil” uma marca registrada.

    Então o processo do RHCP não tem sentido e o advogado que entrou com ele sabe disso. Mídia gerou. Qual outra explicação você vê?

  25. bianca cavani

    Mudando de assunto (não quero dar mais espaço na midia para RHCP),estou achando ótima a série Californication. Não tem um toquezinho de Charles Bukoviski? Vida longa a essa série!

  26. bianca cavani

    Mudando de assunto (não quero dar mais espaço na midia para RHCP),estou achando ótima a série Californication. Não tem um toquezinho de Charles Bukovski? Vida longa a essa série!

  27. bianca cavani

    Mudando de assunto (não quero dar mais espaço na midia para RHCP),estou achando ótima a série Californication. Não tem um toquezinho de Charles Bukovski? Vida longa a essa série!

  28. Rodrigo

    A banda SYmphony X lançou um albúm chamado Paradise Lost. Viocês quantas bandas já lançaram um albúm chamado Paradise Lost? Muitas, tem até uma banda cujo nome é Paradise Lost!!!! E agora??? Ser a justiça lá for tão lenta quanto aqui vai emperrar devido a tantos processos. Gosto do RHCP, mas eles forçaram dessa vez. Acredito que o uso do nome só pode fazer bem para a banda e acho que o processo que eles moveram tem mais a intenção de aumentar a intensidade disso.

  29. Pingback: Californicação « Desígnios & Desejos

  30. ivanildo

    eles que se fodam… da weasel e que ta a dar!!! chupai grosso… .l.

  31. nehemias

    A série é mais importante do que todos os discos da banda juntos.

  32. Wendel Almeida

    nehemias,nao fale merda pelo amor de deus,voce quer comparar uma das maiores bandas de rock de todos os tempos com uma merda de uma seriezinha poser fudida! vai defecar por outro lugar que nao seja pelos dedos mano! nao sei se o red hot esta totalmente correto nessa acusaçao mas voce falar que A série é mais importante do que todos os discos da banda juntos pqp mano,forçou demais né?

  33. CU

    Calma lá, né rapaz, a banda tem um sucesso inegável, mas também não vamos desmerecer a série que é muito boa, por sinal :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account