Log In

Reviews

Chicago Fire – Always

Pin it

Série: Chicago Fire
Episódio: Always
Número do Episódio: 3×01
Exibição nos EUA: 23/09/2014

Não é série da Shonda Rhimes. Mas Chicago Fire está aprendendo com Grey’s Anatomy a fazer uma bela de uma tragédia. Dick Wolf foi um bom aluno da escolinha de destruição da Shonda e surpreendeu a todos os fãs do Batalhão 51 com o último episódio da segunda temporada da série: a explosão de um prédio com todos os integrantes do batalhão dentro. A partir daí foram meses de espera e de palpites para acertar qual dos integrantes deixaria a equipe. Esse hiato não foi fácil, confesso, mas, muito mais que isso, foi agoniante. E também um pouco revoltante, afinal ninguém estava preparado para uma perda tão significativa com menos de 50 episódios exibidos.

Com uma caixa de lenços na mão, apertei o play torcendo para que o meu palpite sobre quem morreria estivesse errado. Chorei. Me revoltei. E ainda estou de luto – e, bem, ele vai durar muito mais que um episódio. Logo nos primeiros minutos fomos recebidos com as cenas do lado interno da explosão ao som de voz de um apreensivo Chief Boden. Os minutos de tensão foram se tornando calmos quando, um a um, os integrantes do Batalhão se apresentaram ao Chefe pelo rádio. E, quando os personagens iam lentamente se apresentando vivos, a minha preocupação só aumentava e minha aposta se confirmava: era Shay quem tinha deixado o batalhão.

Chicago Fire 1x04-2Um salto temporal – recurso típico da série – de seis semanas aconteceu e fomos poupados de cenas como funeral chororôs e, também, das fases do luto de alguns personagens – não sei vocês, mas eu ainda estou na fase 1: negação. A perda da paramédica foi tratada de modo sutil mostrando os principais afetados pelo ocorrido: Dawson e Severide. Não por menos, já que os dois eram os mais próximos da loira. E, por isso, fomos apresentados à cenas de amizade daquelas que ninguém conseguirá apagar da memória. Lidando com a perda ao seu modo, cada um dos integrantes segue a sua vida. Severide se isola por um período mas, convencido por Casey, retorna ao batalhão. Se tem uma coisa boa com a morte de Shay é que Casey e Severide se aproximarão, já que desde a morte de Darden, lá no episódio piloto da série, os dois não se davam muito bem.

We promise to be there for each other. Always, no matter what, always!

Com o passar do episódio, deu pra tentar superar a morte de Shay através dos flashbacks – que foram, no mínimo, emocionantes – ligados ao contexto da trama. A loira dividia cenas memoráveis com os amigos até que, finalmente, a cena do acidente é mostrada. O baque nesse instante talvez tenha sido pela rapidez dos acontecimentos segundos antes da explosão. Vimos que Shay só morreu porque trocou de lugar com Dawson e, muito mais do que Severide, Gabriela sofre não só pela perda, mas também pela culpa. Tanto sofre que foi a responsável por uma das cenas mais comoventes da série ao confessar isso para o terapeuta dos bombeiros. E, superar essa perda talvez não seja tão fácil pois, além da culpa, Gaby precisar lidar com sua nova companheira de trabalho que, convenhamos, lembra um pouco a Shay, principalmente pelo fato dos cabelos louros.

O lado cômico do episódio, apesar da seriedade da situação e do clima no batalhão, ainda encontra espaço na trama com Mouch tentando animar Boden em encontros de casais, e Herrmann e Otis pensando em expandir os negócios do Mollys.
Chicago Fire fez um ótimo retorno com um episódio carregado de drama como só a série sabe fazer. Agora é esperar para ver se essa terceira temporada consegue se consolidar como a melhor da série até agora.

R.I.P. Shay!

Séries citadas:

Tem 23 anos e é bibliotecária. No TeleSéries já foi editora de notícias e hoje escreve as reviews de Modern Family.

4 Comments

  1. Gustavo Sant'Anna

    Shay… porque ela? :(((((((

    Estava preparado pra perder alguem, mas nao ela…

    Feliz com o retorno da série *-*

  2. Maísa França

    Que bom te ver por aqui, Gustavo! Eu também não estava preparada, apesar de apostar que era a Shay quem deixaria o batalhão. Gostava muito da personagem =/
    Agora só resta torcer para que a nova paramédica seja tão legal quanto a Shay era

  3. Mah Santana

    Sinceramente fique arrasada … A Gabby esta muito chata , não gostei dela virar Bombeira, e estava torcendo muito pra que ela e o Casey ficassem juntos, porem sinto que isso logo vai acabar : ( … A Shay era a melhor parte da serie , e ver o Severide desse jeito e de cortar o coração !!!

  4. JF Serpa

    Excelente comentários!!! Na verdade gostaríamos de ver todos aposentarem e felizes. Talvez p sentimento por Chicago Fire é devido a credibilidade da corporação de bombeiros em nosso país. Talvez uma raridade. Em Chicago PD, há uns dois capítulos tratando da morte ou assassinato da querida personagem Shay. Vale a pena conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account