Log In

Reviews

Castle – Veritas

Pin it
Série: Castle
Episódio: Veritas
Número do Episódio: 6x22
Exibição nos EUA: 05/05/2014
89.578947368421
4.4
19

Especial, simbólico, emocionante. Surpreendente, mágico, assustador. Completo, romântico, elétrico. A verdade é que eu poderia usar todos os adjetivos do mundo para qualificar o episódio dessa segunda e nenhum deles conseguiria expressar, fielmente, as sensações passadas por ele. Fiquei meia hora aqui pensando em como começar essa review e a única conclusão que cheguei foi a de que não há palavra desse nosso português, não há texto, tampouco review, que sejam suficientes para exprimir o que foi Veritas. Eu tenho mais 900 palavras pela frente e, com certeza, falharei nessa missão.

Vincit Omnia Veritas

Ir além das nossas expectativas: quando Castle NÃO fez isso? É claro que eu esperava bastante desse episódio, mas não esperava tudo o que vi. A sensação que eu tive assim que os 42 minutos terminaram foi a de que eu estava assistindo a uma season finale, ou até uma series finale. Se a série terminasse ali, naquele abraço de Castle e Beckett, ela faria todo o sentido, a história terminaria completíssima e o arco mais importante da série seria resolvido. Veritas foi simbólico do início ao fim, com todos os seus segundos carregados de uma emoção inexplicável, proveniente de uma das histórias de luta e força mais bonitas que já vi na televisão. O caráter de Beckett, e tudo o que ela é hoje, foi construído pela vontade de fazer justiça e colocar atrás das grades o assassino de sua mãe. Como eu disse, a série poderia terminar ali, mas não terminou. O ciclo da caçada pela justiça de Beckett se fechou e, talvez, somente agora outros ciclos conseguirão ser abertos na vida da detetive.

Castle - veritas 01

Quando o episódio se inicia, com uma série de flashbacks, a gente já sabia do que ele se tratava e que iríamos avançar ainda mais no caso de Johanna. Beckett estava atrás de Jason Marks, a última pessoa ainda viva que poderia ajudá-la a conectar Vulcan Simmons ao senador Bracken. Infelizmente, Marks aparece morto, o que me fez suspirar, afinal, Beckett estava agora sem rumo, sem pistas. E, pra piorar, sua dívida com o senador havia sido quitada em In the Belly of the Beast, onde ele “a salva” das garras de um capanga de Vulcan. Agora, Bracken estava livre para matar Beckett, assim como fez com Johanna.

Porém, a repulsa, o nojo e a raiva de ver o assassino de sua mãe solto e se candidatando à presidência dos EUA era maior que a falta de pistas e com certeza bem maior que o beco sem saída no qual se encontrava. Quando Espo e Ryan avisam que não havia formas de provar e conectar Vulcan à morte de Marks, Beckett opta por fazer o que sabe de melhor: não ficar esperando em casa até a resposta cair do céu. É claro que a maioria dos detetives das séries de TV tentam repassar a ideia de força, da ausência do medo, mas com Beckett a questão é diferente. O medo está ali, a fraqueza também, mas ela deixa tudo isso de lado quando se trata de justiça, mais ainda quando se trata da morte de sua mãe – e isso sim é a maior amostra de coragem.

Então, exatamente por ser corajosa – assim como Johanna era, e Beckett sabe disso -, ela vai até a garagem onde o carro que Vulcan dirigia na noite da morte de Marks estava. O que ela não esperava, nem eu, era que ele aparecesse lá. Eu tremi na base. Aquele homem me assusta, desde a primeira vez que ele apareceu, e o último encontro deles não havia sido nada amigável. Não sei porque ela ainda perguntou para quem ele trabalhava, se sabia que ele nunca diria nada. Mas ela não desiste, e diz que só sairá de lá com respostas. E até onde iria Beckett para conseguir as respostas que queria? Torturar e matar alguém? As perguntas me invadiam conforme o corpo torturado, morto, baleado de Vulcan era exibido na tela.

Sombras do passado

Não, eu não acho que Beckett cruzaria a linha que há entre justiça e tortura para conseguir o que quer. Mas a história ficou muito confusa, principalmente quando Lanie, ao telefone, avisa que o resultado da balística apontava que a arma do crime era a arma de Beckett. Nada restava a ela senão fugir, ou Bracken ficaria livre para sempre. Nesse momento, enquanto Beckett sumia misteriosamente do departamento, Castle ficava sabendo, através de Espo e Ryan, da primeira sombra do passado que retornava: Smith estava vivo.

E as cenas seguintes foram demais pro meu coração de fã. Castle escolhe os balanços para encontrar Beckett. Sim, aqueles mesmos balanços que podem, por si só, contar a trajetória dos dois. Foi nos balanços que Beckett disse a Castle que havia uma parede e que ela, um dia, cairia. Foi nos balanços que ela, em Always, sob uma chuva torrencial, tentava afastar a frustração de não concluir o caso da sua mãe, ao mesmo tempo que criava coragem para bater na porta de Castle e dizer que tudo o que ela queria era ele. Foi ali, também, que Castle a pediu em casamento, e teve um sim como resposta. E agora, era ali nos balanços que Castle e Beckett tentavam descobrir como chegar em Smith.

Achá-lo não foi difícil, porque parece que Smith sempre sabe quando estão o procurando. Quando se encontram com ele, a gente descobre algo revelador: há uma fita que incrimina Bracken por várias fraudes e também pela morte de Johanna, que ele diz ser gravada por um ex-associado, mas que a gente vê depois que foi gravada por Montgomery. O jogo tinha virado. Beckett ao mesmo tempo que corria atrás dessa fita, fugia de Bracken. Mas ele a acharia.

castle - veritas 02

O encontro dos dois foi algo épico. Bracken a acha no hotel e, covarde como é, a deixa sozinha com seus capangas para que eles façam o trabalho sujo. Nessa cena, a atuação da Stana foi o ‘que’ a mais, o fator principal. Ela fingiu estar dopada tão bem, mas tão bem, que eu só percebi que ela não estava quando surrou a cara de um dos bandidos. Fiquei tão tensa na hora que ela levou uma jarrada (?) na cabeça, que nem percebi o erro de continuação que as cenas seguintes tiveram. Mas isso não importa.

Castle a salva, como sempre, e eu me perguntei o que seria dela se o prefeito não tivesse obrigado a Montgomery a aceitá-lo no departamento. Aliás, se Beckett teve forças para seguir com o caso de sua mãe, que todos saibam, então, que Castle é o grande responsável por isso, estando ali sempre pra ela, como esteve quando a levou de volta para seu apartamento para investigar as coisas pessoais de Johanna que a detetive guardava. E na caixa com os pertences, eles descobrem que Johanna tinha “subliminado” uma mensagem, que dizia que ela sabia onde estava a fita. E quem imaginava que a resposta para tudo estava tão perto assim? Beckett ligou os fatos a tempo e achou, na família de elefantinhos que sua mãe tinha, a fita que, finalmente, incriminava Bracken e libertava Johanna para que ela ficasse em paz para sempre.

castle - veritas 03

O final foi simplesmente maravilhoso. Ver Beckett destruindo Bracken em rede nacional e o prendendo era o que eu esperava desde a primeira temporada. A descida das escadarias representou, para mim, a descida de alguém que subiu ao poder pisando nos outros. O orgulho não estava somente em mim, mas também nos olhos brilhantes de Castle, que a observava sabendo a importância que teve para que esse dia chegasse. Já perdi as contas de quantos abraços esses dois já deram, mas com certeza nenhum deles foi igual a esse último – nem nunca será. E eu ficava me perguntando como aquele tanto de história acumulada nesses 5 anos conseguia ser comprimida naquele pequeno espaço entre o abraço dos dois; amor, ódio, tristezas, cicatrizes, tudo era enlaçado pelos seus braços de uma maneira carinhosa e especial. Foi como se o mundo em volta tivesse parado para assistir ao encontro de duas pessoas que nasceram para ficar juntas e que agora, mais do que nunca, sabem disso.

Veritas foi muito mais que um episódio de conclusão de um caso. Pelo contrário: ele fechou um ciclo de dor e de luta que durou anos e anos e que nós, fielmente, acompanhamos cada passo, cada obstáculo, cada tapa que Beckett levou para conseguir fazer justiça ao nome de sua mãe. É claro que Beckett, mesmo envolvida nessa história, foi mudando, e mudando, e mudando sempre ao longo do tempo. Mas a sensação que fica é que só agora ela está realmente livre para seguir sua vida, talvez não em total paz, mas sem aquele sentimento de não conseguir cumprir o que tinha prometido quando sua mãe morreu.

Na minha mente, Castle ainda tem história pra mais mil temporadas. 3xk voltou nessa sexta temporada e depois desapareceu, o que me leva a crer que nos esbarraremos com ele num futuro não muito distante. Já vi as promos do episódio da semana que vem e já vou avisando: peguem lenços, bombas de oxigênio e tudo que ajudem vocês a conseguir sobreviver, porque não será fácil. A sétima ainda não foi confirmada, mas não vejo como não ser. É um show estilo procedural, mas que ultrapassa a qualidade de um procedural comum. Eu sei disso, você sabe disso, os escritores e atores sabem disso e a ABC também. Então aproveitem a season finale e voltem aqui para surtar comigo hahaha até lá ;)

PS1: O que aconteceu da metade pra baixo do cabelo do Esposito? Tirou pra lavar?

PS2: Eles poderiam ter trabalhado melhor a continuação da cena em que Beckett é agredida na cabeça. Sangrou, passou mal e depois nem doendo tava mais? Estranho.

PS3: Os ângulos das câmeras estavam melhores que nunca. A cena no parque foi filmada de vários lugares e eu agradeço muito por isso.

PS4: Eu disse que esse episódio foi o melhor de todos, e acho que foi mesmo. Meu top 1 agora fica entre Knockdown (3×13) e Veritas.

PS5: Só eu senti que aquela cafungada no cangote do Castle foi meio que… real? hahaha as Stanathans piram!

PS6: Pra finalizar, Castle está certíssimo: Johanna sentiria orgulho da filha que tem.

Séries citadas:

Futura professora, 20 anos, estudante de Letras da UFF, monitora de Português do Colégio e Curso pH e amante de uma boa literatura. No TeleSéries é editora de reviews e reviewer de Castle e Bad Judge. É viciada em séries e dizem por aí que shippa praticamente tudo que se move. Fã incondicional de Roberto Carlos, ama também falar em 3ª pessoa.

Website: http://minhaasconfissoes.blogspot.com.br/

16 Comments

  1. Bianca

    OMG vc me fez chorar hahahahhaha vc foi escrevendo e eu fui lembrando e T.T hahahhaha Eu fiquei feliz de vê um desfecho inteligente para essa trama. Eu sempre me questionava como seria isso e fiquei contente com o que vi! Infelizmente esses erros de continuidade não passaram despercebido aos meus olhos … confesso que fiquei meio chateada com isso sim… Achei muito descarado sabe x.x e olha q eu não sou observadora! Fora isso foi ótimo.. o Castle tava tão lindo preocupada e a Beckett toda corajosa uifhicsa <33 Sobre a fungada no pescoço … Acho q o "Castle" caprichou no perfume =3 hahahhaha

  2. Fátima Beatriz

    Ana, que review maravilhosa. O episódio finalizou esse arco, com certeza; o próximo será o casamento (talvez não da maneira que imaginei, mas será, tenho certeza, apesar dos promos). Quanto à continuidade, não seria a primeira vez, né? Depois que assistir pela enésima vez o final de “Always”, passada a emoção maior daquele encontro tão esperado, fui perceber os erros. Que continuaram no primeiro episódio da temporada seguinte, que seria a continuação daquela noite memorável. Então, o cabelo molhado/seco, pancada com direito a sangue mas não a um curativo, depois de uma cena tão forte, quem liga mais? O meu senão seria apenas sobre o desfecho do Vulcan. Ficou meio estranho: armaram aquele clima quando Beckett parecia que ia para cima dele e ela fala para o Castle que, após falar com Vulcan, ela simplesmente saiu, sem fazer nada? Nem uma cusparada? E a aparição do Montegomery foi linda (o Ruben gravou a cena do primeiro encontro com Kate e não teve o nome creditado ou já houve essa cena e eu não me lembro?) Mas, o meu medo maior é que, encerrado esse assunto do assassinato de Johanna, de maneira brilhante e que me comoveu, claro; tendo o 3XK “oficialmente” morrido; com o casamento se aproximando, a ABC não renove a série. Sei lá o que passa na cabeças desses caras!

  3. Déborah

    Gente por favor ajudem uma fã como vcs!
    Onde vcs estão assistindo Castle?? No Sony aqui em casa só vai até a quinta temporada..
    Tem que assistir online?
    Entro em vários sites mas ninguém discute essa dificuldade então comecei a achar que o problema é só lá em casa????
    Por favor me ensinem comofaz! ????

  4. Ana Botelho

    Oi, Deborah. Eu vejo online sim. A cada semana, os episódios saem legendados para baixar

  5. Therê

    Ana admito que o capítulo ajudou, mas vc,se,superou.garota.
    Sou uma assídua leitora de seus review’s e vc. retratou VERITAS como real/ ele aconteceu.
    Concordo Aninha, este episódio foi o mais emocionante de toda série (e olha que ele teve capítulos fantásticos).
    E como Stana o representou bem. Percebi que ela, sofria junto com Becket á cada agressão. a cada dissabor.
    E para culminar esse episódio de tirar mesmo o fôlego, tivemos o amor Casket se sobrepondo á tudo e a todos. Aquele abraço final foi romântico demais.

    Agora uma pergunta.
    Alguém sabe o porque do Canal Sony parar de transmitir as primeiras temporadas de Castle? E tem mais. Porque até hoje ainda não nos foi apresentada sua sexta temporada?
    Será que está havendo um boicote da Sony?
    Ou será que o saeson finalle desta sexta temporada vai ser seu capítulo derradeiro?
    _______________________________________

  6. Déborah

    Oi Ana?obrigada pela resposta.
    Mas agora que a temporada já está acabando como é possível assistir os episódios anteriores?

  7. Déborah

    Também estou querendo estas respostas????
    Quanto a ser o fim de Castle, não acho pois já saiu uma lista de prováveis renovações e ele está entre esses. É uma estimativa pela audiência do programa mas pode ser que os atores não queiram continuar…torcendo que continue pra sempre! ????

  8. Ana Botelho

    Vai no site “baixando fácil” (joga no google), e lá você procura por Castle entre as séries. Aí tu vai achar todos os episódios, inclusive os dessa sexta temporada. Aí é só você baixar o que voce quiser (:

  9. Ana Botelho

    Awn, a intenção é agradar e fazer vocês se emocionarem mesmo hauhauahau
    E eu também achei o desfecho meeeeega inteligente, cara! eu ficava “gente, como assim?” haha e achei que os 40 minutos passaram voando :(
    Sobre os erros de continuidade… tenso, né? Mas vocês torcer pra que na segunda eles não existam.
    ps: ele deve ter caprichado no perfume mesmo haha

  10. Ana Botelho

    Obrigada pelo elogio, Fátima! E é verdade, depois que dormir com Castle deixou o cabelo dela menor e de outra cor, nada mais me surpreende! hahaha
    Sobre a morte do Vulcan também ficou uma estranheza no ar, porque ela menciona que roubaram um dia, do apartamento dela, a arma, mas isso nunca foi mencionado ou mostrado antes, então fica complicado né?
    E eu também tava com saudade do Montgomery <3 ele faz muita falta, mesmo que a Gates esteja cumprindo muito bem o papel dela.
    Também não me lembro dessa cena não, acho que ela nunca apareceu mesmo. Aliás, certa vez o Montgomery disse ao Castle que estava com uma lanterna quando achou Kate nos arquivos, e no flashback não tinha lanterna alguma. Mais um errinho pra conta da série… haha
    A ABC renovou ontem Castle õ/ então acho que teremos casamento na segunda e o desfecho da história do 3XK na proxima temporada!

  11. Ana Botelho

    Brigada pelo elogio, Therezinha! Adoro tê-la como leitora e espero que você continue aqui até o fim da série (:
    Bem, o episódio foi incrível mesmo! E com certeza a atuação da Stana foi essencial para que as cenas ficassem tão boas. Ela é uma atriz maravilhosa e parece que ela não está interpretando, e sim vivendo a personagem, por isso eu sempre digo que a Beckett é de verdade haha
    Olha, não sei porque a Sony parou de transmitir, mas o canal AXN está passando Castle agora. Não entendi essa migração de emissoras também, mas espero que a série seja fixada em um canal para que a gente tenha a venda dos DVDs de Castle aqui no Brasil.
    Beeijo e até segunda!

  12. Fátima

    Feliz da vida. Castle renovada. Espero que sétima venha bombando.

  13. inocência daniel

    essa cena foi espectacular
    castle e beckett como sempre me impressionaram

  14. Ana Botelho

    Ricardo, já estou sentindo falta dessa sexta, mas estou mega feliz por ter sido renovada! haha
    Até setembro (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account