Log In

Reviews

Castle – Probable Cause

Pin it
Série: Castle
Episódio: Probable Cause
Número do Episódio: 5x05
Exibição nos EUA: 29/10/2012
90.947368421053
4.5
19

No final da review de Murder, He Wrote, eu falei que Probable Cause prometia, e muito. Arrisquei-me a dizer que Castle e Beckett passariam por muitos problemas, poderiam ver seu relacionamento estremecido, mas que terminariam juntos. Bem, eu acertei. Em termos. E confesso que não imaginava que o nível do episódio seria tão alto, que 3XK seria o culpado pela prisão de Castle, e muito menos que Caskett sairia tão fortalecido dessa.

Confesso, ainda, que meus acertos vieram sem muito mérito. Vejam bem, era óbvio que Castle não era o culpado. E nós, telespectadores, não precisávamos ser gênios para saber isso. Nos restava, então, tentar imaginar porque ele era suspeito. Eu comprei a ideia de que um descuido havia sido o responsável pela impressão digital no apartamento da vítima. Mas novas evidências contra Castle surgiam em velocidade assombrosa. A visita à joalheira, a troca de e-mails com a vítima (indicando um AFFAIR, pasmem), o livro que retratava a cena da morte da mulher, as finanças de Castle e a compra do brinco, a ausência de álibi. Tudo apontava Castle como o assassino, e as provas eram robustas.

E eu logo pensei que Castle estava, sim, na joalheria, mas comprando algo para Becks. E não conseguia compreender porque ele estava mentindo sobre aquilo. Até cogitei que ele não quisesse entregar o relacionamento deles, mas naquelas circunstâncias era mais do que desejável colocar todas as cartas na mesa. Não que eu duvidasse de Rick. Tinha certeza que haveria uma explicação para tudo, mas achei que ali, pontualmente, ele estava mentindo. Outra possível mentira que cogitei era quanto à Castle conhecer a vítima. Ele realmente poderia ter tido um affair com ela – NO PASSADO – e nem recordar da moça, tamanha a quantidade de mulheres que passa na vida do escritor. Enfim, eu achava que alguma mentira Castle estava contando. Eu não poderia estar mais enganada.

E o episódio foi brilhantemente construído pra que tudo que pensávamos em um minuto se desconstruísse no seguinte. Foi genial, maravilhoso. Quando 3XK apareceu, eu fiquei estupefata. Demorei uns segundos pra perceber o que aquilo significava. E o serial killer não apenas apareceu para desafiar Castle. Ele contou seu plano genial de vingança. Mandar Castle para a prisão, na qual ele seria morto. E fazer Beckett padecer de culpa, já que ela não teria impedido sua prisão. Sofrimento potencializado.

O serial killer, que apareceu pela primeira vez em 3XK (o 6° episódio da 3ª temporada), guardou ressentimento dos detetives e, especialmente, de Castle. Sua vingança em relação à Ryan já havia vindo, de certa forma, em Kick The Ballistics, o episódio no qual um crime é cometido com a arma que Ryan perdeu para o assassino (e que foi bem decepcionante, a propósito). Contudo, a vingança de agora chegou a um novo nível. Tyson seguiu Castle, invadiu sua privacidade (viu o que aconteceu entre Always e After The Storm, se é que vocês me entendem), armou, plantou provas, manipulou. Seu plano teria sido perfeito se não houvesse uma grande falha lógica nele: a fé de Beckett em Castle.

Tyson achou que nem Beckett acreditaria em Rick, com tantas provas contra ele. E eu achei que a detetive eventualmente titubearia. Mas não. Becks acreditou em Castle do princípio ao fim. E nem os e-mails “trocados” entre ele e a vítima fizeram ela vacilar. Deu dó ver ela contando para Lanie, ainda que eu tivesse certeza que Castle não faria aquilo com Kate.Cortou o coração ver ela sofrendo, até porque, naquela altura, eu ainda não tinha certeza da convicção dela na inocência de Rick. Achei que ela estava cogitando a traição dele. Meu coração respirou aliviado quando Beckett disse para Castle que a aparição de 3XK era a primeira coisa que fazia sentido até ali. Porque uma vez que Becks acreditasse em Castle, nada a impediria de colocar as mãos no culpado. E assim foi.

O episódio foi uma sucessão de surpresas e sustos. Quando Tyson apareceu para falar com Castle, fiquei pasma. Quando percebi que os policiais que levaram Castle não eram realmente policiais, quase surtei. Achei que a partir dali a corrida seria contra o relógio para achar Rick com vida. Logo, tive uma grande surpresa quando Beckett o encontrou livre e contente na biblioteca. E preciso dizer que quase parti dessa vida na cena da batida dos carros? Eu já estava relaxada, achando que tudo tinha acabado e aí o maior susto.

A cena final foi eletrizante. Kate, completamente badass, olhando para Tyson com um olhar mortífero, e descarregando a arma nele. Até relevei o errinho de principiante de se aproximar do carro com tanta certeza da morte dele. E Castle, depois, liberando todo seu “instinto assassino”, que pela primeira vez foi exercido através de uma arma, e não de uma caneta – e relevei também o fato da insanidade de atirar em Tyson com Becks tão próxima.

Pra mim, é óbvio que Tyson não morreu. Ainda veremos 3XK novamente, como bem observado por Castle. Ele saiu publicamente dos holofotes, e a polícia não vai mais procurá-lo (Kate bateu o martelo). Tudo que ele precisa pra retornar – não espero que seja muito em breve – mais sanguinário do que nunca.

Além do caso magnificamente bem desenvolvido, amei a forma como a interação entre Castle e Beckett foi desenvolvida. Eles agiram de forma madura, se mantiveram fortes perante a adversidade. Demonstraram que o que os une é, sim, amor. E um grande amor. Também preciso dizer que adorei Espo e Ryan apoiando Becks e a tranquilizando quanto ao envolvimento dela com Rick. Além disso, a cena na qual Ryan conta pra Javi foi bem engraçada. Agora, todo mundo já está sabendo. Menos Iron Gates, obviamente. Então, várias situações fofas e engraçadas devem estar por vir. Estou ansiosa por elas.

Gostei muito da postura de Gates também. Ela apoiou Castle sem deixar de conduzir as investigações. Afinal de contas, ela não poderia favorecer Rick abertamente, sob pena de trazer várias consequências desagradáveis pra delegacia. Enfim, muitos acertos em um episódio. MUITOS.

E depois desse episódio lindão, o que devemos esperar para essa quinta temporada? Acho que o desenrolar da história de Tyson não é pra agora, então creio que não o veremos em breve. O mesmo penso da história do senador Bracken. Então só de fillers o restante dessa temporada será feito? Obviamente não. Espero a continuação do desenvolvimento da relação Caskett, que o pai de Castle venha à tona, que os casos continuem em alto estilo. Depois de ontem, ficou muitíssimo evidente que Andrew Marlowe sabe o que está fazendo e, principalmente, o que continuar fazendo, pra continuar mantendo essa temporada 5 estrelas. Então, não estou preocupada. E vocês?

P.S.1: só pra não falarem que eu fiquei tão cega com o episódio que não vi os erros, deixo registrado que (i) houve um erro de continuidade na cena que Castle coloca o café na mão de Kate – ela pega pela alça e na seqüência aparece segurando a xícara por baixo; (ii) a arma de Beckett disparou mais vezes do que o número de balas que ela possui; e, (iii) Castle, que não é um atirador treinado, certamente acertaria Kate, que estava muito próxima à Tyson – nesses casos, a polícia só atira com atiradores de elite. Mas, depois de uma episódio genial desses, o que são essas falhas? Migalhas.

P.S.2: o alívio cômico do episódio, brevíssimo, foi a cena dos sósias. Em meio a tanta tensão, consegui esboçar um sorriso.

P.S.3: no próximo episódio, Castle estará em uma convenção de ficção científica. Quão engraçado isso será?

Séries citadas:

Editora Chefe do TeleSéries, gasta boa parte da sua semana com séries. Sua estréia foi com ER, e atualmente assiste - entre várias outras - Grey's Anatomy, Game of Thrones, Suits, Castle e Rookie Blue. Ainda assim, arrumou um tempinho para maratonar Friends, The X Files e Chuck - pela qual se apaixonou, recente e irremediavelmente. Está saindo da crise de abstinência de Fringe graças à Orphan Black.

8 Comments

  1. luiz

    castle atira super bem não lembro qual foi o episodio q ele pede umas fotos ou provas para levar para casa eles estão em um estante de tiro , kate fala q se ele acerta os tiros ela dara as provas, ele acerta todos no alvo ….

  2. Mariela Assmann

    Continuo pensando que ele não é treinado o suficiente pra aquela situação. Mas isso é opinião, só! Tem várias pessoas achando que ele daria conta do recado. =)

  3. Fan Castle

    Na minha opinião é o melhor episódio de todas as 5 temporadas!

    Tantas reviravoltas que me deixaram tonta!

    O segredo deles foi revelado aos amigos no momento em que eles mais precisavam de apoio, e isso foi surpreendente, quando a maioria das pessoas pensavam que seria em algum momento cômico.

    A cena de Laine e Beckett foi dilacerante! Pois no inicio dava a impressão que Beckett estava chorando por se achar traída por Castle, quando na verdade estava desolada por não saber o que fazer.

    A cena final Beckett nem piscava! E Castle nem pensou 2 vezes !!

    3XK vai voltar com certeza e para mim Alexis será seu próximo alvo, e ai sim veremos um Castle como jamais vimos! Se ele não pensou 2 vezes para salvar a vida de Kate, não vai pensar nem 1 para salvar a vida da filha !!

    Estou ansiosa pelo resto da temporada!

  4. Edivaldo

    Primeiro, parabéns pela review. Porém, alguns reparos devem ser colocados na minha opinião, principalmente em relação ao primeiro P.S.!!!

    A arma utilizada pela NYPD como vista no episódio 4×04 (Kick The Ballistics) é a 9mm , semi automática, que dependendo do modelo pode disparar no mínimo entre 18 e 20 tiros, cada pente, entre os carregamentos, ou seja, não está limitada aos oito tiros disparados pela Mad Beckett no episódio. Reparem que os disparos feitos na sequência pelo Castle foram executados exatamente pela mesma arma da Kate, que havia sido a pouco desarmada pelo 3xk !!!

    Como citou o colega Luiz no episódio 1×07 (Home Is Where The Heart Stops) e no episódio 2×18 (Boom), o Castle demonstrou o quanto sabe atirar bem, tanto em momentos descontraídos (1×07) no estande de tiros da NYPD, quanto em momentos críticos (2×18), salvando a vida da Beckett no episódio duplo daquela temporada!!!

    Quanto aos erros de continuidade, já estou desconfiado que são inseridos de forma proposital para aqueles fans que passam o episódio procurando por isso, Como vimos no episódio passado (“Caskett”) e em muitos outros, Sabemos que o Andrew Marlowe está atento ao que os fans comentam e criticam, e cada erro de continuidade percebido no show, gera grandes discurções nas redes sociais, ou seja, gera bastante atenção e audiência para a série !!!

  5. Mariela Assmann

    Edivaldo, eu parti do pressuposto que a arma da Becks seria uma Glock 17, semi automática, capacidade para 12 tiros. Juntos, eles dispararam 17 vezes. Se é a 9mm, a quantidade de tiros coube no pente! hehehehe

    Quanto ao Castle, eu compreendo que ele atire bem. Só que, na minha opinião, ele não é perito. Mas ok, me rendo a opinião da maioria, de que a cena foi perfeitamente cabível.

    Não acho que erros de continuidade aumentem a audiência. Agrados do Marlowe aos fãs, sim. Mas não tem sentido errar de propósito, até em razão da crítica especializada. Acho que foi um descuido mesmo, o que não tira nada do mérito do episódio.

  6. Camila Nere

    Mariela o Castle atirando foi meio sem noção!! E olha que eu
    não costumo reclamar ! Tem atiradores de elite que erram e olha que eles praticam todos os dias imaginem o Castle?!
    Teve um atirador do Bope que errou no Rio naquele caso do ônibus
    que foi sequestrado que até virou filme!

  7. Therê

    Meu Deus que episódio foi esse? Achei-o um dos melhores de toda série.
    Eu tb. pensei que Kate estava enciumada e contra Castle, mas ela acreditou nele o tempo todo e o amor entre eles, cada vez fica mais forte , mais amadurecido.
    A cena da conversa entre Lannan e Kate foi linda demais e o encontro deles na biblioteca mais ainda.
    Como sempre ótimo reviw e ele nos veio com presteza, logo após a apresentação do Canal A.B.C.

  8. Lu

    Mais uma Review maravilhosa, parabéns! Já deixei nos favoritos e toda semana venho ler, e toda vez é igual, mergulho no episódio e viajo nas suas palavras!
    Ameeeei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account