Log In

Reviews

Castle – Get a Clue

Pin it
Série: Castle
Episódio: Get a Clue
Número do Episódio: 6x06
Exibição nos EUA: 28/10/2013
83.3
4.1
10

“É o Código da Vinci da vida real”

Mais um. Mais um o que, vocês podem estar pensando. Vou responder, então, queridos leitores curiosos: mais um ótimo episódio pra consagrar essa temporada PERFEITA. Desculpa a caixa alta, mas é preciso. Eu estou em êxtase com essa sexta temporada, é sério. Parece que estou vivendo a essência de Castle, entendem? Sabe os motivos que fizeram eu e vocês cairmos de amores por essa série? Então, eles foram se dividindo ao longo dos anos, uns aparecendo pela primeira vez, outros sendo reintroduzidos. Mas nesse ano não. Dessa vez é tudo junto. Uma mistura mágica de tons, falas, olhares, piadas, romance, medo, casal, conquistas, enfim, TUDO que fez de Castle a série que ela é hoje. É por isso que a sexta já se fez a minha favorita e é por isso que Get a Clue me fez vibrar, sorrir e me encantar como se fosse a primeira vez.

Exótico, leve e engraçado. O caso dessa semana, como o próprio Castle fez questão de falar e repetir inúmeras vezes, parecia um jogo de caça ao tesouro típico de romances de suspense. E eu, como boa amante de livros do Dan Brown, não posso dizer senão que gostei – e muito – do episódio, né? Mas não só por isso, o caso me fez entrar em uma máquina do tempo e viajar lá para os primórdios da série, onde os episódios eram cheios de aventura, engraçados, repletos de pistas, maldições. Só era difícil ver a Beckett compactuando com as ideias do Castle, e até nisso nós fomos privilegiados nessa semana.

castle - get a clue 01

– Você está bagunçando a ordem natural.

Uma contadora é encontrada morta de forma peculiar e logo surgem as primeiras pistas sobre seu assassinato: símbolos. E um caso cheio de símbolos é um prato feito para o quê mesmo? Sim, muito bem, para as teorias vindas do mundo particular do Castle, que ele vive tentando fazer com que sejam verdade e muitas vezes não é compreendido (vem aqui que eu te entendo, baby boy!). Mas dessa vez, para a alegria minha e geral da nação, Beckett resolveu seguir a mesma linha de raciocínio do Castle, aderindo às suas ideias e teorias da conspiração. Na minha opinião, Beckett se mostrar receptiva a essas ideias foi o que tornou o caso interessante. Acreditar, ou melhor, fazer com que acreditássemos que a teoria dos símbolos, dos monges e dos maçons estava correta, foi o que deixou o caso com um suspense a mais, com uma pitada extra de graça e um saquinho de magia. A fuga da Kate racional, nem que seja por um breve momento, é sempre muito válida. Mostra as várias faces da personagem, sabe? Faz dela múltipla. Não, melhor. Faz da série múltipla.

Mas como vocês viram, eu não iniciei a review na ordem cronológica do episódio. Eu gostei desse episódio de graça, e a causa teve nome e sobrenome: a introdução de um caso que misturou aventura e enigma junto com alguns aspectos singulares da série. Precisava expor logo esse ponto para que vocês entendessem o que mais me cativou, o que fez de Get a Clue algo bom. Contudo, esse episódio também teve um ponto mais difícil de ser trabalhado, complexo, e que me deixou confusa quanto ao o que eu acho e penso sobre certas atitudes. É claro que eu estou falando da Alexis e a problemática dela em morar com o Pi.

castle - get a clue 02 (2)

Eu tive que refletir muito sobre essa cena, junto com a do final, para que eu tentasse entender todos os lados, para que eu não caísse em contradição. Contradição porque sim, acho e sempre achei a introdução do Pi um fator de soma para a série, especialmente no que se refere a Alexis. A personagem precisava de algo a mais para ser trabalhada, uma espécie de novo estágio, e acho que é exatamente isso que o Marlowe teve em mente ao botá-lo na história.

Porém, esse novo estágio, ao meu ver, não foi tão evolutivo assim, ou ainda está em processo de construção. Acho que tudo depende da intenção. Qual é o real motivo da Alexis em querer sair de casa? É para achar o seu lugar no espaço? É para caminhar com as próprias pernas? Se sim, ótimo, ela está amadurecida, deixem ela mostrar isso. Mas e se for pirraça? E se for uma tentativa de chamar a atenção, de levar isso para o campo Castle-Beckett? Se for por aí, então sim, ela está fazendo errado. Por isso, até que a real intenção dela seja visível ao meu entendimento, não a julgarei e continuarei vendo Pi como um bom mecanismo de crescimento da personagem.

Agora, passando para o outro lado do jogo, está o Castle. Se olharmos somente para as ações da Alexis, além de nos equivocarmos, não chegaremos à conclusão alguma. Falta entendimento e compreensão de AMBOS os lados. Castle precisa aceitar que a filha cresceu, precisa acreditar na Alexis e, se ele quer que ela tome atitudes maduras, precisa ser maduro também – afinal, exemplo vem de casa. Deixe que ela vá lá e quebre a cara. Ou deixe que ela vá lá e descubra um mundo maravilhoso. A única forma de saber se ela está pronta para o mundo e deixá-la viver o mundo. Dito isso, concordo com a Alexis em pedir um espaço, mas discordo da forma que ela fez isso. Como eu disse, é complexo, é paradoxal, mas não são assim as relações familiares? E vocês sabem o que é isso? Verossimilhança. E fazer de um show algo próximo à vida real é um dos segredos desses 6 anos de Castle.

Castle - get a clue 03

– Antes que você me mate, você precisa saber de algo. Eu sou muito bom nisso.

Tornando mais uma vez para o caso e seus enigmas, três cenas me chamaram muito a atenção e perpetuaram esse episódio: a cena da luta de espadas, Castle dando aquele sustinho básico e Beckett em cima daquela mesa (ou algo assim). A primeira me surpreendeu demais! Quando ele falou que era muito bom na tal coisa, eu jamais imaginaria que era da esgrima que ele estava falando. Fazia tempo que não o víamos assim, e nas outras vezes era sempre brincando com a Alexis, e achei muito inteligente fazer com que ele botasse em prática todo o seu “treinamento”. Já a cena do sustinho me fez cair na gargalhada. Ai, que palhaço! A Beckett é muito racional e controlada, porque se fosse eu, depois daquele grito, eu faria ele gritar de verdade. E, por fim, a cena dela em cima de algo parecido com uma mesa, procurando sinal, me lembrou Cuffed. Só faltou o Castle subir também para que a Beckett montasse em seus ombros. Ótima chance para fazer tudo aquilo sem o tigre.

Outra vez, estou apaixonada por essa sexta temporada! Já está ficando chato eu repetir isso, mas tá tudo tão perfeitinho, tão completinho, e saber que ainda nem chegamos na metade me deixa em êxtase. Get a Clue foi um ótimo episódio. Sim, também senti falta de um beijo, de um envolvimento maior entre Caskett, também sou fã do casal. Mas acho que dosar o quanto de romance entra e o quanto de suspense, de foco no caso vai ser utilizado é um grande ponto alto da série e não deve ser visto com maus olhos. Esperem, esperem. Tudo que vocês querem ver, vocês vão ver. A gente sabe disso. In Marlowe we trust. Até semana que vem!

PS1: Martha é a cara da riqueza mesmo escorregando de um sofá.

PS2: Ai que cabelo lindo, Beckett! Deixa eu pegar, please.

PS3: Estou tão “na seca” por algum momento Esplanie, que só de ter Espo e Lanie juntos, na mesma cena, sozinhos, meu coração já bate forte.

*Peço desculpas pela demora. A gripe bateu na minha porta e a faculdade está querendo sugar minha vida. A próxima sai na terça, se tudo ocorrer como planejado.*

Séries citadas:

Futura professora, 20 anos, estudante de Letras da UFF, monitora de Português do Colégio e Curso pH e amante de uma boa literatura. No TeleSéries é editora de reviews e reviewer de Castle e Bad Judge. É viciada em séries e dizem por aí que shippa praticamente tudo que se move. Fã incondicional de Roberto Carlos, ama também falar em 3ª pessoa.

Website: http://minhaasconfissoes.blogspot.com.br/

10 Comments

  1. Fátima Barreto

    Ana, review maravilhosa (isso também está virando um lugar comum). Adorei o episódio também: a luta de espadas, o susto (coisa bem Castle, hein?) e o foco no protagonista (notou como ele tem sido mais utilizado?). Só não sei ainda se discordo ou não com sua reflexão sobre o comportamento da Alexis. Confesso que aquela atitude no final me irritou. Sei que o Castle tem que deixar a filha esborrachar a cara sozinha, mas eu entendo, sendo mãe, o que um pai sente ao ver aquele ser tão importante fazendo burrada.

  2. Ana Botelho

    Opa, obrigada pelo elogio!
    E sim, notei como o Castle está sendo mais utilizado, e não só ele como todo o espaço, as histórias. É bom ver que a série pode focar sempre em algo diferente a cada episódio. Não a deixa chata, sabe?
    Sobre a Alexis eu ainda to esperando pra ver qual é a real intenção. Ainda to em cima do muro haha e é tão confuso que nem sei se consegui me expressar corretamente. E eu tbm entendo seu ponto de vista e ainda não tenho esse instinto de mãe, então deve ser mais difícil pra eu seguir por essa linha de visão. Mas vamos ver como tudo flui? Tenho boas esperanças pra toda essa confusão (:

  3. luiz

    a cena da mão dentro da estatua é uma referencia a lenda do tesouro perdido 2 com nicolas cage, tem uma cena que ele coloca a mão dentro do buraco e grita do mesmo jeito q fez o castle, a outras referencia de filmes do genero por todo episodio

  4. Débora

    É uma pena que nem todos pensam assim sobre a Alexis e principalmente a relação entre ela e Castle. Infelizmente nem todos tem a mente aberta para aceitar mesmo sendo a simples presença da personagem. Dizem que ela não é necessária. Me pergunto se essas pessoas assistem a mesma série que eu. Marlowe faz de um tudo pra agradar aos fãs e ainda assim tem gente para reclamar até da Alexis. Ah POR FAVOR.

    Ana, review ótima, me encantei com sua visão sobre o que se passa com Alexis, até que enfim encontrei alguém que pensa como eu. Acredito muito que Alexis não está de manhã, drama e tal. Ela cresceu, agora é uma adulta e como tal quer seu espaço, quer uma vida adulta, quer encontra a sua metade, como ela já sabe que, agora sim, o pai encontrou a dele. Ela ainda está confusa e passa essa confusão para a gente, mas AM não irá mimimizar a personagem com toda certeza. Agora basta o Castle aceitar que ela cresceu, que não mais a menininha que ele segurava a mãozinha para passear.

  5. Mariela Assmann

    E o Castle, independentemente dos motivos da Alexis, precisa ser mais compreensivo e menos babaca. As piadinhas com Pi, especialmente a do sofá, foram too much. Alexis tá certa em dar um chega pra lá nele.

  6. tati

    Eu gostei do que você falou sobre a Alexis, pq a gente não sabe direito as intenções dela, afinal ela foi morar com um cara que conheceu há 1 mês sendo que nunca foi uma pessoa impulsiva, sempre pensou antes de tomar decisões, pedia opinião do pai. Mas concordo se for para seu crescimento. Só acho estranho esse distanciamento dela e da Kate, pelo que li vai existir uma conversa e tal, estou esperando muito por isso.

    Quanto ao caso em si, foi o que eu mais gostei até agora. Também adoro ver o Castle entusiasmado com suas teorias ainda mais quando envolve história.

  7. Juliana Mello

    Dona Ana review ótima ,como sempre !, Adorei o ep amo essas teorias loucas do #castle , e o bom senso da Beckett que se deixou levar pelo Castle em alguns momentos.. Putz o que houve com a #Alexis hein ? logo ela que sempre foi a mais ajuizada de todos.. ir morar com o Pi.. ñ entendi.. e não gostei.. .Mais tio Marlowe sabe o que faz.. 6° temporada só tá no começo , e tá tão encantadora & fofo.. Senti falta de momentos fofos entre #castle & #beckett.. vamos p 06X07.. até semana que vem. Besitos..***

  8. Ana Botelho

    Também achei uma atitude boba a do Castle. Ele em nada ajuda agindo dessa forma.

  9. Ana Botelho

    Também acho estranho esse distanciamento e pretendo ver aonde ela quer chegar depois de ter colocado o nome dela no meio da “briga” com o Castle.
    E esse também foi o meu caso preferido desde que a sexta temporada começou! :)

  10. Ana Botelho

    Brigada, Ju!
    E eu também confio no Marlowe, sempre!
    Te espero aqui no 6×07 :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account