Log In

Reviews

Castle – For Better Or Worse

Pin it
Série: Castle
Episódio: For Better Or worse (season finale)
Número do Episódio: 6x23
Exibição nos EUA: 12/05/2014
84.6
4.2
20

Sabe, essa nota que eu preciso sempre atribuir aos episódios é uma faca de dois gumes: ela pode representar exatamente o que eu penso sobre o episódio, assim como pode ser totalmente injusta. No caso de For Better Or Worse, a nossa tão esperada season finale dessa temporada que eu considero a melhor, a nota será totalmente injusta. Infelizmente, não posso atribuir cinco, mas também não acho que eu tenho o direito de dar menos que quatro. E o maldito 4.3, que supostamente deveria ser uma média, ainda me soa injusto. O problema, no final das contas, é que eu sei o que essa season finale NÃO foi: não foi maravilhosa, não foi ruim, não foi condizente com o nível da temporada. Agora, dizer o que ela realmente foi é o que eu tentarei nas linhas a seguir.

Quando Watershed foi ao ar, eu sabia que o ano seguinte seria mágico e totalmente diferente. A sexta temporada chegou para a gente, já na sua estreia, com um peso gigante: iríamos descobrir ali, nos balanços, a resposta de Beckett. Com o “sim” que Kate deu ao Castle, iniciou o que eu chamo de a temporada da coragem. Coragem para assumir um compromisso maior, para vencer as amarras do passado – principalmente para Beckett e a história de sua mãe -, para deixar o medo de lado e lutar pelo o que quer até o fim. Com episódios românticos, assustadores, tristes, perfeitos, a sexta temporada se tornou a minha favorita e talvez uma das mais redondinhas que Castle já teve. Ela trouxe Bracken, Vulcan e 3xk de volta, ao mesmo tempo que trouxe a escolha da música perfeita para o casal, a data do casamento, o local, o vestido… é como se a dosagem entre o drama e o conto de fadas nunca tivesse sido tão boa. E por isso, só por isso, pela sexta temporada ter acertado 99,9% dos pontos que quis alcançar, que eu acho que For Better Or Worse não fez jus ao ano que nós tivemos. Contudo, eis aqui uma das artimanhas que Castle tem: mesmo o episódio não sendo tão bom, ele é bom e sempre, sempre mesmo, terá cenas que valerão todos os 42 minutos.

castle - for better or worse 01

Desde o início do episódio a gente percebeu que as coisas não caminhariam do jeito que foram planejadas em toda a temporada. Surpresas viriam, mas quem imaginou que seria assim, tão depressa? Quando Castle e Beckett vão ao cartório, o escritor entrega a papelada do divórcio que já teve e a balconista fica olhando para a cara da Beckett como se estivesse esperando algo. Assim como eu, Beckett não estava entendendo nada, mas a moça logo tratou de explicar: Beckett já foi casada e, pelo o que parecia, continuava sendo. Aí nessa hora eu soltei um “what the hell?” bem básico e agradeci não ter lido spoilers porque a surpresa foi maravilhosa. A verdade é que a nossa detetive mais badass e certinha tem, assim como todo mundo, um passado negro e ele diz respeito a um casamento em Vegas, há quinze anos atrás. Parece que tudo o que acontece em Vegas, não fica em Vegas, não é, Kitty Kat?

Mas claro que tinha um jeito de reverter essa história e subir ao altar para se casar com Castle em três dias. Ela só precisava achar Rogan – o querido maridinho -, explicar o que aconteceu e fazê-lo assinar os papéis do divórcio – porém, seria fácil se O’Leray Rogan não fosse um vigarista, bandido, metido em várias encrencas e, pior, chantagista. Para que ele assinasse, ela teria que fazer algo por ele e, obviamente, não seria um serviço limpo. Aliás, se Beckett estava preocupada com o que dizer em seus votos, acho que a prova de amor, ao se deixar ser chantageada, que ela fez por Castle e pela cerimônia que eles teriam em poucos dias com certeza ficaria bem bonita em palavras ditas na frente de todo mundo.

Enquanto Beckett tentava lidar com  seu marido Rogan, em um plot chatíssimo e longo demais pro meu gosto – tirando pela Stana que atua bem demais -, Castle tentava lidar com os problemas que surgiam e indicavam que o casamento ia por água abaixo. Uma ligação o avisa que o espaço alugado para a cerimônia estava inválido e ele, Alexis e Martha surtam. Nessa hora, eu sussurrava um nome, nome esse que eu disse em uma de minhas teorias que seria o local do casamento. Não demorou muito e Hamptons surgiu na conversa, me fazendo surtar um pouco (muito) no meu sofá. Era como se tudo estivesse dando errado para que, no final, tudo desse certo, do jeito que realmente deveria ser.

Em todo conto de fadas tem um príncipe; no deles, ele se chama Castle

castle - for better or worse 02

Histórias de contos de fadas, literatura, poesia, todas têm a mesma função: fazer com que a gente saia da realidade e vá para um mundo onde a gente pode ser o que quiser, quando quiser, com quem quiser. Porém, todo ato de fingir traz um pouco de realidade, e em Castle não é diferente. Castle e Beckett é o casal mais comum que já vi em série de TV – muitas vezes parece que são reais, como se fossem um daqueles muitos casais com quem esbarramos na rua andando de mãos dadas. E, assim como qualquer casal, têm seus problemas, suas brigas, seus obstáculos. E quando tudo estava dando errado, quando Rogan estava desaparecido e os dias corriam, quando o vestido dado por Matilda havia sido totalmente estragado, Beckett desabou. Desabou de uma maneira que cortou meu coração, porque não estamos acostumados com uma Beckett vulnerável, frágil, e a cena em que ela diz ao Castle, com os olhos marejados de lágrimas, que o casamento era pra ser perfeito e estava sendo arruinado, seja lá o que eu tenha achado dessa season finale, valeu todo o episódio.

E eu percebi que todos esses anos amando Beckett e estando com ela fizeram do Castle não um homem melhor, mas um homem totalmente diferente. O Castle de hoje não tem absolutamente nada do Castle de antes, tirando suas piadas estúpidas/engraçadas/únicas. Como um verdadeiro príncipe, ele mantém a calma e explica para Beckett que se eles querem um final feliz, terão que lutar por isso, e lutar significa vencer obstáculos e não deixar que eles te vençam. E eles que já passaram por TANTA coisa, por tantos momentos difíceis, tiros, gelo, bombas, sequestros, não se deixariam abalar.

“É um sinal de que a nossa história de amor é maravilhosa. O que é uma grande história de amor sem obstáculos a superar?”

Exatamente por isso, e com a ajuda do departamento e do Castle que já estava com ela nessa jornada em busca de Rogan, que os dois conseguem achá-lo. Embora tenham passado por momentos de tensão, quando um bandido, cujas fotos comprometedoras estavam em posse de Rogan, apontava uma arma para Beckett, Castle pensou rápido e armou para que as duas gangues que estavam atrás de Rogan ficassem uma contra a outra, livrando, assim, a pele dos três. Rogan FINALMENTE assinou aquela bosta de papel e Beckett estava oficialmente solteira. E aí eu pensei, pela primeira vez no episódio, que teríamos casamento. Yay, Castle, vá pegar sua noiva!

We’ll meet again, don’t know where, don’t know when, but I know we’ll meet again some sunny day…

castle - for better or worse 03

Tudo caminhava da maneira que eu queria, pelo menos em questão ao casamento: aquele vestido espalhafatoso que Matilda tinha dado estava fora de questão e Beckett usou o de Johanna <3 Na cena em que Beckett está se vestindo, Martha fez questão de somar mais um ponto para o episódio simplesmente sendo Martha. A sogra mais querida do mundo deu a ela um par de brincos simbólico em sua família, o que resultou em um abraço fofo e super sincero entre as duas. No entanto, a falta de Jim em todo o episódio – e nem sombra dele no espaço da cerimônia – me alertava que algo estava errado. Além disso, as questões com Bracken e Vulcan estavam resolvidas, mas com 3xk não. Algo ia acontecer, e aconteceu.

Castle, ao se despedir de Beckett no telefone dizendo que estava a caminho, percebeu que estava sendo seguido por um carro estranho, e logo a cena foi cortada. O sumiço de Castle começou a assustar a todos, até que Beckett recebeu uma ligação. Quando ela chega ao local indicado, dá de cara com o carro que Castle estava dirigindo despencado em um barranco, totalmente em chamas. Talvez o que eu vá dizer agora não agrade muito, mas preciso ser sincera com vocês. Eu não comprei esse final. Fiquei arrasada com a cara da Beckett, em como eles estavam felizes porque finalmente iam selar a união, em como Castle estava lindo e sorridente ao dizer que a amava e em como tudo isso tinha sido interrompido. Mas o carro pegando fogo? Não.

Definitivamente, isso é coisa do 3xk. É como se eu sentisse o cheiro de vingança no ar, sabe? Vou aguardar o hiatus curiosa para saber o que realmente aconteceu, se o pai dele o salvou ou se alguém o mantém em confinamento. A questão do cliffhanger usado me irritou porque havia mil outras formas de nos fazer surtar, roer as unhas, algo que se aproximasse mais do possível, mas não chegar e mostrar pra mim um carro pegando fogo QUE EU SEI que Castle não está lá. De todas as seasons finales, eu acho que essa talvez tenha sido uma das mais fracas em questão de plot. Mas como eu disse lá em cima, mesmo quando o episódio não é bom, ele é bom. E eu agradeço por isso.

Tô sofrida com o fim dessa temporada, e acho que assim que eu tiver um tempo livre, irei revê-la. O que eu tiro desse final é uma Beckett disposta a tudo para ter um final feliz com quem ama, um Castle mostrando que é um verdadeiro príncipe e, principalmente, a conclusão de que Marlowe tem, nas mãos, uma das histórias de amor mais completa e linda que já vi. Essa sexta temporada só reafirmou o que eu, você e todo mundo já sabia: nós temos o melhor shipper da história! Entre lágrimas e risos, me despeço de vocês. Queria agradecer do fundo do meu coração pela companhia e paciência com essas reviews gigantes. Castle foi renovada (amém!) para um sétimo ano e eu estarei aqui, em setembro, para surtar com vocês. Aguentem firme e… in Marlowe we trust!

PS: Eu pedia Esplanie, mas acho que dormi em algum episódio. Eles estão juntos e eu não sei? Como assim? De qualquer forma, eles dando as mãos me destruiu <3

PS2: Como a pessoa que ligou para Beckett sabia que ela era ela e como sabia que aquele era o Castle? E mais, como conseguiu o telefone dela se o carro estava em chamas? Armação ou falha, eis a questão.

PS3: Nunca irei superar o “Kitty Kat”, hahahaha

PS4: Castle falando “I thought you were one and done kind of girl” me matou. E eu ainda me surpreendo como nada nessa série é esquecido!

PS5: JÁ É SETEMBRO, GENTE???

Séries citadas:

Futura professora, 20 anos, estudante de Letras da UFF, monitora de Português do Colégio e Curso pH e amante de uma boa literatura. No TeleSéries é editora de reviews e reviewer de Castle e Bad Judge. É viciada em séries e dizem por aí que shippa praticamente tudo que se move. Fã incondicional de Roberto Carlos, ama também falar em 3ª pessoa.

Website: http://minhaasconfissoes.blogspot.com.br/

15 Comments

  1. Pâmera Rodrigues

    Fico Simplesmente D+ !!
    Meus Parabéns Você Vai Ser Uma Ótima Jornalista !!
    Te Vejo em Setembro !!

  2. Fernanda França

    Vc foi boazinha!! ^^ eu teria dado duas estrelas, por ter sequestrado o Castle antes do “SIM”. E convenhamos que ficaria sensacional se troca-se o carro em chamas, pela musiquinha do 3kk no telefone. *___*

  3. Fátima Beatriz

    Ana, eu entendo aqueles que não gostaram da cena final. Mas, como você mesma afirmou, in Marlowe we trust, Então, vamos esperar ansiosamente a solução que ele vai dar para esse desaparecimento (é claro que Castle não morreu. A série leva o nome dele!). Eu amei o vestido, o local da cerimônia, a cena de Martha e Kate e momentos Caskett. Adoraria vê-los dizendo seus votos (always); quantas vezes torci por isso. Também acho o casal mais lindo, carismático, incrível da tv (afinal, Nathan e Stana têm uma química maravilhosa – tem certeza que nunca estiveram juntos na vida real em algum momento dessa série?), Mas, como também afirmei antes, algo aconteceria para melar casamento. Tinha que ser um cliffhanger devastador (concordo que um pouco forçado, mas qual era a sua ideia?). Eu aposto, também, que o responsável seja o 3XK. Mas, pelo que li por aí, a sétima temporada vai ser bem diferente das outras. Eu sei que, um dia, a série vai ter que acabar. Porém espero que seja com dignidade, sem que os fãs fiquem torcendo para terminar porque a qualidade caiu ou os plots estão se arrastando, entende? E eu daria nota 4,7. Agora, é esperar por setembro. Até lá.

  4. Mariela Assmann

    Eu daria 3.5 pra essa season finale, por ter destoado tanto do resto. E não tenho problemas com o final do episódio, meu problema maior foi com o caso “arrastado” e anticlimático.

    Eu passei a temporada toda achando que o 3XK seria o responsável pela tragédia no casamento. Mas Agora acho que talvez seja alguma coisa ligada ao pai do Castle ou à máfia. Seria uma forma do Marlowe introduzir um novo plot principal na 7ª temporada, já que nessa 6ª o caso Johanna “encerrou”.

    Até a próxima temporada, Ana!

  5. Therê

    Eu não poderia deixar de dar meu parecer depois de assistir um saeson finale tão (pra mim) frustrante..
    Gente, nesse episódio só aconteceram coisas ruins.
    Como Becket poderia ser uma mulher casada? E o pior, nem ela sabia disso.
    “E que marido” Nunca vi um indivíduo tão malandro e tão odiado como ele.
    Quantas dificuldades KIT- KAT precisou enfrentar pra conseguir a assinatura pra dissolução daquele casamento .
    Pra completar a onda de azar, o vestido de noiva ficou total/ estragado (por sorte pois ele era horrível mesmo).
    E o encerramento do capítulo então?
    Concordo com vc, Aninha, que Castle não está dentro daquele carro em chamas,
    Mas eu queria tanto vê-los no altar se casando.
    Sabe, achei que vc deu uma nota muito boa pra esse capítulo final, eu teria dado um -3- mas só pela excelente interpretação de Stana e Nathan. Senão a nota seria mais baixa ainda.
    Vou aguardar Setembro chegar. Sei que sentirei muita falta desse seriado maravilhoso e tb de seus ótimos review’s Até lá.

  6. Ana Botelho

    Obrigada pelo elogio, Pâmera!
    Te vejo em setembro também (:

  7. Ana Botelho

    hahaha como eu disse, qualquer nota que eu desse seria injusta, porque depende do ponto de vista que você usa para julgar o epi, mas concordo totalmente que seria melhor terminar o epi com a música tocando! hahaha

  8. Ana Botelho

    Fátima, sobre os boatos de que eles já tiveram algo aqui fora eu não posso dizer, mas também desconfio, principalmente na época da primeira/segunda temporadas haha mas isso aí a gente provavelmente nunca irá saber :P
    Em relação ao cliffhanger, achei forçado sim, porque a gente já está acostumado com ações mais “verdadeiras” e nessa do carro pegando fogo, a única coisa que me deixou triste e nervosa foi a carinha que a Beckett fez ao ver o carro em chamas. Não tenho uma ideia concreta do que poderia ter sido feito, mas acho que se ele fosse sequestrado somente, e sumisse sem rastros, e aparecesse ele lá preso, e a Kate recebesse uma ligação do sequestrador (3XK) falando que a história ainda não tinha terminado e que estava com uma das pessoas que ela mais amava, eu iria gostar. E mesmo que continuassem com a cena do carro, que eles mostrassem para a gente o Castle sendo sequestrado, porque eu não consigo engolir o fato deles tentarem induzir a gente a acreditar que ele está dentro daquele carro.
    E também espero que a série acabe em seu auge e estou mega ansiosa pela sétima temporada! haha
    Agradeço os comentários que você deixa nas reviews e as leituras! Te vejo em setembro (:

  9. Ana Botelho

    haha dar a nota foi mais difícil pra mim que engolir a cena final, vá por mim! E como eu comentei, depende bastante do ponto de vista: pelo plot, sim, fraquíssimo, mas por algumas questões que foram tratadas – e da maneira como foram tratadas -, aí vale uma nota mais altinha.
    Bem, se não for o 3xk, todas as minhas teorias irão por água abaixo haha mas tô apostando forte nele. Acho que pode ser assim, talvez a pessoa que tenha tentado matar o Castle seja o 3XK, mas aí quem o salvou de lá seja o pai. Talvez até o pai dele conheça o 3XK, aí daria um belo de um plot pra sétima temporada haha
    Enfim, eu agradeço pelo cargo de reviewer de Castle e te “vejo” (como se eu não falasse com você todos os dias haha) na próxima temporada :D

  10. Ana Botelho

    Therê, achei engraçado descobrir que a Beckett era casada e ver como ela lidou com isso (aliás, descobrir outras versões da Beckett sempre é muito legal). Acho que o chato nessa questão foi que alongaram demais as cenas com ele, e deixaram muito pouco tempo para a “cerimônia” e para o drama no final.
    E eu também quero vê-los casando! e eles irão, com certeza, e será lindo, lindo, lindo.
    Sentirei falta de escrever também e dos seus comentários sempre muito carinhosos. Setembro Castle volta e eu também pra gente comentar como sempre! :)

  11. Keila Cristina Ceccatto

    Acabei de assistir Veritas e For Better or worse. Achei o final morno p/ dizer a verdade. Bom, pelo menos ela não apareceu grávida! rs….

  12. Ricardo Fassina

    Ana,

    Primeiramente gostei de sua review que sempre é muito bem escrita. Eu daria uma nota maior pra esse episodio por dois motivos: primeiro por mostrar um pouco sobre o passado de Beckett, que tb não era nenhum anjo e que foi tratado com muito bom humor e pelas cenas que pra mim deixaram suas marcar bem fortes nessa sexta temporada. A primeira ela “descarregando” (que carinha de choro que ela faz, vontade de pegar ela no colo e dar carinho, rsrsrs) sua decepção com tudo que estava acontecendo com o casamento e Castle (realmente uma outra pessoa) falando sobre contos de fadas e que superariam tudo, porque a história de amor deles é muito forte. A segunda cena foi dela com Martha lhe dando os brincos. Realmente Martha a adotou como uma filha e elas se gostam muito mesmo. a ponto de Beckett ver ela uma quase mãe pelo espelho. Muito linda essa cena…

    E, sinceramente gostei muito do episodio, porque deixou um monte de idéias para o reinicio da temporada… Claro que sabemos que ele não morreu e que tem 95% de chances de 3XK ou sua namorada estejam por tras dessa história.

    Confesso que no inicio fiquei decepcionado, principalmente por Beckett que não merecia nada daquilo e claro pela expressão de Stana (realmente impressionante) que acredito ter deixado todos com o coração triste.

    Tínhamos que ter um motivo muito bom para o retorno na sétima temporada e esse cliffhanger. apesar de ser obvio, abre um grande leque de possibilidades para o sumiço de Castle, só um exemplo seria a colocação do corpo de outra pessoa com as mesmas características só pra fazer Beckett sofrer mais ainda.

    Essa sexta temporada foi muito de Beckett e acredito que na setima seja mais Castle em apuros, em humor, casamento…. já ouvi por ai que eles também irão investir mais em outros personagens como Lanie e Esposito. Ah!! eles terão um orçamento bem maior que na sexta, para fazer frente com The Blacklist

    Bem, vamos aguardar até setembro e até lá assistir todas as temporadas novamente e brincar com a imaginação de como seria a continuação dess cliffhanger…

    abs

    Ricardo

  13. Ana Botelho

    Ricardo, obrigada pelo elogio e pelo comentário!
    Bem, quanto à nota, é complicado… confesso que 4.3 não era bem o que eu queria dar, mas também não sei se daria mais, porque acho que comparando-a com outras seasons finales, ela foi bem fraquinha.
    Sobre esse leque imenso de opções, também acho e, aliás, seria interessante que houvesse um drama no inicio mesmo, com a Beckett achando que ele realmente morreu.
    E eu espero, de coração, que comecem a dar espaço para outros personagens, principalmente Lanie e Esposito! Espero por isso desde a segunda temporada hahaha e Castle tem sido bem ruinzinha quando se trata de dar espaço às histórias secundárias (pelo menos nessa temporada, embora tenham mostrado um pouco da Jenny grávida e da irmã da Gates).
    Enfim, te vejo em setembro!
    Abraços :D

  14. Sergio Moreira

    Quero saber gente por favor qual é o nome da musica que toca no final de cada minisserie?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account