Log In

Reviews

Breaking Bad – Shotgun

Pin it

Breaking Bad

 

Série: Breaking Bad
Episódio: Shotgun
Temporada:
Número do Episódio: 04 x 05
Datas de Exibição nos EUA: 14/08/2011

Em Breaking Bad nós nunca podemos supor que sabemos o que vai acontecer em seguida, pois o roteiro sempre vai dar um jeito de nos surpreender, em pequenas ou grandes escalas. E esse episódio foi repleto de surpresas desse tipo.

Para começar, temos uma sequência de abertura digna de filmes de ação, com Walt correndo em disparada para tentar salvar Jesse, com direito até mesmo a uma ligação de despedida com “eu amo você” para a esposa.

Breaking Bad

 

Óbvio que isso me deixou preparado para muita ação e quando o químico chegou na Los Pollos Hermanos a procura de Gus, já imaginei um releitura do clássico Um Dia de Fúria, com Michael Douglas. Até a chegada de uma turma digna das gangues dos anos 80 parecia que tornaria aquele lugar uma bomba-relógio prestes a explodir.

No entanto, uma ligação de Mike mostra para Walt que Jesse estava vivo e passando bem, embora não explicasse porque os dois estavam pegando a estrada. Walt então invade o escritório de Gus, apenas para constatar que ele realmente não estava ali.

Dessa forma, o que parecia que seria uma jornada heróica de Walt em busca de seu parceiro, rapidamente tornou-se algo bem mais tranquilo. Ele retomou sua rotina no laboratório, assinou a compra do lava-rápido com Skyler e ambos prometem total honestidade para que seus planos funcionem. Nesse momento de comemoração, ela ouve a mensagem que mencionei mais acima e pensei que ela questionaria do que se tratava, mas a série surpreende de novo e o casal acaba transando, dando todos os sinais de que se reconciliaram, inclusive com ela dizendo à Walt Jr. que o marido voltará para casa na próxima terça.

Breaking Bad

 

E quanto ao Jesse? Bem, tudo indicava que Mike levaria o rapaz para um lugar bem distante, meteria uma bala na cabeça dele e o enterraria em uma cova recém-cavada. E quem não ficou com um frio na barriga quando o sujeito pega uma pá e começa a cavar?

Jesse com certeza ficou, já que improvisou uma arma com suas chaves e estava preparado. Porém, aquele era apenas um esconderijo contendo dinheiro de coleta. Mike e Jesse iniciam uma interminável viagem por vários esconderijos, com o primeiro sempre falando pouco e deixando o rapaz apreensivo sobre seu papel em todo o esquema.

Breaking Bad

 

O rapaz começa a achar que sua função é vigiar o dinheiro e ser o parceiro de Mike, idéia refutada por este. Só que no último esconderijo, enquanto Mike fazia a coleta, o carro é emboscado por um homem armado, que tinha um parceiro fechando a rua com um veículo. Jesse consegue despistar os sujeitos, salvando o dinheiro e voltando para pegar Mike.

De volta ao laboratório, Jesse diz para Walt que está tudo bem e que ajudou nos negócios, afirmando que possui um segundo emprego com Mike. Este encontra-se com Gus e descobrimos que tudo isso foi armado por ele. O objetivo ainda é obscuro, talvez ele queira um espião ao lado de Walt, mas ainda é cedo para especular muito sobre isso.

Breaking Bad

 

A última surpresa do episódio veio de Hank. Fiquei bem desapontado quando ele abandona a investigação sobre o assassinato de Gale, acreditando que a morte de Heisenberg é uma espécie de ponto final. Só que o ego de Walt somado ao álcool é uma combinação fatal, e durante um jantar em família, ao ouvir Hank enaltecer tanto a genialidade de Gale, o Sr. White interrompe e diz que o falecido químico era apenas um plagiador e que o verdadeiro gênio ainda poderia estar por aí.

Claro que um ótimo policial como Hank não deixaria essa dica passar em branco e ao analisar novamente os arquivos do caso descobre algo curioso. Por que um vegetariano como Gale comeria frango frito da Los Pollos Hermanos?

Simplesmente sensacional! Estava apostando nesse arco paralelo de Hank e, pelo visto, não estava enganado. Essa temporada está impecável!

Séries citadas:

Edvando Tertuliano, o Eddie, é bancário e ator de teatro e assiste mais séries do que o tempo permite, mas consegue dar conta de todas. Sua série do coração é Friends, mas também é fã de dezenas de outras, incluindo Fringe, Dexter, Breaking Bad e The Big Bang Theory, e está sempre em busca de novidades...e de coisas antigas também (Arquivo X, por exemplo).

1 Comment

  1. Pingback: Destaques na TV – sexta, 1/11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account