Log In

Reviews

Breaking Bad – Gliding Over All

Pin it
Série: Breaking Bad
Episódio: Gliding Over All
Número Episódio: 5x08 (Mid Season Finale)
Exibição EUA: 02/09/2012
98
4.9
2

O começo do fim.

Muita gente já via o momento em que Hank finalmente descobriria sobre Mr. White. O que faltava saber era quando isso finalmente iria acontecer. O 5×08 foi o último episódio do ano, finalizando a primeira parte da quinta temporada, que só volta com episódios inéditos (os oito restantes) no meio de julho de 2013. Até lá, só dá para ficar na expectativa: o que será que acontecerá em seguida?

O episódio já começou mostrando Walt confraternizando com Lydia, mas perceba que a ricina já estava pronta para matá-la. Eu acho que ter essa cena no início do episódio é brilhante, porque antecipa a reunião de Walt com Jesse e planta a semente que Walt poderia realmente matá-lo, a fim de manter as coisas limpas. Ainda assim, como Jesse, eu não pude deixar de sentir um pouco nostálgico quando Walt contou suas aventuras malucas com a RV. A parte emocional / nostálgico de mim ainda espera uma reconciliação entre os dois, mas a minha parte racional sabe que isso não vai acontecer.

Até Jesse foi cauteloso naquele momento, pois claramente devia saber que foi Walt quem orquestrou o assassinato de todos os detentos e contatos de Gus. Jesse finalmente entendeu o monstro que Walt se tornou, mas ele ainda não tem todos os fatos. Jesse sempre foi fiel, mas não consegue lidar com tudo que ele fez e tudo que Walt fez, e é questão de tempo até que ele descubra tudo que Walt já fez contra ele, e para que o grande embate entre os dois finalmente aconteça.

Bem quando ele finalmente chega ao topo do mundo, há uma coisa que Walt nunca vai conseguir controlar: seu câncer. Foi uma cena bem breve, mas tenho certeza que o câncer de Walt voltou. Deve ser muito difícil para ele, conseguir manipular tudo e matar todos para conseguir o que quer, e não ter nenhum controle sob seu próprio corpo.

Por mais que Walt esteja no controle, Skyler (Anna Gunn) é a única pensando no futuro. Depois de uma intervenção de Marie (tipo assim, mulher vai criar seus filhos!!), Skyler confronta Walt, mostrando pilhas e pilhas de dinheiro (todo mundo queria estar lá para pegar um pouco – ou todo- dinheiro), quer saber o quanto mais precisa ter para ter a família de volta. É uma jogada ousada de uma mulher que apenas alguns episódios atrás disse para o mesmo homem que ela esperava que seu câncer voltasse logo. Obviamente vendo o efeito de sua separação de seus filhos tem seu preço, resolve criar outro caminho para conseguir o que quer, o que necessita.

Agora, era óbvio o que iria acontecer quando Hank entrou no banheiro. No começo do episódio, Hank tinha contado uma história sobre seu trabalho de faculdade de marcação de árvores na floresta para uma empresa madeireira. O que ele fez foi quase a mesma coisa que ele faz agora com o DEA – ele investiga, marcando suspeitos e apontando a máquina na direção certa para encurralar os bandidos. Ele disse a Walt que tinha pensado muito sobre esse trabalho, como era muito mais fácil marcar a árvore errada, ou perder a certa, do que era para fazer o mesmo com os criminosos. E acontece que foi por um bom motivo – a árvore que ele está tentando marcar a um ano está bem na sua frente.

Durante toda a temporada, ficávamos pensando quando que a arrogância de Walt finalmente sambaria na cara do mesmo. E nesse último episódio, isso finalmente aconteceu – por meio de um livro que Walt obviamente era muito orgulho para jogar fora. Eu acho que Walt tem dois adversários para lidar no resto da temporada: Hank tentando prendê-lo e Jesse tentando matá-lo. Walt é tão ignorante, que provavelmente nem deve perceber o que está acontecendo até ser tarde demais e quem sabe os últimos episódios não ele não pode realizar ou está acontecendo até que seja tarde demais, e os últimos episódios podem ser apenas uma corrida para tentar se safar.

P.S: Pensei, de verdade, que a bebê iria se afogar na piscina naquela penúltima cena. Estavam dando muito ênfase no que Junior estava fazendo com ela.

P.S: Genial e ao mesmo tempo assustadora a cena em que todos os detentos são mortos em dois minutos.

P.S: A cena de Hank foi literalmente a cagada mais reveladora de todos os tempos!

Séries citadas:

Cinéfilo e viciado em séries. É também um podcaster, blogueiro e estudante de Letras e Jornalismo. Acompanha mais de 60 séries, sem contar as milhares que já passaram. Gosta de todo tipo de série, não discrimina. Usa o sarcasmo, a ironia e a acidez para lidar com as situações ordinárias. Pode ser encontrado no twitter pelo user @marcoacpontes.

Website: http://www.mundodaseries.com

2 Comments

  1. biancavani

    Pois é, Marco, desde o momento em que Walt ficou assobiando depois que o novo ajudante matou o menino xereta – no que foi flagrado por Jesse -, parece que ele não tem mais salvação, pois perdeu a compaixão que antes gozava do público. Agora ele vai ter de ser punido, para que a audiência, nós, fiquemos aplacados na nossa sanha de vingança de juízes implacáveis. Eu queria que o final fosse a la The Sopranos, mas o vilão não inspira a simpatia que Tony inspirava…

    Que belíssimo episódio final! Não só a própria trama, mas a forma como foi feita: a música Cristal Blue Persuasion de fundo da atividade febril do novo esquema do Walt, as maquinações, as mentiras, o teatro de Mr. Walt. Aquele monte de coisas ditas de modo implícito, apenas imagens discretas, como a volta do câncer, a amizade entre Jesse e Walt irremediavelmente perdida… Uau, que maestria!
    Pô, e Walt matando Mike?! Aliás, talvez não tenha sido exatamente a reação de Walt ao assassinato do garoto (pois não foi ele quem atirou), e sim aí, ao matar Mike, que se deu a ruptura definitiva na personalidade de Walt – dali para frente ele não tem mais redenção, todos o apedrejarão… (menos eu, pois gostaria que Hank não o vencesse). A personagem de Mike foi fantástica, mais durão que todos da série: “Dá para me deixar morrer em paz?”
    Mas então tá. Curti muito as suas resenhas, Marco, que ampliaram demais a minha visão da série. Obrigada. Tomara que nos encontremos na sexta temporada.

  2. Claudia

    Achei muito bom o episódio e acredito que o Hank deve confrontar o Walt, mas o Walt vai acabar convencendo o Hank a buscar peixes grandes e deixá-lo em paz.

    Acho que o Walt deve argumentar que o dinheiro usado para a recuperação do Hank veio das drogas e que isso pode acabar sendo prejudicial a ele.

    Ele deve dizer, também, que sabe os nomes de todos os traficantes, que pode entregar todo mundo e que já está morrendo mesmo, então tanto faz.

    Por isso, aposto que o final da temporada e da série vai ser o Walt trabalhando pros dois lados.

    Duvido muito que o Jesse fique sabendo de todas as coisas que o Walt fez. Aliás, além de nós mesmos, duvido que mais alguém fique sabendo tudo o que o Walt fez.

    Todo mundo tem um conhecimento pequeno das coisas, apesar de acharem que sabem demais.

    A Skyler acha que sabe como funciona todo o esquema dele, mas nunca soube dos assassinatos. O Jesse soube, mas não soube da morte da Jane nem do Mike.

    O Mike sabia pra caramba, inclusive da morte da Jane, mas duvido que soubesse que o Walt omitiu socorro a ela.

    Até mesmo o Walt não tem conhecimento de tudo o que acontece em volta dele, como naquele episódio que os irmãos tentam matar ele e ele sequer fica sabendo.

    Enfim, só nós sabemos tudo o que acontece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account