Log In

Reviews

Breaking Bad – Face Off

Pin it

Breaking Bad - Face Off
Série: Breaking Bad
Episódio: Face Off
Temporada:
Número do Episódio: 4×13
Datas de Exibição nos EUA: 9/10/2011

Depois de assistir essa season finale, eu entendi tudo. Compreendi porque Breaking Bad atrasou sua estréia e não concorreu ao Emmy desse ano. Era para Kyle Chandler e Peter Dinklage terem alguma chance, pois com Bryan Cranston e Aaron Paul na jogada ia complicar suas possibilidades de vitória. A série encerra sua quarta temporada, apresentando mais um trabalho impecável.

Depois do fracasso em assassinar Gus no episódio anterior, Walt procura Jesse, questionando-o sobre algum lugar onde o traficante fosse que não tivesse vigilância. O rapaz não pensa em nada e a conversa é interrompida por dois policiais, que desejam conversar com ele sobre a afirmação que Brock tinha sido envenenado, ainda por cima com algo tão específico e raro.

Gastam um bom tempo nessa conversa, enquanto Walt vai até sua casa buscar dinheiro para subornar a secretária de Saul e saber onde o advogado está. Claro que o químico sabe do perigo que corre, então liga para uma vizinha e pede para a pobre velhinha verificar o gás em sua casa. Mais um sinal de que o personagem anda em uma linha muito tênue, capaz de arriscar a vida de alguém em prol da sua.

Breaking Bad - Face Off
Depois de Walt entrar na casa e ter toda uma tensão com os homens de Gus prestes a encontrá-lo, Saul é encontrado. O advogado vai até Jesse, mas afirma que nada pode fazer pelo rapaz, no entanto, ele leva um recado de Jesse para Walt, informando o único lugar que Gus foi e que não tinha vigilância: a Casa Tranquila.

O local é o asilo onde Hector Salamanca, o inválido ex-traficante do Cartel, passa seus dias. A descrição que Saul dá das visitas de Gus deixa claro para Walt que Hector e Gus são inimigos. O químico procura Hector, abordando-o com o clássico “inimigo do meu inimigo é meu amigo”.

Breaking Bad - Face Off

Na hora pensei que a bomba seria colocada na cadeira de rodas, Gus seria atraído ao local e tudo explodiria. Mas como Gus iria até ali? Hector, com muito esforço, consegue uma audiência com Hank na Narcóticos, sacaneando todos. Claro que Gus não sabe disso e chama sua atenção, visitando o velho com a intenção de matá-lo com uma injeção letal. Só que o último sorriso é de Hector, que utiliza sua campainha para acionar a bomba em sua cadeira, explodindo todo o quarto. Eu acertei essa, mas ainda fui surpreendido por uma das cenas mais bizarras que já vi em uma série de TV.

Gus saindo do quarto calmamente, arrumando a gravata e revelando o estado de seu rosto. Bizarro e assustador. Engraçado que por uma fração de segundo eu acreditei que ele era um Terminator (já é a segunda vez, já que ele encarou um sniper alguns episódios atrás).

Breaking Bad - Face Off

Com Gus morto, tudo estava acabado, certo? Bem, ainda não. Os exames mostram que Brock não foi envenenado por Ricina, portanto Jesse estava liberado. O rapaz nem bem saiu da prisão e foi novamente aprisionado, dessa vez pelos homens de Gus, que o deixam no laboratório, obrigando-o a cozinhar. Isso não dura muito, Walt vai ao resgate, matando os homens e a dupla então destrói o laboratório, não deixando nenhuma prova para trás.

A notícia da morte de Gus Fring junto à um conhecido membro do Cartel era a prova que Hank estava certo, Skyler questiona Walt se aquilo era obra dele, mas ele apenas responde: “eu venci”.

E quanto ao envenenamento de Brock? Gus nada teve a ver com isso, foi uma planta chamada Lírio-do-Vale, que algumas crianças comem acidentalmente. Tudo certo, a dupla então está unida novamente.

Breaking Bad - Face Off

Estaria tudo bem, se a cena final não mostrasse essa planta na casa de Walt, provando aquilo que muitos fãs especulavam (eu, inclusive). Walt envenenou uma criança, visando conseguir seu parceiro de volta e executar finalmente seu inimigo.

Mais uma linha foi cruzada pelo personagem. Walt deixou a namorada de Jesse morrer na sua frente e agora envenenou uma criança querida do rapaz. Sempre imaginei o segredo da morte de Jane como um barril de pólvora prestes a estourar a qualquer momento, mas agora ainda temos mais um ingrediente nessa mistura.

Breaking Bad - Face Off

Com Gus morto, seria esse o tema da próxima e derradeira temporada? Walt e Jesse vão finalmente se confrontar? Aliás, a dupla irá voltar aos tempos de independência? Heisenberg voltará com força total? Hank vai finalmente desmascarar o cunhado?

Essas são perguntas que ainda vamos demorar para ver respondidas. Por enquanto, só nos resta vibrar com mais uma excelente temporada.

Séries citadas:

Edvando Tertuliano, o Eddie, é bancário e ator de teatro e assiste mais séries do que o tempo permite, mas consegue dar conta de todas. Sua série do coração é Friends, mas também é fã de dezenas de outras, incluindo Fringe, Dexter, Breaking Bad e The Big Bang Theory, e está sempre em busca de novidades...e de coisas antigas também (Arquivo X, por exemplo).

4 Comments

  1. Pingback: Destaques da Semana – Brasil – 23/1 a 28/1

  2. Nêssa da Silva

    Excelente Reviw, fiquei mais chocada ainda com a direção tomada pelo mister White, e o Gus sair andando daquele jeitinho calminho e charmoso dele….prá depois uau…!!!!…..mas continuo vibrando e quando terminou, sabe quando vc fica esperando para ver se terá um proximo capitulo…..oh ceus agora teremos que esperar quanto pela 5ª temporada????e o pior nem dowload poderemos fazer mais…….

  3. Giovani Casagrande

     Uma das melhores séries de todos os tempos e parece que muito pouca gente assiste no  Brasil…não entendo o motivo!

  4. Ígor

    Acredito que Hank já sabe que Walter é Heisenberg , tanto é que nem se importou com a ausência de Walter na sua casa, enquanto todos estavam em perigo. Estou ancioso para a quinta temporaada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account