Log In

Reviews

Breaking Bad – End Times

Pin it

Breaking Bad

Série: Breaking Bad
Episódio: End Times
Temporada:
Número do Episódio: 4×12
Datas de Exibição nos EUA: 02/10/2011

Teria realmente chegado o fim dos tempos para os personagens de Breaking Bad? O fato é que o palco está formado para uma season finale explosiva e, se depender de Walt, isso irá acontecer de forma literal.

Sem o dinheiro necessário para desaparecer como pretendia, só resta para Walt aguardar o inevitável. Enquanto sua família vai para a casa de Hank, ficar sob proteção da Narcóticos, ele fica com arma em punho, esperando que um dos homens de Gus apareça para matá-lo.

Claro que ninguém da família entende o real motivo de Walt não querer ficar com eles, apenas Skyler faz uma leve idéia do perigo que o marido sofre. No entanto, apesar do desespero de Walt Jr. e Marie, Hank está muito tranquilo quanto a isso, acreditando piamente que isso nada tem a ver com o Cartel, mas tudo a ver com suas teorias sobre Gus Fring.

É impressionante a evolução que o personagem Hank ganhou ao longo de toda a série. No começo ele era só um policial falastrão, responsável por algumas piadinhas aqui e ali, mas o tempo mostrou o quanto ele é sagaz. Ele já chegou perto da verdade anteriormente, quando ficou na cola de Jesse, agora desvendou tudo, só não tem as provas necessárias. Eu aposto que se o rumo da série for a prisão de Walt, será seu cunhado que efetuará isso.

Hank consegue convencer seu colega Steve Gomez a dar uma olhada na lavanderia, mas infelizmente a visita dele ao local não revelou nada. Claro que Tyrus e Jesse ficaram em absoluto silêncio no laboratório, mas ninguém me tira da cabeça que se o próprio Hank tivesse ido alguma coisa ele teria sacado, fora que também acredito que as fotos tiradas por Steve não vão passar em branco, já que nada na série é a toa, e nosso policial favorito descubra alguma coisa através delas.

Breaking Bad

Claro que essa visitinha incomoda muito Gus, que mais uma vez culpa Walt e fala sobre isso com Jesse, mas ele novamente afirma não concordar com a morte do químico. Gus apenas promete uma resposta apropriada e desliga o telefone.

Jesse então é avisado que Brock, filho de sua namorada Andrea, está internado em um hospital. O menino está mal e ninguém sabe o que ele tem. Na hora pensei que isso poderia ser alguma ação de Gus, mas não imaginava como ele poderia tê-lo deixado doente até Jesse ir fumar e dar por falta do cigarro com veneno, aquele mesmo que pretendia utilizar contra o traficante.

O rapaz corre e avisa Andrea do que seria aquilo, falando para ela dizer tudo aos médicos e não dá maiores detalhes sobre isso, saindo do lugar afirmando que precisaria ver alguém. Para mim Gus era um suspeito tão óbvio que quando Jesse apareceu na casa de Walt, imaginei que seria para combinar alguma forma de vingar-se do traficante, não pensei que ele acreditaria na possibilidade do químico ter envenenado o garoto.

Breaking Bad

Analisando do ponto de vista de Jesse faz todo o sentido, afinal, o único além dele que sabia do veneno era Walt. Claro que a conclusão de Walt também é brilhante, já que agora o único empecilho para a morte dele, que era a recusa de Jesse, agora não mais existia, além dos eventos terem sido manipulados de tal forma que o próprio rapaz seria o executor. Fora isso, Gus já usou crianças anteriormente, não seria nada estranho se o fizesse novamente.

Só há um problema nessa história: como Gus soube do veneno e quem o pegou? Teria sido Tyrus no laboratório? O guarda-costas de Saul, no momento em que Jesse o visitou? Ou a possibilidade mais terrível, o próprio Walt, rompendo uma última linha para recuperar sua aliado? Não sei onde isso poderia se encaixar, penso até que o menino pode ter se envenenado acidentalmente e isso desencadeou tudo, um acaso, como foi o acidente que vitimou Ted.

Seja como for, Walt e Jesse estão juntos novamente, determinados a eliminar Gus. O químico faz um explosivo e coloca no carro do traficante, enquanto este conversa com Jesse no hospital, tentando convencê-lo a voltar ao trabalho. Walt observa de um prédio próximo, apenas esperando o momento de acionar o detonador.

Breaking Bad

Só que depois de terminada a conversa, onde Gus é até compreensivo com Jesse, o traficante volta ao seu carro, mas para por um momento, observa, olha ao redor, depois fica de olho nos prédios ao redor. O que teria acontecido?

Será que Gus parou apenas por um pressentimento? Ou será que ele realmente não tem nada a ver com o envenenamento de Brock? Teria ele achado estranho Jesse falar em envenenamento e não estar revoltado e irado, como costuma ficar?

Essa cena foi muito tensa, pois acreditei que ele veria Walt de longe, só estava esperando ele acenar.

Breaking Bad

Assim o plano fracassa e Gus retorna para o hospital, talvez para confrontar Jesse ou apenas para ir embora por outro caminho, nos deixando com ansiedade plena por essa season finale.

Como vai se desenrolar esse confronto? Não dá para imaginar, pois só consigo imaginar a dupla matando Gus por meio de alguma armadilha, já que ele é muito protegido. Porém se ele está alerta e, inteligente como é, está sempre vários passos a frente, não dá para imaginar.

A única certeza que temos é que será mais uma season finale surpreendente.

Séries citadas:

Edvando Tertuliano, o Eddie, é bancário e ator de teatro e assiste mais séries do que o tempo permite, mas consegue dar conta de todas. Sua série do coração é Friends, mas também é fã de dezenas de outras, incluindo Fringe, Dexter, Breaking Bad e The Big Bang Theory, e está sempre em busca de novidades...e de coisas antigas também (Arquivo X, por exemplo).

1 Comment

  1. Anderson

    Melhor série e melhor temporada dramática em muitos anos. Perfeição absoluta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account