Log In

Reviews

Breaking Bad – Bullet Points

Pin it
Série: Breaking Bad
Episódio: Bullet Points
Temporada:
Número do Episódio: 4 x 04
Datas de Exibição nos EUA: 07/08/2011 

Esse episódio poderia ser encarado como um grande jogo, com diversos movimentos, repletos de consequências imprevisíveis. Começando com Skyler, que determinada em manter a mentira de Walt convincente, vai com ele a grupos de ajuda para viciados em apostas, usando o que vê por lá para montar um roteiro, com mais de uma página, visando convencer Hank que tudo aquilo era verdade.

O casal ficou tanto tempo nesse ensaio, com o químico claramente incomodado por seu papel, que achei que o foco do episódio seria esse o tempo inteiro. Apesar de conter cenas ótimas, como o pedido de desculpas sincero de Walt que não passava de cena, felizmente tivemos mais coisas no episódio. A família White visita Hank e Marie e conta toda a saga de Walt nos jogos, causando espanto no policial e admiração em Walt Jr., mas isso nem teve tanta relevância para o professor quanto a descoberta feita ali: a investigação do assassinato de Gale.

Como mostrado no episódio anterior, um policial pediu ajuda de Hank no caso, e o policial revela várias informações importantes para Walt, como sua suspeita de Gale ser Heisenberg e a existência de uma testemunha ocular do crime, que afirma ter visto alguém saindo do apartamento. Por fim, uma impressão digital foi encontrada no local.

Claro que Walt entra em parafuso e procura Jesse imediatamente, descobrindo o estado lastimável em que seu sócio se encontra.

Claro que Jesse não dá nenhuma importância ao que Walt revela, afirmando que Hank estava em cima dele há algum tempo, portanto, se a digital fosse sua, já estaria preso. Walt não se dá por satisfeito e tenta fazer uma reconstituição daquela noite, mas acaba expulso da casa por Jesse, que fica visivelmente alterado pelas lembranças.

Walt então divide suas preocupações com Saul, falando sobre o perigo que corre com Gus, sobre o caminho auto-destrutivo de Jesse, sobre Skyler desconhecer todo esse lado perigoso de sua vida e, por fim, sobre a incapacidade que tem de proteger o sócio, sua família e a si mesmo.

Achei essa cena bem interessante, porque pudemos ver um lado mais humano de Saul, que é sempre debochado, mas aqui demonstra uma preocupação genuína, inicialmente consigo mesmo, mas também com Walt, tanto que apresenta uma idéia bem interessante: sumir. Pois é, o químico morrer sempre foi uma opção desde o começo da série, assim como ser preso, mas nunca passou pela minha cabeça Walt conseguir se dar bem, iniciando uma nova vida com a família. Seria essa uma possibilidade de final para a série? Isso só o futuro dirá.

Futuro que pode ser bem curto para Jesse. Ao voltar para casa, ele vê que todo seu dinheiro foi roubado. Sua reação? Jogar video-game, algo que nunca o antigo Jesse faria. No dia seguinte, todos os visitantes de sua casa sumiram, menos Mike, Tyrus e o sujeito que roubou Jesse. O dinheiro é devolvido, mas isso não impressiona Jesse, muito menos a tentativa de jogo mental que Mike tenta fazer, questionando sobre o destino do ladrão. Pinkman sabe que o sujeito quer apenas dar um recado e dá as costas para ele.

Gus reaparece na série e tem uma reunião com Mike, que revela o quanto o jovem anda ficando descuidado e que torna-se um risco maior a cada dia. Aqui um pequeno comentário, Mike está com a orelha direita ferida, resultado da emboscada sofrida no começo do episódio. Inicialmente achei que essa emboscada era no futuro, mostrando o sujeito tentando fugir de Gus e sofrendo um ataque, mas vimos que não foi nada disso.

Então, o que seria esse ataque? Pelo ‘previously’, imagino que tenha algo a ver com aquela pequena guerra causada entre Gus e outros traficantes. Só digo toda cena na série tem algum motivo e veremos mais disso nos próximos episódios, com certeza. No mais, aquela orelha pendurada deu uma agonia tremenda.

Por fim, Walt vai procurar Jesse, que não apareceu no laboratório, e descobre que o rapaz sumiu. Ele vai até a frente da câmera e questiona sobre o paradeiro do sócio.

Resposta que Walt não tem, mas nós sim. Jesse está em um carro com Mike, pegando a estrada. O destino? É algo que Jesse não se interessa em saber, diferente de nós, é claro. De qualquer forma, a resposta para isso ele e nós teremos no próximo episódio.

Séries citadas:

Edvando Tertuliano, o Eddie, é bancário e ator de teatro e assiste mais séries do que o tempo permite, mas consegue dar conta de todas. Sua série do coração é Friends, mas também é fã de dezenas de outras, incluindo Fringe, Dexter, Breaking Bad e The Big Bang Theory, e está sempre em busca de novidades...e de coisas antigas também (Arquivo X, por exemplo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account