Log In

Opinião Reviews

Brazil’s Next Top Model: as lições que a Sony não aprendeu

Pin it

Erika PalominoEstreou na última quinta-feira a segunda temporada do Brazil’s Next Top Model. Independente da minha crítica, ou da nossa audiência, coisas completamente dispensáveis (!), o programa é um sucesso. Afinal a Nivea, a Philips, a Seda e a Avon já pagaram todos os gastos e rechearam o programa de comerciais e merchandising.

Mas o problema é que, infelizmente, o canal não aprendeu lá muito com as lições da temporada passada. Aprendeu algumas, mas não todas.

Os jurados melhoraram – apesar de edição do programa ter deixado a impressão (talvez errada) que o Duda Molinos não fala nada. Ainda assim Dudu Bertholini e Erika Palomino deram um show de exibição de línguas ferinas, garantindo o melhor do programa. Eu já li vários comments de pessoas que estão indignadas com as crueldades da Erika Palomino neste primeiro episódio. Mas eu não. Eu estou completamente apaixonado pela nossa Miranda Priestly tupiquinim. Nem Arnaldo Sacomani, nem Marco Camargo, o Simon Cowell brasileiro é a Erika Palomino!

O problema é que justamente na hora em que Palomino e companhia desciam o sarrafo nas candidatas (outro avanço do programa, desta vez tem mais gurias realmente bonitas), a gente não entendi metade do que diziam. A captação de áudio do programa é vergonhosa.

A culpa aqui não é da Sony. Quer dizer, a culpa é da Sony por contratar uma equipe sem a competência necessária pra produzir o programa. A produtora é a Moonshot Pictures, a mesma responsável pela desastrada produção de 9mm: São Paulo, da Fox.

O mais curioso é que sabendo que há limitações técnicas para captar o áudio, o programa insiste em fazer justamente o contrário do que se recomenda: a primeira prova das meninas foi desfilar no pátio de um casarão, a análise das fotos das candidatas foi numa sala de um casarão (porquê não criar o cenário em um estúdio?), a cerimônia de reduziu as candidatas de 16 para 13, teoricamente o momento de maior tensão dramática de cada episódio, também foi uma externa.

Não é só áudio. A direção e a edição são ruins também. A impressão que dá é que só tem uma câmera e que tudo é gravado duas vezes – uma vez pra pegar a expressão das meninas e outra pra mostrar a Fernanda Motta, com sua dicção esquisita, falando 13 vezes “parabéns, você continua no Brezius Next Top Model” ou coisa parecida. Veja bem pode até ter mais câmeras lá. Mas elas não são bem utilizadas. Elas ficam paradas estáticas, mostrando os mesmos ângulos.

Cena do Brazil´s Next Top ModelAs imagens de São Paulo que costuram as cenas do programa também são muito pobrinhas. O que é complicado de resolver, pra um programa que certamente tem orçamento limitado. Mas é um problema com o qual o Brazil’s Next Top Model precisa lidar. Não é que eu esteja comparando o programa com a excelência técnica de megaproduções americanas como Survivor ou The Amazing Race. O problema é que o programa está aquém do padrão visual que a Record está impondo no Brasil, com O Aprendiz e agora Ídolos.

Tirando a parte técnica, o programa até que é bacana. Tem uns probleminhas de roteiro e edição – não entendi porque uma garota queria sair se tinha acabado de chegar (fica a impressão de que elas já estavam a algum tempo ali e isto foi omitido) –, mas a tristeza das garotas eliminadas, as discussões sobre medidas de modelos, o Pazetto fazendo o papel de pai severo, as meninas se recusando a mostrar os seios, enfim, todos os elementos de um reality de sucesso estão lá, pra diversão de quem suportar a produção tosca.

E o grande elogio ao programa, que nove entre 10 mulheres estão fazendo, é que finalmente a Fernanda Motta decidiu fazer as sobrancelhas. Já é um avanço.

* * *

O Brazil´s Next Top Model vai ao ar nas noites de quinta-feira, às 21h, na Sony.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

23 Comments

  1. Raruiz

    Eu não gostei…
    Todas as coisas que me irritam já foram descritas pelo Paulo…
    E acho também que a Fernanda Motta não tem carisma suficiente…
    Ahh sei lá…Vou continuar fazendo minha maratona Dexter…

  2. Ana Luh

    “Fernanda Motta decidiu fazer as sobrancelhas”
    hahahahahahaha!
    Olha…estava precisando MESMO! :)

  3. Ale Rocha

    Eu já não topo o original. Cópia das Organizações Tabajara, então, nem se fale. Gosto da Erika Palomino e do diretor de cena. E só. Do resto, nada se salva.

  4. Pablo

    Como (MUITO) fã da original fica difícil você se acostumar com uma coisa tão mal feita, quando você tem a diva Banks e uma produção perfeita como exemplo. A Fernanda Motta é, como não canso de dizer, a Carla Perez morena, exceto que mais bonita e um pouco mais alta. De resto, ela ou uma das candidatas, são a mesma coisa.

    E a Erika Palomino é uma BITCH! Todo mundo sabe, talvez por isso que todo mundo goste dela. Eu não curto, mas vamos levando. O Pazetto é um cara estranho, na tentativa de ser algo parecido com o Jay Manuel, ele deixa a desejar quando o assunto é carisma, simpatia e profissionalismo!

    Nota -6 pra eles! Pelo menos até agora!

  5. Tatiane

    Ruim de chorar no cantinho.

    A monocelha continua parecendo uma esquizofrênica: olha para os lados como se tivesse esquecido as chaves do carro e aí lembra que não tem carro!

    Numvejonemapau.

  6. Sofia

    Detestei ,dei uma olhada só pra ver como era e ainda não acredito que pra ter sucesso as pessoas acham que precisam humilhar as outras.Eu ainda fico admirada com a ignorância das pessoas,Erika Palomino não é BITCH e sim uma esnobe,groseira que se acha o gás da coca.O resto então nem se fala além de falarem tudo decorado,se acham mais que os outros.Em que mundo estamos?Programinha meia boca!!!!

  7. Raphael Pinheiro

    “America’s” é meu reality show preferido, dentre os que passam na TV fechada. Pois bem, mesmo relativizando o poderio financeiro limitado para a condução de uma versão do show no Brasil, fica claro que o Sony ou é mal orientado tecnicamente, ou tem preguiça de fazer direito. A captação do som é realmente ruim. Gosto do Pazetto e penso se ele não daria um próprio apresentador mais interessante do que a Fernanda Motta.

    Esta, então, é um desastre. Segue com caras, bocas e inflexões vocais das mais bizarras. O nível de tensão entre as candidatas está legal, e até estranhei a postura boa-praça e humilde de várias candidatas – brasileiro quando chega nesse grau de exposição geralmente se afeta bastante.

    Finalizando, o ponto que mais me irritou e que, pra mim, é símbolo da desorganização do show. Vocês prestaram atenção no momento em que a mesa delibera sobre os ensaios, na ausência das candidatas? Alguém entendeu algo? No original, é um momento altamente didático e dinâmico, no qual cada candidata ganha sua avaliação de forma concisa e com comentários claros. No brasileiro, há fade-ins, fade-outs, comentários esparsos, trilha sonora dispensável… não se consegue ver direito as fotos, e menos ainda os jurados falando o que realmente acham de cada uma. Acho que algumas passaram até sem comentário, enquanto a câmera mostra a Fernanda sacudindo cabelo em propaganda de xampu prum lado e pro outro. Ficou com cara de “momento em que os jurados querem aparecer tanto quanto as candidatas”.

    Sempre torço pra que melhore. Mas, não creio que ocorrerá.

  8. matheus

    Érica Palomino falou nesse primeiro episódio da segunda temporada sobre uma concorrente chamada Flávia dizendo que a moça era feia.

    Fala sério, e a Érica Palomino é linda de certo.

    Quanto ao resto, vi pela primeira vez e achei fraquissímo, nota 3. A mesma nota pra Lipstick Jungle.

  9. Pedro Ortega

    Paulo, vc sintetizou exatamente o que eu penso. Só acrescento que a edição parece ter sido deixada aos cuidados de um chimpanzé raivoso que foi apertando os botões alucinadamente. Pra passar a imagem de glamour e dinamismo do mundo da moda não precisa por 200 tomadas em 1 segundo. E esse áudio…
    Ah, minhas favoritas são: a miss (joga no lixo pazeto?) e uma deusa chamada Rebeca. Até que enfim meninas realmente bonitas e com potencial de modelo.

    Só mais uma coisa: o Simon é gente boa, a Erika não.

  10. Kate

    Vocês viram a reportagem que a Mariana Velho desistiu da carreira de modelo e voltou a cursasr Direito? O contrato com a Ford tinha cláusulas inimagináveis como uma multa monstruosa de ela engordasse ou mexesse no cabelo. Desistiu totalmente. Uma pena , mas esse mundinho fashion é um nojo mesmo.

  11. Regina Monteiro

    Paulo concordo com você em tudo o que disse exceto na comparação com o Simon Cowell. Ele tem repertório e conhecimento. Já essa Palomino é uma recalcada de primeira.
    Alguém já disse que a produção e a avaliação das fotos é o ponto alto do original. Para mim inclusive é extremamente didático. Aqui… bom, sem comentários.

    NumvejoMaisnemapau. (quase 2)

  12. Aleandro

    Como alguém pode dizer que Érika Palomino e má, ela simplesmente e sincera e dou toda a foça para ela ou e bonita ou e feia e dali Érika…

  13. Rafael B.

    pensei que só eu defende-se a erika palomino, ela entende de moda, e na moda é assim, ninguém é legal com niguém, por isso que as pessoas se espantam com ela. pelo menos eu aqui em casa ouvi tudo, só quando mostrava a fernanda motta de costas que o áudio ficava estranho. :S fernanda motta MELHORO MUITO, ela tá descontraída fazendo piadas com a erika palomino, bem diferente do robô do ano passado. e mais que viu a estréia de antm 11, não deveria tá defendendo ele aqui um programa MUITO TOSCO, que ainda conto com uma traveco quando as regras do programa falam claramente que tem que ser mulher pra participar. foi um desastre, procurem no youtube.

    em relação ao america’s next top model, a comparação é muito injusta por dois motivos: primeiro, o programa lá é na tv aberta, o que quer dizer muito mais verba e segundo que já viu as primeiras edições de antm sabe que o brntm 1 foi até bom comparado ao antm 1. e outra acho que o pazzeto humilha o jay manuel e a tyra banks nem é tão boa assim, ela é uma modelo frustrada que faz aquele programa uma coisa sobre ela. e olha que eu nem gosto de brazil’s next top model, coisa boa mesmo ou é o alemão ou o australiano.

    ps: acho que o tele séries tá pagando muito pau pro novo ídolos.

  14. Cesar

    O programa é bacaninha, ainda que tenha todos os defeitos apontados pelo Paulo, e mais alguns. Por exemplo, mal mostram as fotos das meninas, e as decisões nunca são claras. No primeiro chegaram a chamar uma menina de “feia” e mesmo assim a classificaram.

    Enfim, há o que melhorar, mas não chega a ser de todo ruim. De fato, abaixo dos padrões da TV Aberta, mas OK.

  15. luigi

    ei!!!! você leu o resultado da enquete sobre reality shows, ninguem aguenta estas porcarias, se vcs gostam tanto podiam mudar o nomo do site para telereality

  16. Luciana Beltrão

    Em minha pobre e talvez irrelevante opinião, se é prá fazer um programa tão ruim, melhor seria nem fazer. Tem gente que acha que somos pinicos e temos que assistir tudo o que é mal feito, afim deles se melhorarem. Vão fazer um pouco de escola!!! Decidi assistir o BNTP acreditando que talvez fosse preconceito meu em achar que a primeira temporada foi um horror. Porém, o programa continua muito ruim. A apresentadora não merece comentários. Ela até pode não ser mais o robo da primeira temporada, afinal, todos evoluem. Hoje ela é uma boneca inflável. Para os mais otimistas, pode-se dizer que ela evoluiu. Já a Erika, fiquei bastante assustada com a postura de escracho com as candidatas. Significa que que o mundo fashion é terrível e maquiavélico? Ou que não souberam selecionar as candidatas? Para mim, a postura dela é péssima. Não sei onde escreveram que gente mal amada e venenosa é Cool.
    Bem, a produção continua do programa continua baixa. E eu não aguento tanto comerciais e merchandising. Por todos esses motivos, vou assistir qual outra coisa, menos esse programinha

  17. Camila

    O melhor do programa é o Dudu Bertholini! E os problemas, … bem … concordo com o Paulo em gênero, número e grau.

  18. CAMILA

    ALÉM DE FICARMOS NO SUSPENSE,SEM SABER QUEM FOI A ELEIMINADA DA SEMANA, TIVEMOS Q VER O ‘PITI’ DA MENINA Q N GOSTOU DA TRANSFORMAÇAO…TOTALMENTE DISPENSÁVEL AQUELAS FRASES ‘BOA MOÇA’ DE QUE ‘EU ME ELIMINARIA’ HEHEHEH…BEM FEITO…QUEM MANDOU UMAS BOBINHAS C JEITO DE FILHINHAS DE PAPI Q NAO TEM O MENOR SENSO COMPETITIVO…QUEM VAI GANHAR?N INTERESSA, É SÓ A GENTE Q FICA PERDENDO TEMPO E OLHANDO A ERICA PALOMINA & CIA FALAREM AOS TROPEÇOS,SEM DAR CHANCES DA GENTE ENTENDER…AHHH…MEU DEUS…Q BOM Q EXISTE UMA TIRA BANKS…VAMOS LÁ GALERA,VAMOS NOS ESPELHAR NO ‘AMERICA’S NEXT TOP MODEL’,,,,
    ETA PROGRAMINHA MAIS TUPINIQUIM!!!

  19. Amy

    O q foi a Sra. Motta desejando “boa sorte meninaxxx” antes da sessão de fotos açougue?? ela queria levar alguém pra cama com aquela voz de travesseiro?
    Socorrooo Tyra, cadê vc?????

  20. Makeeda

    Nossa…arrasou nos comentários…A Fernanda PRECISA de uma fonoaudióloga urgente…ou o Brntm poderia mudar a apresentadora do programa, não é não?….bjs

  21. sjubs

    A edicao e’ pessima, a apresentadora e’ fraca e as garotas, bem, nao sao assim tao bonitas – o q e’ estranho em um pais de onde sairam adriana ambrosio, shirley mallman e aquela tal de bundchen.
    E pq eles perguntam sempre pras meninash o que elas acgaram da foto? O q interessa a opiniao delas?

  22. shimazaki

    OLHA AS PIORES COIZAS DETALHES Q FAZEM DIFERENÇ

    O JOGO DE CAMERAS E PESSIMO
    A FERNANDA NAO FALA O NOME DAS MENINAS ELA NAO INTRODUZ AS MENINAS COMO DEVERIA
    POR MAIS Q A FERNANDA SEJA TOP MODEL ELA NAO ME PARECE COMO UMA SE COLOCAR ELA DO LADO A TYRA NOSSA NEM COMPARAÇAO
    AS FOTUS NO PROGRAMA NAO SAO TAO IMPORTANTES SABE, NAO E MOSTRADO COMO NO ANTM
    BOM VAMSO VER NEH SE O PROGRAMA DURAR ATE O CYCLE 12 , COM ESSA PRODUÇAO NUNCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account