Log In

Reviews

Boss – Mania

Pin it
Série: Mania
Episódio: Redemption
Número do episódio: 02×05
Exibição nos EUA: 14/09/2012
90.5
4.5
2

“Há ocasiões com o Corpo de Lewy no qual o comportamento pode parecer maníaco. Isso é algo que você perceba em você?”

A obsessão de Kane por emplacar o projeto habitacional em Lennox Gardens, a todo custo, quem diria, não tem muito a ver com redenção. É sim mais um sintoma de sua doença. E isto o leva a uma crise tão grande quanto aquela que o isolou no primeiro ano da série. O projeto está em risco, por dificuldades que o próprio Kane cria nas manifestações de seus delírios e pelo desejo de vingança de seus opositores – que já fizeram uma vítima.

Mania é o tema do episódio. Mania do ponto de vista psiquiátrico. Mas temos também outras manias, aquelas das pessoas comuns. O vício de Emma, o hábito de Ian de usar o sexo como moeda de troca na política, a obsessão de Maggie por controlar da imagem pública de sua família, o conflito de Sam em buscar a verdade mas não querer sujar as mãos e a tendência da Kitty de se envolver sexualmente com homens dominantes. Manias.

A cena em que Kitty tenta seduzir Sam Miller é uma das minhas preferidas na temporada. Gosto dela porque é anticlimática. Kitty recusou os avanços de Sam há alguns episódios. E agora, no momento em que ele mostra mais firmeza da caráter e pulso, ela se sente sexualmente atraída por ele. O fato de Sam recusar os seus avanços e não ir atrás dela acaba no banheiro acaba gerando um momento único, e até cômico (tivemos outro ainda, do juiz-porco), o que é raro de vermos em Boss.

A tal informação que Kitty tinha eram as tais fotos de Zajac transando com a esposa do vereador Ross. Eu realmente não esperava que ela fosse usar a munição pesada tão cedo na disputa ao governo do estado. No fim o debate (ou o fim do debate) acaba roubando o episódio – eclipsando até mesmo as boas cenas de Kane. E revela a hipocrisia de Maggie Zajac, que usa até mesmo a imagem de “boa esposa” pra anunciar que o deixará. Diferente da “Good Wife” da série da CBS, que descobre que é traída junto com a opinião pública, Maggie sempre soube das escapadas do marido. O que a afasta é o que a informação pública faz com sua imagem e a imagem que seus filhos tem dela.

“Aparentemente, é verdade. O demônio nunca dorme.”

Descobrimos ainda que o atirador que tentou matar Kane ainda está livre. Mas isto fica pra outro momento. Agora é a hora de Kane ir para o Canadá. E o caos se instalar em Chicago.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

2 Comments

  1. Márcio

    Paulo, esse episódio é bom, mas o seguinte é melhor ainda, é de cair da cadeira, o final foi de cair o queixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account