Log In

Gastronomia

BAZINGA! Hoje é Dia de Pizza! Comemore com os personagens de ‘The Big Bang Theory’

Pin it

Hoje, São Paulo festeja um dos seus maiores símbolos gastronômicos: a Pizza. Desde 1985, instituído pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, o 10 de julho é simbolizado como o Dia da Pizza em um dos maiores centros urbanos do país. A famosa redonda tem espaço nos lares paulistanos há mais de 100 anos, através da forte influência das colônias italianas estabelecidas no país entre os séculos XIX e XX. Segundo dados de 2012, 1,4 milhão de pizzas são consumidas por dia em São Paulo, em cerca de 6 mil estabelecimentos espalhados pela cidade.

Mas, é claro que, apesar da data oficial da pizza ser da região sudeste, o dia é de comemoração em todo o país. Se há um prato que está difundido na mesa da maioria dos brasileiros, é a pizza. A deliciosa iguaria, imortalizada em Nápoles (capital da pizza), ganha diversas versões regionais espalhadas pelo país. E, como não poderíamos deixar passar esse gostoso dia em branco, hoje também é dia de pizza no Teleséries.

Mais do que ninguém, é Sheldon Cooper quem sabe o valor inestimável de uma boa pizza. O curiosamente divertido e quase robótico cientista de The Big Bang Theory (TBBT) tem, inclusive, agenda semanal para comer pizza. O compromisso é insubstituível: toda a Thursday Night (noite de quinta-feira) é destinada ao prato. Um dos sabores prediletos de Cooper aparece no início da segunda temporada, quando ele combina uma ‘reunião de estudos’ com a estudante Kathy sem perceber que está sendo cantando por ela.

Kathy:

“Você teria algum tempo para trocar umas ideias comigo?”

Sheldon:

“Deixa-me ver, hoje é quinta-feira. Na quinta à noite eu como pizza do Giacomo’s. Pepperoni, cogumelos e azeitonas.”

Kathy:

“Ótimo, eu levo na sua casa. Eu tenho o endereço!”

Sheldon:

“Que garota gentil!”

Leonard:

“Sheldon, você viu o que acabou de acontecer aqui?”

Sheldon:

“Sim, eu vou comer pizza de graça.”

Sheldon é tão chato com a agenda semanal de comidas, que realmente não aceita qualquer mudança no seu cardápio habitual. O episódio The Hofstadter Isotope (20×24) começa com ele explicando aos amigos sobre a consistência de sua rotina alimentar. A cena acontece na terceira quinta do mês, nomeada pelo grupo como ‘Tudo Pode Acontecer na Quinta-feira’, na qual todos pediram comida tailandesa, ao invés de pizza, para fugir da imposição de Sheldon. Mas, insistente e metódico como sempre, apesar de não garantir a sua pizza, o físico convence os amigos a fazer outra coisa diferente no dia (visitar a loja de quadrinhos), que não envolva comida, deixando bem claro que com a sua alimentação ninguém deve mexer.

Sheldon:

“Nós não comemos comida tailandesa na quinta-feira, nós comemos pizza.”

Outras inusitadas e “Sheldonianas” (termo cunhado por Howard) brigas por pizza acontecem durante toda a série, sendo dignos de lembrança o dia em que Sheldon fala em italiano com o atendente da pizzaria Luigi’s e a vez em que a advogada Prya (irmã de Raj e namorada de Leonard) mostra que há um problema no “Acordo de colegas de quarto”, obrigando Sheldon a fartar-se da comida grega (a culinária que mais odeia) – para a risada geral de Raj, Howard e Leonard.

Como resultado de muita persistência para comer pizza, a última temporada de TBBB (2012-2013) foi bastante generosa com Sheldon. Tornando-se um pouco mais humano durante o seu relacionamento com Amy, ele ganha da neurocientista a surpresa de poder mangiare uma pizza no Dia dos Namorados (16×24) – de quebra, assistindo às suas séries favoritas. Ainda, quase na season finale, no episódio The Love Spell Potencial (23×24), é presenteado com uma noite para brindar os velhos tempos: na companhia dos amigos, com direito a Dungeons and Dragons e, claro, muita pizza!

Se você pensou que terminaríamos a coluna de hoje apenas com o final feliz de Sheldon, espere! Está na hora de nós também degustarmos uma deliciosa pizza. A pedida desta quarta-feira é ao sabor de pepperoni, uma espécie de salame ítalo-americano apimentado. Nos EUA, país de origem da nossa querida série de hoje, a pizza de pepperoni é uma das mais pedidas – não raro ouvimos falar dela em diversos seriados. Esse fato nos mostra, mais uma vez, a importante contribuição da buona gente italiana, que também marcou seu espaço nas terras norte-americanas. Como o pepperoni não é tão facilmente encontrado nos mercados, ao menos aqui na minha cidade, dá para usar o salame comum, sem problemas.

Pizza de Pepperoni de TBBB

Ingredientes:

Massa (rende mais de uma pizza)

600g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

10g de fermento biológico seco

¼  de xícara (chá) de azeite

Água morna ou em temperatura ambiente

Recheio (para 1 pizza)

100g de pepperoni ou salame comum em fatias (finas)

200g de queijo mussarela picado

½ xícara (chá) de molho de tomate

Orégano a gosto

Modo de fazer:

1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos da massa.

2. Adicione o azeite e misture. Aos poucos, adicione água o suficiente até dar ponto (± um copo).

3. Trabalhe a massa até que fique homogênea, enrole-a em uma folha de  filme pvc e deixe descansar por 1h (vai crescer nesse tempo).

4. Abra porções de massa com o auxílio de um rolo (a espessura é a gosto, pode ser fina ou grossa).

5. Cubra a massa com o molho de tomate. Por cima, espalhe o queijo e, na sequência, adicione as fatias de salame. Por fim, salpique o orégano a gosto.

6. Asse a pizza em forno médio (180ºC a 200ºC) por cerca de 30 minutos.

E está feita a pizza! Você também pode substituir o salame por linguiça calabresa, se preferir. A massa dessa receita rende cerca de duas pizzas grandes e uma broto (redondas). Também dá para testar em forma quadrada (é mais fácil ainda de montar e abrir a massa). Se eu fosse você, nem perdia tempo ligando para o delivery hoje – que vai estar concorrido! – e ia já correndo para a cozinha testar essa receita, que é bem tranquila de fazer e, o mais importante, uma gostosura!

Mamma Mia! Mangia che te fa benne!

 

Fotos (comidas): Guilherme Moreira

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

2 Comments

  1. Carol Cadinelli Mauler

    Que maravilha! Entrando no meu caderno de receitas AGORA. Parabéns, de novo, pelo post, Mariana!

  2. Mariana

    Que beleza Carol! A receita é boa mesmo, tomara que dê certo! Obrigada pela leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account