Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na terça-feira, 9 de dezembro

Pin it

Com episódios inéditos, House, Perder para Ganhar e Law & Order: Special Victims Unit, foram os destaques da terça-feira, mas as séries policiais da CBS deram trabalho.

Veja também na coluna a lista dos programas mais assistidos da semana que passou (The Mentalist no topo!) e mais alguns comentários sobre a decisão da NBC de colocar Jay Leno no horário nobre na próxima temporada.

Ranking por canal

Emissora CBS Fox NBC ABC CW
Média
(em milhões)
12,10 10,49 9,76 5,79 1,14

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h NCIS (CBS) – reprise 14.11
House (Fox) 13.91
Perder para Ganhar (NBC) 8.28
America’s Funniest Home Videos (ABC) 7.28
90210 (CW) – reprise 1.22
21h The Mentalist (CBS) – reprise 13.65
Perder para Ganhar (NBC) 10.08
Fringe (Fox) – reprise 7.08
According to Jim (ABC) 5.05
Privileged (CW) – reprise 1.06
21h30 According to Jim (ABC) 5.34
22h Law & Order: SVU (NBC) 10.93
Without a Trace (CBS) – reprise 8.54
Eli Stone (ABC) 4.89

A CBS programou apenas reprises nesta terça-feira e com isto a audiência caiu 27%. Ainda assim o canal foi o líder da noite, pra decepção da concorrência.

Na amostra 18 a 49 anos, no entanto, a história foi outra. A Fox ganhou a noite, com média de 4,2 pontos, mesmo com uma reprise de Fringe. O segundo lugar foi da NBC, com 3,6 pontos.

Sem um inédito de NCIS no caminho, House voltou a ter o velho desempenho de House. O drama médico teve 13,91 milhões de telespectadores (menos que a reprise de NCIS, é verdade, mas seu melhor desempenho no horário desde a season premiere) e respeitáveis 5,6 pontos no demo 18 a 49 anos. A última vez que a série teve esta performance na amostra por idade foi no dia 21 de outubro, no episódio Lucky Thirteen, aquele que a Thirteen põe a aranha pra brigar e que vai ao ar esta semana no Brasil.

Sobre a NBC, a curiosidade é que o puxador de audiência qualificada do canal esta noite não foi Law & Order: Special Victims Unit, mas o reality Perder para Ganhar (Biggest Loser)! Sem a concorrência de The Mentalist e Fringe, o programa deu incríveis 4 pontos na amostra 18 a 49 anos em sua segunda hora. Semana que vem tem a finale, que também deve dar boa audiência.

E SVU aproveitou a reprise de Without a Trace para pela primeira vez na temporada liderar a audiência no horário. O programa conquistou ainda sua melhor audiência na temporada: 10,93 milhões de telespectadores.

Mas, só pra lembrar, no ano passada a média de audiência da série era de 11,5 milhões de telespectadores por semana.

* * *

E o Lee Moonves, chefão da CBS, deu uma palestra ontem na UBS Global Media and Communications Conference, mesmo evento em que a NBC soltou a informação de que o Jay Leno ganharia um programa no horário nobre.

E alfinetou a emissora rival:

Eu estou aqui para dizer que o modelo não está quebrado. Você ainda pode fazer um monte de dinheiro com uma emissora de TV.

E foi além, citando diretamente a decisão da NBC de exibir talk show no horário nobre:

Nós vemos isto como um plus para nós. Isto tira o terceiro competidor do mercado e nos torna mais fortes.

Não sei se acontece com vocês, mas acho que muitos de nós temos uma emissora favorita. A minha, desde que comecei com o TeleSéries, era a NBC. Eu adorava a programação do canal, as comédias de quinta-feira, adotei The West Wing como minha série favorita e durante muito tempo resisti a CSI preferindo as séries da franquia Lei & Ordem.

Mas a NBC só me decepcionou nos últimos anos: começou lá atrás, com o cancelamento precoce de Providence e Law & Order: Trial by Jury. A troca constante de lugar na grade de Ed. O descaso com alguns bons shows como Las Vegas e Scrubs. A estratégia de desgastar os programas que dão certo, programando mais episódios do que o aceitável, como fez com The Office,O Aprendiz e Heroes (alguém aí lembra de Heroes: Origins?). E o investimento em algumas das idéias mais infelizes dos últimos tempos, como Coupling, The Apprentice: Martha Stewart e Kidnapped. Isto pra não falar de Joey…

Hoje eu sou realmente muito mais interessado na programação da CBS. Acho que a CBS exagera na dose de programas policiais. Mas também é a emissora que está salvando o gênero sitcom. E que dá excelência e dignidade aos reality shows.

* * *

E eis a surpreendente lista dos 20 programas mais assistidos nos EUA entre os dia 1º e 7 dezembro:

01. THE MENTALIST (CBS) 18,742
02. NCIS (CBS) 18,518
03. CSI (CBS) 17,476
04. THE OT (FOX) 16,220
05. DESPERATE HOUSEWIVES (ABC) 16,088
06. GREY’S ANATOMY (ABC) 15,279
07. 60 MINUTES (CBS) 13,794
08. TWO AND A HALF MEN – REPRISE (CBS) 13,630
09. NBC SUNDAY NIGHT FOOTBALL (NBC) 13,286
10. BARBARA WALTERS PRESENTS (ABC) 13,191
11. SURVIVOR: GABON (CBS) 12,727
12. HOUSE (FOX) 12,517
13. WITHOUT A TRACE (CBS) 12,319
14. HALLMARK HALL OF FAME (CBS) 11,880
15. RUDOLPH A RENA DO NARIZ VERMELHO (CBS)
16. O GRINCH (ABC) 11,414
17. LEI & ORDEM (NBC) 11,309
18. CSI:MIAMI (CBS) 11,158
19. SHREK THE HALLS (ABC) 11,144
20. ELEVENTH HOUR (CBS) 10,864

E finalmente temos uma novidade no topo do ranking. Na semana passada, The Mentalist deu um show e entrou na briga para ser o seriado mais assistido da temporada. Não posso afirmar com certeza, mas acho que a última série a aparecer no topo do Top 20 deve ter sido House que já está a bastante tempo no ar.

A CBS teve 11 programas no Top 20, a ABC cinco e a Fox e a NBC dois cada.

Na amostra dos telespectadores entre 18 a 49 anos, as cinco primeiras posições foram de:

01. THE OT (FOX) 6.3
02. DESPERATE HOUSEWIVES (ABC) 6.0
3. GREY’S ANATOMY (ABC) 5.5
04. NBC SUNDAY NIGHT FOOTBALL (NBC) 5.0
05. HOUSE (FOX) 5.0

Como eu disse ao longo das últimas semanas, Desperate Housewives teve um ótimo domingo e House teve um desempenho fraco na semana que passou. Sem um inédito de Two and a Half Men, a CBS não apareceu no Top 5. O melhor programa do canal foi CSI, sexto colocado, com 4,6 pontos.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites NBC Universal Media Village e TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

21 Comments

  1. HBK

    House cada vez subindo mais, q ótimo, pois a serie é sensacional.

    Two and a half men com números enormes na 2° feira, q bom tambem a MELHOR comédia americana.

    abraço teleséries to esperando rewiew de Birthmarks, apesar de que ja estou no 10° episodio da 5° temporada de house.

  2. Victor Hugo

    Realmente a CBS demostra que sempre é felizes em seus acertos e assino em baixo do que o presidente da emissora disse da NBC…
    Sobre as reprises da CBS foram extremamente altas.. e House votou a brilhar…..

  3. Fernando dos Santos

    Eu acho que em termos de audiência, a CBS hoje está no mesmo patamar em que a NBC estava no começo da década.E como sou fã de séries policiais eu fico satisfeito em ver o seu sucesso.

    O pessoal reclama do excesso de séries policiais que estão no ar atualmente na tevê americana, mas nesta fall a unica estréia no gênero se não me engano foi The Mentalist.A fall de 2007 trouxe pelo menos três:K-ville,Women’s Murder Club e Life(a única das três que foi renovada).

  4. Rodrigo B.

    Esses números maiores de House possivelmente indicam que muita gente deixa de assistir a série(ou a gravam, sei lá) por causa de NCIS. A série do doutor rabugento ficaria como segunda opção dessa parcela do público, que só voltaria a assisti-la numa situação como a de ontem(reprise de NCIS).

    E uma dúvida: alguém sabe o que exatamente é “The OT”? É algum programa esportivo?

  5. Rodrigo B.

    Nós vemos isto como um a plus para nós. Isto tira o terceiro competidor do mercado e nos torna mais fortes.

    Haha…eu não sou muito fã de gente prepotente, mas achei essa declaração do carinha da CBS sensacional. Já decretou meses antes que a NBC fez cagada. E quer dizer…ele deve ter BASTANTE noção do que fala. Enfim, péssimo presságio pra “quarta emissora da América”…

  6. Fabio Peixoto

    “The OT” (The Overtime/A Prorrogação) é um programa pós-jogo com os melhores momentos da rodada da NFL (futebol americano).

  7. Nanda

    “E que dá excelência e dignidade aos reality shows.”

    Assino embaixo. Geralmente odeio realitys, mas Amazing Race é um outro patamar. Não dá números absurdos de audiência, e deve ser caríssimo, mas aplaudo a emissora por mantê-lo no ar, quando seria mais fácil um reality bobo e barato para ocupar espaço.

  8. Thomaz Jr

    A CBS é um canal descartável. Suas séries policiais são como as novelas da Globo, quem já viu uma, viu tds! O próprio NY Times já comentou a falta de originalidade da CBS.

    A NBC ainda é o canal aberto com séries de melhor qualidade (vide as premiações). E o canal com mais consideração com o público. Espero que o canal, históricamente lider em qualidade, volte a ser líder em audiência.

  9. Victor Hugo

    Thomaz Jr., se vc esta falando da sem sal 30rd Rock, pois é pra mim superestimada pelos criticos.
    Do resto: Knight Rider, MOWE, Kath & Kim são supimpa!!! HEHEHHE
    Da NBC as unicas que vejo são Life e ER.

  10. Amanda

    Oi Paulo , vc teceu sua opinião sobre a NBC e CBS. O que vc acha da ABC e FOX tb? , fiquei curiosa agora. Se puder responder agradeço. abs

  11. Paulo Antunes

    Fernando dos Santos,
    Se você considerar que Life on Mars e Knight Rider também são série policiais então está empatado! E pra mim Eleventh Hour também é um procedural drama, disfarçado de série científica, então são quase quatro.
    Mas veja bem, eu não acho que tem série policiais de mais na TV. Eu acho que tem séries policiais demais é na CBS. Eu realmente acho que a ABC precisa de uma série policial boa, talvez a CW também…
    E me preocupa que a CBS tá pensando em spin-off de Numb3rs, Criminal Minds e NCIS. E a verdade é que não tem mais muito espaço na grade. Eu gosto de canais com programação diversificada, a CBS precisa de dramas também.

    Thomaz Jr,
    Gostei da tua opinião diferente. E é verdade que das TV abertas, a NBC é a que tem mais destaque em premiações. Mas eu vejo que isto cai a cada ano. Se tu olhares, no início do década (Friends, ER, SVU, Frasier e The West Wing) a NBC ganhava bem mais prêmios do que agora, onde basicamente apenas 30 Rock e The Office se destacam.
    Realmente, tirando Amazing Race, a CBS não tem lá muito conceito com a crítica. Mas eu acho isto parcialmente injusto. Acho que o Emmy despreza demais CSI, que notadamente foi uma das séries que mais mexeu com o mercado de TV na década.

    Amanda,
    Em outra oportunidade eu escrevo sobre as duas. Prometo!

  12. anderson

    House cada vez subindo mais??? uhauhauha q piada.
    foi a primeira vez em muitas semanas que House sobe em audiência, isso por que o CBS exibiu reprises, e mesmo assim a audiência geral de House perdeu.
    Por favor, tem gente que insiste em não ver o óbvio.

  13. Laudo Kenji

    ***
    Go Mentalist!

    ***
    Por falar em The Office, o Michael Scott é o chefe q eu queria: animador e desorientado! He he he…

    ***
    O Pânico Na TV! dá de 1000 a zero no 30Rock…

    ***
    Concordo na opinião do Paulo A. A CBS precisa desenvolver um drama-épico!

  14. Edvaldo

    Sei lá, concordo com as opiniões sobre a NBC. Eu adoro a NBC, é a emissora de sitcoms maravilhosas como Friends e Will & Grace, mas realmente está caindo no conceito, espero que não termine como a WB -> CW.

    Mas eu mesmo por não ser muito fã, principalmente da overdose de séries policiais, estou com a ABC.

  15. Juninho

    É uma pena ver a emissora tão grande como a NBC enfrentar essa crise,e mais saber que veremos menos séries,e ainda ficar na duvida qual das nossas séries estão na forca,mas derepente ano que vem as coisas mude,vamos esperar a volta das séries.

    Agora me desculpe ao Lauro Kenji,gosto muito do Pânico na Tv,mas que comparação infeliz com 30Rock uma serie que ganhou tantos premios não merece ser comparada com um progama de humor digamos que “apelativo” como o Pânico.

  16. Niran Alves

    A reprise do The Mentalist deu um show na maioria dos programas… dispensa comtários. Até no House. Pena que os produtores dessas séries não lêem essa coluna. Quem sabe assim eles “acordariam”.

  17. Walber

    Eu gosto mais das series da CBS, mas tenho uma simpatia pela ABC mt grande, sempre torço por ela, só não gosto mt da FOX, apesar de ter House, hehe

  18. Fernando dos Santos

    Paulo,
    concordo com você que há policiais demais na CBS mas no meu comentário anterior eu estava me referindo ao fato de que há muitas pessoas que comentam aqui no Teleséries que há um excesso de policiais na teve americana de uma forma geral e disto eu discordo.O CW e a ABC não tem nenhum, a FOX tem apenas Bones e a NBC tem SVU, L&O(que é misto de policial com tribunal) e Life que dificilmente será renovada.
    Quanto as estréias da fall 2008, se analisarmos bem eu acho que a única série cem por cento policial é The Mentalist embora Eleventh Hour esteja bem próxima do gênero.Life on Mars tem muito de sci fi e Knight Rider eu considero uma série de ação com pitadas de suspense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account