Log In

TeleRatings

Audiência nos EUA na terça-feira, 2 de dezembro

Pin it

Simon Baker em The MentalistAtenção, temos um novo líder de audiência na TV americana. E ele é bem bonitão! Simon Baker, The Mentalist, foi o grande destaque da primeira terça-feira de dezembro nos Estados Unidos, a primeira semana da temporada sem o Dancing with the Stars. A noite teve ainda a volta de According to Jim e mais um triste desempenho de Eli Stone.

Confira também a lista dos 20 programas mais assistidos na semana que passou nos EUA, com comentários.

Ranking por canal

Emissora CBS Fox NBC ABC CW
Média
(em milhões)
16,50 10,53 9,21 6,58 1,03

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h NCIS (CBS) 18.54
House (Fox) 12.37
Santa Claus is Comin’ to Town (ABC) 8.98
Perder para Ganhar (NBC) 8.05
90210 (CW) – reprise 1.20
21h The Mentalist (CBS) 18.77
Perder para Ganhar (NBC) 9.27
Fringe (Fox) 8.69
According to Jim (ABC) – estréia 6.15
Privileged (CW) – reprise 0.86
21h30 According to Jim (ABC) – estréia 5.51
22h Without a Trace (CBS) 12.20
Law & Order: SVU (NBC) 10.31
Eli Stone (ABC) 4.93

Sem o Dancing with the Stars, a ABC despencou da liderança para a quarta colocação no ranking de audiência. Com isto, a CBS garantiu com muita folga a audiência em número de telespectadores e a Fox recuperou a liderança entre o público com 18 a 49 anos (foram 4,3 pontos, contra 3,4 da NBC e 3,3 da CBS).

E eis que temos um novo rei da noite e da TV americana. Sem concorrência, The Mentalist conseguiu ter mais audiência que NCIS e se consagrou como o programa mais assistido da noite. Mas esta nem foi a principal vitória. Com 3,8 pontos na amostra 18 a 49 anos, The Mentalist finalmente conseguiu bater Fringe, que empatou na segunda colocação com Perder para Ganhar, ambos com 3,7 pontos.

Era difícil dizer que The Mentalist era o hit da temporada vendo que justamente entre o público mais importante para as agência de publicidade Fringe ainda era mais assistido. Agora não mais.

E quem retornou, direto na fogueira, foi According to Jim com sua oitava temporada. A sitcom mais antiga no ar na TV obviamente não retornou nada bem e deve mesmo se despedir nesta temporada. O curioso é que a premiere foi assistida por 2,2% dos norte-americanos entre 18 a 49 anos, o mesmo rating de Samantha Who? ontem. Quer dizer, o barrigudo Jim Belushi, sem badalação, dá o mesmo resultado que Samantha Who?, que tem o suporte da ABC e ganhou um Emmy este ano.

Na NBC, o destaque foi Law & Order: SVU que voltou a ter audiência superior a 10 milhões de telespectadores e teve seu melhor desempenho desde o início de outubro. Teve 3,6 pontos na amostra 18 a 49 anos, com ampla vantagem na liderança sobre o concorrente Without a Trace, que teve 2,5 pontos.

Eli Stone chegou ao fundo do poço.

* * *

Na semana entre os dias 24 e 30 de novembro, os 20 programas mais assistidos da TV americana foram:

01. DANCING WITH THE STARS (ABC) 21,095
02. DANCING WITH STARS RESULTS (ABC) 20,647
03. 60 MINUTES (CBS) 18,642
04. NCIS (CBS) 18,118
05. THE MENTALIST (CBS) 15,925
06. NBC SUNDAY NIGHT FOOTBALL (NBC) 15,921
07. DESPERATE HOUSEWIVES (ABC) 15,814
08. TWO AND A HALF MEN (CBS) 14,950
09. CSI: MIAMI (CBS) 14,333
10. CRIMINAL MINDS (CBS) 14,108
11. HOUSE (FOX) 12,877
12. CSI:NY (CBS) 12,304
13. AMAZING RACE 13 (CBS) 11,830
14. BARBARA WALTERS ESPECIAL (ABC) 11,612
15. COLD CASE (CBS) 11,523
16. EXTREME MAKEOVER:HOME ED (ABC) 11,328
17. CHARLIE BROWN THANKSGVING (ABC) 11,085
18. SUNDAY NIGHT NFL PRE-KICK (NBC) 10,826
19. SAMANTHA WHO? (ABC) 10,717
20. CSI – REPRISE (CBS) 10,681

Mesmo com significativa queda de audiência em relação a novembro de 2007, os dois episódios finais do Dancing with the Stars foram os destaques da semana na TV americana.

E vocês lembram que os números de audiência dos programas de domingo da CBS estavam todos embaralhados? Pois aqui estão os números consolidados de 60 Minutes, The Amazing Race e Cold Case, três programas que conseguiram lugar no Top 20 da semana (faltou só The Unit!).

Ao lado de NCIS, o 60 Minutes vem se consagrando como um dos fenômenos da temporada. Repare que ele regularmente consegue dar mais audiência que a tradicional campeã de domingo – Desperate Housewives.

E CSI, mesmo com reprise no feriadão de Ação de Graças, conseguiu entrar no Top 20. É um fenômeno!

A CBS teve 10 programas no Top 20, a ABC foi o destaque com sete (inclusive uma reprise de Snoopy!), a NBC teve dois e a Fox um.

Indexando pela amostra 18-49 anos, os cinco programas mais assistidos foram:

01. NBC SUNDAY NIGHT FOOTBALL (NBC) 6.1
02. DESPERATE HOUSEWIVES (ABC) 5.7
03. TWO AND A HALF MEN (CBS) 5.3
04. HOUSE (FOX) 5.2
05. DANCING W/STARS RESULTS (ABC) 5.1

Só pra lembrar, o tradicional líder na amostra, Grey’s Anatomy não foi ao ar na semana passada. E olha só House perdendo fôlego – geralmente o drama médico tem mais audiência qualificada que Two and a Half Men. Desta vez ficou atrás.

* * *

A CBS soltou ontem sua grade de programação e estréias para janeiro de 2009 e na seqüência saíram algumas datas da ABC e da CW e agora a pouco a NBC liberou sua programação para o mês de fevereiro. Vou compilar estas informações e amanhã teremos uma super coluna especial. Apareçam para debater!!!

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites MediaWeek e TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

33 Comments

  1. Niran

    O que dizer de The Mentalist? Quando pensam que no próximo vai cair a audiência… surpreende. House com números perigosos. Parece que seus roteristas estão perdidos. Assista esse episódio para ver. NCIS continua bem, apesar do confuso episódio anterior. Temos mais uma aventura com bons ganchos(podiam dar uma ajuda ao House). Fringe ainda não me conquistou, mas é uma audácia que merece louvor.

  2. AlexSinistro

    House ainda é foda, que se dane a audiencia nos EUA só tem que ter audiencia suficiente pra continuar passando, contanto que eu possa baixar toda quinta o meu episodio ta certo =D

  3. Juninho

    Acho que erraram aí Privileged é na CW,rsrsrs.
    E por falar em CW a audiência é bem fraca quando exibe reprise,90210 só em janeiro logo agora que a série estava ficando boa;Que legal Law & Order com a audiência lá em cima,gosto muito da NBC torço pra vêr a emissora lá em cima,mas parece que não é só NBC que está perdendo seus telespectadores.O que houve com a ABC?

  4. Henrique

    Excelente coluna Paulo, parabéns!

    Realmente a audiência de The Mentalist surpreendeu. Ganhou quase 3 milhões da semana passada pra cá. Muito bom!
    E House infelizmente não é mais o mesmo.

  5. Ricardo S

    Caramba! The Mentalist é o hit absoluto da temporada. Não tem pra ninguém. é bom ver q a TV ainda tem essa capacidade de reter tanta audiência. O período de baixa pós greve tava me assustando. A CBS tá com uma maré de sorte! Quase 19 mi! Será q Mentalist vai ser a série mais assistida da temporada. Te cuida CSI!

    Bom ver Law&Order SVU subindo, a série merece.

    House ainda tem números respeitaveis, mas é estranho ver essa distancia de 6 milhões para NCIS. Será q parte do público cansou?

  6. Fernando dos Santos

    Este duelo entre Without a Trace e SVU as terças segue eletrizante.Quando parece que o policial da NBC está definitivamente derrotado eis que ele se levanta e ultrapassa os 10 milhões.

    E o Bruno Heller está com tudo.Primeiro foi Roma e agora The Mentalist.

  7. Fernando dos Santos

    Quase esqueço de comemorar mais um bom resultado das reprises do Charlie Brown.Ele é o “loser” mais vencedor no horário nobre.

  8. Fabio Peixoto

    E dá-lhe Patrick Jane, sensacional! Excelente ver que uma série nova é capaz de desbancar até os velhos figurões da TV americana.

    Mas admito que se eu morasse nos EUA, assistiria Fringe ao vivo pra melhorar seus ratings e depois The Mentalist pela net, hehe.

  9. André L.

    Eu acho meio óbvio o aumento de audiência de The Mentalist, já que Dancing With The Stars encerrou sua temporada. Daí ele ficou com os números que faltam à ABC.
    Mas fiquei muito feliz. É a única série policial criada nos últimos anos (a última foi L&O: CI) que presta. Merece a audiência que tem. Espero que o nível se mantenha.

    E SVU segue firme e forte, com uma audiência própria. Pavorosa essa retenção de WaT. Pra melhorar, SVU ainda sai na frente do demo.

  10. André L.

    E eu acho que House fez por merecer os números que tem. Esteve bem durante as quintas, e a Fox resolve mudar.
    Depois vem aquela coisa patética de “mudar” o elenco no começo da 4ª temporada. Abandonei por ali mesmo.
    E, pelo que veio lendo, parece que a série se perdeu. Espero que se recupere e me dê gosto de voltar a assistir.

  11. Leandro

    Preparem-se, House como lead-in de 24 nas segundas vai cair mais ainda.Tudo por que a Fox quer colocar a queridinha Fringe depois de AI.
    The Mentalist é impressionante, dependendo do rating de CSI essa semana , ela já se consagra como série mais assistida. E WaT está com os dias contados nesse dia e horário.

  12. anderson

    Uma observação. Ontem o Universal divulgou que na semana entre 14/12 e 21 /12 exibirá os ultimos episódios inéditos do ano, assim informanfo seu telespectador. São essas simples atitudes que nos fazem perceber quando um canal/empresa tem respeito por seu assinante/cliente.
    Que sirva de exemplo a Warner Sony e tantas outras que nos tratam como gado.

  13. Tati Siqueira

    Aeeeeeeeeeeeeeeeee;
    É The Mentalist no topo……adorei essa série :)

  14. mel

    Gente, vocês acham que com esses numeros WaT e house correm risco de serem canceladas? Ou somente mudarão de dia/horario?

  15. Paulo Antunes

    Leandro e Mel,
    Sobre Without a Trace, eu penso diferente. A série está dando resultado para a CBS – não é nenhum grande resultado, mas é um resultado. Eu ainda tinha uma expectativa que ela iria pressionar mais, criar mais problema para SVU, mas isto não aconteceu (e o mérito é de SVU que melhorou demais nesta temporada). Acho que a série deve seguir no horário. Lembrando que a cada temporada fica mais caro e difícil para a NBC manter SVU no ar…

  16. anderson

    Não acredito em cancelamento de WaT e House,até porque não há muita opção para substituí-las porém seus “prestígios” estão abalados.

  17. Rodrigo B.

    Pois é, mais um triunfo de uma série policial. Esses números de The Mentalist são realmente muito bons, mas sinto falta de uma produção serializada que também estréie e se torne um hit. Algo que viesse com a força que Grey’s ou Lost, por exemplo, tinham na primeira temporada.

  18. MQ

    A maioria dos que aqui postam obviamente não entendem nada de televisão e como o sistema funciona nos EUA. House não irá a lugar algum. A FOX naturalmente obtém menos audiência do que a CBS, independente de suas séries. Tendo dito isso, ela tem em House e 24 como suas séries de maior prestígio, por isso pretendem colocar as duas juntas no próximo ano, a fim de seus telespectadores mesclarem.

    Agora, o único episódio de House que teve uma audiência espetacular a nível da CBS foi o Frozen (da fraca temporada anterior), que quase bateu na casa dos 30 milhões e SOMENTE porque foi o chamado “episódio Superbowl”. No mais, a queda da audiência de House pouco tem a ver com a chegada da nova equipe e sim com a mudança para terça em um horario desfavoravel. Os proprios produtores dizem que House renderia mais se fosse as 9, não as 8. De qualquer forma, a FOX apresenta-se satisfeita com a série dominando a amostra 18-49 da noite.

    Para padrões FOX, a série está muito bem, obrigada. Pois até novas apostas como Fringe, que está em um horário mais favorável do que House, não deslanchou.

    Agora, quanto a qualidade da série, na minha opinião, salve raros aspectos, a quinta temporada é a minha favorita, bem como a terceira, até então;

  19. Marco

    Law and Order: SVU caminha para a última temporada como a conhecemos. A imprensa americana tem como certa a não renovação dos contratos de Mariska e Meloni. Uma pena, eles são fundamentais.

    The Mentalist é uma vergonha! Roteiros previsíveis, elenco sem química e desnecessário, já que o cara resolve tudo sozinho, situações inverossímeis, episódios morosos etc. Uma vergonha algo tão ruim dar tanta audiência.

  20. Paulo Fiaes

    eu queria tanto que Fringe tivesse essa audiencia que The mentalist tem, acho fringe uma das melhores estreias da temporada, ou melhor dizendo, uma das poucas estreias que prestaram na temporada

  21. Juninho

    Porque a preucupação com House ela esta muito bem,e assim como o Paulo também queria muito que Fringe tivesse uma audiência melhor,ela é uma otima série,mas se tah assim na primeira temporada,imagina na segunda!

  22. Fabio Peixoto

    Marco, não tem jeito… você realmente é um “xarope” do contra! ;)

  23. lara

    Pois é, eu acho que House não está tão bem como estava, mas ainda está no TOP 10 das séries mais assistidas, não? Só pq não é a série mais assistida, não acredito que esteja mal. Assim como a gente viu que houve queda na audiencia em relação a tv em geral e parece que só as séries policiais conseguiram se manter com boa audiencia.

  24. vivica

    Queria que house estivesse melhor. Tenho medo de ela ser cancelada. Não sei como são esses numeros pra fox.

    Pra mim, em termos de qualidade, a maior estreia da temporada foi true blood.

  25. Giselle

    The Mentalist merece estar no topo.
    É muito boa. Eu adoro !!!!!!

  26. Kleber

    Esta temporada de House está ótima , os episódios estão prendendo a atenção. É que a cabeça dos americanos ninguém entende mesmo .

  27. Carina

    Os americanos têm uma paixão por séries policiais que acho surpreendente.
    Em relação a House, não tenho receio dela ser cancelada devido aos números, até porque a mesma nunca teve intenção de ter audiência na casa dos 19, 20 milhões. Acho que a mudança de horário foi determinante para a queda. teremos certeza em Janeiro. Eu, particularmente, estou gostando desta temporada.

  28. kekedascully

    Concordo plenamente com o Marco. “The Mentalist” é uma série totalmente previsível. Não entendo o porquê de tanta audiência. Não gosto do personagem principal com seu ar arrogante, superior, seu risinho antipático como quem diz “Sou maior”, “Resolvo qq coisa antes de vcs”. Não sei o que o restante do elenco está fazendo na série, pois o cara “desvenda” o crime sem precisar praticamente de nenhum deles. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gosto de tramas policiais (a tv está lotada deles) e “The Mentalost” é mais uma. E infelizmente, nem de longe é a melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account