Log In

Programação EUA TeleRatings

Audiência nos EUA na terça-feira, 13 de janeiro

Pin it

Kara DioGuardi e Simon CowellAtenção, tirem as crianças da sala – a disputa por audiência nos EUA virou coisa de gente grande. O American Idol voltou, em queda, é verdade, mas ainda vai ter que cair um bocado pra ser desafiado pela concorrência. Alguns programas aguentaram o tranco, como os ex-líderes NCIS e The Mentalist, mas Scrubs, 90210 e Privileged encolheram. E muito. Veja a seguir:

Ranking por canal na terça-feira

Emissora Fox CBS NBC ABC CW
Média
(em milhões)
30,07 16,32 9,06 5,92 1,65

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h American Idol (Fox) – estréia 27.47
NCIS (CBS) 18.48
Perder para Ganhar (NBC) 7.97
Homeland Security (ABC) 6.04
90210 (CW) 2.18
21h American Idol (Fox) 32.67
The Mentalist (CBS) 18.09
Scrubs (ABC) 4.63
Privileged (CW) 1.13
21h30 Scrubs (ABC) 4.33
22h Without a Trace (CBS) 12.39
Law & Order: SVU (NBC) 9.66
Primetime: What Would You Do? (ABC) 7.25

Não podia ser diferente, a volta do American Idol, com seu oitavo ciclo, arrasou com a concorrência. Com duas horas de duração, o programa teve média de 30,07 milhões de telespectadores e foi assistido por 11,8% dos norte-americanos entre 18 e 49 anos. A audiência média da CBS foi de 3,5%; da NBC de 3,4%; da ABC de 2,3%; da Univision, 1,7% e da CW foi 0,8%. A soma de todas é menor que a audiência qualificada do Idol.

Mas o programa, que agora tem até nova jurada na bancada, ainda que tenha muita força, já não tem o mesmo desempenho do passado. Em relação a estréia da temporada passada, a audiência caiu 10%.

E a concorrência do Idol está mais qualificada.

Vejam só, a dupla NCIS e The Mentalist, mesmo com a estréia do reality show da Fox, manteve o bom desempenho. NCIS perdeu pouco mais de 500 mil telespectadores, mas isto significou só 3% da audiência de uma semana para outra. The Mentalist perdeu mais, quase 1,5 milhão, mas na amostragem qualificada perdeu apenas 0,1 ponto (de 3,9 para 3,8). Semana que vem ela volta a enfrentar Fringe – retomando o confronto do início da fall season (e você lembram bem que Mentalist ganhou o primeiro round).

Outra série que parecer ter roubado parte da audiência de Idol é o Perder para Ganhar (Biggest Loser), da NBC. O programa também perdeu audiência da semana passada pra esta, mas tem gordura pra queimar (que trocadilho perfeito, hein?). No mesmo período do ano passado, ele dava 3 pontos no demo 18-49 pro canal. Ontem, na média das duas horas, deu 3,3 pontos.

Quem não aguentou a concorrência, infelizmente, foi Scrubs. A comédia da rede ABC despencou na amostragem 18 a 49 anos de 3,2 pontos para 2,2 pontos. Não é muuuuuito ruim – no ano passado According to Jim e Carpoolers tiveram desempenho bem pior contra o Idol. Mas, pôxa, pra quem torce por Scrubs e por mais comédias de 30 minutos nos EUA, o número não é bom.

Mas quem se ferrou legal foi a CW. 90210, o festejado hit do canal na temporada, encolheu para 2,18 milhões de telespectadores, um tombo de 22% de audiência.

E Privileged, que há alguns dias eu cheguei a apontar que poderia até ganhar uma renovação, pra me fazer morder a língua, olha o que fez: 1,13 milhões de telespectadores, sua pior audiência na história. O seriado recebe 1,4 ponto de 90210 entre o público de 18 a 34 anos e me derruba esta audiência pela metade, para 0,7 ponto.

A questão para os novos dramas teen da CW agora é: este é o fundo do poço, ou ele é ainda mais fundo?

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações dos sites MediaWeek e TV by the Numbers.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

27 Comments

  1. Thiago Sampaio

    Cacetada. Scrubs se f…

    E olha os números de Mentalist e NCIS: quase que inalterados apesar de American Idol. É como se um universo de pessoas, que não assistem seriados, ligassem as tvs só pra ver o reality. Porcaria… Pq esse povo não continua com a TV desligada?

  2. anderson

    A audiencia de NCIS e The Mentalist particamente não mudou, o que significa que a CBS definitivamente conquistou um “nicho” de audiência sólido.
    Eu acredito que essa audiencia de Idol vai cair ainda, basta passar o efeito da estréia, claro que nao será ameaçada, mas vai ter espaço para as outras séries crescerem.
    mas fico pensando, quando vai ser o dia q finalmente essa porcaria de american idol vai nos deixar em paz?

  3. douglas

    pena um reality show tão mais do mesmo seja o grande vencedor da noite..e de forma esmagadora!

  4. Fernando dos Santos

    Eu sonho com o dia em que reality estarão banidos do horário nobre americano ou pelo menos perdendo feio para os seriados.

    A audiência de SVU caiu da semana passada para esta, não é?

  5. paula

    so pra eu entender, semana que vem so NCIS ira concorrer contra o American Idol?

    gosto mto de NCIS. Mesmo nao sendo lider, está arrebentando!

  6. Pedro Paulo

    american idol é o único programa americano atualmente a romper a barreira dos 30 milhões. engraçado, que anos atrás, esse índice era tranqüilo para ER.

  7. [S.E.P]Diego M.C

    Depois de uma boa segunda-feira para CW, onde One tree hill foi para a casa dos 3 milhões… vem American Idol e acaba com tudo

    Mas devemos lembrar que NCIS e The Mentalist praticamente não foram prejudicados, mostrando que na TV americana tem público o bastante

  8. Juninho

    The Mentalist é otimo,E isso só mostra a estabilidade da série,não tem como não gostar,o Patrick Jane é hilario,sem falar na otima atuação do ator,gostei muito dos ultimos episodios exibidos por mostrar o lado emotivo do personagem,não tem pra ninguém mesmo.

    Pobre CW,particulamente fico triste pelas séries,mas a emissora não tem ajudado muito,90210 não é tão ruim assim como dizem,ela também mostrou uma grande melhora nos ultimos episodios,não quero exagerar muito mas as vezes ela consegue até superar Gossip Girl,mas a CW apostou e caiu feio,como eu já disse só Smallville mesmo pra levantar a audiência da emissora,Alguém duvida de uma 9° Temporada?

  9. Henrique

    É, achei que só o American Idol pra parar a incrível audiência de The Mentalist, mas não! Muito bom Patrick Jane. :)

    Muito triste por Scrubs =/ tomara que melhore.

    Nem prefiro comentar de AI…só sei que essa audiência vai descer..e espero que muito!

  10. Leandro

    Cara eu não entendo esse gosto dessas pessoas por esse AI. Juro que não entendo, se fosse 15 milhões até tudo bem mas 30?

    Com esses numeros Scrubs já era.

    Coitada de Privileged , é legalzinha!

  11. alex

    coitada da cw,com essas audiencias,vejo que sv ira ate a 20 temporada heheehe

  12. Fabio Peixoto

    2. Thiago Sampaio – January 14, 2009
    É como se um universo de pessoas, que não assistem seriados, ligassem as tvs só pra ver o reality. Porcaria… Pq esse povo não continua com a TV desligada? (2)

    Exato, tem tanta gente lá pra assistir TV que acontecem coisas inusitadas como essa. Uma pena.

    Bom, o importante mesmo é:
    1) The Mentalist segurou muito a onda. Excelente!
    2) Temo que não poderemos dizer nem perto disso de Fringe na próxima terça :(

  13. Marco

    O pior é que a concorrência de AI é tão ruim quanto, The Mentalist constrange de tão ruim. E NCIS é show de tiozão, embora menos tóxica que Mentalist.
    Semana que vem outra bomba retorna: Fringe.
    E a tevê aberta americana desce a ladeira…

  14. Rodrigo Coletto

    Ao contrário da maioria, adoro essa audiência alta de American Idol e espero que ela se mantenha, pois o programa é ótimo.

  15. Cesar

    AI é bacana, é diversão leve. Ainda que a fórmula seja mais velha que minha minha tia-avó, é música e quase não há música na TV.

    Pensando no macro, um programa como AI precisa fazer parte da grade da TV. Não há como monopolizá-la com séries que se repetem e se reciclam ano-após-anos. Acho que o pessoal precisa pensar “fora da caixa”, precisa abrir os horizontes. Justamente o que os americanos têm feito, e o reflexo é a queda geral na audiência, com a troca da TV por outras formas de entretenimento.

  16. Paulo Antunes

    Fernando dos Santos,
    SVU caiu sim. É curioso, não fiz os cálculos, mas fiquei com a impressão que Without a Trace caiu na mesma proporção. Talvez a Fox tenha retido a boa audiência do American Idol para a programação local de suas afiliadas… O único programa que subiu no horário das 22h foi o Primetime.

    Paula,
    Isto mesmo. Semana que vem Idol tem uma hora e Mentalist enfrenta Fringe. O esperado é que Mentalist ganha em número de telespectadores. A briga vai ser na amostra 18 a 49 anos — é bem possível que Fringe ganhe.

  17. Fabio Peixoto

    19. Paulo Antunes – January 15, 2009
    Semana que vem Idol tem uma hora e Mentalist enfrenta Fringe. O esperado é que Mentalist ganha em número de telespectadores. A briga vai ser na amostra 18 a 49 anos — é bem possível que Fringe ganhe.

    Ah, ótimo. Achei que AI ainda seria duplo, enfrentando ambos.

    Acredito no mesmo cenário: Mentalist vence em espectadores (finalmente batendo os 20 mi) e Fringe na amostra, mas por pouco.

  18. Rodrigo

    Merece mesmo. American Idol é ótimo. E o episódio de retrorno foi ótimo também.
    Pena que as legendas em português não saiam mas rapido que no Sony.
    Mas assistir no sábado e domingo não dá. Então vai sem legenda mesmo.

  19. paula

    Paulo Antunes
    Interessante, mas eu estou preocupada com o embate AI e NCIS mesmo. Adoro a série e sinto que vai continuar perdendo feio… Embora eu ache um grande merito ela manter uma boa audiencia…

  20. Fernando dos Santos

    Na minha opinião American Idol é um reality tão banal quanto qualquer outro.
    A mesma choradeira gratuita, tanto dos eliminados quanto dos classificados e os participantes encarnando aqueles mesmos tipos que vemos em qualquer outro reality.

  21. Pedro Paulo

    Gosto de Fringe e The Mentalist. Mas antes do HIATUS, ninguém comentou aqui o excelente gancho que Fringe deixou: o desaparecimento de Olivia. Eu mesmo estou curiosíssimo. Gosto das duas, mas pelos últimos episódios, acho FRINGE uma série superior a The Mentalist.

  22. Suzi

    O fato eh q a CW não sabe onde apostar… Afinal, fez tooda aquela propaganda de 90210, acreditando q seria “O” programa… e esqueceu da pobre Privileged, que pra mim, eh mto melhor que 90210… Privileged tem potencial (mto potencial) o que falta eh iniciativa da emissora de divulgar mais…

  23. lipe

    Para você que é fã de series/seriados tenho muitas temporadas completas, DR HOUSE, THE OC, ONE TREE HILL, SMALLVILLE, SUPERNATURAL, GOSSIP GIRL, LOST, CSI, HEROES, 24 HORAS, ENTRE MUITAS OUTRAS COM OTIMOS PREÇOS.
    INTERESSADOS ENVIE UM EMAIL PARA: dvds@folha.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account